sexta-feira, 13 de julho de 2007

Simplesmente genial..

.. a crónica da Leonor Pinhão esta semana, n'abola!

De um romancista inglês, que gosto muito, guardei sempre esta frase por a saber verdadeira: «Em todas as infâncias, há sempre um momento em que uma porta se abre e deixa entrar o futuro.»

Pelos meus dez anos, estando a lanchar com a minha avó e uma tia na varanda do snack-bar da Praia Grande, sobranceira à piscina de água salgada, veio o empregado de bandeja, e com maus modos, dispor sobre a mesa o serviço de chá, as torradas aparadas e o mais que fora encomendado, com a graciosidade de quem atira tijolos ao chão.

A louça ao bater no tampo metálico da mesa fez um barulho grosseiro e a força dos múltiplos impactos salpicou de chá a família. Como se não bastasse, meia torrada saltou do prato e ficou de esguelha, em posição inconveniente.

Cumprido o serviço, o homem da bandeja foi-se embora, muito direito, levando consigo a notinha providenciada pela minha avó que ainda lhe disse: «Pode ficar com o troco.»

– Que sujeito mais boçal… – comentou a minha tia.

– Coitado… – respondeu a minha avó.

– E ainda lhe deu gorjeta quando o que lhe devia ter dado era uma descompostura! — insistiu a minha tia, abespinhada com o comportamento do criado.

Ao que a minha avó, justificando-se, respondeu:

– Era só o que faltava! Não passo cartão a labregos.

– Há excepções — contrapôs a minha tia.

– Não há, não.

Eu vi e ouvi tudo, sem perceber, é certo, o alcance filosófico do diálogo que, mesmo assim, muito me impressionou pela novidade das expressões cujo sentido desconhecia. À noite, perguntei ao meu pai o que era um «labrego» e o que significava «não passar cartão a labregos».

Com as suas explicações, fiquei esclarecida. Mais do que esclarecida, convencida. Foi este o momento da minha infância em que o futuro me entrou pela porta.

Por vezes, no entanto, permito-me duvidar. Do ponto de vista dos labregos, o não lhes passar cartão, não poderá ser entendido como o usufruto de um poder intimidatório, exercido impunemente sobre pessoas de bem, na certeza fácil de que não terão resposta?

Não deveria a minha avó ter posto no lugar aquele criado com a bandeja, protagonista de um serviço lamentável, em vez de se dar ares de abstracção e limitar-se a ignorá-lo em nome de princípios romanescos tão deslocados da vida real?

Eu compreendo-a. Passar cartão a um labrego é reconhecer-lhe a existência. O erro é julgarmos que isso de algum modo os afecta. Porque, na verdade, um labrego não tem vergonha nenhuma.

Não se pode viver com medo de ouvir o nosso nome pronunciado em público por estranhos. Ou viver temendo que o nosso nome venha a ser pronunciado em público por estranhos. Interiorizado esse pudor de classe, mais não faremos do que ceder objectivamente à intimidação que o marcar da distância nos obriga.

António Tavares Teles é o autor de uma rubrica no jornal O Jogo, denominada O Pato. Depois de ter ameaçado com um «prepare-se» um jornalista íntegro e, por isso mesmo, mais do que preparado, veio no último sábado, afirmar que possui «cópia, é claro» da factura n.º 2.1.54219 da Agência Abreu, passada a 18 de Março de 1988, ao SL Benfica, referente a «oito viagens ao Luxemburgo e Bruxelas» de oito jornalistas, no valor nominal de 87.300 escudos.

Espectacular, pá!

A mesma factura já fora agitada aos quatro ventos quando a SIC, há mais de dez anos, revelou o episódio das viagens de árbitros para destinos exóticos a custas de um clube de futebol, tendo motivado um comunicado esclarecedor do Sindicato dos Jornalistas que, pelos vistos, desta vez anda a dormir. A mesma factura voltou a ser agitada pelo presidente do FC Porto, no mês passado, quando depois de três acusações por parte do Ministério Público sentiu vontade de pronunciar o meu nome, embora eu não seja do Ministério Público.

Bem pode, António Tavares Teles, também ele, emoldurar a factura e bem podemos nós, os oito jornalistas, regozijarmo-nos pelo facto de os melhores «serviços de informação do país» não terem nas nossas «fichas» nada, rigorosamente nada, que nos possam comprometer, envergonhar ou provar como criadagem ao serviço de quem quer que seja.

Em Outubro de 2003, no decorrer de um Boavista-FC Porto, Deco perdeu a cabeça e atirou com uma bota ao árbitro Paulo Paraty. Foi expulso e castigado com 3 jogos de suspensão. As pressões exercidas para aligeirar a punição do jogador constam de uma certidão do Ministério Público, no âmbito do processo Apito Dourado. As escutas referentes a este episódio foram publicadas no Correio da Manhã, a 16 de Abril. E, em resumo, é disto que se trata:

O presidente do FC Porto e o presidente da Liga de Clubes conversam ao telefone sobre a melhor maneira de despenalizar Deco. Valentim Loureiro diz a Pinto da Costa: «Mas, ó Jorge, você veja aí com os seus serviços como as coisas poderiam conduzir-se para minorar os efeitos.» E «Jorge» responde-lhe que os seus «serviços» já estão «a estudar» o assunto. Eis o estudo: o presidente dos árbitros garante ao presidente do FC Porto que o árbitro Paulo Paraty «não vai utilizar a palavra agressão» no relatório do jogo e o presidente do FC Porto convence Deco a não comentar a notícia que vai sair no dia seguinte no Pato dando conta de que o jogador se recusa a jogar pela Selecção Nacional no Europeu. Assim:

– Amanhã vai sair aquela coisa no Pato.

– Hum – responde Deco.

– É uma coisa do género «pode estourar uma bomba… ofendido com o que foi dito e o castigo»…

– Hum — volta a responder Deco.

– … e tal… pode estourar uma bomba que é possível que Deco, desgostoso com a perseguição que lhe está a ser feita, se calhar vai pedir dispensa de jogar na Selecção, ou coisa assim, estás a perceber?

– Hum, hum — é a resposta de Deco (e só por estes quatro «hums» merece uma salva de palmas).

– Que é como forma de pressão para…

– Hum, hum – mais dois «hums» de Deco, provando como é esperto dentro e fora das quatro linhas.

– Portanto, se amanhã alguém te telefonar a perguntar se isso é verdade tu dizes: «Sobre isso não falo nem uma palavra»…

A transcrição das escutas reporta-se, depois, ao dia seguinte. O presidente do FC Porto ouve Antero Henriques deleitar-se com a notícia do Pato, que já grasnara de véspera:

– Esta do Pato, do Deco, vou-lhe dizer uma coisa, pá, eu sabia que o presidente era um génio, mas esta, f…-se!

– Como é que vem? – pergunta o presidente.

– Um espectáculo, pá.

– Como é que está?

– Acho que é uma chantagem fantástica! – acha Antero Henriques.

Eu acho que é mais «um espectáculo, pá» do que «uma chantagem fantástica». E de genial, «hum», só o descaramento.

Outro «espectáculo, pá» é a notinha que o mesmo Tavares Teles escreveu no último domingo, no Diário de Notícias sobre o livro de Carolina Salgado. Passo a transcrever: «Mãozinha de quem? De Leonor Pinhão, como insinua Fernanda Freitas? Quem sabe? Autora moral já se sabia que de algum modo Leonor Pinhão era. Mas material também? Vamos ver o julgamento.»

Vamos lá, então, ao julgamento:

Ao longo de cinquenta anos a minha vida no crime resume-se a uma multa por excesso de velocidade.

Nunca fui autora moral, nem material, nem cúmplice, nem pau-mandado de «chantagens fantásticas».

Tenho, do meu lado, «moral» e «material» que o provam com ampla e eficaz suficiência.

E espero que a minha avó me desculpe ter aberto esta excepção.

Que grande mulher!

35 comentários:

Marquês de Barrabás disse...

Ainda há pessoas a sério em Portugal. Neste caso uma grande Mulher.

Agora aquela vergonha no Canadá... será que não se sabe perder, é preciso armar zaragata?! A rodinha ao árbitro à la fpc, é que vão para o c$%/lho pá, aquilo é comportamento do 3º mundo ou de inglês bêbado, não é comportamento de quem enverga a camisola das Quinas.

Já não bastava o maluco do JVP no outro Mundial, agora é que ficamos com a fama de arruaceiros.

Sra. Pinhão, empreste por favor, e com urgência, alguma da sua DIGNIDADE àqueles pintelhos que nos foram representar para as Américas. O país agradece.

E desculpem lá o desabafo ensonado.

Pedro disse...

"E espero que a minha avó me desculpe ter aberto esta excepção."

Brilhante!!!

visconde gay disse...

Filha de peixe sabe nadar! ;)

GR1904 disse...

De facto, a crónica vale pela forma como a Leonor Pinhão termina o texto com aquela última frase. Um gajo está a ler o texto, não fazendo a minima ideia de como vai terminar e ela acaba daquela forma brutal com destinatário bem claro e evidente. Cinco estrelas.

Rebel Yell disse...

Como se o benfica precisasse de pagar a uma adepta confessa do benfica (e bem ferrenha) para falar bem do clube..isso já ela faz e gratuitamente,sem esconder a sua preferência clubística atrás de imparcialidades hipócritas.

Sobre os sub-20..são couceirices sem fim ! 1 remate em 90 minutos e 2 expulsões em 1 minuto,é obra !
A seguirem-se assim,ficam aptos a protagonizar uns quantos "casos paula" no futuro.

Marquês de Barrabás disse...

Admira-te...

Rebel Yell disse...

«Não vejo razão para me demitir», diz Couceiro

Apesar dos resultados menos conseguidos, nas categorias de Sub-20, com o afastamento do Mundial e o «fracasso» dos Sub-21 no Europeu, o técnico nacional José Couceiro, não vê razão para abandonar o cargo.

Um grande LOL para o senhor José.

antitripa disse...

Esta mulher é fuego!Tenho pena de não saber tocar nada na música, senão garanto-vos que transformaria cada crónica dela numa música!

Anónimo disse...

pois eu só queria agradecer ao eterno benfica a campanha anti-maxi lópez que levou a que o Sporting abdicasse do jogador (que era, de facto, um belo barrete)

foi graças a vcs e a outros como vcs - acreditem, vcs são importantes!

fico, claro, à espera do habitual post contraditório em que os sirs, os galaads e outros que tais vêm dizer que, afinal, o maxi é "muita" bom e que o sporting, como sempre, deixou fugir uma pérola

mas, nessa altura, já o burgesso está de volta à argentina, seguindo as pisadas dos inigualávgeis pringle, karadas, kikin, e outros épicos matadores que passaram pela luz

continuem o bom trabalho! obrigado!!

Sir disse...

O Benfica contratou um guarda-redes que têm uma média de golos de fazer corar o Maxi.

Rebel Yell disse...

"mas, nessa altura, já o burgesso está de volta à argentina, seguindo as pisadas dos inigualávgeis pringle, karadas, kikin, e outros épicos matadores que passaram pela luz"

o pringle,karadas e kikin foram para a Argentina?Essa para mim é novidade.
O trocadilho do "Bergessio-Burgesso",denota um humor requintado e extrema inteligência,fez-me recordar os célebres episódios do camacho costa nos malucos do riso..tentando entrar nesses mares da comédia subtil da lagartagem,arriscaria dizer então que o sportiques contratou um PL de nome Peidovic,é isso?Sobre o Maxi...Eu até achava que ele deveria ter vindo para o sporting e o axava bom...atenção,como PL,num clube com projecção,evidentemente que nem para suplente serviria,agora..Para jogar no clube que albergou o Nalitzis,Kirovsky,Kutuzov,Gimenez,
Quattara,Manoel,Elpidio Silva,
Leandro,Robert Spehar...(é que falas no pringle,karadas e kikin,e esqueceste das jóias da tua coroa,que conseguiram superar a lástima produzida por qualquer um dos nossos menos bem conseguidos).
Boa sorte para o campeonato,que revalidem o titulo mundial...de duplo mini trampolim (sim existe,vê a página de trofeus do teu patético clube(?)).

Rebel Yell disse...

Esqueci-me de referir,para os lagartos que falam do srtenovic ou lá como se chama,devo lembrar,que ele tá À experiência,não sendo como tal,ainda,jogador dos quadros do benfica (o mais provável é nem vir a ser),mas mesmo que viesse a ser,não cuspam,lembrem-se deste,contratado por vocês no verão de 2006 http://photos1.blogger.com/blogger/3224/2724/1600/Moises.jpg

Moisés,lembram-se?Pois,ninguém se lembra,tal foram as suas exibições e qualidade fulminante..Jogava no mesmo clube que o David Luiz (bons olheiros os vossos,sem duvida) e passou por lokomotiv,saturn,etc..ou seja,o que o sporting gosta : Curriculo russo em clubes sem projecção europeia.
Telhados de vidro meus amigos.....

Anónimo disse...

o algodão não engana: quando a burrice chega ao ponto de não se perceber uma ironia estamos, por certo, perante um lampião!

quanto aos telhados de vidro, só quis dar três exemplos, mas podemos falar do Luís Gustavo, do Paulão, do Clóvis, do Saunders, do Mawete Junior, do Sokota, do Marcel e outros que tais; já o Elpídio Silva chegou bem para vocês no 1º derby da história da nova Luz...

e por aqui me fico porque o objectivo era, apenas, o de salientar o ridículo da gozação com um putativo reforço que não veio a sê-lo; um desperdício de tempo, não foi? temos pena...

Rebel Yell disse...

Sim,também poderia ter mencionado o Hanuch,Robaina (o tal que era o futuro guardiola),nikolaidis,Bueno,Pinilla,
Vinicius,Leão,Renato..and so on..
Sobre a gozação relativa ao Maxi,não te pareceu "deja vú" ? Afinal,ha coisa de 2 anitos sensivelmente,diziam os lagartoles "um super maxi para juntar ao perna de pau do mantorras",ora cá está,a retribuição.
Sobre o não se ter concretizado como reforço,bom,se o facto do Barrientos e outros mil nomes não terem chegado ao Benfica,não vos impediu de tecer comentários,acho que não poderás imputar a não vinda do Maxi,aos comentários proferidos aqui.
De facto,o algodão não engana,mais uma vez,voltas a lançar pedras sobre o teu próprio telhado,apesar de teres sido devidamente alertado..Não é burrice da tua parte,é algo inato nos lagartos,uma mescla de masoquismo com um "non sense" total.

Rebel Yell disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marquês de Barrabás disse...

O ridículo da gozação com o putativo reforço, mas não o ridículo da excitação que motivou o gozo?

Este anónimo faz-me lembrar um palhaço no meio da arena. A plateia ri-se da figura triste dele, e ele ri-se... da figura da plateia.

E faz-nos rir, claro.

... disse...

vou abrir uma excepção, como a leonor.

ATT... chupa-me os tubaros. outro lacaio do al capinto.

Rebel Yell disse...

"Após o primeiro Sportinguíssimo onde se celebrou o 20º. Aniversário dos 7-1 e do segundo em que se homenageou os Capitães do Centenário do Sporting Clube de Portugal, o terceiro Sportinguíssimo irá agora realizar-se fora de portas. Mais concretamente na Alemanha em Walldorf / Frankfurt na sede da SAP, a maior empresa de software empresarial do Mundo."

Incrivel,um clube que festeja aniversários do resultado de um jogo (histórico é certo,mas coincide com um ano em que o titulo foi entregue nas mãs contrárias...para variar).
Eu se fosse festejar cada goleada histórica dada a esses badamecos,tava em festa quase diariamente,ora vejamos,para avivar a memória dos cobardolas anónimos :

- Benfica-7 Sporting-2 1946
- Benfica-5 Sporting-0 1978
- Benfica-5 Sporting-0 1986
- Sporting-3 Benfica-6 1994
- Sporting-1 Benfica-4 1998

Chega?Há mais,mas não queria fazer um comment do tamanho do post do Sir.
Celebrem estas também..

Galaad disse...

YNWA:

Clap clap clap!!!

Brutal!!!

Anónimo disse...

Caros prémios Nobel da imbecilidade:

Tal como disse acima, "por aqui me fico" quanto ao futebol. Não vale a pensa salientar que só estava a falar de pontas-de-lança uma vez que o pouco que se percebe de futebol por aqui obrigar-me-ia a explicar o que faz o mesmo, algo de que os benfiquistas devem andar esquecidos (anyway, e porque sou um gajo porreiro: era o que fazia o Rui Águas, lembram-se?).

Mas quanto à atitude, não resisto a uma última laracha: os anónimos são, evidentemente, cobardolas (presumivelmente porque não se identificam) mas o "marquês de barrabás", o "you'll never walk alone", o "galaad", o "sigmund" e outros que tais, não são nada cobardolas, até porque se identificam com nome completo, estado civil, naturalidade, residência, etc.

Bravo! Se não se importarem muito, vou continuar a vir cá. Sem comentar, porque já vi que o vosso espírito é assim meio... hum... tacanho. Mas não me vão levar a mal se me rir das vossas figuras tristes.

Marquês de Barrabás disse...

E ele ri-se da plateia... e a plateia ri-se dele...

Rebel Yell disse...

Caro Artur (é assim que te baptizo ó anónimo),dá para ver que o teu QI é qualquer coisa entre 3,7 e 7,3.Vir aqui e comentar,não é o teu erro,o teu erro é como bem frisou o marquês de barrabás,vires aqui prestar figuras ridiculas,a plateia de facto tem se rido muito de ti,mas aqui a plateia,também já tá a ficar algo cansada de ver as insistências patéticas do Bobo da corte (Artur),em tentar dizer algo ou sair por cima com algo.
De facto a unica coisa perceptível do que grunhiste foi que falavas de PL's,tal como todos nós..apesar de que o vinicius e o robaina de facto com tal posição nada tinham a ver..o Saunders também não (avançado sim,PL não).
É pena que não te lembres do Van,um PL que curiosamente até marcou ao teu agremiado,ou do Brian Deane,que participou no "histórico" 1-4 em alvalade,mas tudo bem,podes de facto só ter memória do Rui Águas.
Procura os blogs referentes ao Sporting Clube Pequeno,lá certamente a plateia não se irá rir de ti e sim participar do teu numero de comédia.

"Considerando-se a graduação da inteligência pelo Q.I. do indivíduo, será idiota todo aquele que possuir um grau de QI abaixo de 25." - Fui explicito o suficiente?

Anónimo disse...

irra, que este gajo é burro...

já agora, em que língua escreveste a passagem "a plateia de facto tem se rido muito de ti"?

... disse...

esta última já foi em desespero. lol

Rebel Yell disse...

Caro Artur,nova manifestação do seu baixo QI? Era escusado,eu já estava convencido sobre a sua fraca capacidade mental,de qualquer das formas,agradeço pela confirmação.Uma tentativa patética de pegar em algo sem "pegas"....e mais uma vez,no alto da tribuna,a plateia volta a soltar gargalhadas.

Rebel Yell disse...

A sério Artur,não comentes mais,estás a definhar por completo,a tentar pegar onde não há nada..seria como eu ter pegado nisto : "(...)à espera do habitual post contraditório em que os sirs, os galaads e outros que tais vêm dizer que,(...)" ou "(...)Não vale a pensa salientar que só estava a falar de pontas-de-lança(...)" - Reconheces estas passagens?Francamente Artur,esperava mais,mesmo de uma mente medíocre como a tua..essa tentativa patética de pegar numa frase minha,foi tão triste...ide lá para o tal fórum/blog do Sporting Clube Pequeno.Bem Haja,caro cretino.

Anónimo disse...

o Shoky e o Sir são as pessoas mais anormais que já conheci.

Ide-vos curar!!!!

Anónimo disse...

Parabéns pelo video bakero, arrepia ver a Mística benfiquistas quando ela existia na sua plenitude...hoje em dia já não existe, se repararem numa parte do video já perto do fim vimos as inenarrávéis bandeiras NN que destruíram e alteraram as MÍSTICA BENFIQUISTA, hoje em dia não se vé bandeiras do BENFICA COM ANTIGAMENTE mas sim...NN GAIA, NN ENTRONCAMENTO, NN ALGARVE, NN ALVERCA ETC...

Recomendo um video neste blog que é o do Benfica 2 -Sporting final da taça de portugal em 87, altura em que não existiam bandeiras neonazis no nosso clube e VEJAM COMO É IMPRESSIONANTE A MÍSTICA BENFIQUISTA NAQUELA ALTURA, vejam a íncrivel moldura humana com bandeiras e símbolos do GLORIOSO, de salientar que foi a nossa última DOBRADINHA, desde que existem BANDEIRAS NN OU SS DE LADO nunca mais fizemos uma simples DOBRADINHA quando já temos 10 senão estou em erro.

Este ano se a direcção do Benfica não tomar medidas e se os benfiquistas não encheram a Luz com bandeiras do Benfica abafando as malditas e malfadadas bandeiras NN OU SS DE LADO apesar de parecer termos uma boa equipa, VOLTARÁ O AZAR DE SEMPRE!

Nos momentos importantes Bergessio,Cardoso,Zoro,Simão vão estar lesionados e vão haver ``mais jogos estranhos´´ em que NÃO SE SABE BEM PORQUÉ A BOLA NÃO QUIS ENTAR como contra o Boavista e Espanhol este ano.

Digam-me uma coisa, que entidade merece TER SORTE quando está associada a símbolos que causaram a morte de milhões de pessoas?

Cá estaremos pra ver o que se vai passar em mais uma época do NN BENFICA...

Se fosse só o SL BENFICA apostava já de caras que seríamos campeões, mas como não é...

Saudaçoes benfiquistas

P.S nada me move pessoalmente contra os adeptos benfiquistas dos NN BOYS, apenas e só me move o horror que sinto cada vez que vou á Luz ver uma bandeira enorme por exemplo com o símbolo do Benfica e....NN...que está ligado ao HOLOCAUSTO que muitos daqueles rapazes nem devem saber que existiu nem devem ter ouvido falar em Hitler.

O Benfica está amaldiçoado por isto, é a minha opinião que sou benfiquista até á medula.

Anónimo disse...

Que imbecilidade mais pura, autêntica, cristalina, não quero estragar mais.

YNWA, volto a dialogar contigo quando concluíres a 4ª classe, ok? Não quero mexer mais com uma estupidez tão bestialmente autêntica...

Rebel Yell disse...

Anónimo Artur (ou anónimo cretino,como preferires),os teus argumentos esgotaram-se...tentaste pegar em futebol,em erros de gramática (curiosamente duas falhas tuas,uma vez que de futebol aparentemente entendes pouco,de erros,deves entender muito,tendo em conta aqueles que dás).E assim se desfaz o lagarto em merda...Começam como os tipicos riquinhos educados,acabam como realmente são : pacóvios energumenos.Foi um prazer levar-te a expor toda a tua idiotice.Bem haja.

Anónimo disse...

pobre YNWA, não entende a diferença entre um lapso de escrita e a ignorância em termos gramaticais...

é uma pena que ainda permitam o acesso à internet e à blogosfera por atrasados mentais que não completaram a 4ª classe...

mas não é difícil YNWA, se estudares melhor a gramática, acho que passas para o 5º ano

se precisares de ajuda, de vez em quando venho aqui

força!

Rebel Yell disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rebel Yell disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rebel Yell disse...

És meramente burro ou de compreensão lenta ? Eis o busílis da questão.Ainda não ficámos devidamente esclarecidos quanto a esse ponto.Mas que és teimoso és...continua aqui a expôr as tuas alarvidades,é um gozo poder constatar (é um costume já) que um individuo de tamanha inaptidão mental é tende sempre a ser associado/apoiante do Sporting Clube Pequeno.

Sobre isso da 4ª classe,um comentário desses só poderia provir de uma mente medíocre como a de um lagarto...já dizia o ditado "aos malucos diz-se sempre que sim" daí que digo-te : Sim.

Anónimo disse...

ao olhar para a foto da NONO no pasquim "BIBLIA",lembro-me logo do Intendente,Bairro Alto,Cais do Sodré depois das 24H.,espero vela um dia.