sábado, 28 de setembro de 2013

Na Assembleia Geral do Benfica...

Exmo Sr Vice Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Exmo Sr Presidente do Conselho Fiscal, Sr Presidente da Direcção, Restantes orgãos sociais, e sobretudo, caros consócios.

Boa noite a todos.

Antes demais, uma pequena anotação para a direcção. Sei que hoje é uma reunião magna do clube. No entanto, o nosso dever ainda é ganhar, assim sendo, penso que o Vice Presidente Domingos Lima, o qual tem feito um bom trabalho, deveria estar em vila do conde, com a equipa de voleibol, e não aqui, pois há um título para ganhar, e o Benfica tornou-se enorme por isso mesmo, ganhar. Mas adiante.

Estamos aqui para debater e votar o R&C da época passada, e desde já digo que vou votar contra. E passo a fundamentar.

Antes de mais vou votar contra por não acreditar que o trabalho desta direcção nos leve a um futuro glorioso. O seu passado fala por si e não acredito que as coisas mudem do dia para a noite.
Mas seguem se algumas anotações face ao que li no documento...

Para começar, na nota introdutória do Presidente, fala-se da formação do futebol, com orgullho porque ganham. Senhor presidente, a função da formação é fornecer o plantel principal, algo que, de todo, não existe, e nunca existirá enquanto continuarmos a contratar por atacado. Recordo que foi o presidente que em tempos disse que "Acabou o descarregamento de jogadores", mas foi com o presidente que chegámos aos 100 jogadores com contrato.
O mesmo presidente que disse em entrevista à Benfica TV, no dia 23 de Agosto de 2013, ha pouco mais de um mês,, e passo a citar “A estratégia é termos cada vez mais jogadores portugueses no plantel”. Já anteontem em entrevista à CM TV disse, e volto a citar, “Benfica não será equipa de portugueses no futuro”. Decida-se presidente. Decida-se!

Afinal de contas, trata-se do mesmo presidente que em campanha eleitoral disse que iam baixar o preço dos bilhetes e das quotas. Pois bem, continuamos à espera. E não tenham a ousadia de se refugiar no aumento do IVA, como fez numa das entrevistas supra-citadas: afinal de contas o Benfica foi o primeiro clube a, orgulhosamente, e bem, vir a público dizer que ia assumir o aumento do IVA em defesa dos seus adeptos, para manter as assistências. E como mais uma vez não cumpriu, as consequências estão à vista: a quotização baixou.
O que não baixou foi o passivo que aumentou 20 M€ em apenas dois anos, enquanto o activo decresceu 2 M€. Os capitais próprios também são cada vez mais negativos, e cenário é cada vez mais assustador. Realce negativo também para os valores recebidos por patrocínios e publicidade que também baixaram.
Mas felizmente nem tudo é mau! Os resultados operacionais foram menos maus do que o ano passado e os gastos com pessoal diminuíram. E por aqui e que devia ser o caminho!
Também pela positiva, a Benfica TV foi um golpe de génio, resta saber explorá-la e não dar tempo de antena a quem acha que Júlio Cosme Damião foi presidente do clube.

Quanto ao marketing e às nossas empresas: no marketing, as réplicas de camisolas históricas, foram uma excelente, mas tardia ideia. Quanto ás camisolas oficiais, por favor, mas o que a Adidas fez este ano foi gozar com o Benfica. E com o Benfica não se devia brincar. Voltámos aos equipamentos insultuosos para com a história do clube, e para perceber porque são insultuosos basta ler os estatutos do clube, quanto às empresas, há muito que quero falar de uma: a Benfica Viagens. Ponham-se na posição dos adeptos. Somos, e sempre fomos, o clube do povo. Os preços praticados pela Benfica Viagens são absolutamente vergonhosos para a realidade portuguesa, para adeptos que queiram acompanhar o clube ao estrangeiro. Falam ínúmeras vezes da crise económica neste R&C, mas onde efectivamente podem fazer a diferença, não a fazem.

Para terminar, não acredito que consigam colocar o Benfica no rumo certo. Porque alem de um passado que fala por si, nos últimos anos em vez de lutar, preferem chorar, apoiar quem não devem, falar quando estão em altas e esconder-se quando estão em baixa. E o Benfica não é assim, e não cresceu assim. Lembram-se de 1991 ? Estádio das antas, equipa a decidir lá o campeonato e a ter de se equipar no corredor face à creolina colocada no balneário. O que fez o Benfica em 1991 ? Lutou! Ganhou! Foi Campeão. O que faz o Benfica dos dias de hoje ? Contrata o homem que pos a creolina no balneário para ser seu prestador de serviços...

Assim sendo, como querem que acreditemos em vocês ? É impossíve! Porque nós vemos o Benfica não como um clube, mas como O clube. O nosso clube. Os senhores vêm o Benfica como uma empresa, tomando-nos como clientes.

Aos meus consócios, até amanhã, nas bancadas do Estádio que já foi nosso e agora é da SAD.

VIVA O BENFICA!

15 comentários:

POC disse...

Perfeito. Parabéns.
Obrigado a estes benfiquistas.

Anónimo disse...

Só saem das profundezas do inferno quanto querem malhar no clube.
Façam um favor ao clube, mudem de clube. No Benfica fazem mais mal do que bem. Não precisamos de gente como vocês, queremos ser menos mas bons.

Anónimo disse...

Grande intervenção. Do melhor que li. Parabéns, JB.

Tiago disse...

Ao anónimo das 16:43, grande jogo, hoje!

Shoky disse...

Parabéns pela coragem Joga...
Disseste tudo o que eu penso. O Benfica já não é nosso e isso vê-se nas assistências cada vez mais miseráveis. Não nos revemos neste presidente saloio e que não se podia estar a cagar mais para o clube. Não nos revemos nas conversas demagogas, nos choros patéticos e no parolo do treinador que ele escolheu e com quem vai morrer no Benfica.

Ajoelhou, chorou, paralisou, sentou o cú numa geleira e agora limita-se a gozar com a puta da nossa cara todos os dias.

Gozam com Damásio...com os tempos do Vale...do Vilarinho. Não tinhamos nada, éramos uns coitadinhos, mas tinhamos uma coisa que perdemos e dificilmente voltaremos a recuperar. Exigência. Éramos exigentes. Queríamos ter o direito a sonhar. E sabíamos exactamente o clube que apoiávamos. No 1º ou no 6º lugar.

Eu já não sei o que raio estou a apoiar. E isso dói mais que qualquer golo do Kelvin aos 92 minutos.

Abraço Joga.

POC disse...

@Shoky, vou usar parte do teu comentário. Abc.

David Duarte disse...

Excelente texto! Parabéns!!

Gostaria de ter a permissão do Eterno para publicar este texto no Cabelo. Espero pela vossa resposta.

Gostaria igualmente de fazer referência ao autor deste discurso. Foste tu Joga Bonito?

Abraço e lembrem-se : "Um pequeno grupo de individuos conscientes e motivados pode mudar o mundo. Foi sempre desta maneira que o mundo foi mudado" (Margaret Mead).

Tiago disse...

Estás à vontade :)

Fui eu, sim!

Viva o Benfica! Um dia venceremos.

jocivalter disse...

Anonimo das 16h43:

Lá por tu, e a maioria dos sócios do Benfica serem hoje apoiantes de outro clube, totalmente diferente do Benfica que outrora conhecemos, porque insistes em fazer as pessoas como o Joga Bonito desistir de lutar pelos ideiais do seu clube?

pexim disse...

Grande texto e grande discurso.

Não tens que falar nisto aqui, porque obviamente a tua intenção é passar a tua mensagem, mas tenho que destacar a censura que quiseram por em prática enquanto dizias as verdades. Que vergonha me causa. Mataram o Benfica e ainda dançam em cima da tumba.

Não sei quando teremos o Glorioso de volta, mas sei que pessoas como tu fazem com que esse dia esteja mais perto.

Obrigado.

Antonio disse...

Anónimo das 16h 43m, já foste perguntar ao João Gabriel (ou outro dirigente da SAD) o que deves vir aqui escrever a seguir??

Se ainda não percebeste o clube que tu defendes não é o "Glorioso", é outra coisa qualquer que ainda não consigo perceber o que é.

Águia Eterna disse...

Esse anónimo das 16:43 não passa de um ACÉFALO que apenas sabe bater palmas e palminhas a mando de alguém que carrega num botão.
Grande intervenção de um GRANDE BENFIQUISTA na assembleia Geral do Clube.
O BENFICA precisa de milhares de Sócios e Adeptos como o que fez esta intervenção na Assembleia.
Somos ROUBADOS e ESPEZINHADOS todos os anos, em todos o jogos e não somos capazes de DEFENDER O CLUBE como Ele tanto precisa e sobretudo tanto e tanto MERECE.
Temos um indivíduo a fazer o papel de presidente, mas que de Presidente não tem nada - até permite ser tratado por "Oh pá isto, oh pá aquilo, por um simples assalariado do Clube como é o treinadorzeco jjesus - e por isso mesmo não tem CAPACIDADE, FORÇA, ESTRATÉGIA, INTELIGÊNCIA, BENFIQUISMO, etc,etc,etc, para DEFENDER O CLUBE. Apenas se lamenta e não passa dessa fase do LAMENTO. O BENFICA precisa de um HOMEM a PRESIDENTE que seja capaz de TOMAR MEDIDAS RADICAIS, nem qu seja para ABANDONAR ESTA ESTERQUEIRA que é o "comprionato" porcoguês.

Somos muitos, mas somos GENTE FRACA, INERTE, CONFORMADA, RESIGNADA, etc,etc, e por isso todos ROUBAM O BENFICA E FICAM IMPUNES.
O Nosso capitão Luisão está no Clube só para ENCHER A MEIA, isto é, só para ENGORDAR A SUA CONTA BANCÁRIA. Não fazem nada de nada. entram nos jogs a 10 à hora e saem a 4 à hora. Não faz mal çporque no fim de cada mês a CONTA FICA À MESMA MAIS GORDA.
São uns COVARDES E SONSOS A PASSEAREM O MANTO SAGRADO DO BENFICA.
Veja-se o golo do Belenenses no Nosso Estádio da Luz: claramente em fora-de-jogo. Mais de 2 metros em fora de jogo, e o que é que nós vimos dos nossos jogadores e especialmente do capitão, o perna longa e pata de tijolo Luisão???!!
Vêmo-lo imediatamente a olhar para o chão e a caminhar no relvado numa atitude de um INDEFESO, UM DERROTADO UM COVARDE, UM VENCIDO.
em qualquer parte do Mundo, fosse na Itália, Espanha, França, Inglaterra, etc,etc, fosse qual fosse a equipa a sofrer um golo assim num fora de jogo tão descarado e o capitão e até mais jogadores iam logo falar com o APITADOR CORRUPTO e pedir explicações. No BENFICA é só ANJINHOS E ANJOLAS COVARDES QUE NADA FAZEM PARA DEFENDER O CLUBE. era isso que os sócios e adeptos deviam dizer a esses MEDROSOS E COVARDES que sofrem golos em todos os jogos e que deviam era jogar de saias e tacão alto num campeonato de mulheres da 3ª idade.
estou REVOLTADÍSSIMO com tanto roubo ao BENFICA e ninguém fazer nada em defesa do clube. querem é muitos fins de mêse muita diversão.
O BENFICA, O MAIOR E MELHOR CLUBE DE PORTUGAL, parece um clubezinho de NINGUÉM.
Tudo culpa desse FALSO LÍDER, esse vieirita dos pneus que é um MEDROS E COVARDE e está a transmitair para a MASSA ASSOCIATIVA aquilo que ele é, ou seja um MEDROSO, UM VENCIDO, UM COVARDE.

tEMOS tudo, somos os maiores, até temos uma televisão a funcionar 24 horas por dia - única no Mundo - mas somos sempre ROUBADÍSSIMOS porque temos um FRACOTE COVARDE Á FRENTE DO CLUBE a fazer de Presidente e somos uns adeptos e sócios FRAQUÉRRIMOS, que não somos dignos de ser sucessores dos GRANDES BENFIQUISTAS DO PASSADO.

eu se fosse presidente e as coisas a continuarem assim, avisava o gov português, a fifa e a UEFA e retirava o BENFICA do campeonato de esterqueira porcoiguês pois NINGUÉM CONSEGUE SER CAMPEÃO A FAZER TRINTA JOGOS CONTRA 14 e o seu adveesãrio corrupto ao contrário a fazwer 30 jogos a jogar sempre com 14.

Essa é que é a realidade. é aí que o BENFICA DEVE USAR TODA A SUA FORÇA E DAR UM MURRO VERDADEIRO NA MESA DE FORMA A PAERTIR A MESA TODA.

BENFICA.SEMPRE O MAIOR E O MELHOR.

o resto é tudo estercoooooooooo.

José Pires disse...

Só rapazolas valentes por aqui... eu percebo, é da idade.

No entanto, deixo aqui uma pergunta que devia fazer reflectir aqui os meus consócios (quanto aos adeptos, sinceramente pouco importa, porque não podem decidir nada):

-Quem querem para presidente do Benfica ?

Tiramos de lá o Vieira e metemos quem ?
Algum de vós será candidato ?!

É que criticar e falar é fácil, fazer é que já custa mais.

Só vejo garganta, própria de quem ainda não tem muita experiência de vida nem de Benfica.

O Benfica está numa altura da sua vida, em que passa muito bem sem Aventuras! Essas já as tivemos e correram muito mal.
Hoje o Benfica é um clube que voltou a ser credível e respeitado internacionalmente, e isso não tem preço.

Anónimo disse...

Há muito que sei que o rumo do Benfica está errado, ~há 2 eleições consecutivas que não voto em Vieira.

Quem segue isto há alguns anos começa a abrir os olhos se tiver memória. Se não a tiver, aceita tudo o que a demagogia atira cá para fora.

O problema do Benfica há anos que não está no treinador. O problema do Benfica é esta paz podre e esta equipa que ninguém conhece (nem sequer sabem o que é o Benfica, quanto mais) e sem qualquer ponta de alma.

Cheira-me a época de catástrofe. Nada que não se percebesse no Jamor...

Bobe disse...

Excelente.

só tenho umas dúvidas:
- "Contrata o homem que pos a creolina no balneário para ser seu prestador de serviços.." é um exemplo metafórico do rumo do clube ou contrataram mesmo? Quem?

- Estas camisolas são insultuosas em q?