quarta-feira, 19 de abril de 2006

Luisão - O Grande


No momento da sua chegada, Luisão sofreu tormentos...Ora era porque era tosco, ou não tinha velocidade para o futebol europeu, ou porque com ele em campo sofríamos o triplo dos golos...E a verdade é que também eu cheguei a duvidar das capacidades deste central brasileiro. Mas Luisão à imagem de Mozer, esse grande atleta e benfiquista, demonstrou ter nervos de aço e através do seu carácter e da sua atitude campeã, aliados à sua enorme categoria futebolistica, vingou no Benfica e mais surpreendentemente, passou inclusivé a sentir, a viver o Benfica como um de nós.

A 1ª Época a nível pessoal, foi complicada, apesar da Taça ganha. Mas ficou na Luz. À 2ªTemporada, Luisão explodiu por completo, tornando-se o patrão da defensiva encarnada e demonstrando uma postura exemplar fora dele...Quando tudo parecia perdido para o grupo, respondeu aos críticos que em Maio se veria quem festejava. A atitude de liderança, aliada à sua personalidade bem vincada, valeu-lhe o epíteto de "Capitão sem Braçadeira". E qual ironia do destino, foi ele próprio a oferecer de bandeja o 31º Campeonato Nacional da história do SLB.


Com tudo a indicar a sua saída para outros palcos, eis que a surpresa chega. Luisão quer o Benfica e o Benfica quer Luisão. Ganhou o respeito de todos nós ao ficar e ajudou a fazer uma campanha europeia histórica. Marcou um golo decisivo ao Liverpool, que nos valeu um 1-0 na Luz, provando que é Jogador dos grandes momentos.
Em Junho espera-o a selecção canarinha, onde só não será titular no Mundial 2006, na Alemanha, por ignorância ou teimosia pura. E ao fim da sua 3ªtemporada na Luz, ninguém lhe levará a mal a sua saída, porque sempre foi digno e sempre honrou o Benfica.

No entanto, o seu empresário diz que Luisão quer ficar, que está de corpo e alma no Benfica e que não ambiciona mudar de ares.Vindo de quem vem não me admira nada. Habituei-me a admirá-lo, porque ele é tudo o que parecia perdido no Futebol. Profissional como não há muitos, valoroso atleta, excelente executante e sente o clube como poucos. Como Camacho dizia, no Benfica são capazes de se cometer injustiças monumentais, como a que cometemos com Luisão. Afinal ser um clube enorme provoca isto mesmo.

No final de contas e para satisfação de toda a Nação Encarnada, Luisão é bem capaz de ficar no Glorioso, no nosso e também no seu Glorioso e isso pelo menos a mim surpreende-me muito pouco, porque Luisão é Grande...É um jogador moldado à imagem do Benfica. Que fiques cá por muitos e bons anos, e sobretudo que sejas feliz por onde passares.

E Pluribus Unum

2 comentários:

Carlos disse...

Torço para que ele fique no Benfica depois do Mundial.O valor real do Luisão é largamente superior ao seu valor desportivo.Ele é muito mais que um excelente central!E,como tal,só uma oferta de loucos deverá o LFV aceitar a saída do "capitão sem braçadeira"...Até porque o Simão não fica cá para o ano e estará feita a receita extraordinária do costume :)

Galaad disse...

Acredito que Luisão ficará. Ele próprio percebeu que o Benfica era um gigante adormecido mas que,com 2 ou 3 contratações cirurgicas e bem pensadas, poderá valer muitissimo mais do que aquilo que de bonito já fez este ano. Lider nato, jogador sóbrio, defesa de classe que não recorre á falta, não me custa admitir que, se Simão sair (como eu penso que vai sair...) será eleito o vice-capitão de equipa do SLB, logo a seguir ao Nuno Gomes na próxima época. Um jogador a manter. Com esta fibra e com esta dedicação ao SLB, já não existem muitos por aí...