quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Apurar responsabilidades





Recuando ao horrível ano de 2008 no futebol do Benfica, mais especificamente a dia 24 de Julho, encontramos aquele que foi um dia cinzento para o nosso clube. Nesse mesmo dia, o Benfica decidiu comprar um jogador chamado Sidnei Rechel da Silva Junior ao Internacional por cerca de 5M de Euros.

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários e na alínea i) do artigo 3.º do Regulamento da CMVM n.º 4/2004, informa que, concluídos os exames médicos, adquiriu 50% dos direitos desportivos do jogador  Sidnei Rechel da Silva Junior ao Sport Club Internacional pelo montante de 5 milhões de euros, tendo celebrado com o referido atleta um contrato por 5 épocas desportivas, o qual inclui uma cláusula de rescisão no valor de 25 milhões de euros." 


Tudo bem, o jogador pode mostrar ter potencial, apesar de ser uma compra arriscada, o risco está sempre eminente, mas Sidnei demonstrou a todos os Benfiquistas o potencial que tinha quando chegou... Por isso, uns meses mais tarde, dia 25 de Novembro do mesmo ano, adquirimos cerca de 50% dos direitos económicos por mais 2M de euros. Já contávamos vendê-lo por um grande preço:

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem comunicar ter alcançado um acordo com a Gestifute – Gestão de Carreiras de Profissionais Desportivos, SA que se consubstancia no seguinte: 
• Aquisição por parte da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD à Gestifute – Gestão de Carreiras de Profissionais Desportivos, SA de 50% (cinquenta por cento) dos direitos económicos decorrentes do vínculo desportivo do jogador Sidnei Rechel da Silva Junior, pelo valor de € 2.000.000 (dois milhões de euros). Com esta operação a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD adquire a titularidade plena dos direitos desportivos do referido jogador, reservando a Gestifute – Gestão de Carreiras de Profissionais Desportivos, SA o direito tão só a 30% (trinta por cento) da mais valia líquida que vier a ser gerada em futura transferência daquele, vinculado à Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD através de um contrato de trabalho desportivo válido até 30 de Junho de 2013;..."

Sidnei acabou por fazer uma boa primeira época. Mostrando ser um jogador com bastante potencial, pois era forte fisicamente, tinha bons pés, sabia ter a bola, sabia lançar nos médios e era rápido. No entanto, com a chegada de Jesus um ano mais tarde, e com a afirmação total de David Luiz, Sidnei evaporou-se. Começou a perder a forma e a jogar cada vez pior e com menos regularidade.

No entanto, David Luiz sai no mercado de Inverno da época 2010/2011 para o Chelsea e Sidnei tinha finalmente a sua oportunidade para agarrar o lugar, tanto que foi aposta, e pareceu tê-lo feito. Uma vez que a 28 de Março, viu o seu contrato renovado até dia 30 de Junho de 2016. Após alguns jogos em que disputou o lugar com o recém chegado Jardel contratado por 500 mil euros ao Olhanense, acabou por perder o lugar de novo,já depois da renovação do seu contrato, onde fez jogos inaceitáveis, sem qualquer tipo de rigor ou profissionalismo.


"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que prolongou o contrato de trabalho desportivo que liga a Sociedade ao atleta Sidnei Rechel da Silva Junior por mais 3 (três) épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2016. Mais se informa que o valor da cláusula de rescisão expressa no referido contrato de trabalho desportivo é de € 25.000.000 (vinte e cinco milhões euros)..."


Na época seguinte, não contava para Jesus e foi para a Turquia, onde quer por lesões, quer por  opções técnicas, quase não jogou. Consta que na Turquia se come bem... Actualmente joga na equipa B, e ontem jogou pela A, onde mostrou também falta de concentração, peso a mais, displicência, e uma falta de velocidade incrível! Mas mais revoltante que isso, é que hoje em dia impede, por exemplo, a chamada de João Nunes à equipa B, ou que Fábio Cardoso tenha minutos pela A.

Isto para dizer e questionar-vos a todos vós Benfiquistas se é isto que querem no nosso clube?! Os factos não deixam dúvidas, Sidnei é um péssimo profissional que custou uma fortuna e actualmente tapa lugar a jovens jogadores talentosos da formação. Eu pergunto: Quem é o responsável por esta política? Quem foi o responsável pela sua renovação de contrato? Quem foi o responsável pela sua contratação? Quem foi o responsável pela sua gestão de carreira dentro do clube? Não sabemos. Mas tem de se apurar responsabilidades pois é um caso gritante de falhanço na política desportiva. Alguém tem de ser responsabilizado por isto.

13 comentários:

Baresi disse...

Assim é que é. Bater no homem, para se desvalorizar ainda mais um activo benfiquista. Isto está bonito está...
O pior inimigo do Benfica acabam por ser os benfiquistas, o que é vergonhoso.

Não sei que jovens talentosos da formação é que ele está a tapar, só se for algum iniciado ou juvenil..

Miguel disse...

Este último parágrafo é um absurdo. Claramente o Sidnei podia e devia ser um grande jogador. Tem tudo para isso. Tudo menos vontade. Consta até que integrava o gangue do chope, na última época antes da Turquia, tal como Airton ou Filipe Meneses. E que na Turquia também tinha uma boa vida. Todos os jogadores contratados por qualquer clube no mundo vingam? Claro que não.

Unknown disse...

O Fábio Cardozo tem jogado a titular nos últimos jogos, com a deslocação do Ascues para trinco e foi o peruano que foi o escolhido em detrimento do Fábio Cardoso

Anónimo disse...

Epa mas o Fabio Cardoso vale alguma coisa? Têm mais é que tentar recuperar o Sidnei. E ainda vão a tempo. Há por aí outros centrais de sucesso que que só se mostraram numa fase adiantada da carreira.

Conde do Vimioso disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Rearviewmirror. Qual activo do clube? lol


Sidnei, actualmente, se não fosse representado pelo Mendes, estava numa serie B qualquer brasileira. Ele tem grandes capacidade físicas para ser um bom central, no entanto, falta lhe vontade. Ele não quer ser jogador de futebol. Isso é ser activo?

Não, não são juvenis. São jogadores que ainda podem dar muito mais ao clube que o Sidnei. Não estou a ver, também, de que forma, um texto no Eterno pode baixar a cota de mercado, digamos assim, de um jogador do Benfica. Enfim, opiniões.

Miguel, exactamente pelas razões que apontas é que defendo o que defendo. Repara, eu aceito o erro da contração, pois como podes ler no texto, ele mostrou ter talento. No entanto, a sua renovação de contrato e o facto de ainda ser opção, sem se ter tentado negociar o passe, mostram amadorismo na gestão dos nossos atletas. Isso não devia, efectivamente, ter acontecido, apenas aconteceu, por ser agenciado por quem é.

Unknown disse...

Desvalorizar um activo ? Foda-se, ele que não estivesse gordo que nem um porco de certeza que já não estaria desvalorizado. Ele devia era indemnizar o Benfica pela sua falta de profissionalismo, apesar das n oportunidades que o Benfica lhe insiste em dar.

Joga regularmente na equipa B, é chamado de vez em quando à equipa principal e mesmo assim apresenta uma forma física deplorável e inadminssível para um jogador profissional que ganha milhares de euros.

ele é que se desvaloriza constantemente, não são comentários em blogs que pouca reprecursão têm na vida real, como se viu aquando das eleições. Que merda de mentalidade desta gente.

Unknown disse...

O Benfica já tentou várias vezes negociar o passe e só não o vendeu para a Turquia abaixo do valor de ccompra, porque o pedido de salário do Sidnei inviabilizou o negócio.

Luís disse...

Eu perguntava ao Luisão se ele tem um quarto livre lá em casa.

Ele adoptava-o, levava-o para os treinos e de volta para casa. Alimentava-o...

Isto até o gajo ficar com um peso normal. Depois comprava-se o apartamento (ou vivenda) ao lado do Luisão para ele ter alguma liberdade.

Red Sniper disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O Barcelona já não vai comprar o Sidnei porque um adepto do Benfica desvalorizou-o...
É nossa culpa termos o Sidnei no Benfica pois se fossemos bons adeptos e valorizassemos o Sidnei ele já teria ido embora...Por Favor, poupem-nos! Que argumentos ridículos...

O que se critica aqui é a forma pouco clara e leviana como se fazem alguns negócio completamente sem sentido e sem critério...Só encontro uma explicação - troca de favores, branquear capitais...

Basta ver a quantidade incrível de jogadores que tiveram contratos com o Benfica e que nunca se afirmaram ou tiverem tempo de utilização relevante...Custam fortunas e nunca se vê vontade (por parte de treinadores,dirigentes) nem qualidade para se tornaram realmente importantes para o futuro do Benfica...
Airton,Wass,Djálo,Éder Luis, Jara,Michel,Sidnei,Weldon,Mora,Júlio César,Kardec, Keirison, Urreta, Nuno Coelho, Felipe Menezes,Jose Luis Fernandez, Balboa,Shaffer, Sepsi,Felipe Bastos, Makukula, atc já para não falar na quantidade de estrangeiros e afins que passaram pelas camadas jovens e nem um segundo acumularam pelos seniores do nosso clube...
E nem se atrevam a falar em aproveitar negócios a custo zero pois lembrem-se que não há jogador nenhum que não assine sem um prémio de assinatura...

Concordo com o post e pergunto-me como é possível o Benfica gastar milhões com jogadores como o Sidnei e não aproveitar jogadores do campeonato português com mais qualidade e muito mais baratos...como seria o caso do Geromel (na altura da contratação do Sidnei) e do Neto actualmente...

Unknown disse...

Muito bem dito.

troza disse...

É bom falar depois de ver mas o potêncial do Sidney estava lá... Quanto à renovação foi asneirada (cedo demais) mas foi na altura em que se perdeu o David Luiz e ele era o terceiro central...

Este blog já quase não fala nos jogos (excepto quando o Benfica joga mal), quer que o Benfica ganhe por 10 todos os jogos de basket (nem as melhores equipas da NBA ganham 100% dos jogos contra as piores e alguns é à rasca... basta ver que os Lakers ganharam tantos jogos aos Bobcats como perderam e, em metade dos anos de existencia dos bobcats os Lakers foram candidatos ao título), quer 100% das contratações acertadas.

Falam de tapar o caminho a jovens, mas o Benfica tem de se desfazer do Sidney e se ele nem jogar na equipa B, onde vai um clube brasileiro o contratar?

Só porque aqui já disseram que criticar arbitros para desculpar os falhanços é estupido... já viram que o Benfica devia ter mais 4 pontos do que aqueles que tem e o Porto menos 4 (pelo menos)? São 8 pontos... quando o Vilas Boas teve no Porto roubaram 9 pontos ao Benfica e ainda ofereceram (pelo menos) dois ao Porto no primeiro jogo. Levamos 5 no campo deles e, fazendo as contas, deviamos ter ficado 1 ponto atrás e não 12.

Dito isto... sim, podem criticar a comunicação do Benfica (como fizeram e bem depois daquele comentário do Jesus sobre o novo corrupto) mas vocês estão a exageram quando não há uma equipa no mundo (nem o Barcelona) que faça 30 jogos para o campeonato perfeitos, que jogue sempre o seu melhor e isso tudo. Aqui chovem críticas quando, se não fossem os arbitros, poderiamos estar a lutar para o tetra campeonato. Há criticas a fazer? Há... mas há algumas que tenho lido aqui que não tem nem pés nem cabeça.