sábado, 4 de setembro de 2010

Garotões com tempo d'antena!


"Nada há que seja verdadeiramente livre nem suficientemente democrático. Não tenhamos ilusões, a internet não veio para salvar o mundo."

José Saramago



Era Benfiquista, lúcido e esta frase é adequada a todos os que pensam em catalogar o SerBenfiquista de ser um site da oposição do Sport Lisboa e Benfica.

Conheço a BenficaTV, estive lá com outros do site, respeito muitos que lá trabalham, mas desprezo profundamente Pragal Colaço e Pedro Guerra, não as pessoas em si, mas a mensagem de guerra excessiva que passam.

Sei que a BenficaTV se mantém de pé porque a MEO assim o quer e, verdade seja dita, eu como Benfiquista também quero, mas pelo que me foi dito, o Benfica sem a MEO não iria conseguir manter a estrutura a funcionar.
Mas quero aquilo limpinho, sem doentes ou dementes que vociferam contra tudo que mexa com o Papado Vieirista ou que contradigam a cartilha do «sem Vieira era as trevas».

Para tudo na vida há uma lógica, e essa lógica deve ser a do respeito por todas as opiniões, embora neste esgrimir de credos, alguns se excitem em demasia.

No SerBenfiquista.com, deu-se o maior avanço(sem ajuda de Vieira) na forma artesanal de se discutir o Benfica em frente a um rádio, numa tasca ou café.
Fala-se ainda no Clube com amor, com paixão, discussões acaloradas nunca esquecendo os que por lá andaram e faleceram.

Muito menos de atletas que no passado serviram o Benfica, e viram no momento de sofrimento final da sua vida, o vácuo do apoio dos seus Dirigentes e Fundações.

No "Ser" há solidariedade entre Benfiquistas, por muito que as distâncias nos separem, mas há!

No "Ser", há acção. Há saída para a rua, há as manifestações espontâneas a pedir eleições antecipadas, há o risco de dar a cara e não ao contrário do que se afirma, do vulgar ...«escondidos atrás do monitor».

No "Ser" há jantares entre amigos, vários durante a época, há convívios sentados à mesa, há viagens com a equipa a todo o lado.

No "Ser" há as notícias antes dos media Portugueses descobrirem e traduzirem da Net.

No "Ser" há a discussão das finanças do Clube, esclarecimentos, há quem vá às AG's e fale, dê a cara sem medo.

No "Ser" há pedido de atletas, de jogadores que se quer, dos que se compra, dos flops e «negócios estranhos».

No "Ser" até os "Pragais Colaços e Pedros Guerras" desta vida por lá navegam. E isso é bom.

Aos meus Amigos do "Ser", aqueles que concordam, aos que discordam, aos que dão corda e aos que saem de fininho, digo-vos com toda a sinceridade:

Fui ontem, fui hoje e irei lá amanhã, esteja onde estiver no Planeta.

Há Net?! ... vou ao SerBenfiquista!

Mai nada e um abraço do Papoila Calmante!

P.S. Para quem não conhece ... www.serbenfiquista.com

21 comentários:

dezazucr disse...

Antes de navegar pelos blogues já navegava no serbenfiquista, ainda era o slbenfica.com.

Por acaso não tenho passado muito tempo lá, mas julgo que ninguém pode colocar em causa o empenho dos que lá escrevinham e comentam.

O serbenfiquista é também um ícone do Benfica, estatuto que partilha com os blogues.

Como em todo o espaço aberto há opiniões para todos os gostos.

red jazz disse...

desde 2005, todos os dias !!!

oscar-r disse...

Então é sim: Se bem percebi, temos de conviver com quem, constantemente, critica a direcção porque isso é legitimo e demonstrativo de uma saudável independência e de um belo pensar o Benfica.

Já quanto a posturas coma a de a Pragal Colaço, que defendem LFV e o Benfica temos de as considerar dementes e doentes que vociferam contra tudo que se oponha ao papado de LFV.

O que é certo é que nunca vi os inimigos do Benfica criticarem os seus críticos mas já tenho os tenho visto a vociferarem contra Pragal Colaço. Porque será? Talvez por ser um benfiquista que os incomoda porque luta contra o polvo que todos os benfiquistas sabem que existe!

Mais fácil, muito mais fácil, é termos um apostura critica em relação à gestão do Benfica e aos seus dirigentes. Culpa-mo-lhos de não enfrentarem o sistema, consideramos até que ele existe porque culpa do Benfica. Somos os imaculados que sofremos por os outros benfiquistas não verem onde está o problema. Apontamos os erros e por isso não nos sentimos culpados de nada. Depois quando aparecem benfiquistas dispostos à luta e que nos criticam chama-mo-lhes doente e dementes. Estamos convencidos que com LFV fora do Benfica os erros acabam-se, o polvo cairá de podre e as vitórias vão-se suceder!!!

O direito à critica assiste a todos e se uns criticam o Benfica outros têm direito a critica-los por isso mesmo.

Não sei quem desprezo mais: se aqueles que passam uma mensagem excessiva de guerra se aqueles que constantemente põem em causa a gestão do Benfica!

Carlos Alberto disse...

Já esteve muito melhor. Hoje em da a moderação é composta quase em exclusivo por "garotões" como o titulo do post indica. Que saudades do sl (tracinho) benfica.com LOL

Anónimo disse...

Mais um grande artigo do José Marinho (obviamente disfarçado)

O teu problema é que o VEIGA não está no Benfica. Já sabemos que tu (e alguns outros) são pagos por ele (em dinheiro e promessas).

É pena é que vocês nunca expliquem os negócios NEGROS (BEM NEGROS) dos vosso patrão.

JNF disse...

oscar-r(1), lampi(2) e anónimo(3):

1 - não fazes ideia do que estás a dizer. Nem sobre Pragal Colaço nem sobre os outros benfiquistas. Pode ser que daqui a umas horas descubras algumas coisas.

2 - Menos ressabiamento sff, não libertes aqui a raiva por teres sido expulso pelo teu mau comportamento.

3 - José Marinho? Meu Deus, nem sei o que dizer...

Águia Preocupada disse...

Pragal Colaço, não defende o Benfica (nem sei se o é!)! Pragal Colaço, defende Vieira e o tacho que angariou ao seu serviço, mas pago pelo erário do Benfica!
Como se explica, que tenha descurado uma carreira, por troca com algumas bocas na BenficaTV e uns artigos no Jornal?
Uma coisa, somos nós, sócios anónimos e comuns, comentarmos, criticarmos e manifestarmos as nossas opiniões e preocupações! Outra,é quem tem responsabilidades dentro do Clube, não saber comportar-se à altura do prestigio e da história do mesmo!
Não reconheço estatura moral a Pragal Colaço, que já me nomeou e mencionou pelo que escrevo noutro espaço, para vociferar contra os Benfiquistas, verdadeiros arautos e garantes da continuação do Clube. E também não lhe admito lições de Benfiquismo! Ainda ele não era nascido e já eu sofria quando os jogos corriam menos bem!
Pragal Colaço e Pedro Guerra, agem como se Vieira fosse o dono do Clube e só a ele, Vieira, devessem respeito e lealdade!

iBenfiquista disse...

"Estamos convencidos que com LFV fora do Benfica os erros acabam-se, o polvo cairá de podre e as vitórias vão-se suceder!!!".

Isto é inadmissível, vindo de benfiquistas. Como é que sabem? Como podem saber que o polvo acaba? Vão exterminar todos os tentáculos do polvo? Como o vão fazer?

Então agora a existência do polvo é "culpa" do LFV? Não faltava mais nada. Olha que é preciso ter lata!

Isto mais não é do que a tentativa de assalto ao poder. As máscaras começa a cair. Muito bem. Querem o poder, inscrevam-se nas próximas eleições e ganhem-nas!

No entanto, não acredito que as ganhem. Porquê? Porque a maior parte dos benfiquistas não são estúpidos e percebem o que se passa.

Este comentário é a prova provada de que existem benfiquistas mais interessados em promover os seus próprios interesses do que os interesses do Benfica. E que não hesitam em tentativas de divisão para dar azo às suas próprias ambições. Eu como benfiquista desinteressado - atenção!, como a maioria dos benfiquistas são! - estou chocado!

Digo mais. Nunca votei numa eleição do Benfica. Mas na próxima prometo, melhor, juro!, que irei dar os meus 20 votos assim como os das outras 3 pessoas a quem pago as quotas, ao LFV.

E eu que até tinha uma certa simpatia pelo Veiga...

Saudações Benfiquistas

JNF disse...

iBenfiquista,

Quem disse essa frase? Ninguém disse que no fórum não há idiotas, há vários certamente, mas há muita gente com opiniões correctas e inteligentes. E que conversa é essa de pegar em 60 votos e atribui-los a Vieira? Pagas as quotas de outras pessoas? Muitos parabéns, sinceramente, poucas pessoas fariam isso, mas não podes votar por elas.

iBenfiquista disse...

Pois não foi no post. Foi o comentário do "oscar-r" que parece ser da mesma tribo. Mas como este há muitos. Ou talvez não tantos.

Quanto aos votos (são 80 votos), são de membros da família. O importante é que são benfiquistas e sei que irão votar bem. É claro que pago as quotas. Qual é a surpresa? É o dever de qualquer benfiquista que se preze! E que possa!

PS. Não falei nem mencionei idiotas. Se há ou não idiotas sinceramente não sei. Poderá, quanto muito, haver comentários idiotas.

Carlos Alberto disse...

Lá está, quem não é da cor tem "RAIVA". Só os Beiguistas é que são pessoas ponderadas, os outros têm mau comportamento.

JNF disse...

O Veiga que se f... ou pensas que por não se fazer o beija-mão a Vieira se está com Veiga ou com quem quer que seja?

Anónimo disse...

Parabéns pelo post sobre o SB! Demonstra perfeitamente as razões de ser frequentador assíduo desde 2007.

Ps: iBenfiquista devia reler o comentário de oscar-r porque percebeu mal o parágrafo da frase mencionada.

Águia Preocupada disse...

Quem trouxe o Veiga para o Benfica?
AH! Não se lembram? Não fomos nós Benfiquistas anónimos que lhe demos o poleirinho! Verdade que também não fomos nós que lho tirámos!
Esta é mais uma mancha negra na história da vigência de Vieira na Presidência do Benfica!
Pela parte que me toca, jamais aceitei e engoli que tal criatura fizesse parte da hierarquia do meu Clube! Mas isso é prática corrente nas escolhas de Vieira de que Paulo Gonçalves e Soares Oliveira são distintos exemplares!

JNF disse...

Veiga fez do Benfica campeão, foi importantíssimo, no entanto seria um perigo gigantesco (um suicídio?) te-lo na presidência.

iBenfiquista disse...

Ao anónimo que diz que eu devo ter percebido mal o parágrafo do oscar-r. Pois eu reli-o e, sinceramente, penso que o percebi bem. No entanto, talvez me tivesse excedido quando falei do "assalto ao poder". Mas, porra, já estou todo lixado (é fodido que se diz, não é? :-)))), com todo este maldizer e críticas ao Benfica, que a blogosesfera benfiquista já começa a cheirar mal! A CHEIRAR MAL! A FEDER!

Deixo uma frase de um benfiquista lúcido e inteligente, que deixou num comentário, de que eu gostei muito e que devia preocupar e fazer meditar TODOS os benfiquistas.

"O que eu sei é que a estratégia do polvo corrupto do norte é prejudicar no inicio e depois deixar as convulsões internas fazerem o resto..."

Síntese perfeita do que está a acontecer.

Anónimo disse...

LFV nao será santo certamente, mas discordo do que diz do Dr. Pragal. Ele defende o Benfica com a alma que deve ser defendido, em momentos de puro enxovalhamento do mesmo. Ou vamos continuar a "fingir" que nao reparamos no nosso clube a ser ENXOVALHADO????????

JNF disse...

O oscar-r parece concordar com o que o iBenfiquista diz, não percebo...

a blogosfera e os fóruns do Benfica querem o melhor para o clube. E de todas as opiniões e críticas construtivas que são feitas com boas intenções (e que nunca são demais), há que ter respeito concordando-se ou não com as mesmas. E é isto que alguns elementos ligados directamente ao Benfica e alguns comentadores de caixas de comentários não sabem respeitar, infelizmente. "Porque se não disseres que amas a direcção, és um abutre que merece ser insultado.". É triste haver gente que pensa assim.

oscar-r disse...

JNF, acusas-me de não fazer ideia do que falo quando o meu comentário é apenas uma opinião. É a tradução da ideia com que eu fico ao ler o que muitos benfiquistas vão escrevendo na blogosfera. Posso ser idiota mas costumo fundamentar as minhas ideias em função da percepção que vou tendo da realidade. Fico à espera de descobrir o que aí vem...

Ibenfiquista, entendeu o que eu quis dizer só não percebeu que, de todo, não me incluo no "estamos", falei na terceira pessoa do plural em referência à possibilidade de ser esse o entendimento de muitos benfiquistas. Pretendi apenas deixar no ar uma possibilidade lógica (tendo para isso amplificado a ideia) face à postura que me é dada observar no muito que leio na blogosfera. É uma forma de pensar legítima que o JNF não percebeu, ou só a critica ao Benfica e a LFV é que o são?

Acredite que não sou da mesma tribo e que são muitos os que a ela pertencem.

De tanto coisa que leio por vezes caio no erro de falar de forma genérica (parece-me que a intenção é sempre a mesma). Pelo facto peço desculpa ao autor do post. O que não quer dizer que não tenha lido com atenção o que escreveu!

Só que ao ler uma frase como esta:
"Sei que a BenficaTV se mantém de pé porque a MEO assim o quer e, verdade seja dita, eu como Benfiquista também quero, mas pelo que me foi dito, o Benfica sem a MEO não iria conseguir manter a estrutura a funcionar."
fui levado a transmitir uma ideia e não a debater as ideias do texto.

Mas na altura o que pensei foi: Que critica é esta? Quem foi que disse? Que estrutura é que deixava de funcionar?

São frases deste tipo que tenho dificuldade em perceber e custa-me muito aceita-las, ainda para mais vindo de um benfiquista. Quem é posto em cheque É o Benfica! Afinal apenas tem um canal de televisão porque uma operadora quer e é isso que mantém a estrutura (que só pode ser Vieira e a sua prole) a funcionar!

Pensava eu, que a única razão porque a Btv existe, eram os Benfiquistas. Afinal não é assim. Andamos todos enganados com a grandeza do nosso clube - não é legitimo eu pensar isto?!!

Pode haver quem considere estes pensamentos idiotas mas eu acho-os muito legítimos.

Anónimo disse...

É a 3.ª vez que escrevo, parece que ninguém está acima da crítica aqui excepto este Papoila Calmante. Notável. Denota-se que gostas de algum protagonismo, é compreensível. Pouco me interessa o que fizeste pelo Benfica no passado, se és benfiquista confronta a Direcção pessoalmente, por carta, ou nas AG, é que criares focos de oposição não é a melhor forma de servir os interesses do clube, mas sofres agora de amnésia e não recordas onde o Benfica estava há 15 anos? Deixemo-nos de tretas, esse protagonismo mascarado de realismo pouco ou nada tem a ver com o lema do que clube que nos une neste blog - «E pluribus unum». A melhor forma de servir o Benfica actualmente é desbloquear a avenida da estabilidade, e enquanto moderador devias saber a irresponsabilidade que vens tendo ao escrever novelas que apenas mancham a actual direcção. Censura esta também.

Seismilhoesum disse...

O Benfica foi (por muito que custe aos Andrades) o único espaço de verdadeira democracia durante a ditadura. E houve muitos oposicionistas que pelo clube andaram. Durante o "consulado" aze(ve)do a Democracia esteve muito "condicionada". Mas ser benfiquista é ter a mente livre e criticar o que entende que deve criticar! E só se deve responder com argumentos e mais nada!
Luis Filipe Vieira fez muito (penso) pelo Benfica MAS ..... não é perfeito (como o Pintinho, julgam eles), é humano, e nem tudo fará bem. Um espaço de crítica livre não será, necessariamente, de oposição. O que importa é o Benfica! Saudações gloriosas!