quarta-feira, 27 de março de 2013

Contra-resposta. Porque neste blog segue-se o SLB e suas tradições. Nomeadamente, a Democaracia.


Antes de mais, não pretendo desviar atenções do post precedente do JNF. E, a talho de foice, antecipo já que concordo integralmente. Ou, seja, o Benfica não deverá abdicar de nenhuma competição. Em circunstância alguma. E mais; apesar de não a valorizar (como nunca valorizei mesmo quando as ganhámos), chateia-me ter saido da Taça da Liga porque é menos um troféu para se ganhar e menos uns trocos para arrecadar.

Posto isto, venho falar da renovação (ou não) de Jorge Jesus (adiante designado por JJ, porque sim e porque dá menos trabalho).

Renovar ontem com JJ já teria sido tarde. JJ merece. E merece porquê?

Antes de mais, porque JJ pôs o Benfica a jogar futebol. A dar espectáculo. A encher (ainda mais) os Estádios por onde passamos. A atacar, a correr e a pressionar. A marcar golos, muitos golos. Mas isto é demasiado óbvio para qualquer pessoa que segue/vê futebol em Portugal, pelo que importa desmistificar alguns argumentos dos que defendem a sua não-renovação. A saber:

i) Desgaste: nos meados dos anos 80 (salvo erro), os blogs ainda não estavam divulgados. Nem sei mesmo se existiam. Mas se houvessem e tivessem o enraizamento que a blogosfera têm hoje, de certeza absoluta que não veríamos nenhum adepto do Man. Utd. dizer que Sir Alex Ferguson devia sair porque, nos seus primeiros 4 anos, ganhou... zero. Ou seja, é preciso paciência, e nós, em Portugal e em particular no Benfica, temos pouca. Muito pouca. Não fossemos nós adeptos habituados ás grandes conquistas da década de 90 e de 2000 (ironic mode off)... Com JJ, valiosos ou não, lá vamos metendo alguns a somar a outras coisas de relevo. Que são: 1 Campeonato, 3 Taças da Liga, presença sólida e constante na Champions, nas competições europeias atingimos sempre com JJ os quartos de final (na pior das hipóteses), meias finais de uma competição europeia onde já não chegávamos desde 1989-90, e, tudo indica, uma final da Taça de Portugal onde já não chegamos há 8 (oito!!) anos.

ii) É um treinador caro. Ganha demasiado.: a maior mentira. JJ não é um treinador caro. Diz-se por ai, e eu até acredito que limpe, por mês, 333 mil euros. Contas redondas, dá cerca de 4 M por ano. Ok, vamos esticar até aos 5 M por ano. É barato!!! JJ, para além de ter recolocado o Benfica a jogar um bom futebol, potencia jogadores em vendas astronómicas. Antes dele (dentro do Benfica e fora), quantos trabalharam com David Luiz, Coentrão, Javi Garcia, Witsel, e Di Maria entre outros? Perspectivam-se ainda Matic, Gaitan e Garay na mesma lógica. Só JJ os soube potenciar para que fossem vendidos por preços altissímos!! Perguntem a um presidente qualquer de qualquer Clube do Mundo se se importaria de pagar 5M de euros por ano a um treinador sabendo que, todos os anos, ele rentabiliza os jogadores de tal maneira de modo a que nos cofres desse mesmo Clube entram somas na ordem dos 40, 50 M por ano. Nenhum rejeitaria. Nem um! Tudo isto a juntar aos prémios inerentes ás competições todas que entramos.

iii) É teimoso, e a sua teimosia já nos custou 3-1 na Luz com os andrades, 5-0 no estádio do cavalo-marinho, 2-1 na Luz com os mesmos andrades que lhes deu o titulo e a meia final da Ligóropa para o Braga e aquela inenarrável exibição em Guimarães no ano passado que foi o inicio do fim. Resposta: Justamente por todos esses argumentos é que acho que, mais do que nunca, deveriamos renovar já com JJ. E divido a minha resposta em três partes. A saber,
   a) o sentimento de frustração foi tremendo, mas não esqueço que fiquei frustrado porque o Benfica estava lá, na luta!! Nas decisões!! Onde, sejamos honestos, já não chegávamos há muito tempo e tão consistentemente antes de JJ ter chegado á Luz. E,
    b) JJ mudou. Hoje já não faria os mesmo erros que fez no passado e manteve o que de bom havia feito. Mantendo as mesmas bases que quase o levaram ao sucesso e que nos permitiu sonhar com tudo nos ultimos 2 anos, hoje mostra-se mais consciente, mais responsável. Menos louco. Mais treinador.
    c) Não justifica tudo, mas ajuda e muito: em Portugal quem corrompe é quem ganha mais. Com menos Proençadas, Xistralhadas, Benquerençadas e outros que tais, o Benfica e JJ teriam vencido mais. Muito mais. Por norma, é preciso dizer, o Benfica na hora das decisões, é roubado. De relembrar que o porto de AVB ganhou tudo no mesmo ano, mas a partir de Dezembro já não teve que se preocupar mais com o Campeonato já que o Benfica havia sido providencialmente afastado, o sporting caminhava para o que se tornou hoje e o braga não conseguiu aguentar o ritmo da época transacta. Este ano, e escrevo isto a 7 jornadas do fim, JJ não tem nada ganho e tem de continuar a dar o máximo de si e da equipa justamente porque não teve as benesses que outros tiveram, o que valoriza ainda mais o seu trabalho.

iv) Apetece-me falar do Aimar. Porque foi JJ que o contratou. Sim, foi JJ. Que o soube aproveitar, que o soube rentabilizar e que o pôs a jogar no seu lugar. Não foi aquele espanhol que por cá passou (cuja única coisa de jeito que fez foi em seu próprio proveito, que foi varrer a Orsi. Sim, o mesmo que disse que a resposta ás preces do Benfica era um rapazito chamado Balboa!!! Mas alguém acha que JJ iria gastar 5 M naquele tronco???) que o punha a jogar a extremo-esquerdo, deixando inúmeras vezes o Di Maria na bancada... Com o Quique tinhamos apenas uma camisola 10 no campo. Potenciar o talento é outra coisa, muito mais complicado...

v) Má construção do plantel. Aqui concedo parcialmente. Acho que temos um óptimo 11 titular (e ainda por cima devidamente trabalhado) e um óptimo banco. Mas um plantel curto, especialmente a nivel de soluções nas laterais. Mas tem dado!!! Fisicamente a equipa está sólida, as rotinas existem, os ataques adversários são cortados, os nossos ataques resultam, etc... Não é isto que se pede a um treinador?? Onde temos tido alguma sorte tem sido (espero que assim se mantenha), é no reduzidissimo numero de lesões graves. Já bastou aquele numero do Luisão na pré-epoca, sobre o qual, diga-se em abono da verdade, JJ soube gerir com competência assumindo Jardel com confiança.

Para terminar, e posso estar enganado já que digo os numeros de cabeça, são pouco mais de 200 jogos pelo Benfica com mais de 440 golos e uma percentagem de vitórias na ordem dos 75%.

Agora digam-me:

Conhecem algum que faça melhor????


PS. É possivel que hajam muito mais argumentos a favor de JJ, certamente que haverão, e como são tantos não me consigo lembrar de todos... Saudações benfiquistas 

12 comentários:

Anónimo disse...

Uma excelente análise... concordo plenamente contigo.
JJ é para renovar, surpreendente é ainda não ter acontecido, não sei do que LFV está à espera!

troza disse...

Nem mais. Os problemas do Benfica não ão o treinador.

David Duarte disse...

Não partilho da ideia que devamos renovar jà com o Jesus e penso que em muitos argumentos que apresentaste vais demasiado depressa. Vou dar a minha opinião um a um:

O Jesus pôs o Benfica a jogar futebol. Isto é um dado adquirido, sem duvidas! Não nos podemos esquecer o que era o futebol do Benfica de 94 até à chegada do Jesus (com raras excepções);

i) Nao se pode comparar o que representava o Man United quando chegou o fergunson com o Benfica. O Man United NUNCA tinha dominado o futebol inglês. Os grandes do futebol inglês eram o Liverpool, Everton ou ainda Arsenal. O Man United tinha sobretudo uma aura devido ao acidente de 58 e à vitoria de 68 contra o Benfica. Mas não tinha um passado, uma historia como a do Benfica. Sim, concordo que em Portugal se tem pouca paciência. Mas duvido que hoje em dia um treinador aguente no Man United 4 anos sem titulos.

ii) Treinador caro. Sim, é um treinador caro e não, o dinheiro que deu ao Benfica não compensa. E não compensa porque (se continuarmos nesta logica) o dinheiro gasto em jogadores durante o periodo Jesus é superior ao dinheiro das vendas (como o BCool demonstrou no Ontem);

iii) é teimoso mas aprendeu. Esta é a razão pela qual digo que se deva esperar até ao final da época para renovar. Também penso que o Jesus deste ano não cometeria os erros que cometeu no passado. Contudo não me deixo levar pelo estado actual do Benfica. Se as épocas acabassem na Primavera, o Benfica do Jesus teria muitos mais titulos. Mas não acaba, e as pernas faltam sempre... sempre não! Este ano parece-me que isso não serà problema.

Resumindo, renova-se, sim, mas no final da época e se houverem titulos! Que isto de ficar todo contente porque se joga bem (não abordei este ponto) mas não sem ganhar titulos é como um adolescente que descobriu a masturbação e não se esforça para engatar gajas : não apenas não faz sentido, como é completamente idiota.

P.S.: existem treinadores que fariam melhor que o Jesus? Não sei... mas também este argumento não legitima nada pois a unica maneira de se saber se existem ou não é... dar-lhes o lugar do Jesus. O que sei é que outros treinadores, com menos meios e que não estiveram longe do que o Jesus fez, não tiveram tamanha tolerância como aquela que Jesus tem hoje.

Red disse...

Concordo e acrescento outra que, tendo sido utilizada de forma deliberada ou nao por JJ, a verdade e que me parece genuina (tal como tudo no JJ), que e a constante referencia, ou ate, deferencia aos socios, ao seu apoio e tambem as criticas. Como diz, JJ aprendeu a ser um de nos, a celebrar connosco e assumir humildemente as criticas. Por mim, ontem era tarde, mas confio que tudo esteja ja acertado nesse sentido.

Anónimo disse...

Grande e genial argumento!.

"P.S.: existem treinadores que fariam melhor que o Jesus? Não sei... mas também este argumento não legitima nada pois a unica maneira de se saber se existem ou não é... dar-lhes o lugar do Jesus. O que sei é que outros treinadores, com menos meios e que não estiveram longe do que o Jesus fez, não tiveram tamanha tolerância como aquela que Jesus tem hoje."

Não sabe ... mas.... que se lixe! Experimentar até acertar novamente é legitimo!!! Quaisquer 20 anitos devem bastar!!!
O que não é legitimo é planear ou perguntar qual o treinador que ele pensa para substituir JJ???

Isso não! Deus nos valha! Grande GESTOR!

Anónimo disse...

Fui um entusiasta da sua chegada a meio da coisa já lhe chamei todos os nomes... hoje estou comedido... adoro a forma como geriu este plantel este ano... sabe de futebol... o Benfica joga à bola e ao ataque... ainda me lembro de Quique Flores e do Camacho... que pobreza Franciscana... fique... outros 4 anos!

David Duarte disse...

Oh anonimo, em vez de entrar na estupidez faça là o esforço e tente compreender o que os outros escrevem.

O meu ponto é bastante simples, é uma questão de logica argumentativa (jà devo estar a complicar a coisa para os seus neuronios). Perguntar se existe treinador capaz de fazer tanto como o Jesus, faz tanto sentido como perguntar se existe treinador que faria menos que o Jesus. Tal como não podemos dar resposta à primeira pergunta, também ninguém é capaz de responder à segunda. Por outras palavras, é argumento sem validade logica para demonstração.

David Duarte disse...

Para manifestar a minha ideia vou desenhar-lhe um quadro (sim, porque deduzo pelo seu comentario que argumentar é algo complicado para si... talvez om desenhos cheguemos là).

O que teria sido um Koeman com os meios do Jesus? Jà viu o plantel que ele tinha? Se não, compare-o com qualquer uma das três épocas do Jesus. Verà que com muito menos meios financeiros e humanos o Koeman chegou a uns quartos de final da LC tendo eliminado pelo caminho Man United e Liverpool (apenas e so campeão europeu em titulo).

Pense ainda no Camacho e na luta que deu a um Porto campeão europeu num ano onde, como as escutas provam, a corrupção atingiu os maximos nivéis? Agora imagine esse Camacho não com Fernandos Aguiares mas com Javis, Matics, etc?

Koeman e Camacho (apenas dois exemplos, mas poderia falar também do F. Santos como aquele que mais foi injustiçado no Benfica) fariam melhor que o Jesus? Não sei e ninguém. Fariam pior? Também não sei e ninguém sabe. Serve de alguma coisa a ultima pergunta do texto do Galaad? Não.

Rafael Ortega disse...

O David Duarte tem muita razão quando diz que o Jorge Jesus teve melhores condições que todos os outros.

A equipa joga bem, luta por títulos, etc? Ainda bem. Mas eu ganho uma corrida ao Vettel com qualquer carro se ele for de bicicleta.

Deve ser renovado o contrato? Só com títulos.

Pedro disse...

Não só Koeman mas tb Fernando Santos...o que o Engenheiro teria feito se tivesse um plantel com tantas soluções?

E o grande Trapp? O que será que faria com um plantel destes?

Nunca saberemos.

Nem saberemos o que JJ seria capaz de fazer com o plantel que eles tinham na altura.

Apenas sabemos o que JJ faz com o que tem. E em 3 anos e meio é pouco, muito pouco.
No final, se vencer (e apenas o campeonato é curto), teremos algo mais para analisar.

Até lá resta torcer, com todas as forças, para que vença!

Anónimo disse...

1. Com posts como este e os do JNF, este blog volta novamente a animar.
2. Eu partilho de tudo o que é dito neste texto sobre o JJ, com duas nuances:
a) Eu já tinha esta opinião antes, muito antes. E essa opinião é alicerçada em muitos factos. Vou só referir um que é citado no texto. Acho que basta: alguma vez tivemos um treinador que conseguiu chegar, por mérito próprio, não por acaso, aos quartos de final das provas europeias 4 anos seguidos? As pessoas ainda se recordam, por exemplo, dos jogos do Benfica para as provas europeias quando Quique era treinador? Era uma tristeza franciscana. E, por favor, não me falem em Trapatoni: ganhou um campeonato, é certo, devido a uma série de circunstâncias, mas era uma aflição ver o Benfica a jogar no seu tempo.
b) Todavia, considero que a renovação do contrato só deverá verificar-se se e só se o Benfica conseguir ganhar pelo menos o campeonato ou a Liga Europa. E porquê? Porque, como disse antes, o que conta são os factos e os números. Só ganhando haverá condições para JJ permanecer como treinador do Benfica. Vejam o que seria o Benfica, a 7 jornadas do fim, com 4 pontos de vantagem, perder o campeonato. Ninguém iria perdoar a JJ, a não ser que o Benfica fosse claramente roubado ou nitidamente prejudicado pelas arbitragens.
3. Caso se verifiquem as premissas que acima enunciei, estou convicto que o Benfica e JJ já têm tudo acertado com vista à renovação do contrato no final do campeonato ou quando este estiver praticamente garantido.
4. Espero que JJ esteja para o Benfica, assim como Ferguson está para o M. United, mas para isso é preciso que haja resultados.
MM

Pesaresi disse...

concordo em absoluto com este post. uma grande salva de palmas!