quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Dispensas de luxo

Quem acha que o Benfica tem um plantel fraco, deve atentar na lista de dispensas deste Inverno. Para mim, é gravíssimo o que se passa no meu clube, este vaivém constante de valores e promessas a entrar e a sair só é benéfico para os COMISSIONÁRIOS que lucram com isto!

E isto, meus caros, revolta-me!

Senão, vejamos:

Bergessio: chegou, rotulado de craque. Novo Miccoli, não tão técnico, mas um lutador nato. Um daqueles jogadores que, sem dar nas vistas, iria cair nas boas graças dos benfiquistas. Isto gerou, como seria de esperar, expectativas em torno das suas exibições. Numa pré-época com quatro jogos, mal teve tempo de se exibir, até ser atingido por uma lesão que escondeu, para não perder o comboio da titularidade. Fez dois ou três jogos, como suplente, e falhou um penalty contra o Boavista. Três meses volvidos, e sem o seu processo de adaptação estar concluído, é escorraçado do Benfica porque Camacho quer reduzir o plantel. Pergunto eu: o que raio é que o coxo do Mantorras anda lá a fazer? Parece ser o único jogador que, sem render a ponta de um corno, permanece no lote dos indispensáveis. Será que o Sr. Vieira tem algum lá metido, ou será que ninguém o quer?

Andres Diaz:
este já tinha, à chegada, o destino traçado. Cedo foi visto como um acessório de Di María e todos sabemos como as primeiras impressões são difíceis de contrariar. Os míseros 42 minutos que jogou não chegaram, obviamente, para convencer José António Camacho (que, diga-se, também não o pediu). Ele que chegou a ser, em tempos, um das maiores promessas do futebol argentino. Pergunto eu: porque raio é que o contratámos? Não sei, sequer, em que posição é que ele gosta mais de jogar. Será que alguém lucrou algo, com a sua transferência? Será que, para contratarmos um, temos que fazer favores a alguns empresários?

Zoro:
mais um que, aparentemente, recebeu guia de marcha. Mais um que nem sequer provou o sabor da titularidade. Ele que se lesionou na pré-época, num jogo em que ia dando nas vistas. Pareceu, sempre que chamado, ser um central muito sólido, e uma boa opção para aquilo a que se chama rotatividade. Mas há que reduzir o plantel, não é, Sr. Camacho? Pergunto eu: porque é que de 5, passámos para 3 centrais? A sua dispensa deve-se ao seu avultado salário? Ou será que o Benfica serviu apenas como um mero albergue para lucro de alguns, como já vem sendo hábito?

Miguelito:
está em vias de assinar pelo Braga um dos mais promissores laterais portugueses. Não se admirem se, até ao final do ano, ou depois da renovação, o virem, em grande, na Selecção e no clube bracarense. E, quem sabe, daqui a uns tempos, poderá estar a dar cartas noutro grande. Pergunto eu: com a situação precária do Léo, será sensato deixar fugir este jogador que é um valor seguro? Sabendo que o Léo sai no final da época (é o mais provável) e tendo em conta que qualquer jogador contratado neste defeso necessitará do normal período de adaptação, não será esta dispensa absurda e pouco reflectida?

Para além destes, registo, com agrado, os empréstimos de Yu Dabao, Romeu Ribeiro e Miguel Vítor ao Desportivo das Aves. Pelo menos lá terão oportunidades! Há igualmente espaço para a nova fornada dos Juniores despontar no plantel sénior. Jogadores como o promissor lateral-esquerdo Rúben Lima, como o talentoso André Carvalhas ou o David Simão, terão oportunidades? Ou será dada continuação à estratégia de dar primazia às contratações sucessivas, dinheiro gasto, e mal gasto, umas atrás das outras?

Antes de aplaudirem as dispensas, pensem no erro que foram essas contratações! Pensem em quem lucra com tudo isto, sem pensar no que é melhor para o Benfica. Pensem na forma como o Benfica é usado, na sua grandeza, como montra de jogadores de paradeiro incerto. E quem sofre com isto somos nós. Mais uma vez o digo aqui, e com muita mágoa, se querem seguir os exemplos do fóculporto, sigam os bons. O presidente dessa agremiação pode meter muito ao bolso, mas pelo menos põe o seu clube a ganhar!

Consigo, no entanto, vislumbrar alguma esperança em José António Camacho. Quando saiu do Benfica deixou a casa arrumada, e agora deu com ela num estado deteriorado. Sei que o espanhol não pediu o plantel que tem, e compreendo a limpeza que quer fazer. E apesar de lhe faltar alguma capacidade para potenciar os recursos que tem, a sua presença é, por si só, uma garantia da exigência de contratações de qualidade.

8 comentários:

JNF disse...

O grande problema disto tudo é que foi O PRÓPRIO Vieira a deslocar-se à Argentina para contratar alguns destes jogadores. E eu lembro-me bem das parangongas dos jornais a dizer que não haveria comissionários nas aquisições de Di Maria, Andres Diaz, Bergessio, entre outros. Assim sendo, que é feito desse dinheiro. O que é que falhou sabendo que quem escolheu os jogadores foi o presidente? Vieira devia responder-nos!

Sir disse...

Faltou-me a referência ao Fábio Coentrão, tapado pela descompensação do plantel do Benfica. Esse voltará, em breve, e deposito nele fortes esperanças.

Anónimo disse...

Por vezes é dificil a adaptação. O Miguelito no Braga vai ser melhor jogador porque não tem quem o tape. O Benfica não é o Braga.

Claro que aquando da escolha de jogadores se procura o melhor dentro daquilo a que o dinheiro chega.

O Porto comprou um monte de jogadores e nenhum está a jogar na 1.ª equipa.
Se existe comissões no Benfica?. É provãvel que sim. No Porto e no Sporting também as há.
Não acredito é que essas sejam ganhas por LFVieira que é um presidente amador. Já no Porto, onde Pinto da Costa é profissional, não digo nada.
Porquê um blogue benfiquista criticar o Benfica?
Existe algum blogue do Porto que critique o Porto? Não conheço nenhum. Aí está a diferença. Estarmos num blogue do Benfica a dizer mal do benfica é estarmos a dar pérolas a porcos.

Há locais onde se deve pôr as criticas ao Benfica: Assembleias gerais. Aqui, é dar gozo a andrades. Eles, jamais dizem mal do Porto. Nem MSTavares o faz. E quando dá um cheirinho é sempre de forma apaziguadora e nunca cáustica.

É a minha opinião.

Bom ano de 2008.

1234567vv disse...

Miguelito é uma promessa e não passa disso.

Tem 26 anos e provou que é um jogador da categoria de um Luís Loureiro ou César Peixoto ou Hugo Leal. Promessas que nunca passarão disso mesmo.

Este 18 meses no Benfica e quando entrou nunca fez nada para merecer ficar no clube. Acomodou-se.

Quanto a Léo sair... pareces ter muitas certezas. Eu tenho bastantes certezas que ele vai ficar e que vêm um jovem bem melhor que o Miguelito.

Andrés Diaz é um bocado com o Jailson que foi para o Braga. Veio no pacote Di Maria (que GRANDE contratação) e era para ser logo emprestado. Mas não houve tempo. A ver se agora joga em qq lado ou é usado para baixar o preço de alguém.

Bergessio. Era um avançado para o sistema de Fernando Santos. Foi VEIGA (e não VIEIRA!) que o foi buscar.

No sistema de Camacho não tem espaço.

Não é mau jogador... mas deve rodar. Ou como Diaz, ser negociado por outro jogador.

Vá lá falhamos 3 contratações (BUTT já nos safou contra o Guimarães!!!) mas que tal falar de Cardozo, Adu, Di Maria, Maxi, Rodriguez, Bynia ou David Luiz? Há muito que não via tantos e tão bons jovens valores na Luz!

Anónimo disse...

Bom Ano Novo a todos os amigos deste Bolg

Anónimo disse...

a ver vamos, mas neste caso ate acredito que o tempo vai dar razao ao JAC e ao LFV.

Bergessio Novo Miccoli??? uiui...
Diaz uma das maiores promessas? ta bem abelha...
Zoro? nao cabe... mas é bom
Miguelito? nunca devia ter entrado

Anónimo disse...

Junta o teu blog à maior rede do Mundo: www.benfiquista.com

Anónimo disse...

Sir, tens razão em quase tudo. O parágrafo acerca do Miguelito é que destoa um pouco no meio da sensatez dos outros parágrafos... O Miguelito nem tem idade para ser promessa, nem qualidade para ser presente, tão pouco tem qualidade para ser futuro e acho que tu também sabes disso... Quero acreditar que sabes. :p