terça-feira, 11 de novembro de 2008

O Pulitzer não é para todos!


" o Benfica só vencerá o campeonato se este projecto de construção for excepcionalmente feliz (nada de lesões em jogadores-chave , castigos prolongados ou erros graves em clássicos) e/ou os adversários entrarem em crises inesperadas"

Luís Sobral / maisfutebol /Agosto2008


Deixei passar um tempo, na altura comentei este artigo do Sociólogo Sobral, retirei este trechito, porque encerrava em si, a mania que certos comentadores desportivos têm de, opinar dando ares de serem entendidos no caso.
Luís Sobral e Rui Santos(a referência nacional!) equiparam-se, nas asneiras e na sua capacidade ímpar de falarem «futebolês». O trajecto é semelhante, ambos escreveram no jornal «abola» ambos de lá foram afastados, com mais ou menos delicadeza, mas foram.

Uma coisa é certa, ninguém consegue imaginar a infância destes dois ícones da «futurologia do Futebol», cada um ao seu estilo, não teriam lugar na baliza das equipas da minha infância. Não era generoso eu sei, mas a comiseração sempre me acompanhou desde muito novo, dava-me ao trabalho de levar sempre um apito, para aquele desgraçado que por ser ímpar, era "excedente" na constituição das equipas, por isso, apitava. Cinco para cinco, sobrava «1», mal ou bem, toma lá apito ... era o seu destino.
Imagino portanto, Sobral ou Rui Santos nessa tarefa árdua de serem juízes, talvez Sobral no campo, e Santos, envolto numa "parafernália" tecnológica (lembrem-se, dantes era tudo grande e com fios!) ... o que se confirma no seu discurso, hoje e sempre!
Mas deixemos esse espécime, e concentrem-se no outro, no que dá ares de douto.

Leiam!

"Depois, é justo reconhecer que o Benfica está hoje melhor do que há três meses, o que diz alguma coisa sobre o trabalho do treinador. Quique Flores encontrou uma defesa, definiu o meio-campo e tem rodado com oportunidade as unidades da frente, as que mais se desgastam."

Gostaram? e ele acrescenta:

"(...)Até ver, o sistema de Quique Flores está longe da afinação. Por vezes, o facto de existirem três linhas demasiado estáticas torna o Benfica parecido com um conjunto de «matraquilhos», onde só Suazo se mexe o suficiente para ocupar algum do espaço que sobra."


Luís Sobral/maisfutebol/Novembro2008

"E tem rodado com oportunidade, as unidades da frente as que mais se desgastam" ... "com um conjunto de «matraquilhos», onde só Suazo se mexe o suficiente" ... então no que é que ficamos, parados, cansados, rodados ...?

Impressionante! não entenderam? não se preocupem, não é para entender, é demência do autor.
É este o raciocínio dum comentador desportivo, que quer merecer respeito?

Qualquer ser humano normal, jamais entraria em contradição como ele faz, com um só parágrafo de intervalo. Elogia e deprecia com uma fluência doentia. Mas o delírio deste "Sociólogo Blogosférico», atinge o seu expoente máximo como comentador da TVI. Eu, confesso que sou daqueles muitos Benfiquistas que agradece ao serviço público que a RTP afirma fazer, por retirarem da TVI na pessoa dos seus comentadores, o tempo de Antena que fim-de-semana, após fim-de-semana, nos bombardeava com 90m de puro atorfio. Sentido fez a tecla «MUTE» ... Exagero? arrisquem ouvir os comentários da Taça. Ouviram? então sabem do que estou a falar.

O popularucho Valdemar, o douto Sobral ... e o cromo da flash que insiste em se despedir das pessoas com um sonoro, «Brigado»! Espremidinhos amigos, davam com muito esforço, uma crónica na «Maria» essa revista de outrora, hoje em dia revitalizada e sempre actual!

Reparem, não trago para este texto, a temática do «ele é deste ou daquele clube». Sim, porque eu nem quero saber, sim, porque eu também sou e serei um crítico do Benfica e dos seus (in)sucessos desportivos, mas, mantendo o respeito que a instituição merece. E não venham com aquela lengalenga, dos jornais andarem a pôr agora o Benfica nos píncaros ... só mesmo na cabeça de mentacaptos!

Com isto me despeço do Luís, desejando-lhe que a sua escrita «cata-vento» ... boline com nexo rumo ao Pulitzer dos antípodas do futebol!


Papoila calmante, o lado «ZEN» do futebol, de vós despede-se com cordialidade.






4 comentários:

Anónimo disse...

Por falar em jornalistas, quando é que temos de volta o José Marinho e o seu "Quatro Linhas"?
Agora que ele saiu de Guimarães, já pode voltar a escrever neste blogue, não é verdade?
Sempre gostaria de saber os verdadeiros motivos que levaram à sua saída.
Será que lhe fizeram a cama?

Avô Maltine disse...

Eu gostava de ver novamente o separador da Sic que antes do inicio da coloboração do "peneiras", anunciava o Rui Santos como e cito "O melhor jornalista desportivo português".

Só para me rebolar a rir, ninguem arranja?

Anónimo disse...

Texto quase perfeito, quase. Faltou o copy paste do artigo do sr. Sobral em que ele diz com toda a certeza "rodriguez será quase de certeza o melhor jogador do campeonato"...talvez os super dragays discordem...

Anónimo disse...

Muito recentemente este Sr. fez mais um ataque ao Sport Lisboa e Benfica e aos seus sócios/adeptos, com referência à derrota com o trofense. Transcrevo infra o que escrevi na altura. Fica a nota que o comentário apenas esteve no site mais futebol 2 dias...

Meu Deus!
Nem esperou pelo dia seguinte, tal era a ânsia de dizer mal do Sport Lisboa e Benfica, que batiam as 22h e o Sr. já estava furiosamente a fazer por receber o prémio da escrita. O padrinho prometeu não foi?
Onde falha o seu veneno? Lista Infra:
1. O Sport Lisboa e Benfica é tão mau, mas tão mau, que está em 2º no Campeonato a 1 ponto do muito recem lider;
2. O ataque do Sport Lisboa e Benfica é tão mau, mas tão mau, que tem o mesmo número de golos marcados que os que são muito bons, mas tão bons, mas tão bons (FCP) e mais 8 golos que os fantásticos, maravilhosos (SCP).
3. A defesa do Sport Lisboa e Benfica é tão má, mas tão má, que tem apenas mais um golo sofrido que o agora lider SCP.
Resumindo, o quadro no Sport Lisboa e Benfica é tão negro, mas tão negro, mas tão negro que chega tão bem para os adversários, esses magnificos, bem liderados, com jogadores de truz e performance que desafia a própria técnica.
Sr. Sobral... é apenas mais uma das suas cuspidelas de veneno.
Obrigado por nos fazer tão grandes!
Sport Lisboa e Benfica
SEMPRE!!!

Hugo Barbosa