terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cozinhado uefeiro: são tripas, senhor

O Regulamento de Competições da UEFA será mesmo um dos temas a ser discutido na próxima reunião do Comité de Clubes, agendada para 23 de Fevereiro, em Nyon, confirmou à Lusa um porta-voz do organismo. (...)

Um mês depois de ter admitido à Lusa que o artigo 1.04, que quase excluiu o FC Porto da actual edição da Liga dos Campeões, era um dos pontos que estava a ser analisado nos corredores da UEFA, o organismo assumiu finalmente que os regulamentos de competições podem mesmo ser alvo de alterações. (...)

A alínea d) do ponto 1.04 do regulamento de competições da "Champions" determina que um clube "não pode estar ou ter estado envolvido em qualquer actividade destinada a viciar ou influenciar o resultado de um jogo, a nível nacional ou internacional". Foi esta alínea que excluiu, numa primeira instância, o FC Porto da Liga dos Campeões, mas que mereceu posteriormente reparos do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) no acórdão que confirmou em definitivo a participação dos portistas na "Champions". (...)

A mais alta instância jurídica desportiva internacional ressalvou que, se levada à letra, a norma excluía perpetuamente todos os clubes comprovadamente envolvidos em actos ilícitos, já que não estava previsto qualquer período de exclusão. (+++)



Ora muito bem, o que temos aqui... De repente, os senhores da UEFA decidem que é importante definir um prazo limite para a aplicação de sanções relacionadas com práticas de corrupção. Consideram fundamental salvaguardar os direitos de corruptos, não vá a aplicação de eventuais sanções arrastar-se por um período demasiado longo. É também importante que tudo isto seja decidido já em Fevereiro, antes do final da temporada, para que os corruptos que ainda não tenham sido sancionados não corram riscos desnecessários na próxima época.

Está mais que visto que a podridão não se resume a este jardim à beira-mar plantado, como, aliás, tinha ficado bem patenteado na forma pouco transparente como os corruptos assumidos garantiram a qualificação para as competições europeias no último verão.

Sem comentários: