quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

E que é que nós temos a ver com isso?

A minha actividade profissional leva a que na maior parte do meu tempo esteja fora de Portugal. Por isso, parece-me a coisa mais natural do mundo a criação de rotinas quando por cá me encontro. Uma delas é, diariamente, e assim que me levanto, uma consulta pela Internet para saber o que se passa no Mundo, em Portugal, saber o que dizem os pasquins desportivos e, claro, uma voltita completa pelos blogs associados ao Benfica. Neste último capitulo, não prescindo de ler com atenção o que se vai passando na Tertúlia. E é isso que me traz aqui hoje. Este post do Artur. Blogger que, pela assertividade das suas opiniões, e coerência das mesmas, fez com que o respeitasse ao nivel de muitissimos mais e tenha o condão de me prender na sua prosa da primeira até á ultima linha.
Agora, como benfiquista e ser pensante (não alinho em carneiradas...), reservo-me ao direito de com ele concordar ou não. E neste caso não concordo. Ou seja: em minha opinião, o plantel do Benfica é efectivamente fraco, escasso e sem opções válidas para certos e determinados sectores nevrálgicos do terreno.
A mim, pouco ou nada me interessa que o Zoro e o Bynia estejam na CAN´08, que o Luisão esteja convocado por Dunga, que o Maxi e o Rodriguez vão até ao Uruguai, que o Di Maria seja chamado para substituir o Messi na Selecção Olimpica da Argentina, que o Quim, Nuno Gomes, Petit sejam convocados pelo Scolari, que o Katsouranis defenda a sua Selecção, ou que o Adu confirme ao seviço da Selecção dos EUA que é efectivemente um prodigio.
O que eu quero é que eles joguem muito, e bem, pelo Benfica.
Quero que o Adu marque golos fantásticos como aqueles que vemos no Youtube mas de manto sagrado vestido, quero que o Nuno Gomes não falhe golos atrás de golos, quero que o Quim não dê fifias, quero que o Maxi aprenda a colocar-se devidamente no campo, quero que o Luisão seja lider na ausência de um, quero que o Rodriguez resolva jogos e faça chorar os adversários. Porra, quero que o Di Maria jogue como o Messi!!!!!!!!!!!!!
A história vieiresca do "melhor plantel dos ultimos 10 anos" é ridicula. E criar-se o mito de que afinal o Camacho é que é incompetente é ainda mais injusta. Apesar de não ser um génio da táctica (porque não é!!!), é preciso fazer um exercicio e pensar no que Camacho conseguiria alcançar se ainda por lá tivesse Simão, Karagounis, Anderson, Ricardo Rocha, Manuel Fernandes ou o Geovanni. Garanto-vos que não estariamos a 11 pontos do porto. Em vez disso, olha para o que lá têm e vê o Luis Filipe, o Edcarlos, o Maxi, e até há bem pouco tempo via também o Bergessio, o Diaz, o Miguelito. Através destes exeplos, vê-se claramente que não há quem resista.
A questão de fundo é: lá por termos jogadores envolvidos em compromissos internacionais ao serviço das respectivas Selecções (relembro que até o Jorge Ribeiro, por ex. é internacional...), isso não quer dizer, obrigatoriamente, que sejam óptimos jogadores ou que o Benfica tenha um "plantelzão". Esta nossa equipa, por muito que nos custe a admitir, é efectivamente fraca e reforços precisam-se. E reforços de qualidade insuspeita que peguem de estaca no onze e façam a diferença.
Meu caro Artur, o nosso plantel é de tal maneira fraco que este ano foi/está a ser uma travessia no deserto como há muito não tinhamos. No fim desta época haverá, necessariamente, "limpeza". E quem vier terá de ser muito bom. Sabes porquê? Porque não vamos comprar por comprar, porque não vamos encher os bolsos de empresários que só querem a comissão com argentinos de ultima categoria. Porque temos Camacho. E isto é uma garantia.
P.S: Primeiro, copiaram-nos o Estádio. Agora, isto. Não há duvidas: é o Benfica que dita as modas...

3 comentários:

Ricardo disse...

"Porque temos camacho"? "E quem vier terá de ser muito bom. Sabes porquê? Porque não vamos comprar por comprar, porque não vamos encher os bolsos de empresários que só querem a comissão com argentinos de ultima categoria"?

Até agora já comprámos o Maldini e o Ricardo Carvalho. De facto, aí dou-te razão...

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com o texto original...este plantel do Benfica é à imagem do seu presidente...de refugo...
Bola7...

Anónimo disse...

Concordo com a maior parte do teu comentário... Concordo sobretudo quando dizes que a culpa não é do Camacho... Porém há coisas que eu não concordo tal como a limpeza no fim da época... se o Benfica mudar todos os anos de plantel nunca conseguirá formar uma boa equipa e será um cemitério de jogadores... a equipa é jovem (e muito promissora) e é preciso dar tempo... Claro que deve pelo menos vir mais dois reforços (um para a ala direita e outro avançado) mas de resto não podemos mudar muito...
Como benfiquista devo ainda avisar ou aconselhar os benfiquistas a repararem que Di Maria não é tão bom, como também Edcarlos e Maxi Pereira também não são tão maus... Agora eu só tenho a dizer, que como benfiquistas devemos ir ao estádio para apoiar o nosso SLB. Nos momentos maus temos que apoiar o nosso clube...
viva o glorioso