quarta-feira, 6 de março de 2013

Mais um erro?


Saíram hoje notícias de que a renovação de Jorge Jesus está encaminhada. Pelo relatado, Vieira terá proposto a Jesus o prolongamento do vínculo que o liga ao Benfica uma vez que o seu contrato expira no Verão de 2013. Relembre-se que a equipa liderada por ele fez uma época 2010/2011 mais do que decepcionante - diria humilhante até, e uma época 2011/2012 onde morremos na praia, tendo dado o campeonato aos do norte na Luz.

O desgaste é enorme. Para mim a margem de manobra do treinador é bastante limitada, ou vence, ou então não acredito que estejam reunidas as condições para começar nova época. Este ano Jesus tem estado mais equilibrado, mais prudente, mas não nos podemos esquecer de uma coisa: o trabalho dele no Benfica não se resume a esta época desportiva, a análise deve ser feita perante o trabalho de Jesus ao longo das suas (quase) 4 época de Benfica. E aí, como disse, caso não vença, terá um saldo claramente negativo.

Por mim, e digo, se as notícias forem verdadeiras, acho que é mais um erro de Vieira ao propor novo contrato ao treinador uma vez que esta época ainda não ganhámos nada. Passa aquela ideia cá para fora de que aconteça o que acontecer Jesus não sai do Benfica. E não é isso que queremos para o clube. Nós queremos títulos e a vida de um treinador depende(ou devia depender) de títulos. Se este ano, formos campeões ou se vencermos a Liga Europa deve continuar - da Taça de Portugal nem falo, pois seria um ultraje não a vencer- e renovar contrato.

Que acham vocês?

22 comentários:

Anselmo Damásio disse...

Acho um tremendo disparate se isso for verdade. O LFV deve tar com medo que ele vá para o porto, na minha opinião ele que faça as malas e vá direitinho para lá.

João Figueiredo disse...

Não estou de acordo consigo.

E deixo um repto a todos os que acompanham este blogue. Caso Jesus saia, qual o melhor substituto?

Anónimo disse...

Isto também deveria pesar na decisão? Não?

Técnico encarnado pode bater o recorde de percentagem de vitórias ainda esta época.

Jorge Jesus está a beira de quebrar mais um recorde no Benfica. O treinador dos encarnados deverá igualar John Mortimore em triunfos, se o Benfica vencer os encontros com o Bordeus e o Gil Vicente.

O técnico leva 137 vitórias de águia ao peito em 197 jogos, o que dá uma percentagem de vitórias de 69.54 por cento. Melhor só o húngaro Janos Biri, que tem 71,32 por cento de vitórias.

Jesus, que fará o jogo 200 no comando do Benfica frente ao Gil Vicente, terá, no mínimo mais doze partidas para aproximar-se dos primeiros na lista: o sueco Sven-Goran Eriksson com 159 vitórias e o húngaro Janos Biri com 194. E pode mesmo ultrapassar Janos Biri em percentagem de triunfos ainda esta temporada.

Ainda não se sabe quantos jogos irá fazer o Benfica até ao final da época. Envolvido na I Liga, Taça de Portugal e Liga Europa, o plantel tem a garantia de ainda ter, no mínimo, mais 12 encontros pela frente, que podem ser 18, caso o Benfica chegue à final da Taça de Portugal e da Liga Europa.

Abraço,
JFSLB

Baresi disse...

Eu sou daqueles que faz 600km's para ir ver um jogo do Benfica no Estádio da Luz, e felizmente consigo ir lá umas 10 vezes por época.

Ia quando tinhamos Quique. Camacho. Toni. Etc.

Tenho 33 anos, e nunca, com nenhum treinador nos últimos 20 anos, tínhamos tido uma equipa que conseguisse jogar de igual para igual com ideias bem claras, contra qualquer equipa do Mundo, mesmo valorizando jogadores em valores milionários (175M€ de vendas em 3 anos).
Andávamos na rua da amargura antes de Jesus chegar. Tínhamos bons jogadores, mas não tínhamos uma equipa. Tudo isso mudou.
Neste momento somos 10ºs classificados do ranking Europeu, a um pequeno passo de sermos cabeças de série da Champions pela primeira vez da história. Algo que pouca a gente repara, mas é importantissimo para termos um futuro mais risonho na maior prova Europeia.

Contra as equipa pequenas, tremíamos em casa. Tivéssemos quem tivéssemos. Neste momento sei que só não ganhamos na Luz, se acontecer uma hecatombe.

Fica uma pergunta: Existe algum treinador melhor que Jesus para o Benfica? Atendendo ás especificidades do nosso futebol, onde Hupp Heckynes, Koeman, Camacho e tantos outros falharam?
Eu acho que sim. Chama-se José Mourinho.

Como ele é praticamente inacessível, eu como benfiquista sério, que sabe ver onde estávamos, e onde estamos neste momento, quero que Jesus renove JÁ!

E nunca por um ano ou dois. PELO MENOS 3 anos de contrato.
E rápido. Que a nossa sorte é o Jesus só saber falar português, senão já cá não estava.

Atlas disse...

O JJ tem conhecimentos táticos suficientes para poder fazer grandes épocas no Benfica.
Contudo tem de perceber com toda a clareza que a equipa de Benfica jamais pode enfrentar seja que adversário for com o mínimo indicio de complexo de inferioridade (com confundir com arrogância). Há certos jogos que os adeptos só aceitam a derrota se virem que todos os jogadores deram o seu melhor em campo. A equipa não pode nunca admitir que do outro lado está um papão.
Rectificando o aspecto vencedor, compreendendo que jogos contra os rivais directos são todos (sem excepção) para ganhar, analisando melhor a sua teimosia e expressando-se mais usando o "nós" e menos o "eu", pode vir a ser o Fergusson do Benfica.

Inês disse...

Acho que dificilmente encontramos um treinador que saiba mais sobre futebol e sobre o treino.

Se acho que é o treinador perfeito? Claramente que não! No entanto acho que deve ser sujeito a uma gestão mais cuidada do plantel e das prioridades (tal como tem sido esta época) pois nas últimas duas teve liberdade para tudo. Caso se ache superior ao Benfica aí sim deve ser corrido cordialmente. Caso queira trabalhar para o clube e não para si, então não arranjas melhor, nem cá nem fora.

Cumprimentos,
Sérgio

Anónimo disse...

"A vida de um treinador depende de títulos"...
Sir Alex Fergunson, first years in Manchester.

Sandro disse...

É um atentado o jesus renovar agora. por mim so renovava com o titulo nacional e o ordenado bem reduzido. Em 4 anos so ganhámos um campeonato e sofremos horrorosas humilhaçoes,das piores das nossa historia. lembro so os 5-0,a reviravolta na taça,a eliminaçao com o braguinha a 2 maos,os 3 secos do hapoel naquela vergonhosa participaçao na champions,e ainda o titulo dos porcos no nosso estadio. isto tudo somado ao campeonato estupidamente perdido o ano passado,enfim,acho que nao é preciso dizer mais nada. Ou é campeão e baixa o salario, ou va po caralho que o foda. CARREGA BENFICA

Anónimo disse...

O único erro seria não renovar com Jorge Jesus.

philippe disse...

nao gosto muito da casmurrice do jj e foi muito burro em muitos aspectos em que se amendou este ano (comunicaçao por exemplo). Mas ninguem me tira da cabeça que sem os proenças e companhia o ano passado o Benfica era campeao mesmo com todos os erros extra futebol de vieira. pela época que està a fazer, o porto sem a protecçao dos arbitros jà estava à pelo menos 10 pontos do Benfica... Portanto pelo momento trabalho positivo eu renovaria com ele por um ano mais um de opçao. Tudo com JJ deve ser feito assim contrato e remuneração têm que ser dependentes do contexto, assim não teima em entrar em aventuras...

Andre disse...

exatamente, tambem acho, se vencer o campeonato e taça de portugal deve continuar, e a liga europa é ir até onde der, se nao vencer nada, deve ir embora.

Hélder disse...

Acho que mesmo que não ganhe nada o Jesus deve continuar sem qualquer dúvida! Queres títulos, tal como todos queremos. Mas falas como se tivesses a solução alternativa, e a verdade é que neste momento não há nenhum treinador que nos ponha tão perto de vencer títulos como o Jesus. Com outro gajo ao leme não chegavas a Março em todas as frentes que interessam, já estarias arredado da luta pelo título há muito... Não te esqueças da razia que o plantel levou no fim de Agosto.

E acima de tudo acho que neste momento devemos é estar todos unidos e pôr lenha na fogueira...

artnis disse...

Noutro qualquer campeonato a equipa de Jesus a esta altura da época, estaria não com 2, mas com pelo menos 6 pontos de avanço - o que como é óbvio, faz toda a diferença...!

Anónimo disse...

Ao menos a este blogue ninguém o pode criticar por falta de coerência, ao contrário de outros...

Anónimo disse...

Eu acho que o SL Benfica nós dias de hoje é mais do que um clube. O SLB é uma empresa que dá de comer e bem a muita gente. O SL Benfica, quer ganhar titulos, mas não a de qualquer maneira. Todos vocês sabem como é que o FC Porto tem ganho nestes ultimos 30 anos. E verdade que o FCPorto tem tido bons jogadores, tem sabido montar grandes equipas, mas ninguém ganha durante tanto tempo, e ninguém perde durante tanto tempo. Quando os planteis são equilbrados ou o SL Benfica é superior ao FC Porto, aparecem uns artistas a dar conselhos matrimoniais aos arbritros... vocês sabem do que eu estou a falar...
1º JJ Ano foi campeão, 2º JJ ficou em 2º lugar 3º ano ficou em segudo 4º Ano o 2º esta garantido, com JJ fomos sempre a champions league, que dá dinheiro. Eu quero titulos, mas quero estabelidade e sustentabilidade financeira, isso com Vieira e JJ tem existido. Com a parceria Vieira JJ fizemos mais de 200 Milhões em vendas de jogadores. Não sejamos ingratos.

Unknown disse...

oi

ZéZé disse...

Neste momento claramente que se tem de renovar com ele.. senão quem é que se põe no lugar dele?

Não há soluções à altura neste momento.
Esta época parece estar com os pés mais no chão. Como dizia o Rui Santos no outro dia, o benfica tem de ter uma estrutura, um plantel forte com soluções à altura.
pk se retirármos os titulares, em alguns casos não existem alternativas e as que existem estão mto abaixo dos titulares, o que não pode ser se queremos competir por várias frentes e rodar o plantel. (infelizmente é o contrário que acontece no FCP!)

Matateu disse...

Ridiculo desculpa la...40 jogos oficiais - 2 derrotas...Vai la buscar um treinador melhor oh iluminado! E rejeita na boa o meu comentario, o importante é que quem escreveu isto que leia. Ja estou habituado a que canceles os comentarios

Anónimo disse...

Não renovar? nunca vi tamanha disparate!

Anónimo disse...

Na actual conjuntura da Sad do Sprot Lisboa e Benfica o JJ é fundamental. Para o nosso nivel de organização ( Média ) o JJ é o treinador ideal.
Temos uma estabilidade e um modo de funcionamento garantido.
Porém o ordenado é demasiado elevado.
Renovar mas com condicionantes.

Luis

Hugo disse...

Por mim e um erro e um treinador k ganha mt para os titulos k ganhou vejo aqui pessoas a querer comparar o JJ com outros treinadores k passaram pelo benfica mas estas pessoas esquecem se k os antigos treinadores andavam a comprar jogadores com um saquinho de rebuçados(TONI)e agora compram jogadores por 8 a 9 Milhoes para mim jogadores ja feitos....Gostava de ver o Manuel Jose ou o Fernando Santos com estes jogadores e com as condicoes k o benfica tem...

rui disse...

Olha pah,mesmo a taça de Portugal nao vai ser pera doce,eventualmente acredito que estamos na final..e o mais certo é ser o Guimaraes,um clube que deseja ardemente ganhar 1 titulo...e as vezes essa força de vontade pode dar certo mais cedo ou mais tarde...fazemos como o cego,vamos indo e vamos vendo