sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A Selecção? Ah! A Seleção!

Durante estes últimos dias tem sido difícil arranjar tempo para escrever aqui no blog, pelo que só agora, quase uma semana depois, falo do sorteio que Portugal encontrou na sua caminhada rumo à vitória (ou talvez não), no Mundial.

Queiroz colocou-se em bicos dos pés e afirmou que se Portugal se conseguisse qualificar, seria provavelmente um forte candidato ao título. Em termos psicológicos, tal afirmação até poderia ser verdadeira, pois as adversidades tornam um grupo mais forte, como por exemplo o Brasil de 2002, que após fase de qualificação sofrível e medonha, garantiu o título mundial, numa altura em que eram treinados por... Luiz Felipe Scolari. No entanto, não acredito minimamente nas palavras do seleccionador português, pois esquece-se ele que não tem um conjunto de jogadores seleccionáveis à altura de um Brasil, Itália, Alemanha, Inglaterra, etc, e que além disso os bons jogadores, salvo duas ou três excepções, estão em baixo de forma. Nem questiono a competência de Queiroz, isso já o fiz mais de dez vezes neste blog. Falando apenas dos jogadores, nem acredito que o melhor seleccionador do Mundo os conseguisse levar às meias-finais. Com Queiroz... passar a fase de grupos já seria bom.

É isso mesmo. Já seria bom. Porque o sorteio foi madrasto, como nunca antes havia sido numa fase final de um Mundial, excepto em '66. Revivendo os tempos de Eusébio e companhia, Portugal defrontará a Coreia do Norte, adversário mais que acessível e que provavelmente é necessário golear para passar, e o Brasil, cabeça-de-série mais forte entre todos os outros, e que nos deixa uma amarga recordação queiroziana, os 6-2 aplicados em 2008. Para completar o ramalhete, e aqui sim calhou-nos a fava maior, está a Costa do Marfim, que para além de jogar praticamente em casa, tem um conjunto de grandes jogadores (Drogba, Kalou, os irmãos Touré, Romaric, Zokora, Eboué, Boka, entres outros), em boa senão excelente forma, o que faz desta selecção a mais temida do pote em que se situava.

Penso que a nossa selecção tem, em teoria, obrigação de passar a primeira fase. Mas na prática, repito, será muito difícil. Além disso, mesmo alcançando esse objectivo, o grupo de Portugal cruzará com o grupo da Espanha, onde os campeões da Europa não terão dificuldades em conseguir o apuramento em 1º lugar. Muito provavelmente, será um curto Mundial para Portugal. O azar no sorteio e a falta de qualidade poderão levar a tal desfecho. Um grupo mais acessível, como o da Espanha ou da Inglaterra seriam muito bem-vindos. Aliás, prevejo que os ingleses se tornem campeões do Mundo.

3 comentários:

Anónimo disse...

"está a Costa do Marfim, que para além de jogar praticamente em casa, tem um conjunto de grandes jogadores (Drogba, Kalou, os irmãos Touré, Romaric, Zokora, Eboué, Boka, entres outros), em boa senão excelente forma"...

Pois é...Estão em excelente forma agora, mas ainda faltam sete mêses para o Mundial. Além disso, jogam em equipas de topo e ainda vão ter a CAN pelo meio...
Pode haver lesões e vai haver abaixamentos de forma, para não falar do natural cansaço.
Até ao Mundial muita água vai correr debaixo da ponte...


Rui

Hugo disse...

Outro craque da Costa do Marfim é o Gervinho que joga no Lille

Anónimo disse...

Porquê os camones e não os espanhóis ou os brasileiros?

vasco, sauadções benfiquistas