quinta-feira, 12 de abril de 2007

Crise apática

Quando há cerca de meio ano atrás escrevi este post, nunca esperei que pudéssemos chegar a este ponto.

Perder a oportunidade de, frente a uma equipa do mais acessível que alguma vez poderíamos encontrar nesta fase, atingir uma meia-final europeia, por culpa própria, não tem perdão. A atitude da equipa foi lamentável, a "perder", durante 65 minutos de jogo.

Neste momento, a equipa está quebrada. Todos os sectores têm problemas e há jogadores nucleares fora de forma. O nosso treinador não entende minimamente o que é gerir e motivar um plantel. As soluções são tão simples que até um leigo com bom-senso tomaria melhores opções.

Isto foi muito bem frisado pelo Marquês no seu último post.

Não sei se a atitude apática que os jogadores têm é induzida pelo treinador, mas não posso deduzir outra coisa. O 'cara de constrangido' põe sempre os mesmos a jogar e depois queixa-se de que não tem banco. Ele não sabe é gerir os jogadores de forma a eles estarem todos bem psíquica e fisicamente ao longo de toda a época. As oportunidades que dá, são escassas, mal equacionadas ou em desespero, dando assim continuidade à tradição do Benfica de ser um cemitério de jogadores.

Os dirigentes também têm culpas no cartório. A troco de uns milhares, cederam jogadores de top como Ricardo Rocha e Kikín para contratar o desconhecido - que se revelou muito bom! - David Luiz e o arruaceiro do Derlei.

Em suma: os jogadores estão cansados; estão constantemente a ser colocados fora das suas posições de origem, onde rendem verdadeiramente; o treinador não dá uso às soluções que tem no plantel, que nos poderiam ser muito úteis; os jogadores não estão motivados, nunca, só correm atrás do prejuízo.

Os jornais noticiam e opinam. A opinião pública deixa-se levar. A massa adepta vai apoiando, mas não é estúpida. Há uma grande pressão sobre os jogadores, os resultados não surgem mesmo quando estão ao nosso alcance. Está tudo em cima do Benfica.

Penso que é a primeira vez ao longo de toda a minha vida que digo ou concordo com esta frase: o futebol do Benfica está em crise.

Que os jogadores tenham o brio, a raça e o apoio para esmagar o Braga na próxima segunda-feira. Haja ambição de ganhar algo, que são apenas 3 pontos para recuperar. Desistir de acreditar? Nunca. Preferia usar camisas do Sérgio Conceição.

5 comentários:

Marquês de Barrabás disse...

Tivemos uns meses de bom futebol mas parece que as ideias se esgotaram entretanto.

Podemos pensar no que vai ficar desta época. Troféus? Um modelo de jogo? Estatuto europeu? Uma equipa mais adulta? Receitas?

Poucos sins e demasiados "talvez".

E o que é mais estranho é que Fernando Santos é desde há muitos anos o treinador com maior capital de confiança junto de uma direcção do Benfica. E os jogadores sabem disso... Melhor plantel dos últimos 10 anos (cliché, mas é verdade)... o Apito Dourado que voltou à carga... o fpc assim-assim... as condições pareciam estar reunidas.

BP disse...

é isso acreditar!! sempre! Mas está dificil, não está Sir?

Sir disse...

Ontem por esta hora estava um bocadinho mais, bp.

Marquês de Barrabás disse...

O Fernando Santos tira um gajo do sério é nas declarações pós jogo.

Agora vem dizer que não tem opções para o Nélson?

Se não tem a culpa é dele! Teve uma época inteira para preparar o Miguelito ou o Correia para situações como esta, nicles. Desprezou o Alcides que já estava mais que rotinado à posição e na prática forçou a saída do jogador. E agora?

Até um cego via que a lesão/baixa de forma do Nélson ia acontecer mais tarde ou mais cedo.

Agora "não tem alternativas" para lateral direito. Ora bolas, pá.

Rebel Yell disse...

Concordo plenamente com a tua análise Sir,aliá,até foste dos que ainda depositou réstias de esperança,mas sinceramente,eu,com este senhor,vi logo que não podiamos fazer vinho sem uvas (diga-se talento).Sobre o Nélson,digam o que disserem,é absurdo considerá-lo com qualidades para ser senhor de um lugar no onze encarnado.Teve 4 meses de puro delírio na sua primeira época,que elevou as expectativas,mas rapidamente as dissipou mostrando daí até cá,porque é que é pela sua ala que o Benfica sofre mais golos e até já nos auto-golos tem a sua quota experiente (o Anderson quando veio também foi bom,agora é merda unânime,o nélson..persistem em acarinhá-lo..uns são filhos,outros são enteados).Nuno Gomes,aquele que sempre foi o meu jogador preferido no Benfica,conseguiu tornar-se insuportável para mim..é nítido até para a Acapo,que o Ribeiro se tem arrastado em agonia,pouco ou nada fazendo,é certo que nem sempre joga na sua real posição,mas não lhe vejo a entrega de outros tempos,aliás,não lhe vejo nada se não motivos para figurar no rol de figurinos do banco.Miguelito,belo jogador,queimado aparentemente.Derlei,enfim,foi o Laurent Robert de 2007..parece que agora ganhamos hábito em ir buscar gajos de renome,em fim de carreira e que vêm cá acrescer...o nome na folha de pagamentos (e nada mais).A nossa infelicidade é que o LFV é sério,pelo menos tem sido em certos pontos e honrará a palavra de cumprir contrato com o FS.AS boas exibições foram poeira nos vossos olhos,vossos e de outros milhares,infelizmente,parecia que tava a ver um DVD do sporting na época peseiro.Fernando Santos nada foi no porto,nada foi no panathinaikos,nada foi no sporting e no aek,ok salvou-os da miséria,diferente de treinar um clube com história mundial com mais de 100 anos não?O título,a meu ver tá entregue,não prevejo os porcos ficarem 2 jogos sem pontuar,talvez um empate em paços,mas n vejo mt mais (e até aí..como todos abrem as pernas,ao belo estilo setubalense na ultima jornada..duvido),por isso,tentámos e não fomos sucedidos,o 2º lugar também provavelmente o iremos perder,afinal o tal sportingzinho que o Sir analisava,a esta hora,parece-me mais equipa que nós,tamos feitos num 8,literalmente.Melhor equipa de há uns anos? Simão,miccoli,petit,rui costa,David Luiz,léo,katso,karagounis,Luisão
,quim...nem um onze completo vejo meus caros,deixem de se iludir.Até podemos ter melhor equipa que a que ganhou o titulo e que o ano passado (duvido) mas ok.Cada um pensa como quer,só tenho pena de chegar ao fim e ver que tinha razão em temer e não me deixar convencer por meia duzia de jogos bem conseguidos.Uma época é feita de mais de 30 jogos.E agora até em jogos só sabemos correr durante 30 minutos.

Cumprimentos.