sábado, 17 de julho de 2010

Estágio na Suíça

É um belo presente para os muitos emigrantes portugueses espalhados pela Europa, o facto de o Benfica estagiar num local como a Suíça. Havendo uma comunidade portuguesa (e benfiquista) muito importante em terras helvéticas, a ida do Benfica ao centro da Europa constitui uma oportunidade única para que os grandes adeptos benfiquistas verem de perto os seus ídolos. E o que mais me surpreende nesses adeptos é que, mesmo os seus filhos, os chamados portugueses de segunda geração, com nomes de "Steve", "Kevin" ou "Jacques", são tão fanáticos quanto os pais, envergando camisolas já da actual época.

Não desvalorizo os resultados de pré-época como alguns super-analistas costumam fazer, sobretudo quando nesses jogos a vitória sorri sempre ao Benfica (curioso, não é?). No entanto, mais que os resultados, acho que se deve valorizar as indicações que as equipas dão, o modo de jogar, as ideias, a mentalidade, o modo de encarar o jogo. Claro que isso muitas vezes fica relacionado com o resultado e foi o que se verificou nestes jogos do Benfica, nomeadamente com o FC Monthey e com o Aris. O do Sion, jogo atípico, ficou marcado por dois erros individuais de um jogador que ocupa uma posição muito específica. E olhando para os jogos dos nossos rivais, o Porto e ambos os "Sportings" (sim, se incluímos os de Alvalade temos de incluir os de Braga), temos de concluir que partimos à frente dos três.

Estágio globalmente positivo: minutos dados aos reforços, tempo de jogo dado a alguns já pré-dispensados como Luís Filipe e Balboa, vitórias, bom futebol, empatia criada com os emigrantes, o Benfica está bem e recomenda-se. À semelhança do que foi 2009/2010, que esta pré-época dure até Maio.

1 comentário:

Bimbosfera disse...

Mesmo contra o Sion me parece que a equipa esteve bem, faltou sorte, pois partiram atrás, foram ao empate, e nova jogada infeliz a dar de novo a vantagem aos outros...
Espero muito desta época!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com