terça-feira, 30 de setembro de 2008

Quanto custa ir à bola?

Em plena semana europeia, pensei em assistir ao jogo entre o Sporting e o Basileia. Não iria torcer nem por um nem por outro, se bem que não ficaria chateado se os leões ganhassem. Iria apenas para ver o estádio, olhar para todos aqueles sportinguistas aflitos com a sofrível exibição da sua equipa, no fundo, para ver futebol a sério, ao vivo, sem paixão clubística (algo que ainda hoje não fiz).

No entanto, ao deparar-me com os preços dos bilhetes para o Sporting - Basileia, e ao comparar os preços com o jogo do Benfica nesta quinta-feira, desisti imediatamente da viagem ao Campo Grande. E aí fiquei a pensar: será que, por toda a Europa, os preços dos bilhetes são como os de Alvalade?

Durante os últimos dias pesquisei bastante informação sobre este assunto e cheguei à seguinte conclusão: os bilhetes do Benfica são muito baratos, os do Sporting são caros e os o resto da Europa são... caríssimos. Tudo bem que temos de entrar em conta com a qualidade de vida das pessoas, e mais não sei o quê, mas os preços que alguns clubes exercem são... inaceitáveis. Confiram isso mesmo na tabela abaixo (cliquem na tabela para ampliar).


Pois é. Aquela velha ideia de que os bilhetes ingleses são muito caros é mentira. Fiquei surpreendido com os preços praticados por Liverpool e Manchester City. Além de não serem muito caros, os preços são iguais para todas as zonas do estádio nas competições europeias. Por outro lado, os preços dos clubes italianos são aberrantes. Se não acreditam, vejam nos sites de Inter e Udinese (carreguem nos links).

Conclusão: os bilhetes para assistir aos jogos do Benfica não são assim tão caros. Por isso mesmo, acho que não há desculpa para menos de 55 000 pessoas na Luz esta quinta-feira. Vão ao estádio e apoiem o Benfica!

2 comentários:

Cristina disse...

Os nossos preços estão completamente desfasados da nossa realidade económica. E depois não há um padrão, vai-se variando consoante o adversário, aplicando-se preços exorbitantes quando se tratam de equipas que levam sempre muitos adeptos. Tudo numa tentativa de dissuadir as pessoas...e conseguem, claro.

Este fim-de-semana passado, na Luz, para um derby, os preços até nem eram muito caros, mesmo para adeptos do scp. Ficavam entre os 20-40€. Quero ver como será em Alvalade...

Falas do caso do Man City e do Liverpool,e falas bem. Não é só por terem o melhor futebol que enchem os estádios, é também porque sabem ter uma dinâmica virada para o adepto. Sem adeptos, o futebol não é nada. Que se pense nisso!

Só não vou à Luz porque é o meu aniversário. Ainda assim, acho que o preço dos bilhetes não vai influenciar em nada, porque a vitória sobre o scp (e a forma como a conseguimos) deu logo novo ânimo à nação encarnada.

CARREGA, BENFICA!!

O 7 Maldito disse...

JNF,
Se mudares de ideias, avisa e bebemos umas minis. Eu para acalmar os nervos, tu...porque sim.
Os preços dos bilhetes no SCP são um disparate. Eu, pela minha Gamebox paguei a módica quantia de 400€ (Liga + 3 jogos da Champions). Um absurdo. Os meus dois companheiros de bancada não estiveram para isso e pela primeira vez não renovaram.
E há dias apareceu o Soares Franco, muito admirado, a dizer que não percebia porque tinham vendido menos Gameboxes este ano e não sabia o que fazer para levar mais público ao estádio... Eu esplico-lhe: a Quinta da Marinha fica muito, muito longe do país real.
Abraços