domingo, 2 de julho de 2006

Up yours! - A crónica de uns bifes bem passados


Que raça, que coragem, parabéns aos bravos portugueses que ontem lutaram por fazer história com o nome de Portugal. Portugal parou em frente à tv para seguir atentamente mais um episódio de contornos épicos que certamente irá ficar para a história lusitana. Fenomenal..

Uma semana após a fatigante batalha de Nuremberga, a Arena auf Shalke de Genselkirchen acolheu os guerreiros lusitanos. A semana ficou marcada por guerras pouco dignificantes para o futebol - os holandeses não souberam perder, e, pelos vistos, os ingleses já previam o desfecho que tiveram -, provocações a que os portugueses souberam responder fora, e, principalmente, dentro das quatro linhas!


Num ambiente hostil, dentro de um estádio a abarrotar pelas costuras que mais parecia uma estufa já que a cobertura estava instalada, Portugal esteve incansável. Foi visível o cansaço dos jogadores durante o prolongamento, e o esforço que fizeram para vencer.


Entrámos muito bem no primeiro quarto de hora.. pressionantes, sagazes.. o suficiente para assustar os ingleses. Scolari apostou em reforçar o meio-campo, dando a titularidade a Tiago, no lugar de Deco, deixando assim o mais que provável titular Simão no banco. E Deco fez muita falta à equipa, com evidentes dificuldades em pautar o jogo, e em fazer a transposição do meio-campo para o ataque de modo mais eficaz. Um avançado como Nuno Gomes (sem qualquer tipo de facciosismo) teria sido bastante mais útil para este tipo de encontro..


Decorria já a segunda parte, quando Rooney foi expulso por conduta anti-desportiva para com os genitais do Ricardo Carvalho. Expulsão totalmente merecida, para quem andou a semana toda a bajular-se porque tinham mais fairplay que os portugueses.. foi uma sanção a roçar o irónico. Desde então, Portugal foi dono e senhor do jogo, e Inglaterra recolheu-se à sua metade do terreno. Todavia, já com Simão, Hugo Viana, e Hélder Postiga em campo, as situações de golo continuaram sem aparecer. E com o nulo registado, o jogo foi para prolongamento.


Foram mais 30 minutos de intenso sofrimento.. sem golos. Estava ainda por revelar-se o Herói da Partida, sem qualquer dúvida o Homem a quem devemos a vitória, e que merece todo o respeito dos portugueses. Dois anos depois, a história repetir-se-ia! Ricardo defendeu 3 (!!) penaties em quatro 'tentativas' e levou os portugueses ao Extase. Fantástico..


Destaco ainda as exibições da dupla de centrais portuguesa, Carvalho e Meira, impecáveis.

Horas mais tarde, os bleus eliminaram os canarinhos (1-0, golo do Henry), pelo que teremos um Portugal x França, no próximo dia 5, 4ªfeira às 20h, que decidirá qual das duas equipas marcará presença na final.

Que seja o mais imporante dia das vossas vidas.


Ficha do jogo:

Quartos-de-final do Campeonato do Mundo, Estádio de Gelsenkirchen

Árbitro: Horacio Elizondo (Argentina), da Argentina


Portugal
Ricardo;
Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente;
Tiago (Hugo Viana, 74 m), Maniche e Petit;
Luís Figo (Hélder Postiga, 85 m), Cristiano Ronaldo e Pauleta (Simão, 64 m).

Inglaterra
Paul Robinson;
Gary Neville, Rio Ferdinand, John Terry e Ashley Cole;
Owen Hargreaves, David Beckham (Aaron Lennon, 51 m (Jamie Carragher, 118 m)), Steven Gerrard, Frank Lampard e Joe Cole (Peter Crouch, 65 m);
Wayne Rooney.

Amarelos : John Terry (29 m), Petit (43 m), Hargreaves (106 m), Ricardo Carvalho(110 m); Vermelho (directo) Wayne Rooney (61 m).

Penalties: Simão abriu a contagem (0-1); Frank Lampard permitiu a defesa de Ricardo (0-1); Hugo Viana atirou ao poste (0-1); Owen Hargreaves não desperdiçou (1-1); Petit rematou ao lado (1-1); Steven Gerrard falhou (Ricardo defendeu) (1-1); Hélder Postiga marcou (1-2); Jamie Carragher falhou (outra vez Ricardo!) (1-2); Cristiano Ronaldo enganou Robinson para a vitória de Portugal (1-3).



E venha de lá então a França...

1 comentário:

Shoky disse...

Bem. Que jogo...
Grande Ricardo...

Venham de lá as meias...