sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Comentário de um sportinguista que nos deve fazer pensar

Tenho um amigo. Um grande amigo. Uma pessoa com o qual me identifico em quase tudo no que a relações humanas (sou, inclusivamente, um dos padrinhos de casamento dele) diz respeito. Regra geral, estamos quase sempre de acordo em quase tudo, pelo que o "salero" da nossa já longa relação de amizade é providenciado pelo futebol: o gajo é do Sporting. Mas este é mesmo do Sporting. Não merece o epiteto de lagarto, sapo ou osga. Rala-se apenas e só com o Sporting e não raras vezes manifestou-me, por exemplo, o seu incómodo e desagrado quando em Alvalade são entoados aqueles cânticos ofensivos para com o Benfica apesar de este não estar a jogar. Um sportinguista, portanto. Daqueles da cepa de um Manolo Vidal (rip). Com isto não pretendo dizer que ele não odeia o Benfica. Odeia. E muito. Mas o Sporting, para ele, vem em primeiro lugar. Há dias, por exemplo, numa troca de mails entre nós e outro amigo nosso (também do Sporting) comecei por falar do Benfica, as respostas não tardaram, e eu acabei por ler mais sobre o Sporting do que li nos últimos 14 anos em jornais desportivos. E este, por acaso, sabe bastante de futebol. Muito mesmo.

Esta introdução para dizer o quê? Simples.

No inicio da temporada passada, ele fez no seu blog, uma análise quase exaustiva á equipa do Sporting. Tanto colectiva como individual. Tendo ele dotes de adivinho, estava subentendido nas suas palavras que ele    adivinhava a hecatombe que ai viria para as suas cores. Regra geral, todos os jogadores irritavam-no e ele dizia porquê. Um a um. Polga irritava-o por isto. Patricio irritava-o por aquilo. João Pereira por a. Izmailov por b. Djaló porque sim. Etc, etc, etc... Todos o irritavam.

Até que chegou a Postiga (que ainda por lá andava e só saiu no fim de Agosto) e ele diz o seguinte (e é isto que nos deve fazer pensar a nós, benfiquistas):

"O Postiga não me irrita. Irritam-me os benfiquistas que não gostam do Cardozo."

Caros benfiquistas: ele tem razão. Como poderão haver benfiquistas que, ainda hoje, não gostam do Cardozo? Como???

16 comentários:

John Wakefield disse...

São benfiquistas que já se esqueceram dos tempos do Pringle, Karadas, Mauro Airez...

Constantino disse...

Por acaso também tenho um amigo lagarto (sim este é mesmo lagarto) que se pudesse fazer amor com o Cardozo, fazia. No fundo, os benfiquistas só não gostam dele porque é nosso. Estivesse ele porventura num dos nossos rivais e o sentimento seria mais à volte de "quando é que a nossa prospecção descobre um avançado destes?". No SLB chega-se ao cumulo de ter o melhor marcador do campeonato e da Liga Europa e estar a suspirar pelo avançado colombiano do rival

Scalper disse...

Eu sou daqueles que não gosta do Cardozo ( um dos que irrita). Sou daqueles que não gosta do tipo de avançado com estas características. Só gostei de um, foi do Jardel. O melhor avançado que ja vi a jogar. Mas isto são gostos. Gosto mais de avançados como o falcão ou Liedson. o Liedson, na minha óptica, neste Benfica marcava mais golos q o Cardozo.

O problema de Cardozo ou de Avançados com estas características é não correr é muito "leve" a fazer pressão , muito "leve" no ao ataque à bola. Tem um pé esquerdo fabuloso mas não gosto das características dele.

Não obstante, ele marca, logo é um bom avançado. Mas muitas vezes tb falha e de forma infantil. Sim , os Grandes tb falham mas falham , no seu conjunto, poucas vezes.

Resumidamente, sou um dos benfiquistas que irrita os sportinguistas. Ainda Bem !!!1

Abraço

Galaad disse...

Scalper:

Li, reli e voltei a ler o teu comentário. Tudo espremido, dá zero...

As contradições são notáveis.

MMS disse...

Meu Caro,

Obrigado pela referência.

Antes de mais nada, queria clarificar que nunca faria amor com o Cardozo. Aliás, com nenhum jogador do Benfica. Ou mesmo de qualquer outro clube, por sinal. Mas adiante...

Acho mesmo que o Cardozo tem qualquer coisa de patinho feio, não é só a história da galinha do vizinho.

E isso tem a ver com a atitude do rapaz. Os que analisam com frieza vêm os golos que marcou, comparam com outros que lá andaram e percebem que este tipo é o melhor PL do Benfica desde o Rui Águas (pelo menos).

Os que preferem jogadores que beijam a camisola e fazem juras de amor ainda que não façam a ponta de um corno, continuam a achar que o Cardozo é mau.

Tenho o mesmo em Alvalade, onde o atual treinador sempre foi idolatrado porque festejava os golos junto à claque e beijava o leão na camisola. Já o Matias Fernandez era assobiado porque apesar de saber jogar à bola, preferia beijar gajas do que uma camisola suada.

É o país que temos...

Aquele abraço

PS: http://www.abola.pt/clubes/index.aspx?id=40&t=3. Para mim seria uma excelente notícia!

Anónimo disse...

é assim eu ja insultei o cardozo do piorio e ei de insulta lo e dizer que ele nao vale nada etc , como tambem o elogio quando ele marca golos e golaços ao nivel de grandes jogadores , com a cabeça fria temos de ver as capacidades e as limitaçoes de cardozo e se o cardozo é limitado em varias coisas tambem é bom marcador de golos e isso é o principal , nao é facil arranjar melhor mas o cardozo tambem nao é o eusebio e se se arranjar melhor entao venha ele , cardozo n tem um estilo de jogo que agrade o adepto mas marca mas mesmo assim qualquer adepto prefere um ponta de lança tipo falcao , matador e movel e isso sim era fantastico mas cardozo tmb acaba por ser fantastico à maneira dele .

Anónimo disse...

Da mesma forma que há benfiquistas que não gostam de JJ...

JS disse...

A mim "irrita-me" é esta história do Cardozo ser o melhor ou o pior.

O Cardozo nem é muito bom nem mediano... é bom, pronto. Nunca foi melhor que o Falcão, mas está quase sempre numa primeira linha de avançados expectáveis para o futebol português.

Mas tenho dúvidas sobre a titularidade desde que temos Rodrigo. Sim, porque Rodrigo é para o lugar do Cardozo.

Rodrigo sim, tem tudo para ser muito bom.

Nota: mas tudo o que vejo é benfiquistas a chamarem-no tosco ou a dizer que é melhor "quase do mundo" por marca golos (como se tivesse algum record neste capítulo que pudesse prescindir da análise de outros parâmetros).

Nota 2: todos os problemas fossem ter um Cardozo para cada posição no Benfica.

JNF disse...

E do Vieira, anónimo. Incrível... amor eterno.

DeVante disse...

eh pah, vocês têm certeza que o Koba é Sportinguista?
Grande comentário!!!

É mesmo essa merda de beijar o símbolo e o caralho.

Porque achas que ainda hoje suspiram pelo Léo?

JNF disse...

Eh pá, ó De Vante... que raio de comparação. Se calhar suspiram pelo Léo porque olham para os laterais esquerdos e vêem Melgarejo e Luisinho, não?

Unknown disse...

Adorei ese site vou já ser seguidor, veja tambem o meu e aposte gratis em : http://onzedominante.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Para mim existe um princípio que é SEMPRE esquecido. Deixo aqui a dica a ser explorada pelos eruditos... O FCP tem a hegemonia do futebol português há 25 anos. Todos sabemos como foi conseguida e isso não interessa para o caso. A questão é COMO QUEBRAR essa hegemonia. Acham que se chega aqui e PUFFFF! acabou o FCP? Voltou o Benfica Glorioso dos 60, 70 e 80? Vejam a queda do SLB e a ascensão do FCP... eles tiveram uma tarefa ultra-fácil pois o Benfica era grande... mas amador! Agora nós temos que lutar contra uma máquina montada, com um dirigente hábil, inteligente e ardiloso e isso é muito, muito difícil! Neste momento o Benfica está (de longe) no grupo das duas melhores equipas portuguesas. Será a melhor? Não será? não sei e espero que seja! Mas está a anos luz das restantes o que não acontecia de 1995 até 2003... vamos com calma, calma... UNIÃO É FUNDAMENTAL!!!

Pedro disse...

Um dos grandes mitos é que que Cardozo falha muito...os comentadores dos jogos despejam essas barbaridades e os benfiquistas aceitam.

Cardozo falha pq ninguem marca todos os remates que faz à baliza. Falha pq os grs defendem, falha pq a bola bate no poste e/ou barra.
Golos escandalosos...lembro-me de três: Contra o Milão em San Siro, no seu primeiro ano em que cabeceia meio com a cabeça meio com o ombro a meio metro da linha de golo e a bola não entra, contra o Nacional na Madeira em que depois compensa com o golo da vitória a 5 minutos do fim e agora nesta pré época em que falha, penso q contra o PSV, um golo fácil. De resto...em 5 anos de SLB parece-me uma quantidade de golos falhados claramente aceitáveis...principalmente pq a seguir marca. Já outros falham golos escandalosos e depois não marcam.

PS: Acho extraordinário que se diga que não se gosta das características de Cardozo e Jardel mas depois se considere Jardel como o melhor avançado de sempre.

veri@gmail.com disse...

O Cardozo falha sim senhor. Todos os avançados falham. Espero que ponham é os olhos no Rodrigo Mora. Contra o Gil Vicente tinha três pedras, matou três melros. O Cardozo tinha um pedregulho de todo o tamanho e falhou contra o Real.

Tirando o pé esquerdo, é um jogador vulgar... O mesmo não se poderia dizer do colombiano que nos atazanou o juízo porque vinha mas acabou por ir para outro lado. Esse era fantástico... Perigoso com qualquer pé e cabeça. Além de não dar nenhum lance por perdido. Tomara o Benfica.

O Cardozo marca golos... Pois marca. Joga a ponta de lança, é titular indiscutível...

O problema é que a qualidade de futebol que o Benfica tem vindo a praticar justificava outro tipo de jogador, mais agressivo, móvel, e habilidoso. E não de um 3º poste.

Pedro disse...

Adoro jogadores vulgares que marcam 125 golos em 5 épocas...q pena não termos mais jogadores vulgares assim... ☺☺☺