terça-feira, 16 de novembro de 2010

Camisolas

Durante a pré-época, como sabem, surgiram várias campanhas a pedir para removerem o patrocínio azul da TMN das camisolas do Benfica. Acredito que apesar de se verem algumas camisolas da presente época, o sucesso poderia ser muito maior. Se por um lado o patrocínio faz com que muitos benfiquistas não comprem o manto sagrado, por outro lado confesso que a [falta de] estética dos mesmos fica aquém das minhas expectativas. Por isso trago, qual Fátima Lopes, um conjunto de sugestões criadas por comuns adeptos benfiquistas como nós e que foram publicadas no fórum Ser Benfiquista. Digam de vossa justiça.

















18 comentários:

Ricardo disse...

Gostei muito deste post. Sinto isto visceralmente. Sempre defendi que o Benfica só deve jogar de vermelho e branco. Não, não deve jogar de amarelo nem de preto nem de violeta nem de preto nem de laranja nem de dourado nem de prateado. O Benfica ou joga de camisola vermelha e calções brancos ou joga todo de vermelho (como temos feito esta época em alguns jogos e é lindo) ou todo de branco ou de camisola branca e calções vermelhos. Tudo o que saia disto eu não concordo.

E mais: não acredito que as cores alternativas (como temos tido ao longo dos anos) dêem mais dinheiro do que se o Benfica optasse por manter as suas cores de origem. É certo que há parolos que adoram comprar as camisolas estranhas, originais, peculiares. Mas quantos não ficam sem comprar porque não se identificam com as camisolas?

E ainda mais: acho que se perde a mística usando camisolas que nada têm a ver com a identidade do clube. Chego mais longe, eu que joguei muitos anos futebol: acho que, no cômputo geral, perdemos pontos (não metafóricos, pontos mesmo, de campeonato ou na Europa) por jogar com equipamentos que nada têm a ver com a nossa idiossincrasia clubística.

Mas desisti de fazer disto um cavalo de batalha.

Águia Preocupada disse...

É por destes adereços indesejados que jamais ofereci ou ofereço equipamentos do clube a ninguém!!!
Sempre fui, sou e serei contra a publicidade no equipamento!
A propósito: Alguém me explica donde e porquê, vieram as estrelas por cima do emblema do clube? Isto será invenção de quem?
E umas vezes três, outras duas!? Que raio de miscelânea é esta?
Já não nos basta o Oliveirinha, ainda temos que andar a mando da Adidas!!!???

Éter disse...

Gosto muito da 5ª a contar do fim, por causa do símbolo do Benfica em grande, meio dissimulado.

Mas como é da Nike é para esquecer.

JNF disse...

Cada estrela representa 10 campeonatos nacionais, à semelhança do que acontece em Itália. Agora, este ano, colocaram duas estrelas devido aos 50 anos da conquista das taças dos campeões europeus.

djeiti disse...

gosto da 1ª mas com Adidas em vez de Nike.

Mas a que prefiro é a 12ª, mas igualmente com o mesmo pormenor da marca.

e prefiro ter as 3 estrelas. jogar com uma ou duas pelas comemorações europeias devia ser só nas competições europeias.

RSA disse...

A publicidade, aquele azul é que estraga o equimento enfim nada de novo não sei se o que a TMN paga a mais justifica o azul o que eu sei é que em termos esteticos o BENFICA têm uma das camisolas mais feias e não digam que a culpa é da adidas porque temos exemplo de outros clubes onde o patrocinador adapta-se ao clube.

De resto excelentes exemplos para futuras camisolas do BENFICA!!!

Anónimo disse...

JNF...colocaram 2 estrelas? Não!!! Colocaram UMA estrela a comemorar os 50 anos da PRIMEIRA conquista!...ai!ai! menino que ignorância é essa? Nem parece teu! :-D

Jorge disse...

as brancas são simplesmente geniais. a simplicidade é imbatível!!!

Jorge
http://porta19.blogspot.com

DeVante disse...

TODAS são mais lindas que a que temos!!!

Esta última branca está um espectáculo, que faria inveja a qualquer clube do mundo!

Mas custava tanto dar ao clube aquilo que está à vista de qualquer adepto?

Mas estes gajos de imagem e marketing, que estudaram(?) tantos anos não conseguem discernir uma coisa tão óbvia?

Fodas!

FelDriX disse...

Acho as ideias interessante mas nada mais que isso porque as imagens das marcas não podem ser desvirtuadas, caso contrário não figurarão no equipamento e não sr receberá o dinheiro do publicitante... E nestes exemplos os erros são demasiados, sob este prisma.

Os autores deveriam ter utilizado os logos registadosdas marcas sem alterações, idealizando de que forma ficariam esteticamente melhor sem prejudicar a visibilidade dos mesmos.

JNF disse...

Uma estrela, claro, para o ano é que devem ser duas. Digo eu.

JNF disse...

FelDriX (1) e RSA (2):

1 - Isso era fácil de fazer. O que é de valorizar aqui é que os users do fórum criaram equipamentos que dão 10-0 a qualquer um da Adidas. O que o Benfica devia fazer era chegar à Adidas e dizer "queremos isto sff". É essa a ideia.

2 - É verdade. Acho que o Schalke, o Saint Etiènne e os NY Red Bulls tinham equipamentos bem melhores que o nosso, por exemplo.

kaz patafta disse...

Os Umbros e os ultimo da nike pela simplicidade sao espectaculares

Red INNdiaNN disse...

De certeza q o senhor não é estilista? Pelo menos consegue congeminar mto bom modelo, melhor que os designers da Adidas!!!
Benfica é Vermelho e Branco, Ponto!
Mas lá que os alemães precisam de um cursozinho de estética, isso precisam! Mas acho q apesar de tudo, deviamos manter fiel á Adidas, mas sermos mais exigentes no que vestimos, não é por acaso que somos dos poucos clubes que a marca fabrica camisolas únicas e que damos uma boa maqia na sua respectiva venda...
Abraço

JNF disse...

É de facto incrível como "amadores" dão uma tareia aos profissionais da Adidas.

disse...

Algumas são brutais. Ao nível da preta do ano passado.



Saudações,

Xenrik

Águia Preocupada disse...

Agradeço a explicação sobre as estrelas. Mas não me convence. As estrelas só este ano apareceram e o trigésimo campeonato ja data... ainda se lembram? 93/94 se a memória não me falha! E sinceramente, não gosto muito de invenções foleiras como é o caso das estrelas...

Anónimo disse...

Your style is unique compared to other folks I've read stuff from. Thank you for posting when you have the opportunity, Guess I will just bookmark this blog.
Also see my web page :: liverpool transfer news mirror