domingo, 31 de janeiro de 2010

Money Talks

Ricardinho é um jogador de futsal maravilhoso. Ponto. Quem segue este desporto há já algum tempo, como eu, apesar de não o seguir a fundo, reparou certamente na enorme evolução deste craque desde os tempos do Miramar até aos dias de hoje, no Benfica. Veio como um diamante em bruto, um jogador de rua, mas hoje é um líder dentro de campo, foi trabalhado, sabe quando fintar, sabe quando passar, sabe quando rematar, sabe, e por isso é o melhor da sua equipa e do seu país. Já ganhou dez títulos (4 campeonatos, 3 taças e outras tantas supertaças) em 6 épocas, sendo que teve, em grande parte deles, um papel fundamental.

Com a bola nos pés é um génio. Com a boca junto a um microfone é um desastre. Não o censuro por pensar o que pensa, todos temos os nossos sonhos e ambições, mas há alturas, momentos e formas de dizer as coisas que se pensam. E Ricardinho não sabe nem quando, nem como nem a quem dizer aquilo que quer. A entrevista dada há uns dias a esta parte ao Diário de Notícias foi um excelente exemplo do que não se deve fazer: reafirmou o sonho de ingressar no futebol (ajudando aqueles que acham que o futsal é o futebol dos pequeninos e coitadinhos), disse que queria sair do Benfica e ainda afirmou que o dinheiro era talvez o maior objectivo a seguir. Talvez isso explique a sua saída de um campeonato cada vez mais interessante e competitivo como o português, onde temos, por ano, quatro equipas com boas hipóteses de chegar ao título (este ano só há três...) para um campeonato desinteressante, o japonês, onde há duas grandes equipas apenas, o Nagoya Oceans, treinado pelo "nosso" Adil Amarante e outra equipa cujo nome desconheço. A diferença daqui ao Japão é sobretudo a nível salarial: aqui, Ricardinho ganha um terço daquilo que irá auferir no campeonato nipónico.

Felizmente o Benfica, frente a um jogador contrariado, soube resguardar os seus interesses: impediu que Ricardinho volte ao campeonato português a não ser que regresse ao SLB. Assim sim. Mas fica a questão, especialmente para aqueles que já viram jogos do Benfica sem o Ricardo: como será o Benfica na era pós-Ricardinho? É uma excelente pergunta. Mas, por agora, o que interessa é que mantenha a cabeça no Benfica até Julho, porque ainda tem a Taça de Portugal, o Campeonato e especialmente a UEFA Futsal Cup para ganhar.

3 comentários:

Vermelhusco disse...

Gostei bastante desta cronica. :)
Espero que o Ricardinho ajude o Benfica a atingir todos os objectivos a que se propos esta epoca. Quanto ao Benfica pos-Ricardinho: vai ser dificil ganhar o campeonato sem ele no ano a seguir mas acredito que depois disso sera facil construir uma equipa vencedora de novo.

djeiti disse...

Tendo jogadores importantissimos a caminhar para o fim de carreira, como é o caso do Costinha e do Arnaldo e mesmo o Gonçalo...e sem o Ricardinho...
A dream team está a perder-se...
É preciso saber reconstruir uma equipa que nos habituou a vencer!
Até lá, há que ganhar já esta época com todos estes craques!

Pedro disse...

O ordenado do Ricardinho permitirá pagar a 3 bons jogadores. Se a escolha for bem feita o Benfica pode perfeitamente ficar mais forte colectivamente...