segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A força do Benfica

Não, não é pela força da nossa equipa que interrompo um silêncio prolongado. É sobre a força dos adeptos do Benfica. Algo quase único a nível mundial. Com poucos ou nenhuns galácticos o Benfica arrasta multidões a todos os estádios em tudo o que é sítio.
O ilustre JNF abriu a porta e é preciso escancará-la de vez. LFV, num dos seus habituais dislates, tentou reprimir aquela que é a maior força do Benfica: o apoio dos seus adeptos. Especialmente fora de casa, já que na Luz acaba por ser normal. Julgo nem ser necessário fazer um apelo ao fim do boicote ditado por LFV e seus pares num assomo de iluminação. Porque, se LFV consegue não assistir aos jogos, por justificadas razões de saúde, há adeptos a 8000 kms do Algarve que não sossegam até receber um sms a garantir-nos a vitória do SLB. Imagine-se os que moram ali ao lado e que só podem ver o Benfica ao vivo uma ou duas vezes por ano.
É claro que os outros clubes acabam por beneficiar-se financeiramente. São os chamdos efeitos secundários. Mas quando estamos doentes não deixamos de tomar medicamentos por causa disso. E o nosso Benfica até anda um bocadinho anémico.
E ouvir os nossos adeptos a gritar «Benfica» «Benfica» na casa dos outros e a deixá-los mudos é impagável. Mesmo quando precisamos de sites manhosos com buffering constante e internet a zero à hora.
Por tudo isto nem vale a pena pedir a LFV que dê o dito por não dito. A nossa força é espontânea e irreprimível. Pena é que ele não veja o óbvio e, apesar de tantas visitas sociais ao Brasil nunca lá tenha ouvido dizer que «a voz da torcida é a voz de Deus».
E viva o Benfica!

12 comentários:

Carlos Alberto disse...

Eu preferia deixar mudos os tesoureiros desses clubes mas isso sou eu...

Galaad disse...

Desculpa Rui, mas na essência do post, não concordo com uma unica linha. Concordo sim com o que escreveu o Carlos Alberto.

Quem quer ser respeitado, tem de se dar ao respeito!! Para que é que hei-de ir a um estádio adversário sabendo que, á partida, o jogo já está invariavelmente viciado? Porque hei-de dar dinheiro a um clube que tem 5 jogadores emprestados pelo CRAC? Se os adeptos do SLB deixarem de comparecer, acredita que muitas coisas iam mudar no nosso Campeonato!!! De modo a garantir a sua sobrevivencia economica e 30 a 35 por cento do seu orçamento, garanto que passariam a respeitar-nos mais (e a si proprios...)e deixavam logo de ser subservientes a quem são...

Enquanto não se tomar uma grande medida visivel (como poderia ser esta, caso fosse cumprida...), o nosso futebol vai continuar na lama e os nossos adeptos continuam a debitar dinheiro em jogos e campeonatos viciados como se tem visto este ano de uma maneira escandalosa. A darem dinheiro a clubes que mais não são do que acólitos de corruptos!!!

E agora um aposta: será que o Candeias, o Ventura e os demais vão jogar contra o dono? Vejam, por exemplo, a lista de convocados da União de Leiria para logo... E é a estes gajos que vocês querem encher os bolsos...

LFV pode ter errado em muita coisa mas nesta está absolutamente certo, quanto a mim.

E argumentos como o dos 8000 km não colhem. Porque, como sabes, padeço do mesmo mal...

Para terminar, só uma pergunta: Se fosse o papa-pitas do Norte a decidir o mesmo para os andrades, como acham que seria????

Um abraço

Galaad disse...

Só mais um pormenor que faz toda a diferença:

Esta decisão não é de LFV, mas sim dor orgão sociais do SLB, o que é completamente diferente. Pensem bem nisso!

Red INNdiaNN disse...

No Benfica o seu grande poder sempre foi materializado pelo poder das massas, as tais que ergueram pela própria mão e cimento a mística do lusitano.
Por mais que venham presidentes, orgão socias, sad´s, estádios e multimédias, a massa ficará cá para sempre! Para decidir o melhor para o melhor clube do mundo, que até em Taipan imagino que tenha adeptos, estarão esses, os do real poder do SLB!

rui gomes disse...

Caro Galaad,
Não ir aos estádios quando jogamos fora é quase como votar nulo ou em branco. Mostramos que discordamos mas pela inércia não mudamos nada. Como diz JNF,o que precisamos é de ganhar. O miserável desempenho que temos tido na Champions, nas outras competições europeias e entre portas atestam isso mesmo. Precisamos de ir todos os anos à Liga dos Campeões para ganhar dinheiro e experiência. Se enterrarmos a cabeça na areia não ganhamos nada. A Liga só serve para ver quem vai à Europa ganhar dinheiro e ter oportunidades de fazer bons negócios. É utópico e ingénuo acreditar que deixará de haver corrupção.
Os adeptos ajudam as equipas a ganhar, sabias? Senão de que valia o factor casa? Pela relva molhada com 3mm?
Já agora, quando digo «LFV e seus pares» estou a ser sintético. Mas obrigado na mesma por teres esclarecido alguém menos informado.
Abraço

Bimbosfera disse...

Boas. Discordo do post, como é sabido por aqui, e concordo com os comentários discordantes ao post, mas que concordam com a minha opinião, eheheheh!
Boicote aos jogos, já vamos é tarde!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Pedro disse...

"Como diz JNF,o que precisamos é de ganhar."

Pois mas depois acontecem coisas como em Guimarães.. Mas vais defender q os nossos têm que ser mais fortes, correr mais, etc etc né? Claro...temos q ter super homens.

Assusta-me nos dias de hoje esta ingenuidade ainda perdurar...

Águia Preocupada disse...

Não vou aos jogos "fora". Mas não falto a um no nosso estádio, a não ser por motivos de força maior!
No que respeita ao boicote, sinceramente não tenho opinião bem contextualizada e muito menos assente em dados que possa considerar aceitáveis. Por isso, a esse boicote digo NIM!
Mas duma coisa tenho a certeza. A luta pela credibilização do futebol, - é isso que está em causa - não pode assentar em acções avulso encetadas por sócios e adeptos! Qualquer atitude tem que ser sustentada pelo topo da pirâmide e depois sim, coadjuvada pelas bases.
O que LFV fez, foi deitar fogo no palheiro, sair de mansinho e deixar as chamas para quem as quiser pagar.
LFV considerou a sua missão cumprida perante os sócios, porque assim o exigem os seus amiguinhos! entendeu que

Anónimo disse...

Abater o polvo da corrupção implica unidade e conjugação de seforços dos Benfiquistas; consequentemente, só nos resta como benfiquistas cumprir o decidido pelos orgãos do nosso club.

Anónimo disse...

Abater o polvo da corrupção implica unidade e conjugação de seforços dos Benfiquistas; consequentemente, só nos resta como benfiquistas cumprir o decidido pelos orgãos do nosso club.

rui gomes disse...

Caro Pedro,
E na época passada, tivemos super homens ou nunca fomos prejudicados pelas arbitragens?
Ah! e já agora, quantos golos tinhamos marcado e sofrido por esta altura?
E se não formos aos jogos os dirigentes dos outros clubes vão a correr pressionar os árbitros para não prejudicarem o SLB?

Pedro disse...

O ano passado serve para provar exactamente o contrário caro Rui, jogámos como nunca, uma equipa brutal, jogadores em alta e a golear e só fomos campeões a 15 minutos do fim. Devia chegar para perceberes como funciona tudo isto. Como estás a ver é impossível jogar sempre como jogámos o ano passado mas é possivel jogar menos bem e vencer se os árbitros tiverem arbitragens honestas. Tinhas ganho em Guimarães e não tinhas perdido em casa com a Académica. Seriam mais 5 pontos ao mesmo tempo que os corruptos se não fossem levados ao colo em vários jogos teriam pelo menos menos 4 pts...agora faz as contas. Se continuas a achar q nada disto interessa e que o importa é jogarmos mais mais e mais ok, é a tua opinião. Mas há mais de 25 anos que se tem essa opinião com os resultados à vista de todos...

Não. Os outros clubes podem simplesmente deixar de ser coniventes com o clube corrupto, podem deixar de fazer panelinha com ele, podem, imagine-se, pedir medidas duras no combate à corrupção, podem não se calar qd são roubados à grande contra eles, podem não fazer as figuras tristes q fazem qd perdem com o Glorioso, podem tanta coisa q me custa, sinceramente, q um benfiquista faça uma pergunta dessas.

Acho q não tens a noção do q é o sistema e como ele se move...