sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sondagens #38

É consensual que o Benfica não entrou bem no campeonato nacional. Nem nas provas europeias, é certo, mas temos de ver que esse é outro campeonato. Não somos obrigados a ganhar os jogos europeus na mesma medida em que estamos obrigados a vencer tudo cá dentro, daí considerar que entrámos mal no campeonato. O presidente Vieira foi considerado, com 45% dos votos, como o principal responsável pela mau arranque de época. O mercado de Verão foi, portanto, tomado em conta pelos benfiquistas, que não gostaram do que se passou. Os jogadores também não saem favorecidos com esta votação, pois 36% dos votantes considera-os culpados pelo mau início de época, muito provavelmente devido ao sub-rendimento de uns e à falta de qualidade de outros. Jorge Jesus fica com 33%, uma percentagem pouco simpática, o que indica que os benfiquistas também reconhecem erros nas escolhas do seu treinador. 12% dos que votaram elegem também os adeptos, uma teoria muito falada mas muito mal explicada. Porquê os adeptos? E por que razão acho que os mesmos que culpam os adeptos e que acham que apoiam mal a equipa são os mesmos que dizem não haver influência no facto de estarem ausentes dos jogos fora?

2 comentários:

John Wakefield disse...

1- e as arbitragens? não me leves a mal JNF, mas também sao um outro factor (embora longe de ser o único) que justificam o mau começo por parte do Benfica. 5 penalties por marcar a favor em 9 jogos é alarmante. e se tivessem sido marcados, talvez hoje estivéssemos a 2 ou 3 pts do fcp e com 5 ou 6 pts sobre o scp.
e ja não falo dos penalties do rio ave e do nacional que ficaram por marcar contra o fcp.
Por outro lado, a pré-época afectada pelos compromissos internacionais no Mundial foi outro factor decisivo que poderia ter aparecido nesta sondagem.


2- Agora interpretando os resultados. é óbvio que a direcção ainda não encontrou (nem tentou abordar) o candidato ideal para a vaga deixada pelo Ramires (Salvio até pode ser craque mas não defende nem recupera bolas como o médio internacional brasileiro que também ganha em maturidade. um era médio direito/centro outro é extremo apenas).
Di Maria também saiu e não conheceu um substituto para a sua posição. Saiu um extremo esquerdo e quem faz agora a sua posição é o Gaitán (que é um jogador de boa qualidade mas que é nr 10).
Roberto é bom guarda-redes mas por 8 milhoes pareceu-me um péssimo negócio. E a direcção voltou a pecar nesse aspecto. É necessário gastar menos em contrataçoes.

3- Jorge Jesus também falhou, sem dúvida. Complicou mtas vezes com as suas invenções.

4- Os adeptos nao percebo porque foram votados como responsáveis. Eles têm sido apoiantes incondicionais do Benfica. Noutros tempos mais negros, chegaram a existir algumas minorias que só sabiam dizer mal dos jogadores do Benfica, do treinador e dos dirigentes só porque as coisas nao corriam bem. e alguns até abusavam. Porém que eu saiba isso não está acontecer nesse momento e lá está não compreendo.

JNF disse...

Claro que as arbitragens são um (o?) dos principais factores, mas a pergunta, como podes ver, questiona sobre os responsáveis internos. Se isto fosse um blog do foculporto claro que os árbitros poderiam ser um dos responsáveis internos, mas não é. :)

Quanto à questão dos jogadores terem chegado tarde das selecções, isso está incluído na opção "jogadores".