quarta-feira, 22 de abril de 2009

Voleibol


Este post será o primeiro de uma série de cinco sobre as principais modalidades de pavilhão do Benfica. Faço hoje a análise da primeira modalidade que já está "de férias", uma vez que o campeonato já acabou, o Voleibol.

Este ano, o Benfica com um orçamento bastante reduzido comparativamente com outras modalidades (futsal e basquetebol), foi capaz de surpreender tudo e todos na secção de Voleibol. Aquela que se esperava ser uma época de dificuldades (pensou-se que a equipa deveria ficar pelos 6 primeiros) acabou num sucesso inesperado, até porque a nossa equipa terminou em 4º lugar na fase regular, tendo ficado em 3º nos playoff.

"Mas contentas-te com o 3º lugar para uma equipa que já foi 3 vezes campeã, 12 vezes vencedora da Taça e 1 vez da Supertaça?" - podem perguntar alguns. Não, não posso dizer que fiquei de todo contente com o 3º lugar, mas há que ver no contexto actual e com a saída de jogadores influentes nas ultimas épocas (Lukianetz, Carlos Teixeira, entre muitos outros), o Benfica perdeu qualidade. Com os maus resultados do futebol na época 2007/2008, foi o Voleibol que também sofreu as consequências. Mas face aos resultados, Vieira já prometeu um maior investimento nesta modalidade para a próxima época. A juntr a isto tudo há o facto de o Benfica ter tido o pavilhão da Luz bem composto nos jogos dos palyoff, nomeadamente o último em casa com o Leixões, onde também estiveram Rui Costa e Luís Filipe Vieira.

Mas dizia eu que a época não começou de feição, com derrotas em Espinho, Esmoriz, Matosinhos e Guimarães nas 5 primeiras jornadas, num calendário altamente desiquilibrado. Depois, em 6 jogos, a equipa embalou numa série de 6 vitórias, tendo cedido apenas 2 sets. Até final, os resultados foram mais ou menos os esperados, com vitórias em todos os jogos em casa à excepção dos encontros com Sporting de Espinho e Vitória de Guimarães (demsaido fortes este ano).

Nos playoff, a nossa equipa jogou com o Fonte Bastardo nos quartos-de-final tendo ganho o primeiro e o segundo jogos por 3-2 (em casa) e 1-3 (fora), tendo de seguida defrontado o Sp. Espinho, campeão nacional, com quem perdeu primeiro em Espinho e depois na Luz por 3-1.
No jogo que dava direito ao terceiro lugar, o Benfica (4º na fase regular) bateu o Leixões (6º) na Luz e em Matosinhos sempre por 3-1.

1 comentário:

Unknown disse...

Participa no blogue sondagensgloriosas.blogspot.com respondendo a questões pertinentes sobre o Glorioso Benfica e sugere perguntas para serem colocadas em sondagem.

A opinião de todos os Benfiquistas é fundamental.