domingo, 16 de novembro de 2008

Tixas report


Há já uns tempos a esta parte que queria ir ver um jogo do Sporting a Alvalade. Não pelo simples facto de ver como os sportinguistas, essa espécie estranha, reagem ao jogo, mas também para comparar com o futebol praticado pelo Benfica. Pois bem, fui ontem, e até posso dizer-vos que superou as minhas expectativas...

Antes do jogo começar, ainda nas filas intermináveis que se geram à entrada das portas (que são só quatro(!), daí haver filas gigantescas), um grupo de três sportinguistas praticava a sua actividade favorita: dizer mal do Benfica. E lá estiveram eles, durante vários minutos, dizendo isto e aquilo do Benfica e dos Benfiquistas... foi com pena que não me cruzei com aqueles mesmos sportinguistas no final do jogo. Fica para a próxima.

Quando entrei reparei que o meu lugar era, nem mais nem menos, do que uma cadeira verde Sporting. Uma raridade nos dias que correm. Pensei que não podia ser fruto do acaso. Uma raridade destas não acontece isoladamente e por isso mesmo pensei que o Leixões, se calhar, até iria causar uma surpresa.
Mas mais engraçado que isto só mesmo o hino do Sporting. Conhecem a música? Eu acho-a ridícula. Reparem só no primeiro verso: "O Sporting nasceu... (pausa para pensar)... ... ... um dia." Magnífica conclusão: "o Sporting nasceu um dia". Brilhante.

Quanto ao jogo jogado, nada a dizer: é uma equipa com poucas ideias, sem extremos que criem desequilíbrios, sem uma ideia de jogo, atafulhada de jogadores obesos, atafulhada de lesões e castigos, sempre à espera que o Levezinho resolva. E como ontem não resolveu, perderam. E bem.

Mais importante que ver o jogo, foi ver e tentar compreender os sportinguistas. Reparem nas particularidades de cada um deles:

- Praticamente todos se levantavam e protestavam em coro sempre que o árbitro assinalava um lançamento claramente favorável ao Leixões. Queriam que a bola fosse deles. A protestar dessa maneira é óbvio que ninguém vos liga.

- Um deles estava com uma espécie de chapéu daqueles que os idosos usam na praia e a única coisa que fazia era ir buscar "comes e bebes" para a família. Passava mais tempo no bar do que na cadeira.

- Muitos sportinguistas, ainda na primeira parte, deixavam as suas cadeias para irem para as zonas do bar, casas-de-banho, etc. Nunca no estádio da Luz vi tanta gente sai a meio de uma primeira parte. Era um constante movimento. Estavam lá para ver o jogo?

- Um dos adeptos que estava atrás da baliza sul levou um leão de peluche para o estádio e gritava do princípio ao fim do jogo contra o árbitro. Sem comentários.

- Aos 80 minutos, e já convencidos que a vitória era impossível de alcançar, eis que o sportinguista que se encontrava ao meu lado desanca a bater na filha de pouco mais de três anos. Enrolou-a debaixo do braço e foi embora a bater na criança. Mãe e a outra filha pequena tentaram acalmar o frustrado.

Portanto, explicados estes pontos, eis a personificação do adepto lagarto: vendedor de "comes e bebes" com chapéu foleiro anos 50, incontinente, com um leãozinho de peluche e agressor de crianças. Maravilhoso. Quando crescer não quero ser assim.

14 comentários:

Anónimo disse...

Essa do agressor era quem se levanta-se e desse no focinho a esse lagarto frustado, bater na filha de 3 anos devia era ter vergonha cara o ....

Ricardo disse...

LOL Bom texto, repórter infiltrado!

Anónimo disse...

JNF,
De facto, outra coisa o senhor não sabe fazer que não seja dizer mal, de tudo e de todos.
"O Sporting nasceu um dia" está rigorosamente ao mesmo nível de "o sol lá no céu"...
Onde é que queria que ele estivesse?
No relvado do estádio da Luz, não?
Oh homem, faça alguma coisa de construtivo...

JNF disse...

Asnónimo, repara na diferença:

"e leva à palma a luz intensa do Sol que lá no céu"

é diferente de "o sol lá no céu"

quanto à parte "De facto, outra coisa o senhor não sabe fazer que não seja dizer mal, de tudo e de todos." acho-a genial. Faça aí um apanhado de todos os posts em que falo mal do seu Sporting e mande-me por mail. Quero ver quanto encontra.

nunomaf disse...

Estes comentários são a "piece de resistance" do post do JNF

O Shôr Anónimo provou ser dotado das qualidades intrínsecas de outro animal que não o lagarto... :)

LOL ao post, ao comentário e à correcção da resposta.

Anónimo disse...

já têm net nos calabouços da PJ?

Anónimo disse...

"Quando crescer não quero ser assim!"
Desculpa lá jnefas, só depois de ter escrito aquela resposta é que reparei que estava perder o meu tempo com um puto.
Quando quiseres escrever mais uma das tuas inergumenidades, pede opinião a um adulto.
Só para te poupar a estas figurinhas...
E já agora, aconselha os teus amiguinhos a fazerem o mesmo.
PS (não é nenhum partido...):
Porque carga d'água é que pensaste que eu era do Sporting?
E também não sou do Porto.
Que coisa esquisita não é, jnefas?

Anónimo disse...

JNF, já aqui anda mais um Anónimo Anormal a vir aqui dizer estupidez! (será o mesmo)
Deve mesmo custar ser-se Pequeno e fingir que tem orgulho em o assumir!
E sendo pequeno...pelos vistos quem precisa de crescer é o Sr Anónimo.
Mas se quiser aprender alguma coisa com os nossos ideais, entenda que apesar de sermos o maior clube do mundo, queremos vir ser ainda maiores!
E você? Gostava de ser ainda mais pequenino e mesquinho?!
Quanto ao post, só posso dizer que estes 3 pontinhos que o nosso mais directo concorrente ao título conseguiu podem vir a fazer-nos falta...vamos lá ver se nao deste azar lá teres ido.. LOL :)
PS - Devo dizer que ainda sempre elogiei e aplaudo os adeptos e sócios de todos os clubes que não são SCP, SLB e FCP (os chamados clubes pequenos), e todos os jogos no estádio da luz cumprimento e aplaudo (ainda ontem o fiz a 4 adeptos do Estrela que se encontravam no meu sector a assistir ao jogo) e fico estremamente impressionado e satisfeito quando vejo clubes como o Leixões levar 2000 a Alvalade, quando o Guimaraes quase enche uma casa, quando o Boavista na 2a liga consegue ter bastantes adeptos...pelo contrario lamento sempre que vejo um Nacional com menos de 1000 adeptos ou um estadio do Leiria ou Académica às moscas...e de todas essas vezes lamento essa situação e desejo que haja mais apoiantes desses clubes, pois isso dignificaria o nosso campeonato. Contudo, nao é com adeptos anónimos e sem classe como o este que por aqui anda que esses clubes se erguerão!

Cristina disse...

Eu fui a Alvalade no jogo para a taça e nunca mais lá volto. De certeza! Mas, por acaso, achei o ambiente muito estranho e completamente diferente do nosso - pelo menos do que eu vejo.

Primeiro - A minha cunhada (lagarta) foi obrigada(!!) pela polícia a esconder o cachecol. Disse que não se responsabilizavam. - mas do quê??

Segundo - Fomos obrigados a entrar com as claques e, mesmo que quisessemos parar, à espera de alguém, não podíamos...sabe-se lá porquê.

Terceiro - O hino é completamente piroso e quem lhe dá voz é ainda mais. É foleiro, sem piada e para quem é tão queque está a léguas de distância de ser boa música.

Quarto - O ambiente no estádio é demasiado calmo. Nem as claques fazem barulho. Parece um enterro, onde quem levanta a voz é logo olhado de lado. Achei mt estranho mesmo.


É impressionante como são clubes tão distintos. Adoro o Benfica!!!


PS - Para ser totalmente justa, o scp não merecia ter perdido, mas a verdade é que a equipa é como tu dizes - poucas soluções e poucos jogadores de valor. Tem muita posse de bola, mas não cria perigo nenhum e está completamente presa a um esquema que não rende. Arre, Paulo Bento teimoso!

JNF disse...

Caro Anónimo, mais uma vez:

a minha inteligência tem limites, já a sua estupidez não. O único que deixa de crescer é aquele que se recusa a aprender, o burro, numa linguagem mais próxima do seu registo. Não percebeu, percebe-se.

E, já agora, faz hoje 8 semanas acabei de sair da incubadora.

Anónimo disse...

Eu estive no 0-2 sentado e sozinho na central do lagartódromo. Assim que me sentei ostentando o meu cachecol do Glorioso, fui mimoseado com o que de melhor aquelas alminhas conseguiram inventar. a melhor foi um Senhor atrás de mim, Cavalheiro que se achava com graça dizer - então o meu amigo veio cá ver ao vivo o seu clube enfardar que é para contar à família!?- lógico que eu sorri e acenei ... com a cabeça, acompanhado com aquele encolher dos ombros que aumentam o ego a muitos.
Começou o jogo e veio o 1º, levantei-me pedindo licença ao Senhor que se fazia acompanhar por outros que espumavam, depois veio o 2º e então reparei numa Benfiquista que acompanhava o Marido lagarto, que se virou para mim, levantou o cachecol dela e gritou, BENFIIIIICA!! só sorri e no intervalo fui passear na sala verde dos notáveis ... podres com a minha intromissão, mas mais preocupado estava eu, muito lavei as mãos.
Começou a 2ª parte e uma clareira foi aos poucos abrindo-se à minha volta. O Cavalheiro fugira e, os que lá ficaram, ficaram com o intuito de me provocar, pura perda de Tempo.

Foi um jogo em cheio, e não me vou esquecer tão cedo.

Pedro disse...

Reparem como eles (não) festejam os golos. Para ele sé uma maçada ter q bater palmas..um frete
:)

Anónimo disse...

vim eu consultar este blog porque um amigo meu benfiquista ( benfiquista a sério, e boa pessoa) me disse para o visitar pois aqui encontrava-se criticas contrutivas em relação ao benfica e não só..quando dou de caras com este post...e digo: já fui muitas vezes a alvalade com amigos benfiquistas assim como já fui ao da luz e digo-lhe com toda a franquesa que o ambiente que se vive em alvalade é de longe de muito mais amor ao clube do que na luz..isto não e só na opinião de um sportinguista.. mas pessoas como o senhor não deve saber do que se trata pois aposto que só adepto do benfica para chatear o pessoal do outro lado da 2ºcircular...mas se quer o senhor armar se em parvo eu vou fazer o mesmo...o hino do benfica é ainda mais estupido.."papoilas saltitantes" é preciso dizer mais alguma coisa? é! claro que é..o senhor lampião deve ser daqueles que batem nas mulheres cada vez que o benfica perde...não vou fazer um prótótipo de benfiquista pois conheço muitos e são todos diferentes..uns mais parvos que outros..!! saudações leoninas

Anónimo disse...

vim eu consultar este blog porque um amigo meu benfiquista ( benfiquista a sério, e boa pessoa) me disse para o visitar pois aqui encontrava-se criticas contrutivas em relação ao benfica e não só..quando dou de caras com este post...e digo: já fui muitas vezes a alvalade com amigos benfiquistas assim como já fui ao da luz e digo-lhe com toda a franquesa que o ambiente que se vive em alvalade é de longe de muito mais amor ao clube do que na luz..isto não e só na opinião de um sportinguista.. mas pessoas como o senhor não deve saber do que se trata pois aposto que só adepto do benfica para chatear o pessoal do outro lado da 2ºcircular...mas se quer o senhor armar se em parvo eu vou fazer o mesmo...o hino do benfica é ainda mais estupido.."papoilas saltitantes" é preciso dizer mais alguma coisa? é! claro que é..o senhor lampião deve ser daqueles que batem nas mulheres cada vez que o benfica perde...não vou fazer um prótótipo de benfiquista pois conheço muitos e são todos diferentes..uns mais parvos que outros..!! saudações leoninas