quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A sorte procura-se!

O Presidente Luís Filipe Vieira deu hoje o exemplo do empate do Chelsea frente ao Rosenborg para justificar a derrota do Benfica, ontem, em San Siro. O problema: comparou-nos ao clube londrino e não ao Rosenborg. Os nórdicos bateram-se condignamente, não se acomodaram perante o adversário e surpreenderam, arrancando o empate. Vieira esqueceu-se de referir que essa não foi a atitude do Benfica. Os encarnados foram a Milão prestar vassalagem à equipa da casa, defender e jogar para perder por poucos, e com esta mentalidade continua a ser demagogia falar-se em ganhar um título europeu que não o Troféu do Guadiana.

O primeiro culpado desta falta de atitude foi José António Camacho, que provavelmente se esqueceu do seu lema - hay que salir a ganar! - em casa. Mudou o esquema táctico para um mais defensivo e, previsivelmente, deu-se mal com isso. Respeitar o adversário deve ser sempre uma conduta a seguir. Temê-lo, receando o choque, quase pedindo desculpa a cada roubo de bola, não fossem os irascíveis milaneses fustigar-nos com uma goleada. Depois, as camisolas. Não me incomoda o facto de serem cor-de-rosa, mas sim a falta de energia que as suas cores transmitem. Já com a camisola beige acontecia o mesmo, e ontem os italianos pareciam ocupar o triplo do espaço no relvado. Parece estranho mas a verdade é que, com aqueles equipamentos, a vitória é uma raridade - no caso da camisola rosa, é mesmo uma nulidade.

A inexperiência europeia da maioria dos jogadores e as muitas ausências poderão ter tido uma grande influência nesta quebra de confiança anormal numa equipa que vem em crescendo de forma. Uma defesa com Luís Filipe, Edcarlos, Miguel Víctor e um Léo desinspirado é presa fácil para o fabuloso plantel do Milan. O Benfica apresentou-se com estreantes nas competições europeias (a saber: Luís Filipe, M. Vítor, Edcarlos, Maxi Pereira, Di Magia, Rodríguez e Cardozo), o que é uma migalha quando comparado com a experiência de jogo em conjunto dos italianos.

Petit também fez muita falta, não há ninguém como ele naquele meio-campo. Luisão, Zoro e David Luiz fazem parecer impossível tanto azar. O resultado acabou por ser escasso para o Milan, que criou muitas oportunidades, tendo valido Quim, o mvp da partida, apesar de não estar ilibado de culpas no golo de Pirlo. Nota também para Nuno Gomes, que voltou a facturar, depois de já o ter feito na recepção à Naval. Segue-se um importante jogo contra o Braga, em que vencer é obrigatório para manter os níveis morais. Eu tenho uma grande fé nesta equipa, e no treinador, mas domingo jogamos de cor-de-rosa outra vez...

22 comentários:

Marquês de Barrabás disse...

Vou fazer uma crítica, que espero seja construtiva, ao nosso mister:

Apostar em jovens é bom, mas convém fazê-lo com peso e medida.

Contra o Guimarães, practicamente ficámos condenados ao empate com a dupla entrada de jovens na 2ª parte. A equipa perdeu a direcção, a energia, tudo. Porquê?

E em relação ao Miguel Vítor... se é bom contra o Milan porque raio não é bom contra a Naval?

Não se percebe. Luis Filipe. Eu não gosto de dizer mal dos nossos jogadores mas... o que é aquilo? É um jogador? Nélson volta, estás perdoado. Ou o Zoro, que já mostrou ter pelo menos um bom passe, e acredito que seja uma mais valia.

Mas é óbvio que com aquela defesa jamais pontuaríamos contra o campeão europeu.

Em relação ao golo do Nuno Gomes: não foi só consolação. Graças a ele não estamos em último do grupo. estas coisas parecndo que não... contam. E já vão dois em dois jogos. E ele contra o Braga costuma facturar. Oxalá, oxalá... Só a vitória interessa.

Shoky disse...

Não me parece que tenhamos jogado sem ambição...

Agora, a juventude e inexperiência, aliada a alguma falta de talento na defesa (Edcarlos e L.Filipe) não perdoa...

Agora, é olhar em frente...Para o Braga...

Rebel Yell disse...

Não sou supersticioso,não creio que o jogarmos com camisola rosa nos traga qualquer tipo de malificios.Basta a equipa pôr em prática todo o seu futebol,que a vitória surgirá com naturalidade.

Sir disse...

Não é uma questão de superstição...

Tiagojcs disse...

Os centrais estiveram mal disso nao haduvida . Estou certo de que se o benfica tivesse entrado em campo com Luisao e Petit o resultado poderia ter sido outro . E o Cardozo nao pode falhar golos daqueles . Vergonhoso !

http://catedraldapalavra.blogspot.com/

Marquês de Barrabás disse...

Enfim, deram o que podiam e a mais não são obrigados; contra uma das equipas mais "mortais" do mundo, ainda por cima.

Por acaso até achei que o Edcarlos esteve bem pelo ar. Mas de resto, é um facto que fizeram fraca figura.

Eu disse...

Nao estiveram mal mas podiam fazer melhor... Acho eu!!!!!

se poder de um saltinho ao meu blog e deixe uma ideia

Pinguino Isterico disse...

Já agora uma coisa que ninguém disse ainda: o Milan na jornada anterior da serie A jogou com a seguinte equipa:

Dida
Cafu
Nesta
Kaladze
Favalli
Gattuso
Emerson
Brocchi
Seedorf
Gourcuff
Gilardino

Agora comparem com aquela que jogou contra nós.
Por estas e por outras é que em Italia (onde vivo) o Milan é visto como uma squadra que atribui pouca importancia às competições internas, concentrando todas as baterias na Champions...

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Concordo em absoluto com o marquês excepto numa situação que é a do Nuno Gomes

Marcou agora 2 golos e espero que agora não descanse durante 6 meses...

Nuno Gomes já deu o que tinha a dar na Luz, ganha á volta ou mais de 150 mil euros por mês, ora isto dá pra ter um avançado africano e outro nórdico que sempre deram bons resultados no nosso clube.

Convém lembrar que foi com um tosco chamado KARADAS que fomos campeões e com MANTORRAS, Karadas era tosco MAS DESGASTAVA AS DEFESAS....para outros marcarem.

Cardoso precisa de um avançado forte ao lado, que chame a si os defesas e o liberte para chutar e passar, Cardoso é um jogador inteligente e com valor, agora se fica lá sozinho no meio das torres não vamos lá

Estou a gostar dos Uruguaios, vão-nos dar uma grande ajuda no campeonato, tém raça.

Ganhar domingo em Braga é fundamental.

Saudações Gloriosas

Anónimo disse...

Com a camisola rosa ganhamos menos, tal como como acontecia com a beije ou com a cinza, e é perfeitamente normal que assim aconteça pois só a usamos fora de casa. Para o campeonato só uma vez jogámos com ela, empatamos, sou tentado a dizer que aí a culpa é gajo pra não ter sido do equipamento mas do senhor do banco, não sei... Para a liga dos campeões usamo-lo fora de casa e como quase sempre acontece nessa competição com rosa ou sem rosa, jogando fora alombamos. Quanto a isso também estou tentado a dizer que a culpa vai um "bocadinho" para além deste ou de qualquer outro equipamento...

Anónimo disse...

O Benfica apresentou-se com estreantes nas competições europeias (a saber: Luís Filipe, M. Vítor, Edcarlos, Maxi Pereira, Di Magia, Rodríguez e Cardozo), o que é uma migalha quando comparado com a experiência de jogo em conjunto dos italianos.
Estreantes só se for na liga dos campeões, em jogos da fase de grupos!

Sir disse...

Sim, fanecas, era isso que eu queria dizer. My mistake.

Anónimo disse...

E foi isso k disseste... o gajo é k lê mal!!!

BENFICA FC disse...

Ainda bem que temos o Rui Costa.
Acho que o Milão, quando chegou ao 2-0, desacelerou por respeito ao Rui Costa. Se precisasse de marcar mais tinham-no feito.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

Marquês de Barrabás disse...

Notei o mesmo, benfica fc.

Anónimo disse...

Mais um empate com o cansado Braga e agora ninguém exigiu que o Benfica deixasse o Braga descansar mais um dia. É sempre a bombar este Benfica, até assusta...os benfiquistas.

Sacha Joffre disse...

A respeito das camisolas, recordo-me de há cerca de 1 ano ter saído um estudo científico de que foi dado noticia no DN e/ou no publico, que demonstrava que a cor da camisolas é importante nos desportos colectivos.
É que ela influencia o subconsciente do adversário. E coincidencia das coincidencias o vermelho é aquela cor que mais atemoriza. na altura achei piada ao ler isto e mais ainda quando li que a cor que mais tranquiliza os adversários é o .....verde. Será que eles testaram o cor de rosa??

Seja como for , cor de rosa não me parece boa escolha. Preferi mesmo ver o benfica de preto ou com aquele amarelo alaranjado do que de rosa . Sugiro que guardemos este equipamento alternativo e só voltemos a usar se conseguirmos ser campeões antes da última jornada. A partir daí usariamos a rosa,como provocação.

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

sacha

também li essa notícia e achei curioso, aliás já tinha uma vaga ideia sobre isso por discutir com os amigos, costumo brincar com alguns lagartos e dizer que equipa de verde a sério só há uma, o nosso adversário nesta Champions League o CELTIC pois foi a ÚNICA equipa de verde que foi Campeã Europeia em que o verde envolvente do estádio nacional deve ter ajudado loll

O Vermelho domina no desporto, em especial no futebol, o grande e já saudoso Michael Schumacher mudou o seu capacete de várias cores para vermelho pouco tempo depois de entrar na Gloriosa encarnada Ferrari por achar que tal lhe dava mais impacto e força perante os adversários e conbinava melhor com o carro.

De resto basta ver quantas equipas de vermelho/encarnado foram campeãs da europa.

Até gosto deste rosa mas acho que conbina mal com o cinzento.

Um equipamento alternativo que adorei no Benfica foi senão estou em erro no último ano de Camacho, eram calções vermelhos, camisola branca e meias pretas, era muito bonito e ficava bem no nosso Glorioso.

O Benfica, no seu símbolo, tém as letras SLB amarelas com o fundo azul, ora vejo nisso um equpamento igual ao do BRASIL, camisola amarela, calções azuis, acho que ficava bem, está no nosso símbolo e o BRASIL É PENTACAMPEÃO DO MUNDO! portanto é um equipamento vencedor.

Mas também com um treinador ILUMINADO E ABENÇOADO quem em 2 jogos de média/grande dificuldade joga para segurar o empate não há equipamento que nos valha a nós os benfiquistas...

O que se diria do grande Trapattoni e do Santos se tivessem feito o que Camacho fez nos jogos com o Guimrarães e Braga neste último més....

Saudações Gloriosas

Anónimo disse...

É estranho não se ver ainda nenhum post relativo ao Braga x Benfica na generalidade dos blogs benfiquistas, será que não gostaram do resultado? Como Portista devo confessar que adorei ver o Benfica jogar, o que vi do jogo, já que não vi os últimos 20 minutos por outro valor mais alto se levantar. Só espero que continuem a jogar "bem" como têm jogado, para podermos começar a festejar o tri já a partir do natal. Força Camacho! Força Benfica! Continuem no bom caminho!

Tiago Pinto disse...

com muita pena minha tenho que reconhecer que este teu post está perfeitamente adequado ao jogo...de braga!

exacto: a sorte procura-se! nós o que temos feito é conservador derrotas por poucos e empates...

http://footballdependent.blogspot.com/

Sir disse...

Aqui ninguém se coíbe de postar quando o resultado é mau. Criticar é saudável por estas bandas, ao contrário de muitas outras. Aliás, este próprio post foi escrito após um mau resultado.

Simplesmente ainda não tinha havido disponibilidade para isso, pelo menos da minha parte. Mas já te fiz a vontade.

pteixeira disse...

Confesso: sou burro, lento de ideias, pouco perspicaz nas minhas acções.

Passados tantos anos, continuo sem perceber que frustrações movem aqueles que sempre ganham, aqueles que são melhores, aqueles que, por natureza, fazem escolhas mais acertadas em relação aos demais. O que raio traz um adepto do Sporting ou do Porto a um blog do Benfica? Excesso de tempo ou falta de espaço próprio para falar dos seus clubes? Necessidade intrínseca de confronto? Simples aspiração a troca de ideias?

Eu tenho amigos Sportinguistas e Portistas com os quais consigo ter discussões construtivas sobre os aspectos positivos e negativos de cada clube. Tento falar e ouvir na mesma medida. Porque raio esta “impessoalidade” da Internet cria pessoas mesquinhas e acintosas? Até parece que não existem valores morais e éticos por detrás de cada pessoa (e não um simples user). Desculpem-me todos aqueles que não alinham pelo mesmo diapasão, mas para os que me conhecem por estas lides, sabem que sempre tive um único nick “pteixeira” e chamo-me Paulo Teixeira, vivo nos Açores, trabalho numa empresa eléctrica açoriana. Isto tudo para quê? Para demonstrar que não é por existir uma porcaria de um computador que “eu” deixo de ser “eu”. As minhas ideias continuam a ser as mesmas e o respeito que tento ter pelos outros (pessoas benfiquistas, sportinguistas ou portistas…) é o mesmo que tenho pelas pessoas com as quais privo todos os dias. Simples, não?

Não digo que não existam benquistas que “são carneiros” na forma como defendem o clube, mas são nesses momentos que mais me afasto do futebol e da troca de ideias sobre ele.

Perdoem-me, mas confesso que recebo mensagens completamente infantis de um adepto do Sporting (31 anos tem o “moço”) quando o Benfica não vence. Nunca, mas nunca mesmo o contrário aconteceu e, como devem saber, ainda no Domingo tive oportunidade disso. Não me enquadro nos “anti” em aspecto nenhum da vida. Sou o que sou, gosto do que gosto e prefiro vencer a perder. Mas existe uma coisa denominada “maturidade” que nos devia acompanhar pela vida fora. E muita falta dela existe…

Continuo sem perceber… pela minha perspectiva, obviamente!