quinta-feira, 3 de maio de 2007

A Liga dos Campeões: mais que um luxo

Salve a todos!

Nos meios benfiquistas, é corrente opor-se a relevância da participação da nossa equipa em provas da UEFA à da conquista de títulos internos. Existe aliás quem defenda uma estratégia que passa pela aposta declarada nas provas nacionais em detrimento das provas europeias, relegadas para uma 2ª fase deste "Renascer" benfiquista.

Acontece que a realidade do futebol moderno nos obriga a rejeitar esta estratégia e adoptar uma outra, que desafia o senso comum: a aposta na Liga dos Campeões como meio de reconquistar Portugal.

Afirmou há alguns meses Domingos Soares Oliveira (DSO), administrador-executivo da SAD, "A participação nesta prova [Liga dos Campeões] é algo de fundamental para o desenvolvimento futuro do futebol. É mesmo muito importante. Um Clube com a dimensão e objectivos do Benfica (do ponto de vista desportivo e de geração de receitas) tem obrigação de participar na Champions". Com efeito, há em Portugal um conjunto de factores que nos "obrigam" à Europa.

Em primeiro lugar, e reconhecendo o esforço de todos nós enquanto sócios, nomeadamente no pagamento de quotas, aquisição de produtos e bilheteira, a verdade é que o Benfica não é capaz de construir uma equipa claramente dominadora apenas com receitas "nacionais". Para isso contribuem os limites óbvios de um mercado relativamente pequeno como é o português, a magreza das receitas derivadas de direitos televisivos (o factor "Oliveirinha" do futebol luso) e a antipatia (para não dizer mais) de muitas instituições, nomeadamente no futebol, face ao Sport Lisboa e Benfica. Estes são três factores que não afectam de forma tão contundente a maioria dos grandes e médios clubes europeus. O Bayern de Munique e o Ajax, por exemplo, nunca terão de se preocupar com "Valentins" na Liga e "Laurentinos" ou "José Lellos" na estrutura de Governos. Já a Liga Inglesa gera receitas milionárias, o que modera a importância dos ganhos europeus para os seus Clubes.

Todavia, no Benfica, estes ganhos (que compreendem a fatia das receitas arrecadadas pela UEFA e devida ao Clube, bilhética e prémios) representam a segunda fonte de receitas logo a seguir às quotizações (isto ignorando, obviamente, a venda de jogadores, uma faca de dois gumes no que concerne aos "proveitos"). Não podemos também esquecer todas as repercussões positivas que uma boa participação em provas da UEFA tem para o nosso Clube. Lembremos que na época passada, apesar da prestação medíocre no campeonato, a equipa conseguiu atrair ao estádio um grandíssimo número de adeptos mercê das vitórias épicas na Liga dos Campeões. Lembremos também que a SuperLiga é um campeonato algo ignorado, e que uma equipa que se dá a mostrar na Champions tem maior capacidade para atrair a si jogadores de gabarito e também de realizar melhores vendas do que uma que se fique pelas fronteiras do país (afirma DSO: "A Champions é a grande 'montra' que existe a nível europeu, e é natural que os nossos jogadores se valorizem").

Penso, portanto, que as boas prestações do Benfica na Europa no passado recente são extremamente importantes e nada secundárias para que retomemos as rédeas do futebol português. A mais que provável conquista do Pote 2 na fase de grupos da Liga dos Campeões (que abordarei com mais tempo noutro post) deixa-nos numa posição invejável, posição essa que os nossos inimigos já conhecem e souberam aproveitar. Agora chegou a nossa vez.

Saudações Gloriosas!

2 comentários:

Sir disse...

Onde é que assino?

Excelente post, uma visão muito inteligente de abordar o futuro. Se as rivalidades falam mais alto, há que apostar na Europa para gerar receitas e assim fazer-lhes frente (contando já com as 'adversidades' aí referidas).

Convém é que o dinheiro seja gasto de forma inteligente. O ano passado foi fantástico para nós em termos de receitas e talvez fosse exigível que este ano o plantel fosse de melhor qualidade, apesar de já ser o melhor dos últimos anos.

PS: Disponibiliza, por favor, o link para o site das classificações que tem os 4 potes da LC.

Marquês de Barrabás disse...

O link é este:

http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/seedcl2007.html

(o Benfica está ao fundo da página, com o pote ainda por definir - mas vai ser o 2º, creio)

À medida que os campeonatos europeus forem acabando, a situação vai ficando definida.

Saudações Gloriosas!