quarta-feira, 23 de julho de 2008

João Vieira Pinto


Sou um fã de futebol. E se há atacantes que durante a minha infância/adolescência me fizeram gostar do desporto rei, João Vieira Pinto, o nosso JVP, foi um deles.

Enquanto benfiquista, nunca esquecerei 8 magníficos anos com o manto sagrado e com aquele número que acompanhou a tua grande passagem pela Luz. Nunca me esquecerei das aventuras e desventuras que passaste: a tua quase ida para o Sporting no Verão Quente de 1993 salva a tempo (imaginem...) pelo major Valentim Loureiro, o teu one man show naquela primeira parte em Alvalade e a vitória por 3-6 que nos deixava as portas abertas para o título, o pneumotórax detectado antes do jogo com a Escócia, os sete de Vigo e por fim a tua saída, com tantos adeptos do Benfica a chorar. Pena que não tivesses uma despedida digna no nosso estádio, pois andaste praticamente seis épocas a carregar uma equipa miserável às costas, tu e o Michel Preud'homme.

Apesar de ainda hoje não seres consensual entre todos os benfiquistas, para mim és e serás um dos meus ídolos. Obrigado JVP.

4 comentários:

Cristina disse...

Foi um dos jogadores mais geniais que passaram pelo Benfica. É pena que tenha acabado assim: sem um estádio cheio a aplaudi-lo.

Ontem revi alguns dos jogos marcantes da sua carreira e não pude ficar indiferente. Com a bola nos pés, não havia quem parasse este menino e fez exibições que ficarão eternamente na nossa memória. Agradeço-lhe por tudo o que deu ao nosso clube. Foram oito anos mágicos, um capitão digno do manto sagrado, um génio lutador por um clube que 'morria', um oásis em equipas onde faltava qualidade e mística.

Para mim, o 6-3 é o jogo mais inesquecível de todos. Pelos golos que marcou, pelos golos que deu a marcar e pelas consequências que esse encontro teve no campeonato. Mereceu a apreciação máxima do jornal A Bola, atribuída tão raramente.

Recordo, igualmente, o regresso à Luz com a camisola do Braga, o ano passado, a 16 de Abril de 2007. Apesar do péssimo resultado para o nosso clube (0-0), todo o estádio se levantou para aplaudir o João, o nosso eterno menino d'ouro, aos 77'. Uma palavra: EMOCIONANTE!

OBRIGADA, JVP!


PS - Lamento a saída do Benfica pela forma como se deu (fartei-me de chorar, sim), mas, agora friamente, acho que tanto o clube como o jogador estavam a precisar de novos desafios para se revitalizarem.

Anónimo disse...

Obrigado JVP. Obrigado pelos belos momentos de futebol que me proporcionaste, quer enquanto adepto do Sport Lisboa e Benfica, quer enquanto adepto da Selecção Nacional.
Julgo que se trata de um jogador que ficará eternizado na História do nosso futebol, por tudo o que fez, pela humildade e espírito trabalhador e vencedor. Nunca esquecerei, como é referido neste "post", aqueles anos miseráveis em que, praticamente sozinho, JVP carregou todo um Benfica sobre os ombros, dando o que tinha e o que não tinha com vista ao sucesso do nosso clube. Um muito obrigado João, e até sempre!

Anónimo disse...

Queremos Freddy Adu de volta ao Benfica

WWW.QUEREMOSADUNOBENFICA.BLOGSPOT.COM

VOTA NA PETIÇÃO ONLINE!!!

WWW.QUEREMOSADUNOBENFICA.BLOGSPOT.COM

Este blog foi criado para todos os benfiquistas que estão contra a saída de Freddy Adu do clube. Tens aqui também um canal de TV dedicado em exclusivo ao futuro melhor jogador do mundo que retrata toda a história do menino prodígio do Benfica, entrevistas e a chegada ao Glorioso!!!

Reconhecemos que o empréstimo de Adu pode ser positivo, mas discordamos veementemente da opção de compra cedida ao Mónaco e com a falta de esclarecimento dos pormenores do negócio!!

Assina a petição online, vamos constituir um movimento de união benfiquista sem precedentes!!!

WWW.QUEREMOSADUNOBENFICA.BLOGSPOT.COM

Anónimo disse...

boas,

é isso mesmo: não consensual mas o nosso ídolo, pelo menos para mim, foi o primeiro dos meus ídolos.

é importante que todos nós façamos uma pequena homenagem a JVP neste momento, eu também já fiz a minha...

www.footballdependent.blogpost.com

tiago