segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Jesuísmo e o Vieirismo

São as duas grandes pragas do Benfica moderno, com medo de mudar e preso à mediocridade presente como garantia de não observar algum cataclismo maior do que perder 7 campeonatos em 9 anos.

O Jesuísmo é uma autêntica religião que apela à fé mais irracional. O Jesuísmo defende que é possível ganhar campeonatos sofrendo golos como se não houvesse amanhã. Defende que uma equipa defende muito bem as bolas paradas apesar de levar golos de todas as formas e feitios, sejam em cantos ou livres. O Jesuísmo acha que um central só pode ser bom com mais de 1,90m. Que um trinco tem que andar pela mesma ordem de valores. Que qualquer avançado ou extremo que seja rápido pode virar defesa lateral. Que os jogadores não são pessoas e não se sentem minimamente melindrados por não jogarem um único minuto em jogos disputados em dias consecutivos.

O Jesuísmo é um entrave à construção de plantéis. Está a ser especialmente complicado ao Benfica ter um plantel com soluções suficientes porque o Jesuísmo acredita que cada jogador está em campo com uma tarefa muito específica e complexa. Para o lugar de um Javi Garcia, tudo o que for menos que um Javi Garcia deixará logo evidentes as lacunas da sua ausência. Para o lugar de um Witsel, só resulta um Witsel. E isto torna muito mais complicado formar um plantel. É uma questão táctica, apesar da mestria professada vezes sem conta pelo Profeta. O Jesuísmo vê o Profeta como ser verdadeiramente brilhante, que vê mais longe do que os olhos alcançam, e tolera perfeitamente que evidentes cepos como Emerson (certamente pior que Escalonas e Pesaresis) possam fazer uma época inteira a destruir jogo numa lateral, acreditando que campeões do mundo com carreiras exemplares pudessem em algum momento ter feito algo de tão grave que merecesse o eterno ostracismo.

O Jesuísmo tem tudo o que tem uma religião: nada de objectivo e factual sobra para validar as suas teorias. Sobra a fé. A fé inabalável que uma pessoa sem formação, sem carácter e sem noção dos seus limites possa, num dia de nevoeiro, recuperar a lucidez e a humildade que desapareceram em combate algures pela Reboleira.

E depois há o Vieirismo. Religião bem mais antiga e com uma implantação de fazer corar de inveja qualquer ditador Norte Coreano, que faz acreditar as pessoas que um líder pode ser uma pessoa sempre ausente. Que um líder pode ser uma pessoa que delegue em adversários da empresa/clube cargos fundamentais para a condução dos negócios. Que um líder pode ser alguém que antes de entrar na sua nova missão, andasse publicamente a enxovalhar a imagem da instituição que vai liderar. Que um líder pode prometer um plantel de fazer inveja a qualquer equipa do Mundo, apesar de estar há anos sem uma alternativa a Maxi Pereira, sem uma alternativa evidente a Javi Garcia ou sem lateral esquerdo, mais de um ano depois de se tornar claro que Coentrão ia sair.

O Jesuísmo e o Vieirismo são dois cancros cujas metástases estão para lá do que já está diagnosticado. Domesticaram pela mediocridade uma massa humana que outrora não admitia a menor desculpa para a derrota, mesmo em tempos em que o polvo corrupto do nosso futebol usava armas bem mais eficazes e intimidantes do que hoje em dia. Fazem-na acreditar que o caminho para o abismo não é a perda do estatuto de maior instituição portuguesa, mas sim o longo mas compensador caminho da redenção após uma eleição que está a celebrar 15 anos em 2012. Como quaisquer religiões, o mal do Jesuísmo e do Vieirismo não é existirem. O mal é colherem fanáticos dispostos a dar a vida por eles, como nunca dariam pelo próprio clube. O mal é esvaziarem a coragem, a ambição e a galhardia que foram em tempos os grandes atributos (e a dada altura até os únicos, que o Benfica sempre foi um clube humilde e sem grandes posses) que catapultaram a mágica instituição para um estatuto de mito mundial no século XX.

Até ver, o Benfica no século XXI é apenas um clube patético de um campeonato menor. E em muito deve a estas religiões. Sobretudo ao Vieirismo. Quando o Jesuísmo cair finalmente em desgraça generalizada, o Vieirismo por cá continuará, forte e capaz de sugar mais algumas almas demasiado depenadas para evitarem o beijo da morte.

26 comentários:

Lúcio Gomes disse...

Texto brilhante seu garotão! ;)

HiGhLaNdeR disse...

Aplaudo e concordo.
A Norte estamos fartos de tanta burrice!

Anónimo disse...

pah comparares isto a relegiao é um absurdo . mas tens razao em tudo o resto , dois imbecis juntos nos cargos mais importantes nao podem levar o benfica a lado algum .

O Bandido disse...

Os benfiquistas já começaram a abrir os olhos, finalmente! A culpa não é só das más arbitragens, do Pinto da Costa, há uma má organização e uma basófia patética no seio do clube..

Anónimo disse...

Não são religiões, são pragas sob a forma de uma espécie (uma coisa do tipo..) de seres humanos.

As pragas aniquilam-se, sem piedade!!!

Rua com a escumalha, principalmente a escumalha maior, o mafioso de bigodes e sua comandita de chupas e chupões!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Tento perceber estas duas personalidades e chego sempre a um momento de... estupefação... mas como creio na humanidade, acredito numa (duas) solução durante esta semana!

Rui Sérgio Guerra disse...

Clap, Clap, Clap,... JNF!

Como já o repeti noutros posts,
adoraria ter de retratar-me!...
Seria a prova do sucesso do SLB... mas, lamentavelmente, é expectável
... MAIS UMA ÉPOCA... DO MESMO!

Com mágoa o assumo por RUI COSTA, mas não confio mais na Gestão Desportiva do Futebol do SLB!
Calamitosa na relação custo-benefício..., demasiado incompetente no relacionamento c/ os órgãos de poder desportivo (FPF, Liga, APAF)
... e ineficaz na política de comunicação do Clube! Especialmente,... porque QUEM MANDA são... OS 2 "ILUMINADOS E DOUTOS" SRS. LFV E JJ!

A mal da n/ paixão benfiquista,... E COM GRAVES DANOS AO SLB,...
Rui Costa está... "na prateleira",
...tipo "décor e/ou design"!
E reconheço que me revolta a sua passividade e "anuência submissa" a este descalabro galopante,... à imagem do brutal agravamento do passivo consolidado do Clube/SAD!

De facto,... pior que o cego...
... SÓ OS QUE NÃO QUEREM VER!

Neste momento, NO QUE DIZ RESPEITO À GESTÃO DESPORTIVA DO SEU FUTEBOL,
predominam:
- as palavras balofas, inócuas e ridiculamente megalómanas de um Presidente (o Sr. LFV)...
- e a casmurrice e autismo do Sr.JJ

No mais,... MANTENHAMOS A N/ PAIXÃO
.. e acreditemos no n/ BENFICA!

Abraço de Palermo,
RSG

Anónimo disse...

Absolutamente brilhante este texto! _0_

philippe disse...

texto sublime trainmaniac! Déus te oiça e nos livra destas sanguessuas comissionistas e oportunistas e que os seus fieis adoradores abrem os olhos de uma vez por todas!!! Viva o (clube) Benfica!

Anónimo disse...

oh mas tá td bem...seu abutrica...
Bola7

Gandhy disse...

E isto por uma derrota de pré-época. Então quando começar a época, vais fazer o quê? Inacreditável!!!! Faz mas é um textop sobre o que se passou o ano passado, e que toda a gente viu!

PMM disse...

O anti-Jesuísmo e o anti-Vierismo posso replicar como também grandes pragas do Benfica, presos a loucura que sem eles o Benfica de um dia para a noite estaria ao nivel do Barça e o Madrid, senão melhor pois sem eles o clube seria imparavel e ganharia a tudo e a todos.
O anti-Jesuismo é uma moda implantada por muitos blog´s na qual Jesus é considerado o pior treinador da historia do Benfica, que sem ele o clube era automáticamente Campeão, ganharia todas as taças em disputa. Não importa que estivesse no comando da equipa pois sem Jesus a vitoria seria certa. Para o anti-Jesuísmo a equipa nunca joga bem, não sabe defender, não sabe controlar jogos e quando ganha (quase sempre) é ou sorte, ou os outros são muito fracos. O anti-Jesuísmo diz que sofremos muitos golos em casa o que é uma vergonha quando em 3 anos perdemos 3 jogos sendo 2 com grande influência da arbitragem,que no ano passado perdemos em 15 jogos 3 pontos em casa devido ao fiscal de linha do Proença, que com Jesus temos a maior percentagem de goleadas nos ultimos 10 anos, que os Setubais e Rios Aves que antes vinham á Luz discutir o jogo e resultado, hoje vêm tentar não serem goleados. O anti-Jesuísmo revela que só fomos Campeões em 2010 pois tinhamos um plantel de sonho e que apesar de Jesus ainda conseguimos ser Campeões, plantel esse que já tinhamos em 2009 com Quique mas aí foi o sistema que não deixou sermos campeões. O anti-Jesuísmo diz que é um mito que Jesus tenham "feito" jogadores como Di Maria, Coentrão, David Luiz, Ramires, até Salvio entre outros. Aliás como se sabe Di Maria em 2009 era talvez o melhor extemo da Europa, Coentrão que estava emprestado já se advinhava que era o melhor defesa-esquerdo europeu, David Luiz era um central que todos queriam, era como uma reencarnação do Ricardo Gomes. Jesus não fez nada aliás se não fosse ele eles ainda cá estavam, isso era certo.
Por tudo o anti-Jesuísmo revela que para eles Jesus é um cancro no clube, que sem ele o Benfica seria imparável, que por exemplo com Vitor Pereira, ou Sá Pinto seriamos Campeões com facilidade, que sem ele acabariam os Proenças, os Benquerenças, os Hugos Migueis, etc, que ganhariamos tudo de seguida, enfim eramos imparáveis.
Quanto ao anti-Vieirismo não vale a pena replicar até porque tendo votado sempre no Presidente também sou muito critico da sua actuação mas reconheço muito merito que tem em hoje se calhar haver Benfica.
Sou sócio há 21 anos já vivi muito Benfica, o meu Benfica é o Benfica de Eriksson, o Benfica que em 3 anos foi a 2 finais da Champions, esse é o meu Benfica. Não o Benfica de Damásio, ou Vale, Vilarinho, ou mesmo Vieira. Ou seja não sou Vieirista, nem anti-Vieirista, sou pelo Benfica e o Benfica caro é tudo os que gostam do Vieira e os que não gostam, ninguém é mais Benfiquista que outro. Como eu por gostar de Jorge Jesus, por achar que é o melhor treinador do clube dos ultimos 20 anos (já sei vão falar do Trapattoni que foi campeão com muito merito num ano muito especial com os Corruptos a perderem 19 pontos em casa- bastava uma má epoca deles em casa como 11 ou 12 pontos perdidos e não eramos campeões), que não sendo perfeito, que tendo defeitos e graves, é o melhor que temos em Portugal, que com ele evoluimos de forma incrivel, que com ele a exigência dos adeptos subiu e muito (lembram-se como com o 2º lugares de Camacho foram relevados e até festejamos como grandes feitos, ou não), que com ele estamos realmente mais perto do Corruptos, que queriam ou não.
Hoje há um post do João Tomaz num blog que exemplifica como deviam ser as eleições no Benfica. Pois é perante isto e o anti, ou não dificilmente haverá verdadeiro debate no Benfica.

Ricardo disse...

Excelente, companheiro. Posso passá-lo no Ontem?

Anónimo disse...

bom pelo menos o mestre da tática já conseguiu atirar uma frase lúcida no final do jogo de ontem: "Os laterais tiveram algumas dificuldades"...dixit! Teria graça se não fosse trágico, teria lucidez se não fosse o caso de não haver laterais no SLB após a expulsão de Maxi, teria inteligência se em vez de "algumas" tivesse dito "muitas".
Esta equipa é tão miserável que não merece ser enumerada como candidata ao título; este treinador é tão pedante que não devia orientar um clube europeu; este carraça é tão miserável que não devia gerir nem um cardume de peixes; esta estrutura é tão pifía como as crónicas do cervan na´Bola; este clube tem um gabinete de inteligência competitiva tão útil, como a inteligência do Gomes da Silva; tem um presidente mais golpista e agarrado que o ditador Sirío...e depois tem aquela dor que me amassa por dentro, que me corrói as entranhas: PORQUE NÃO FALAS RUI? PORQUE RAZÕES TE SENTAS Á MESA COM ESTA GENTE? PORQUE SOMAS O TEU NOME A ESTA INFÂMIA? não imaginas como me fazes sofrer RUI!

aalto

Anónimo disse...

Senhores Administradores do EB!

POR FAVOR, façam um post sobre este escândalo benfiquista:

http://olheiro-pt.blogspot.pt/2012/03/ronny-lopes-16-manchester-city.html

esta história merece ser contada...

POR FAVOR

aalto

JNF disse...

RSG,

sim, eu sou bom, mas este texto não é meu.

Gandhy,

sobre o ano passado já todos escrevemos sobre o assunto: enquanto uns diziam que era preciso reforçar urgentemente o plantel devido às asneiradas de Janeiro, os ceguinhos batiam palmas à magnífica gestão do Benfica e ao silêncio do presidente contra as arbitragens.

PMM,

eu também podia começar um post com "eu não sou apoiante nem crítico de Vieira", mas não me levavas a sério, pois não? Quanto ao resto que escreves no teu comentário, não posso dizer mais que não alimento as tuas loucuras e as tuas invenções sobre o que eu ou outros membros deste blog pensamos sobre o SLB.

Ricardo,

leva o que quiseres e, se puderes, leva também aquela praga de idiotas que veio insultar para a caixa de comentários. Foi delete atrás de delete.

aalto,

não percebo qual é o "escândalo" porque não estou dentro do assunto. O jogador foi "roubado" ao Benfica, que se manteve passivo neste processo? O jogador é bom? Eu não o conheço, mas o André Sousa talvez o conheça.

Anónimo disse...

Eu sei que isto não tem nada a ver com este post (já agora, o texto está excelente) mas será que alguém sabe e me pode dizer onde andam o Shaffer, Fábio Faria, Nuno Coelho, Júlio César? É que temos tantos jogadores que já nem sei onde eles andam.

Unknown disse...

O Benfica em 3 anos só perdeu 3 jogos em casa ? Mau, então contei mal, 2 derrotas para o Porco, 1 Chelsea, 1 Schalke, 1 Guimarães.
Mas a questão não são as 5 derrotas em casa, a questão é ganhar 1 em 3 campeonatos e 0 em 3 taças de Portugal, é ter derrotas humilhantes com israelitas, tripeiros (várias vezes), é perder eliminatórias por burrice - Liverpool e Braga, é repetir os mesmos erros continuamente e chegar a Março sempre com a equipa nas lonas, enfim poderíamos estar aqui a debater opiniões, mas o facto é que tirando o campeonato ganho no primeiro ano, não há mais sucessos assinaláveis (as taças da liga são sucessos, mas também o cepo do quique ganhou uma).
Gostas de ver a equipa jogar partida, de estar a jogar contra o Porto em casa, sair o aimar lesionado e em vez de um médio, pões um avançado criando um buraco no centro do terreno, estás em cima do Chelsea com o resultado em 0-0 e novamente faz uma substituição que dá uma machadada na equipa. Isto para não falar das tácticas idiotas em Liverpool ou nas Antas. Gostas dele, tens todo o direito, mas também tens que dar direito aos que já estão fartos da arrogância e soberba dele sem resultados, dos emersons e dos robertos, etc. etc.

Anónimo disse...

Belo texto, bem verdade, farto de ver estes energúmenos que nem benfiquistas são, à frente do nosso clube. Os benfiquistas deviam pensar de forma mais autónoma em vez de se apoiarem e subscreverem todas as palavras destes senhores. Jesus já começa a ter menos apoiantes e julgo que depois desta época sairá,mas Vieira ( que já cá está há 12 anos) continua a ser idolatrado e tratado como um salvador da nação. Algo tem de ser feito para mudar e somos nós que temos de o fazer, espero portanto que em Outubro surjam alternativas credíveis, com projectos ambiciosos e realistas, para que possamos sair deste ciclo comandado por um oportunista agarrado ao poder, que para além de pouco ter ganho aumentou brutalmente o passivo.

JNF disse...

BCool,

e a Académica, não conta? Só duas para o Porto? Em 2011 foi um perú do Roberto, a humilhação para a Taça e em 2012 foi para o campeonato outra vez.

Enfim.

E depois, quando se fala do ano do senhor Trapattoni, desvalorizam. Incrível. Num ano em que houve o Proença em Penafiel e o abre-os-olhos-Olegário. Ai esta gente a desvalorizar o campeonato do Trap. Precisavam de um correctivo exemplar do Zé Lémur. Ou do sakana.

Kroniketas disse...

Nem anjos nem demónios.

Eu não sou vieirista, aliás não simpatizo particularmente com a personagem. Mas há que reconhecer que o clube está bem melhor em todos os aspectos do que depois da herança de Vale e Azevedo. Tenho saudades de um presidente com nível e não num que precisa de ler os discursos escritos em corpo 80 e que tropeça na gramática a cada palavra. Tenho saudades de pessoas como Borges Coutinho ou Ferreira Queimado. Gostava de ter na presidência uma pessoa do nível de um Luís Tadeu, um Bagão Felix, um Fernando Seara (que deve ter hipotecado todas as suas hipóteses ao aparecer num jantar com Pinto da Costa, Joaquim Oliveira e Fernando Gomes) ou do próprio Luís Nazaré. Na falta destes, alguém da casa e com passado de prestígio no clube como Humberto Coelho. Também eu estou farto de ver os benfiquistas serem enxovalhados e perseguidos no clube como se fossem empecilhos e incompetentes. Também eu quero alternativas. Mas não é com arruaças como a que se viu na última assembleia-geral protagonizadas por uma claque que se vai a algum lado. Aquilo que se viu parecia mais um comício do que uma assembleia. Não é um bando de energúmenos que se acham com direitos especiais que vai promover a mudança quando o que deixa atrás de si são rastos de vandalismo.

Quanto a Jesus, a questão que se coloca é se temos melhor alternativa. Já vi muitos treinadores fracassarem no Benfica vítimas dos seus próprios erros e da sua própria teimosia. JJ não é seguramente o pior treinador da história do Benfica (basta lembramo-nos dos desastres que foram Artur Jorge e Souness) e será, porvnetura, o melhor desde Eriksson. Em termos estatísticos é-o seguramente, e já é um dos com maior percentagem de vitórias. Ao fazer o balanço da sua passagem pelo Benfica há que ver qual era o panorama antes: entre 1994 e 2009 (15 anos), 1 campeonato, 2 taças de Portugal e 1 taça da Liga (4 títulos). Entre 2010 e 2012 (3 anos), 1 campeonato e 3 taças da Liga (4 títulos). Sabe a pouco? Claro que sim. O último campeonato doeu especialmente? Muitíssimo, tendo em conta o adversário. Mas não é tudo assim tão mau, e há que ver quão melhor poderia ser. Há culpas próprias (muitas, especialmente do treinador) e culpas alheias, que vêm de há 30 anos. Nenhum dos factores explica tudo, ambos explicam apenas uma parte. Sem o golo off-side no Benfica-Porto e história seria outra. Mas não foi por culpa dos árbitros que esbanjámos pontos que não podíamos em Guimarães e em Olhão, nem que se cometeram erros tácticos primários em Guimarães, Alvalade e na Luz contra o Porto.

No fundo, tudo entronca na liderança e no conhecimento do que está a fazer. Jesus é um teimoso como o é Paulo Bento, que está convencido que as suas opções hão-de um dia dar certo mesmo quando os factos mostram o contrário, e não há ninguém que o chame à pedra, lhe peça responsabilidades e o ponha na ordem. Fantasias como Roberto e Emerson, que foram altamente penalizantes para o clube, não podiam ser permitidas se alguém percebesse o que anda a fazer. E chegar a esta altura da época e descobrir que faltam laterais é gravíssimo, é aberrante. Só demonstra a incompetência e a falta de planificação que grassa naquela estrutura, mas é de cima até abaixo, não é de A, B ou C. No fundo, falta ali alguém que abra os olhos àquela gente e os faça perceber que o caminho não é aquele. E esse alguém podia perfeitamente ser Humberto Coelho, porque todos os outros parece que estão lá só para fazer número. E quanto aos nossos patéticos vice-presidentes que escrevem nos jornais a falam na televisão, mais valia estarem calado em vez de andarem a fazer a triste figura que fazem, tentando tapar o sol com uma peneira.

PMM disse...

Bem já sabia que iria ser atacado por todos os lados afinal são como diz o post anti Jesuísmo.
Então prontos eu sou mesmo pro-Jesus, por isso devo ser um mau Benfiquistas que gosta de perder não é?
Referi factos que deturparam. Falei de 3 derrotas para o campeonato apenas isso. 2 delas com arbitragens vergonhosas (Academica e Corruptos este ano) que influenciaram o desfecho do resultado. Vão buscar todas as derrotas que tivemos tudo bem é um ponto de analise.
Depois repito por muito que não queiram em 2009 estavamos de rastos em 3º do Campeonato, sem ir á Champions a ter vergonhosas participações na Uefa (nem da fase de grupos passavamos) e com um plantel com o Reyes, o Suazo, Katsouranis, já com o Aimar, Di Maria, David Luiz, etc. Alguém mudou tudo em meses tendo quase o mesmo plantel de anos anteriores. Subiu a fasquia do proprio clube estava habituado nos ultimos anos mas isso não conta nada.
Jesus claro que não é um tecnico perfeito longe disso, tem erros talvez devido á sua vaidade e confiança em si mesmo, é dificil no relacionamento com jogadores, é teimoso, enfim erros que com a idade que tem não os vai mudar. Isso faz com que a sua soberba capacidade de trabalho tactico e técnico (basta ouvir qualquer jogador que trabalhou com ele) seja apagada e isso deve-se muito ao pouco cuidado que a estrutura do futebol do Benfica tem. Uma estrutura competente faria de Jesus um tecnico melhor por isso é o tecnico que o corrupto quer e sonha com ele. Jesus seria o treinador ideal para o Corrupto alguém tem duvidas que ganharia tudo, mas mesmo tudo com uma facilidade tremenda?
Não vale a pena replicar quando não gostam do homem repito que então digam lá qual o treinador que ganharia tudo no Benfica neste momento? Digam????

P.S nº 1- BCool diz-me 1 treinador que nunca se engana a fazer alterações? O jogo com o Porto foi perdido por culpa do fiscal de linha, ou não? independentemente dessa substituição ter side desastarada. Já agora em 2009 o Proença consegui-o que os Corruptos não perdessem em casa com o Benfica, num jogo em que não tiveram 1 oportunidade de golo. Sabes quem foi a defesa titular, eu digo (Maxi, Luisão, Sidnei e David Luiz na esquerda onde secou o boneco verde que nem tocou na bola).

P.S 2- JNF já todos sabemos que para ti é Deus no ceu e Trapattoni na terra. Também tenho muita admiração pelo sr. deu-nos uma grande alegria com muito mérito, num campeonato ganho sem espinhas com total merito. Foi o ano do apito Dourado e fomos também roubados como sempre. Agora referi factos verdadeiros e anormais. Os corruptos perderam 19 pontos em casa, bem perdidos é facto. Diz-me se desde que vês futebol lembras-te dos Corruptos perderem 19 pontos em casa num ano?? Lembras-te? Pois tivemos muito merito mas ganhamos num ano muito anormal para os corruptos, percebeste? O Merito é total de Trap.

JNF disse...

Se é para usar esse tipo de argumentos, do "sim, com Trap fomos campeões MAS..." então o super-Benfica de Jesus foi, em termos de pontos, vulgarizado pelo FCP de AVB e só fez mais um ponto que o Porto do pedreiro do Vítor Pereira.

Neste momento, confiaria mais no Rui Faria que no Jesus. É impossível dizer que o treinador X ganharia tudo pelo Benfica. Comoo é praticamente irresponsável pensar que Jesus vai conseguir por o Benfica a defender minimamente bem.

Sim, és um mau benfiquista. E não sabes cozer um ovo. Tudo isso está escrito no meu comentário, se leres bem as entrelinhas. Até a parte do ovo.

Rui Sérgio Guerra disse...

Clap, Clap, Clap,... "trainmaniac"!
Brilhante post!
O mérito ao seu dono! Desculpa o engano!
Obrigado pela correcção, JNF!

O Sr.LFV E AS SUAS EQUIPAS DE GESTÃO TÊM MÉRITO NA OBRA E MERECEM RESPEITO E GRATIDÃO,...
c/ 2 nuances graves:
- o brutal agravamento do Passivo
- a calamitosa Gestão Desportiva!

Por isto mesmo,...
este post "faz-nos doer" a alma benfiquista,... magoa mesmo...,
... mas é apenas,.. A VERDADE!
Negá-lo... é MENTIR!
É SER-SE DESONESTO... E OFENDER O SLB!
Criticá-lo abruptamente é IMITAR...
...O GOEBBELS...
ou
...O Ministro da Propaganda do Kadafi!

Off-topics:
1 - LATERAIS:

À ESQ.,...
TENHAM CALMA...
... vem aí o "EMERSON EVO. 2"...
... e no timing... "as usual"!

À DTA.,...
Se o João Cancelo "SOUBER CRESCER"... E O JJ "TIVER JUÍZO",... NÃO TARDA MUITO E...
o Maxi tá no banco! E pra durar!
(o puto "come-o"... e de longe... em tudo, da técnica à velocidade, e tem a mesma raça!)

2 - VENDAS:

Vão-se despedindo do Witsel...
... "e c/ jeitinho"...do Javi tb!

Muita água passará no moínho...
e temo que,... "once again",... morreremos na praia,... fechando vendas no limite do timing (fim de Agosto) e... AGRAVANDO-NOS AS CARÊNCIAS... no mínimo até Jan°!

Cada dia que passa...
SE AGRAVA 1 MASSACRE NA M/CAROLA...
O QUE FAZ O RUI COSTA NA LUZ???
Lamento-o profundamente,...
por ser o único que "SABE DA BOLA"
...e + parece "1 lustre de Museu"!

Abraço a todos,
RSG

RMotaslb disse...

O Benfica não é só um clube de futebol e vendo o trabalho do Vieira no Benfica em termos de clube eclético e não só de futebol até tem sido bem positivo. Criou as condições necessárias para as modalidades trabalharem e apostou forte nessa vertente do clube, tudo bem que no futebol não tem sido como se quer mas o Benfica é muito mais que futebol... Quanto ao Jesus, falha como todos, até nós adeptos o fazemos, mas digam-me há quantos anos não jogavamos futebol como jogámos no ano em que fomos campeões? Algumas coisas estão mal, sem dúvida, mas não só culpa do Vieira e do Jesus. E jogadores que se passeiam pelos campos e não se esforçam nem tem raça à Benfica, dou-vos o exemplo do GAitan, que na champions até carrinhos faz e no campeonato anda-se a passear por Portugal... Só quero o bem do Benfica como todos vocês só que as culpas não podem ser atribuidas só a dois elementos, até nós adeptos temos culpa de muita coisa.... Viva O BenFica

Anónimo disse...

@Hugo Filipe:

Great Post!
Clap! Clap! Clap! Clap!