sábado, 18 de agosto de 2012

Bloco de Notas

Terminou, há momentos, o primeiro jogo oficial do Benfica na época 2012/2013. O resultado não fugiu à regra e lá voltámos a empatar na primeira jornada do campeonato. Mas não é bem disto que quero falar, do resultado em si (até porque, confesso, já não estava à espera de um bom resultado), mas sim de um conjunto de factores e situações, graves, que culminaram neste resultado negativo (a exibição, essa, foi vergonhosa).

Posto isto, vejamos:

1. Factualmente, a não contratação de um defesa esquerdo de qualidade custou ao Benfica dois golos no jogo de hoje. Não digo que com um grande lateral esquerdo não tivéssemos sofridos mais e diferentes golos, mas não podemos fechar os olhos ao facto de os nossos golos sofridos foram ambos da directa (ir)responsabilidade de Lorenzo Melgarejo (jogador de grande potencial e que creio que acabará queimado se Jorge Jesus continuar a insistir na sua colocação na defesa e não no ataque).

2. A pré-época voltou a não ser vir para nada. Nada. Nada de nada. Foi a quarta pré-época que Jorge Jesus fez no Benfica e voltou a mostrar que não aprendeu com os erros do passado. O Verão devia ser aproveitado para corrigir lacunas no modelo de jogo da equipa e se há coisa que este modelo de jogo tem, são lacunas. Muitas lacunas. Demasiadas lacunas para um clube que quer ser campeão. Estas semanas que antecederam a estreia no campeonato nacional deviam ter sido aproveitadas para melhorar o jogo e a química da equipa, deviam ter sido aproveitadas para melhorar tudo. E neste Benfica de Jorge Jesus, não há nada que não seja melhorável. Incrivelmente melhorável.

3. A táctica. Ausência de meio-campo. Equipa completamente partida a meio. Desde 2010 que Jorge Jesus não tem jogadores (o tal queniano azul) que lhe permitam jogar em 4-4-2 e a equipa ter o equilíbrio necessário para equilibrar defensivamente e desequilibrar ofensivamente. Quarta época de Jorge Jesus, terceira época sem Ramires, terceira época a abordar os jogos como se o brasileiro ainda cá estivesse. O buraco no meio campo é cada vez maior e só Jesus parece não ter percebido que não pode jogar com Javi contra o Mundo.

4. Carlos Martins. O melhor e mais preponderante jogador do Benfica na pré-época. Primeiro jogo oficial da época? Banco. Nem precisa de calçar a chuteira. Rodrigo chega ao Benfica quase no início do campeonato, não fez trabalho de pré-época. Titular no primeiro jogo oficial. Bem-vindos à lógica de Jorge Jesus.

5. Sempre fui referindo que esta pré-época tresandava a 2010/2011. Parece que já estive mais longe de estar certo. Espero comer todas estas palavras em Maio. Espero que o desfecho de mais um Verão de incompetência não custe mais um título de campeão ao Benfica. Eu confesso que pouco acredito em sucessos para este ano, mas é o Benfica, se não quiser sofrer, o meu subconsciente fá-lo-à por mim.

23 comentários:

Mentiroso disse...

Péssima exibição do Benfica em todo o jogo, traduzida deste modo:
Falta discernimento;
Falta inteligência;
Sobra a ansiedade
e,
um plantel de muitos, muitos milhões, extremamente desequilibrado e com carências gritantes em alguns setores.

Um plantel construído por Jorge Jesus, que despudoradamente afirma no final do jogo que Benfica e Braga são equipas com valor semelhante que vão lutar pelos mesmos objetivos.

Jesus (incompetente e teimoso) não tem a menor qualidade para treinar esta equipa.

Gostaria de me enganar mas desconfio que este será o ano do início da derrocada do Benfica. Os resultados não vão aparecer e o público divorcia-se da equipa. Com os milhões gastos, sem retorno, nem imagino o que poderá seguir-se.

Boa sorte Benfica, que bem precisas.

John Wakefield disse...

Meddler, a única coisa positiva que retiro deste jogo é que a direcção do Benfica vai ter mesmo que contratar um lateral esquerdo, depois do jogo de hoje...
Foi pena que tenham arrastado este dossier por tanto tempo.
Perdemos 2 pontos apenas por fífias e situações absurdas.
Não acredito que vamos ser campeões. Não temos lateral esquerdo e vamos ficar sem o Luisão...

Draco disse...

Tudo dito!

Pela primeira vez em 3 anos, o Jesus esgotou o estado de graça que de mim nutria! Hoje foi a gota de água! Tudo muito nojento, bem expresso neste post!
Não sei quem escolheria para o substituir, mas para mim o ciclo do homem acabou...nem devia ter começado este ano!...e eu não sou um gajo temperamental. Hoje nem nos podemos queixar muito do árbitro...

Miguel disse...

PQQQ? PQ é que o Jesus ainda é treinador do BENFICA??!!


Já não o consigo ouvir, é a mma conversa de merda de sempre.

Vá-se embora... DE VEZ!!!

Já estava mmo à espera disto e acho que o marasmo não vai ficar por aqui. Infelizmente acho que Jesus está a prazo, é uma questão de mais alguns jogos..

Ele próprio já não acredita no seu trabalho, a conferencia de imprensa de hj foi um hino ao conformismo.

bino disse...

Sabe porque é que continua a malapata!!!Porque o burro do treinador continua com os mesmos erros da época passada a tática do 4-4-2, jogadores que não tinham feito um jogo de pré época são titulares outros que fizeram uma excelente pré época vão para o banco que moral. E muito mais que nos vai acontecer por causa dele que só me apetece chamar-lhe nomes. Vamos todos chamar-lhe BURRO com letras grandes!!!!!

Mentiroso disse...

O que mais me custou foi ouvir Jesus dizer que o Braga tem uma equipa de valor semelhante ao do Benfica. Então de que servem os muitos milhões gastos no reforço da equipa?

Miguel disse...

Estive no estádio e pela primeira vez ouvi alguns adeptos, no qual me incluo, a exigir a demissão de Jesus.

De resto, é uma tristeza ir ao estádio, entre a carneirada que acha que Vieira salvou o clube e por isso temos que suportar todos os erros de gestão desportiva, e a bimbalhada que vai lá para ver a águia Vitória e aplaudir o número de espectadores.

Onde está o meu Benfica? Qualquer dia passo a ir ao circo, é parecido mas para melhor.

Anónimo disse...

Se mesmo após este jogo ainda não se contrata um LE é mesmo de os mandar todos para o certo sítio.
Hoje tive pena do Melgarejo. Estão a queimar o miúdo. Ele bem se esforça, mas que pode ele fazer se não faz ideia de como agir defensivamente?
Depois a questão da táctica. O Benfica fez jogos tão bons na pré-época contra adversários difíceis e chega o primeiro jogo oficial e ele volta ao 4-4-2. Porquê?
E o Carlos Martins que tinha sido dos melhores na pré-época? E o Enzo que fez bons jogos e estava em ascendente? E o Bruno César que andou a pré-época toda a jogar no centro e hoje foi posto na ala? Não pondo em causa a qualidade do Salvio e do Rodrigo, que são grande jogadores, porque é que eles não fizeram um único jogo na pré-época e são logo titulares? Com que moral ficam os outros jogadores que deixaram boas indicações na pré-época?
Depois a exibição do Benfica que me decepcionou bastante, principalmente quando o Braga ficou com menos um. Parece que os jogadores estavam todos descrentes, com a cabeça perdida, o que não se percebe pois tinham acabado de marcar um golo e ver o adversário ficar com menos um.
Bem, agora resta esperar pelo próximo jogo e que a contratação de um LE seja anunciada esta semana.

Miguel A. disse...

E pronto, Jesus (re)abriu o livro - nada que não fosse de esperar, infelizmente.

Bom post, está tudo dito.

Abraço.

Águia Preocupada disse...

VAI-TE EMBORA OH MELGA!!!!
Claro que aqui o Melga é o catedrático do JJ. O todo poderoso e sapiente treinador, é o elo mais fraco que temos no futebol do nosso clube! TEIMOSO, CONVENCIDO, ARROGANTE! PREPOTENTE! E não há ninguém que lhe dê um valente puxão de orelhas? Andamos ano após ano a sofrer humilhações a gritar por justiça, a defender direitos iguais e depois vem este estúpido estragar tudo?
Entra com o Salvio que não fez a pré época e deixa Enzo e Carlos Martins que tão boa pré época fizeram?!
Andas a gozar com quem oh catedrático? Há dois anos, enterraste-nos com a teimosia do Roberto... para no ano seguinte o descartares, dando razão a quem clamava por outro guarda redes...
O ano passado, quando todos víamos, gozaste com o pagode teimando no Emerson, considerando-o um craque, para este ano o mandares à vida, dando razão ao "pagode" com quem tanto brincas!!!
E na conferência de imprensa foi vergonhoso! Oh! Sr. Catedrático, ao menos tenha brio e fale como gente que tem a responsabilidade e o privilégio de servir o Benfica!

- Dizer que o Braga luta pelos mesmos objectivos? Ainda não aprendeste por ti e com certeza ainda ninguém te disse o que é o Benfica - também não abunda por lá muito quem saiba!!! - Achas que é parecido com o Braga?
- Dizer que o árbitro fez uma boa arbitragem? Mesmo que fizesse, ainda não aprenderam que NUNCA! JAMAIS! no Benfica se deveria elogiar essa corja, essa casta de malfeitores?!
- Argumentar que os jogadores estão a aprender???? Quem te desse com um trapo encharcado de m...rda na tromba, para ver se deixavas de dizer parvoíces... A aprender??? Uma equipa que já o ano passado cá jogou? (Excepção a Salvio e Melgarejo) Andas a brincar e a esticar a corda... até que todos em uníssono tenhamos que gritar. VAI-TE EMBORA OH MELGA!!!! E já agora leva contigo o Vieira e toda a escumalha que para quem o clube não é mais que uma feira de vaidades...
VAI-TE EMBORA OH MELGA!!!!
VAI-TE EMBORA OH MELGA!!!!
VAI-TE EMBORA OH MELGA!!!!
VAI-TE EMBORA OH MELGA!!!!

Anónimo disse...

Que triste equipa...sem alma, sem forca, sem garra, acomodada....e um jogador que nao tem culpa do que esta a passar, Melgarejo, que pode ele fazer?
Tantos milhões, tantas soluções e mais do mesmo, invenções a Jesus....nao e pelo empate, mas sim pelo futuro que aí vem....
O Jesus vai mascar pastilhas para o lado dos tripeiros que o teu tempo acabou no ano passado.
Como podem ser titulares o salvio e o Rodrigo e depois ainda entrar o aimar?
Nao percebo mesmo nada de bola....o mestre da táctica uma coisa ele sabe, inventar.
Nao foi pelo lateral que hoje nao ganhamos, foi pela atitude, perdemos o campeonato mesmo antes de ele começar.
Pagamos a este senhor mais do que a qualquer outro jogador ou treinador do SLB


Desilusão e a palavra que descreve o dia de hoje....

Anónimo disse...

Será que agora não podiam vir para aqui comentar aquela carneirada do costume, que acham que isto é um blog anti-Benfica?
Qual dos posts publicados aqui durante o defeso é que não se confirma? Nenhum!
Só vejo uma coisa boa neste resultado, e neste desastre de plantel: desta vez não vão disputar eleições em estado de graça!

De resto nada de novo, caminhamos alegremente rumo ao fosso...

aalto

Anónimo disse...

Ainda com um enorme desgosto pelo resultado (e principalmente pela exibição), fui dar uma vista de olhos às capas dos jornais e vi no JN o seguinte: "águias contratam Pocognoli ao St. Liege". Esta noticia sempre me alegrou um bocado após o jogo de ontem e espero mesmo que seja verdade, que finalmente vamos ter um LE.

Anónimo disse...

Não podia concordar mais com este post!!!!

Pedro Vieira

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

No meu tempo um gajo quando não tinha unhas deixava o cargo - JJ devia ter-se demitido no final da época passada.
O 4.4.2 sem ideias, a ausência do Carlos Martins, o Melgarejo não comento (até porque é um avançado rapidissimo com cultura tática)... foi o Benfica que "perdeu" o jogo não o Braga que o "venceu"... estou grato a Artur Soares Dias pela exibição...

Anónimo disse...

Boas,

Estive na Luz ontem e não gostei do que vi e essencialmente o nosso SLB não demonstrou atitude para ganhar. É uma equipa à deriva onde o acto de defender é apenas entregue a um único homem, Javi. Contra um braga super povoado no meio campo o nosso treinador, teimoso como sempre, não faz nada para alterar o rumo do jogo e os primeiros 45 minutos foram muito fracos, a lembrar um encontro de pré época. Muito do sucesso, ou não, desta época, vai passar pela revisão táctica. Não se entende a não utilização de Carlos Martins, a entrada de Bruno César e a saída de Rodrigo. Mas afinal quem sou eu que apenas pago as minhas quotas todos os meses, sofro nas bancadas e vejo, época após época, uma sucessão de erros que irritam o mais paciente.

E, por favor, SLB e braga não são equipas iguais, nem em orçamentos, história, classe e poderio económico. JJ, precisa de entender onde está mas para isso já leva 4 anos e nada muda. Já é outubro?

Abraços do 177329

PS. Já em casa vi a conferência de imprensa dos treinadores e até ai fica o sabor de um empate amargo. Peseiro bem, JJ mal e a assobiar para o lado. Até quando?

jjt disse...

concordo completamente com o teu texto.
levou-me, aliás, a procurar reflectir e escrever algo sobre os últimos anos:

http://nemvaleapenadizermaisnada.blogspot.pt/2012/08/um-empate-com-sabor-outra-derrota.html

e com isto sinto um nó estranho no estômago. ainda vale a pena apoiar estas pessoas? pessoas que não respeitam a história do nosso clube. onde termina o não apoio ao clube e começa a ser mau para o Benfica?...

Capote disse...

NOVO BLOG BENFIQUISTA

http://slbnavoz.blogspot.com

Passe por la. Esta linkado.

ROD disse...

Isto só vai lá quando o JJ sair.
Este ano vai ser mais do mesmo...bons jogadores no banco. Ele não gosta do Carlos Martins então não o mete a jogar. Uma coisa é certa: todos nós benfiquistas criticávamos o Emerson mas ele nunca fez destas. E a culpa não é do pobre coitado do Melgarejo, só faz o que pode, a culpa é do presidente que devia exigir um defesa esquerdo de raiz. No presidente é que tudo começa. Mas quem manda ali é o JJ e enquanto assim for a história é sempre a mesma. Ele a errar, a errar constantemente. podem dizer que ele vendeu o Di Maria a bom preço e construiu um grande DE como o Coentrão e vendeu-o muito bem. E então?? Eu e todos nós queremos títulos não vendas.

Anónimo disse...

Sinto-me feliz apenas por uma coisa...porra!!!!!!

Pela primeira vez os comentários vão todos ,invariavelmente ao encontro daquilo que fui repetidamente expressando na época passada e que coloquei no "spot" seguinte assim que terminiou o jogo de ontem. Leiam por favor o último comentário e transportem-no para este "spot".

Só quero acrescentar que a pressa na solução do lateral esquerdo não iliba em nada o "asno-catedrático", bem pelo contrário, só reforça a convicção de que lhe acabou o tempo de protagonismo.

JNF disse...

Para uma equipa ser campeã, precisa de bons jogadores, bom treinador e boa estrutura. Apenas a primeira das 3 premissas se verifica no nosso clube, sendo que ainda assim faltam jogadores para posições específicas do 11 titular. Quanto ao burro e ao ouriço-cacheiro, não tenho qualquer esperança. Dois casos perdidos. Excelente análise, Meddler.

MangaNa KThório disse...

Estou surpreendido!!

Não com o Meddler, análise perfeita amigo... tal como tu estou completamente descrente, tanto que nem procurei assistir ao jogo e ainda nem fui capaz de ver se quer os golos.

Não me consigo identificar com praticamente nada no nosso clube neste momento, a não ser o nosso simbolo e os tons encarnados!!!

Mas a minha surpresa vai para o facto de ainda nao ter existido nenhum comentário a defender os podres (vieiras e JJs) !!
Será que se prepara uma revolta para Outubro??

Cumprimentos

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas, Meddler e benfiquistas,

Subscrevo-te em absoluto o post, realmente excelente!
Parabéns pela assertividade e frontalidade em "pôr os nomes nos bois",... tal como o JNF complementou, e bem, num comentário supra, assim como os restantes opinadores frisaram!

Começámos… MTO BEM… "à Benfica by JJ" (àparte a 1a. época):

- estratégia estupidamente arrogante e autista,
- táctica suicida e casmurra,
- contra 1 dos melhores meio-campos da Liga, parte a equipa em 3 (def/mc/at) e entra c/ 2 av.!
- sabendo que o Maxi nunca teve nem terá grande velocidade (vidé o lance que antecede o 1°golo do scb), não estrutura o meio-campo c/ 5 unidades, p/a poder flanquear o jogo, mas compensando adequadamente as subidas do Maxi e... a inexperiência defensiva (lógica, legítima e até… expectável) do Melgarejo, além da sua propensão (excelente) de ataque!
- tira criatividade e objectividade na organização do ataque... queimando o C.Martins!
- mantém um tipo de futebol demasiado bipolar; ou lateralizado em demasia (excessiva troca de passes e tabelinhas quase sempre estéreis), ou… pontapé da defesa lá prá frente e… seja o que Deus quiser!
- continuamos a potenciar mal as bolas paradas ofensivas e trememos de mais nas defensivas,
- mantemos, PELA 3ª ÉPOCA CONSECUTIVA, o erro sistemático de REMATAR POUCO… E MAL!
- os comentários de JJ no final do jogo ao equiparar o valor e ambições do n/ SLB ao scb é… VERGONHOSO, INDIGNO E MERECEDOR DE 1PAR DE ESTALOS, QUE EU LHOS DARIA C/ GOSTO! Sou sócio cumpridor do SLB e… NÃO ADMITO ESTA FALTA DE RESPEITO à n/ honra e do SLB!

Quanto à Gestão Desportiva do Clube (LFV e RUI COSTA), abstenho-me de + comentários que não estes… faltam 12 dias para 31.Agosto e… não houve vendas de passes de jogadores, investimos o € que não temos (agravando ainda + o n/ brutal passivo bancário) e… MANTEMOS LACUNAS GRAVES!

PS:
A/C de Suas Excelências, os Ex°.Srs. SLB’s anti-“BENFIQUISTAS QUE QUEREM GANHAR”!

Assumo a m/ curiosidade por “ouvir sumidades” (bloguistas) que compreendem e advogam esta realidade do n/ Clube e que recorrentemente teimam em não respeitar QUEM TAMBÉM AMA O SLB…, apenas tentando opinar construtiva e assertivamente,… p/a 1 SLB GANHADOR !

Daqui de Palermo,
um abraço de esperança pelo regresso do VERDADEIRO SPORT LISBOA E BENFICA,
gerido por benfiquistas apaixonados, competentes… e humildes, tal como a história do n/SLB!
RSG