terça-feira, 8 de junho de 2010

Mundial 2010

Vai começar a festa do futebol. Na África do Sul, de 11 de Junho a 11 Julho, 32 nações juntam-se para disputar a prova das provas, países contra países, para ver quem é o melhor do Mundo. Mais que uma simples competição, é um motivo de orgulho para os habitantes de um país verem a sua selecção campeã do Mundo. Mas será que a temos de apoiar?

Em primeiro lugar queria aqui deixar uma coisa bem clara: a minha selecção chama-se Benfica. Sou incapaz de apoiar um adversário do meu clube. Aliás, a mim, desde pequenino que me deixaram escolher o clube ao qual eu queria pertencer, mas obrigaram-me a ser português. E ainda há outro factor muito importante: gosto de futebol, adoro futebol, os meus pais dizem-me que desde pequenino, com 3 ou 4 anos, aos fins-de-semana, ficava a ver os resumos dos jogos na televisão. E para mim, o Mundial é o expoente máximo da celebração do futebol, traz-nos a nós, amantes do desporto-rei, momentos inesquecíveis, mesmo que a selecção portuguesa não participe.



Tomemos como exemplo o Mundial 1998 realizado em França, no qual Portugal não marcou presença após de ter sido eliminado na qualificação pela Alemanha e Ucrânia. Do que me lembro? Do que gostei realmente de ver? Tanta coisa...

Na fase de grupos, lembro-me de um Brasil recheado de estrelas no qual brilhava o fenómeno Ronaldo e que foi surpreendentemente derrotado pelos noruegueses comandados em campo por Tore Andre Flo; do Chile com aquela fabulosa dupla de atacantes Zamorano-Salas; de uma Itália ainda e sempre dependente de Roberto Baggio; da poderosa França que apesar de ter falhado o Mundial 1994 estava ali para ganhar, via-se; a Espanha, sempre com a confiança inabalável (e ridícula, diga-se) dos espanhóis, que ficaram com um enorme melão por terem sido surpreendentemente eliminados na fase de grupos (e lembro-me bem o que lhes custou, estava em Espanha nessa altura); a Holanda, com o seu sexy football; a Alemanha, campeã europeia em título mas já sem a força de 96, num grupo onde americanos e iranianos se defrontaram (em campo) com a vitória a sorrir aos asiáticos; a Inglaterra, um pouco à semelhança da Espanha, com mais confiança que qualidade; e a Argentina, com um futebol de grande qualidade com o letal Batistuta na frente, num grupo onde a Croácia comandada por Mirko Jozic dava os primeiros passos num Mundial de futebol e já com um futebol vistoso.



Depois, na fase do mata-mata, como diria Luiz Felipe Scolari, recordo-me de jogos inesquecíveis: um Argentina - Inglaterra em que me lembro perfeitamente de ter apostado na escola que o jogo ia a penalties, jogo esse marcado por um fabuloso e memorável golo de Michael Owen, mas também pela expulsão de Beckham por suposta agressão a Diego Simeone, algo que teria repercussões no Mundial-2002; lembro-me também do histórico Alemanha - Croácia que terminou com 0-3 no marcador, jogo marcado por mais um tento de Davor Suker, melhor marcador do torneio; dos stressantes penalties que voltaram a trair a Itália, agora frente à França; do magnífico Holanda - Argentina, um jogo que teve de tudo e daquele senhor-golo do holandês com medo de voar, Dennis Bergkamp; e ainda de um grandíssimo jogo de futebol, o Brasil - Dinamarca, com um dos festejos mais engraçados que me lembro de ver em Mundiais. Nas meias, novamente os penalties, com o Brasil a levar de vencida a Holanda, e com um emocionante França - Corácia, em que, após estar a perder por 0-1 numa jogada marcada por um erro grave de Thuram, a França dá a volta e ganha por 2-1, precisamente com dois golos do "culpado", ele que festejou de maneira curiosa. E a final, claro, Brasil e França, o campeão em título e o organizador, Ronaldo e Zidane, as estrelas, com a francesa a brilhar mais alto, num dia marcado por acontecimentos muito estranhos e ainda não totalmente bem explicados sobre o que realmente aconteceu ao Fenómeno.

Tenho recordações magníficas do Mundial, mesmo que Portugal não participe. Não me obriguem e torcer por Portugal, não consigo, pelo menos por este Portugal. Gosto demasiado de futebol para apoiar a selecção nacional no Mundial.

1 comentário:

sloml disse...

Respeito a tua opinião, claro, mas com Portugal envolvido estas competições têm sempre outro sabor. E se jogarmos bem ainda melhor.