sábado, 18 de setembro de 2010

Um clássico para marcar a diferença

É preciso ganhar sem desculpas, jogamos em nossa casa perante os nossos adeptos e temos de mostrar que somos mais fortes que aqueles que são conformados com o actual estado de coisas do futebol português, e que não se importam de fazer o papel de equipa submissa. Aliás esse tipo de mentalidade está a aniquilar o Sporting pela sua base, pois é algo que facilmente encontramos em qualquer sportinguista: desde que o Benfica seja prejudicado e que o Sporting ganhe o campeonato da segunda circular, mesmo que o Porto seja campeão 4 vezes em cada 5 anos, está tudo bem para eles. Isto devia preocupar os sportinguistas de gema, os autênticos que são cada vez mais uma espécie rara, não estes desta nova vaga que é marcada pelo anti-benfiquismo crónico e doentio, pois desta forma está-se a perder a mística do clube se é que alguma vez a tiveram, e estamos hoje a assistir a transformação de uma instituição que é considerada grande, para uma que por este andar daqui a 30 anos poderá ser um Belenenses. Porque um clube na sua essência é aquilo que os seus adeptos demonstram ser.... um tema para retornar um dia mais tarde...


 Voltando ao essencial, este derby, afigura-se de extrema importância para o Benfica pois de forma alguma podemos perder mais pontos, pelo que os únicos resultados que interessam são ganhar ou ganhar, não existe outro caminho, outra alternativa nesta altura. Perante o desastroso início de temporada motivado por causas várias que já foram devidamente analisadas, a verdade é que estamos enconstados à parede pois um mau resultado levará-nos para uma época muito penosa onde andaremos a suspirar pelos jogos da liga dos campeões e das taças para podermos ter aquela sensação de que ainda aspiramos a alguma coisa positiva, a algum troféu, a alguma alegria... no fundo seria o regressar àqueles tempos do fim da década de 90 onde a ilusão e a crença na equipa existia apenas nos sonhos dos adeptos, pois a realidade em nada personificava aquilo que devia ser o Benfica. É preciso afastar essa realidade para bem longe do nosso presente e a única maneira de o conseguir passa pela conquista dos três pontos.

Jesus tem entre si uma tarefa que apesar de difícil não é impossível. Indo além daquilo que ele gostaria de ter mas não conseguiu ter no plantel, acho importante que o treinador olhe para a equipa e consiga encontrar as soluções que permitam ao Benfica praticar um futebol positivo, ou seja, se calhar era tempo de deixar de pensar na temporada transacta e no sistema táctico que mais utilizamos, no caso o 4-1-3-2, e tentar perceber se no actual plantel existem jogadores com as características necessárias para poder interpretar de forma correcta tal sistema. Eu penso que não, que não temos, porque as saídas de Di Maria e Ramires não foram colmatadas com entradas de jogadores com características idênticas, logo é impossível ao Benfica e tem-se verificado isso, fazer aquela pressão alta em cima dos adversários que desde logo os sufocava e que dessa forma obrigava as outras equipas a errarem precocemente e com isso o Benfica estava sempre por cima do jogo e consequentemente mais perto da vitória. Não existe um desiquilibrador que mexa no jogo quando a equipa assim o necessita (tem sido Coentrão e Aimar a disfarçar essa lacuna) nem existe um jogador que dê o equilíbrio necessário ao meio campo para além de Javi, ou melhor existe mas anda vezes demais enconstado  à lateral direita (Amorim). Como Jesus irá resolver estes problemas? Com a competência que lhe reconheço, pois um treinador também vê-se na forma como supera as adversidades e consegue adaptar-se às necessidades da equipa, tendo em vista a mão de obra que dispõe.



Diz-se frequentemente que o futebol é um desporto para homens de barba rija, alusão que também me sirvo para passar a mensagem que quero de momento. Que mensagem é essa? Pois bem, mal o árbitro apite para o começo do jogo, que os jogadores partam para cima do adversário, que demonstrem a vontade de ganhar que tem andado escondida em alguns jogos, e que façam um jogo positivo e de acordo com os pregaminhos do clube, que a imagem acima os inspire. Nós não temos a pretensão de "sermos diferentes" lema a que o clube do lumiar tantas vezes faz valer. Nós somos o clube do povo e da igualdade de sonhos entre todos, fazemos a nossa força, e não existe maior sonho do que uma vitória do clube que amamos. Espera-se também uma arbitragem isenta e que beneficie o espectáculo, pois uma partida de futebol precisa sempre ser decidida pelos 22 jogadores que sobem ao relvado e não por quem está ali para ajuízar o jogo. Não queremos ajudas, apenas que se cumpram as leis do jogo, sem dualidade de critérios, sem segundas intenções. Porque se aqueles 90 minutos são uma peça de teatro, se aqueles 90 minutos são uma pintura que de início é uma tela em branco e que vai ganhando cores conforme as incidências da partida, convém que possamos apreciar essa peça, que possamos tentar perceber a beleza dessa pintura abstracta sem interferências externas, convém que possamos vibrar o jogo pelo jogo na sua essência mais pura. É assim que devia ser sempre!!!

8 comentários:

JNF disse...

Excelente post do qual saliento dois pontos:

1 - a belenização do Sporting. É cavalgante e o mais curioso é que os sportinguistas não me parecem muito preocupados com tal, eles que para algumas questões são totalmente histéricos. Ganharam dois campeonatos em 28 anos, isto não é preocupante?

2 - perdemos, como é referido, os dois jogadores mais importantes: o que equilibrava e o que desequilibrava. Não foram contratados reforços à altura e neste momento estamos a pagar a dívida, infelizmente.

Mentiroso disse...

Eh pah, que me dizem a contratarmos este puto ao Real Madrid em Janeiro na reabertura do mercado? Pelo golo que marcou hoje ao Real Sociedad diria que era de um jogador assim que necessitávamos para dar a volta a isto.

http://www.youtube.com/watch?v=lp0JopBPpzI

Far(away) disse...

É realmente um jogador que nos faz falta, pois as suas mudanças de velocidade abanavam sempre com o jogo, mesmo que algumas vezes fosse inconsequente. Não soubemos também minimizar a sua perda com alguém de nível para o substituir. Estas coisas pagam-se.

Anónimo disse...

Boa noite,

Antes de mais deixem-me dizer que sou sportinguista, sócio à mais de 20 anos e membro do Conselho Leonino eleito pela candidatura Ser Sporting (da alternativa portanto), pelo que não estranharei se não for bem vindo a este blog.

Foi a mera curiosidade movida pela aproximação do jogo que os nossos representados irão disputar, que me fez vir ler as expectativas dos nossos adversários sobre o mesmo. Caso para afirmar se poderia fazê-lo na bola ou no record, poder podia mas não era a mesma coisa...

Relativo ao post, em que se baseiam os benfiquistas para nos acusarem de submissos de quem quer que seja? Não foi o Sporting o único clube que até hoje teve a coragem de atribuir dois rostos ao Sistema, P.Costa e V.Loureiro?! O que aconteceu a seguir? O Sporting na sua boa-fé realizou um manifesto com o benfica e quais os resultados práticos? O Benfica passou a beber directamente do Sistema, benefeciou de todas as Cunhas Leais que colocou na Liga, chegou a ir jogar ao Algarve um jogo que se devia ter realizado no Estoril por força de um seu mal afamado dirigente, empresário e ex-presidente de uma casa do fcporto num país do Benelux! Resultado: Campeões através dum lance no mínimo altamente duvidoso (o melhor árbitro do mundo à época Collina não teve dúvida em afirmar da sua irregularidade), tudo isto num ano em que unanimemente o Sporting praticou o melhor futebol, mais bonito, mais goleador e que almejou a final da Taça UEFA. Para todos os sportinguistas o benfica faltou à verdade desportiva, ficando conhecido pelas palavras do mesmo presidente que assinara o manifesto, como o ano do colo. Um ano mais tarde, já campeão, foi Luis Filipe Vieira a reconhecer que não o deveriam ter sido naquele ano e com isso, à semelhança da Taça Lucílio, mais um título que pertenceria ao Sporting, não foi permitido pela falta de verdade desportiva.

...

JNF disse...

1 - Todos os que vêm a este blog com más intenções não são bem-vindos. Não me parece ser o caso, quer falar de futebol mesmo sendo de outras cores, tudo bem.

2 - Dizer que o Benfica se aproveitou do sistema parece-me das declarações mais descabidas que li na Internet. Aliámo-nos a Pinto da Costa e a Valentim Loureiro? Nunca pensei ler isto, mas tudo bem, cada um acredita no que quer, seja nisso ou no ratinho dos dentes.

3 - Jogo com o Estoril: qual o problema? O Estoril triplicou as receitas naquele jogo, mais, conseguiu só naquele jogo o que conseguiria normalmente em 3 meses. Não é genial? Foi a primeira vez? Até parece que o Moreirense nunca foi jogar connosco a Guimarães, ou o Gil Vicente ao velhinho 1º de Maio de Braga, ou o Porto nunca jogou com o Estoril em Torres? E o Sporting nunca jogou no Restelo com os Pescadores (que por sinal estavam a ganhar ao intervalo)?

3 - Lance duvidoso... pois. O que é que o Ricardo disse mesmo? Falta? Não! "Foi com a mão, foi com a mão!", gritou ele. No final do jogo, Manolo Vidal e Filipe Soares Franco admitiram que Ricardo esteve mal e que a vitória era merecida, as declarações estão no site do Record. É preciso alguma falta de memória para dizer que o Benfica foi beneficiado nesse campeonato quando houve um momento Olegário na Luz naquele remate do Petit e ainda um Penafiel - Benfica na 32ª jornada que foi dos roubos mais descarados que tenho memória no futebol. O Sporting jogou melhor futebol? Muito melhor, é um facto, mas merece ganhar só porque jogou melhor? Claro que não. E falhou em todos os momentos cruciais da época, a fiel representação do Sporting foi aquele defesa-central, Hugo, que escorregou sempre nos momentos decisivos (ainda me lembro, Sporting 0-2 Penafiel).

4 - Sobre a Taça da Liga é uma questão de pesquisar o que eu escrevi no blog sobre o assunto.

5 - Não descontextualize as palavras de Vieira, não foi isso que ele disse.

6 - É preciso muita lata depois de tantas negociatas com o Porto, depois do projecto Roquette, depois de terem escorraçado o presidente que lutou contra o Apito Dourado, para vir falar do Benfica.

Far(away) disse...

Amigo sportinguista bem vindo a este espaço se for para discutir futebol. Não concordo minimamente com o que foi dito por ti, algo que foi muito bem rebatido pelo JNF, mas gostaria de saber a tua opinião, sobre a segunda parte do que digo acerca do sporting, ou seja a perda de identidade do clube, por causa do anti-benfiquismo crónico. Creio que isso é mesmo um problema para o vosso clube.

Águia Preocupada disse...

Caro sportinguista! Nunca ouviu dizer que quem tem o rabo preso devia metê-lo mais à viola,no saco?
Esqueceu por acaso um jogo da taça de Portugal com o Felgueiras(?)cuja antecipação o Sporting comprou para permitir jogar antes do jogo do campeonato para permitir a Liedson limpar os amarelos e apresentar-se contra o Benfica?
Lembra-se por acaso que o preço foi o valor dos cascóis, bandeiras e toda a parafrenália que o Felgueiras já tinha (com uma data) e que teve que refazer?
Sabe caro!? Quem tem telhados de vidro, não deve andar à pedrada!

Anónimo disse...

Sou antes de mais Sportinguista. Com muito orgulho. E não venho aqui julgar. Apenas venho dizer que o que aprendi foi a respeitar os outros, seja qual for a opinião deles. Querem saber a minha idade? Tenho 13 anos. E sou uma rapariga. Não acreditam? Pois, esse problema já não é meu. Durante 13 anos, aquilo que aprendi foi a dar a minha opinião sobre as coisas, sem julgar ou humilhar os outros. E acho que por amor de deus, deviam de ter mais respeito um pelos outros. Eu sei que o que se trata é "Futebol" e que é uma coisa que se discute muito hoje em dia. Mas por amor de deus. Isto é um sitio publico.. Dêm a vossa opinião, sem insultar a dos outros ! Porque se somos humanos, temos a nossa PROPRIA opinião. e se não querem respeitar isso, é porque são pessoas sem CÉREBRO ! Sinceramente ..