sábado, 31 de outubro de 2009

Lateral-esquerdo

"O 2ndo pior jogador da equipa acaba sempre por ser seleccionado para lateral esquerdo (o pior é o Guarda Redes)."

Esta frase é do excelente blogue Lateral Esquerdo. No entanto, a poucas horas do jogo no Minho, não vos falo do blogue, mas sim da posição de lateral-esquerdo em si, aplicada ao Benfica, nomeadamente no jogo de Braga.

Como naquela frase, os adeptos do Benfica acham, regra geral, que a culpa é (quase) sempre do guarda-redes. Seja ele quem for. Quim é fraco, sem qualidade, Moreira está overrated e Júlio César nem sabem que é. Já o segundo pior jogador é... o lateral-esquerdo.

A poucas horas do jogo na cidade dos arcebispos, Jorge Jesus já não tem dúvidas sobre quem vai utilizar naquela posição. Dos três jogadores que desempenham aquela função naturalmente, um está lesionado, o outro vem de uma lesão e o terceiro não está convocado. César Peixoto e Jorge Ribeiro não jogarão, isso é um dado adquirido, e Shaffer também não parece constituir opção, pelo menos para titular.

Quem sobra? O voluntarioso David Luiz, que apesar dos muitos elogios não disfarça as dificuldades que tem em jogar numa posição que não é nem pouco mais ou menos sua e o extremo esquerdo Fábio Coentrão. Num jornal desportivo vem a notícia de que Jesus pensa seriamente uma possível adaptação definitiva de Coentrão a defesa, argumentando que para além da falta de laterais-esquerdos em Portugal, Fábio tem óptimas características para desempenhar essa posição. Eu discordo. Pela simples razão que Fábio é muito melhor extremo que lateral e porque essa situação de adaptação seria temporária, até porque mais cedo ou mais tarde Di Maria será vendido e Fábio assumirá, naturalmente, o seu lugar.

Mas tendo dois jogadores tão importantes e perigosos como João Pereira e Alan pelo flanco direito bracarense, será Coentrão a aposta acertada? Na minha opinião, não. E digo-o porque a experiência de Coentrão a jogar nesta posição é nula. Fez um jogo, mas com contornos muito diferentes deste. Foi em casa, com um adversário que explorava menos os flancos e não tinha jogadores com tanta qualidade. Creio que se o jovem natural de Vila do Conde jogar, irá cometer muitas faltas e será amarelado ou até expulso. A prudência aconselha que seja outro a jogar, mas quem?

Avança com um nome: Maxi Pereira. Nunca fez a posição, mas é um jogador bastante inteligente, rápido q.b., que não comete muitas faltas e que tem um bom pé esquerdo. Não dará muita profundidade ao flanco, é certo, mas seria melhor opção que Coentrão. Daqui umas horas veremos.

4 comentários:

Kongas Blog disse...

Deves ser Lagarto, a dizer mal dos jogadores como dizes nesta peça não sabes mesmo do que falas, é facil ser treinador de bancada, vai jogar e depois logo fazes criticas, Força SLB

Miguel Nunes disse...

mt obg pela referência...

Hugo disse...

Amigo Kongas,

Mau comentário. Primeiro porque todos temos direito a opinião, desde que dada com correcção (como foi o caso).

Depois porque o jogo em Braga (e falar depois ainda é mais fácil) permitiu perceber aquilo que era nitido. Coentrão até pode vir a ser razoável lateral esquerdo...Mas é um excelente extremo...

Ah!Nunca esquecer que, mesmo em fora de jogo, o golo do Nacional na Luz foi por "culpa do Coentrão". As poucas rotinas de lateral são a explicação...


Saudações benfiquistas...

JNF disse...

E não esquecer que este post foi escrito antes do jogo. Vejam as horas.