segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Festa

Um autêntico mar vermelho banhou a cidade de Lisboa. Lisboa e um pouco por todo o país, por todo o mundo até, pois como Vieira disse e bem, este título não é apenas da capital do país, mas de toda a nação, de todos os benfiquistas. E é isso que faz a diferença do Benfica para os restantes.

Vi imagens de todo o mundo: de Paris, da Suíça com aquele fogo de artifício, de Cabo Verde, Angola, Newark, imagens de felicidade vestida de vermelho e branco. O Benfica venceu, as pessoas saíram à rua. Ninguém se lembra da vinda do Papa ou do aumento dos impostos. O Benfica é o maior anestésico para a nossa sociedade, é dos poucos motivos de alegria que este povo macambúzio tem.

Alegria para uns, fúria, raiva e destruição para outros. Em Braga e no Porto, os animais saíram à rua para tentar estragar a festa do Benfica. Não conseguiram. Podem vandalizar o que quiserem, a nossa alegria não tem limites neste momento. A vossa animalidade só demonstra quão superiores somos. Viram os jogadores na Câmara Municipal de Lisboa? Viram os festejos deles lá em cima, gritando pelo Benfica, puxando pelo Benfica? No fundo é o que vocês fazem sempre, não é? SLB, SLB, SLB, SLB, SLB, para aqui, SLB, SLB, SLB para ali, vocês são isso mesmo. São mais animais que os cães e, pasmem-se, patos, que eu vi no Marquês de cachecol.

A festa começou ainda na Luz, com a chamada de todos os jogadores, um a um, para um palco onde foram medalhados. Todos sem excepção foram chamados, todos foram aplaudidos, uns mais, outros menos, como é natural. Disse que todos foram chamados, mas houve um que faltou: Pedro Mantorras. Porquê? Não sei. Mas tenho a minha ideia. Deve ter feito birra por não ter sido convocado por Jesus. Ficou, muito provavelmente, triste por ver todos os colegas chamados e ele ter ficado de fora. Mas isso será tema para um post mais para diante, onde abordarei toda a situação de Mantorras, incluíndo o seu futuro. Como dizia, todos foram chamados, mesmo os três jogadores que não fizeram qualquer minuto na Liga (Moreira, Júlio César e Roderick), e até estavam muito contentes, muito bem dispostos, com especial destaque para Moreira, contentíssimo, ele que vive e respira o nosso Benfica. Gostaria muito que ficasse, mas já percebemos todos para onde vai. Luisão, Cardozo, Di Maria, Nuno Gomes e David Luiz foram os mais aplaudidos, ninguém consegue ter maior popularidade que estes jogadores. Ninguém? Não, afinal dois homens conseguem: Jorge Jesus e Rui Costa. Simplesmente impressionante a ovação a ambos. E também a Luís Filipe Vieira, que conseguiu arrancar aplausos mesmo aos sectores com quem tem mantido alguns diferendos.

A minha festa foi simples. Combinei com uns amigos encontrar-me no Marquês, mas, eis que quando lá chego, não há rede no telemóvel para ninguém. Mais facilmente encontrava uma agulha num palheiro. De volta às Picoas, mas nem aí consigo telefonar, devido ao fluxo de gente e chamadas naquela zona. Foi preciso sair muita gente para conseguir encontrar finalmente os grandes benfiquistas que lá estavam. Seguimos o autocarro Avenida abaixo, e o que se viu foi alegria e êxtase total.

Na frente, Jorge Jesus completamente eufórico, gritando, cantando, levando com ele o escudo de campeão que estava no topo sul. Com ele seguiam os seus adjuntos. E vi todos os jogadores, claro está, com Moreira, Quim, Luisão e os brasileiros mais novos mais recatados, mas com grande destaque para Nuno Gomes (com aquele cachecol), Carlos Martins, Maxi Pereira (com a bandeira Maximus), Ramires (belos óculos), Coentrão (de chapéu), Javi Garcia e Di Maria (ambos com as bandeiras dos seus países), Rúben Amorim e claro, o rei da festa, completamente noutro nível, o super-bem-disposto David Luiz, cantando, pulando, enfim, noutro nível de alegria.

Segui até ao início da entrada no Rossio, depois voltei para casa e ainda vi muito rapidamente o que se escreveu em alguns blogs das nossas cores. A festa e a alegria seguirão durante dias, bem como a certeza de que, se esta estrutura se mantiver, poderemos chegar bem longe, tão longe quanto já nos prometeram, tão longe quanto já fomos.

5 comentários:

Manuel Oliveira disse...

JNF, pelos relatos e imagens que li e vi, foi uma festa FANTÁSTICA e única. Vi um vídeo no balneário do Benfica e o Javi dizia que nunca viu igual e olha que é campeão pelo Real!
Somos enormes.
Abraço.

djeiti disse...

A festa é lindaa!!!!!!! :)
Já tenho saudades de ver o Glorioso jogar!

O CAMPEÃO VOLTOU!!!!!
(e para ficar!)

cadu1981 disse...

quem é que arranja estas fotos em tamanha grande????

JNF disse...

Só encontro estas fotos neste tamanho.

As Aventuras do Gui disse...

E o Gui, o novo herói do Benfica, sempre soube que o glorioso seria campeão!
As Aventuras do Gui