domingo, 24 de outubro de 2010

"Desculpa Vieira, mas tive de vir"

Eu não, mas muitos dos quase 15.000 que foram ao Estádio do Algarve têm razão para emitirem esta frase. Num momento em que o Benfica precisa da ajuda dos adeptos, é de saudar todos aqueles que, com maior ou menor esforço, fazem muitos quilómetros para se deslocaram num domingo à noite a Faro para assistir a um jogo de futebol. A eles, o meu, e por ventura o do Dr. Bagão Félix, muito obrigado.

E não foi por o jogo ser no Estádio do Algarve que o treinador do Portimonense, Litos, se indignou desta vez. Quem diria que a antiga e, se calhar, ainda eterna promessa leonina não levantaria a voz qual vítima de indignação por ter 25% do orçamento anual pago. Ele há coisas...

O Benfica tinha uma oportunidade de ouro para se isolar no segundo posto mas o Portimonense, pejado de jovens jogadores, queria fazer boa figura à semelhança do que se passou com os vizinhos de Olhão no ano passado. No entanto, e apesar de não ter visto toda a primeira parte, o Benfica superiorizou-se aos algarvios tendo criado boas oportunidades, duas de David Luiz, num remate de meia distância e num cabeceamento ao primeiro poste, uma de Saviola e outra de Luisão, com o guardião Ventura em bom plano nos quatro momentos. O Portimonense criou pouco perigo, apenas num lance, imagine-se, de bola parada, com o avançado a aparecer sozinho para cabecear.

No segundo tempo o Benfica entrou a matar e logo ao quarto minuto Javi Garcia tem uma movimentação perfeita num lance de bola parada e cabeceia uma bola com selo de golo. 1-0, o Benfica estava na frente. E seguiu a avalanche ofensiva com Kardec, no minuto seguinte, a cabecear sozinho a pouco mais de 4 metros da linha de baliza, e a falhar, mostrando que, afinal de contas, não é assim tão fácil apenas "empurrar para a baliza". O Benfica pressionava mas o Portimonense não tinha desaparecido do jogo e proporcionou a Roberto uma óptima intervenção, daquelas que são precisas e necessárias num jogo teoricamente mais simples.

No que restou do jogo, Jesus teve tempo de colocar dois monos a jogar, Menezes o acelera, um jogador que em 16 meses não evoluiu absolutamente nada, nem sequer é previsível que evolua, de uma lentidão de processos genial, nem Chano conseguiria (o Chano actual, com quase 50 anos) e ainda Jara, o único jogador com meio cérebro no plantel, ainda não percebeu o que é o futebol em Portugal ou na Europa, um autêntico "puto" a quem apetece chegar ali, puxa-lo pelas orelhas e mandar dois tabefes (nem foi pelo golo falhado, isso acontece aos melhores e aos piores, mas mais frequentemente aos segundos, lembrem-se disso).

O Portimonense cresceu e sem criar grande perigo, criou suores frios a muito boa gente (eu, por exemplo) sempre que fazia a transição defesa-ataque em velocidade, contra a fraca transição oposta do Benfica, algo que venho aqui dizendo várias vezes. E em lances de bola parada era um treme-treme aflitivo, como já referi "n" vezes. Curioso que, nos últimos minutos, com a entrada de Airton em campo, a turma de Portimão não cheirou a baliza nem por um momento, não houve um segundo de aflição. Curioso, não? Acho que também já tinha falado nisso.

O Benfica, com esta vitória justa, coloca-se isolado no segundo lugar, a apenas quatro pontos do Porto, apesar de os dragões terem ainda menos um jogo. Se me dessem um papel, há quatro jornadas, para eu assinar e onde dissessem o que acabei de escrever, assinaria de imediato. Em termos de Liga, está tudo a correr pelo melhor, dentro do que era possível. E com alguma sorte, poderemos chegar ao Dragão a morder os calcanhares ao líder. Quem sabe, quem sabe...

17 comentários:

Baresi disse...

20 mil?? Por acaso acho que não houve numeros oficiais, mas estive no Estádio Faro-Loulé nas finais da Taça da Liga e contra o Estoril, e a diferença foi abissal.
Tu viste 20000, eu digo-te que acho que nem 15000 lá estavam.
Em condições normais o estádio estaria cheio. Digo-te eu que moro em Faro, e sei bem a sede de bola que este povo tem.

Baresi disse...

Aliás, vi agora os numeros oficiais (12.377) e o estádio nem meia casa teve.
Eu não dou um tostão pra ver o Benfica fora da Luz.
Boa vitória, venha o paços.

Anónimo disse...

Sonhar não paga imposto...

Far(away) disse...

Importante era ganhar, fosse como fosse.

Carlos Alberto disse...

Eu que vi o jogo pela Sporttv apreciei especialmente o momento de ouro do jogo, quando os comentadores relataram o facto do estádio ter tanta gente. Nessa altura só imaginei o Pinto da Costa com a sua "caipirinha" feita pela namorada a telefonar para o Olveirinha que de roupão pedia ao Mestre para se calar que já lhe doia a barriga de tanto rir.
Hoje foi Portimonense 0 - Benfica 1 e Verdade Desportiva 0 - Mafia 1

P.S. Por acaso vi o jogo numa casa do Benfica a cerca de 15 Km do Estádio e estava cheia e a teoria que ali se ouvia para haver tantos Benfiquistas, especialmente das claques, no estádio era de que "The bussiness must go on".
Se calhar muitos "tiveram" mesmo de ir.

Luis Rosario disse...

Foi uma boa vitoria mas estou preocupado porque jogar com um trinco no dragão e mantendo as dificuldades na transição defensiva estando sujeito ao contra ataque e a pressao alta vai-nos dar muitos problemas, podendo deitar por terra este esforço de recuperação. Esperemos que não.

Éter disse...

O Chano até era um gajo porreiro, coitado...

JNF disse...

Pois era, mas já veio completamente acabado.

Baresi disse...

Passaste dos 20000 para os quase 15000...
Olha que mesmo assim, o numero 12377 está mais perto dos 10000 que dos 15000 ;)
Já se sabe que não gostas da medida, mas podias disfarçar mais ;)

JNF disse...

Quantas equipas é que levam quase 15.000 pessoas fora? Acho que isso responde à questão.

Anónimo disse...

Apenas 3 comentários:

1) O argumento -devemos jogar com dois trincos- é verdadeiro, mas o teu argumento é falso! "com a entrada de Airton em campo, a turma de Portimão não cheirou a baliza nem por um momento"...mas eles NUNCA cheiraram a baliza!

2) Manezes lento e fraco! Lento sim, mas fraco??? Porque não usar como comparação o Kulkov? Não gostaste dos passes geométricos de Menezes?

3) O Benfica não tem sentido de união! Se o Jorge Nuno pedisse aos Andrades boicote eles cumpriam! Nós não? ... BOICOTE Á SPORT TV, AOS JOGOS e às ENTREVISTAS! Vão ver "o sistema" a piar fininho!

Baresi disse...

Pois, mas não foram 15000, foram 12. E o Portimonense tem sempre assiteências médias em torno das 5000 pessoas.
Só digo, que não houve nenhuma fuga ao boicote. Os sócios do BEnfica não foram ver o jogo. As claques fizeram-se representar por metade dos elementos que seria normal.
A meio da semana os dirigentes do Portimonense esperavam casa cheia (30000 pessoas). Estiveram 12000. Acho que isso também diz tudo.
Embora para ti não queira dizer nada. ;)

Constantino disse...

A exibição do SLB foi, para mim, uma imensa desilusão. Não vale a pena esperar por muitos jogos de futebol entusiasmante esta epoca (e nem falo de rorlos compressores). Que secura de ideias, de entrosamento, de vontade, de competitividade. Chegamos ao cumulo de o Maxi sair para um contra ataque, começar a abrandar, olhar para tras, parar o contra ataque e meter a bola no Luisão. Ganhamos mas eu dormi mal. Acho que nem as 3 derrotas que já temos me deixaram tao desiludido. A cada jogo que passa parece que damos mais um passinho atras, apesar das vitorias por 1-0. 1-0 contra este portimonense com jogadores seme xperiencia de 1ª Liga (e alguns sem experiencia de futebol profissional europeu) deixa-me a pensar que andamos a passear à beira do precipicio. Não se deixem enganar, a jogar assim podemos ganhar a um portimonense e talvez a um rio ave, mas dificilmente ganhamos fora a equipas de meio da tabela. Fisicamente a nossa equipa é um caco, com excepção do Luisão.

PS - dizer que 15 mil espectadores é furar o boicote é não conhecer os benfiquistas do Algarve. Sempre que o SLB veio cá jogar o estadio encheu, portanto, é só tirar conclusões.

DeVante disse...

O comunicado foi mal redigido.

Devia ser pedido aos benfiquistas para não contribuirem para o pagamento de ordenados de Venturas, Candeias e Co.

JNF disse...

Comparar Menezes e Kulkov? Eh pá, não brinquem comigo, estamos a falar de um grande jogador de futebol e de um projecto de jogador de futebol, nem há comparação possível.

Vermelhusco disse...

Pois, mas o projecto de jogador ontem entrou e partiu aquilo tudo e mostrou que a jogar a 5 a hora como costuma fazer mesmo assim fez mais do que muitos que estiveram la o dobro ou triplo do tempo como o Aimar, o Saviola e o o Gaitan por exemplo.

JNF disse...

Partiu aquilo tudo? Mais um bocadinho e vejo uma comparação com o Rui Costa.