sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

2 anos de Benfica TV

Faz hoje precisamente dois anos sobre o início das emissões regulares na Benfica TV. Um projecto há muito sonhado e desejado pelos encarnados, desde a Direcção aos adeptos, concretizou-se e pode-se dizer que, regra geral, tem superado as expectativas.
Globalmente pode-se dizer que é um bom canal, que está em evolução clara. Os apresentadores e os repórteres estão bem melhor agora que no início e já existe uma atitude de maior cuidado e procupação com a, chamemeos-lhe "apresentabilidade" do canal. Peca por falta de profissionalismo de alguns, mas esses casos, infelizmente, não mudarão. A Benfica TV não pode ser a "tasca" que alguns (dois ou três) querem fazer, tem de dar um ar sério se quer ser respeitada. E tenta fazê-lo pela maioria, efectivamente.
Um canal de um clube é um local onde as opiniões são pró-clube. Obviamente, nem podia ser de outra forma. Ninguém pede um programa que seja para criticar tudo o que se passa, se bem que, por vezes, maior comedimento nas palavras e até sugestão de auto-reflexão interna fossem necessárias. E não fica bem estar sempre a falar dos adversários, "o Porto isto, o Sporting aquilo", não é preciso, é absurdo. Se quiserem falar, eles que criem os canais deles.
Por fim, como principais pontos positivos, há que destacar os jogos. Não me refiro aquilo que sucede com dois apresentadores a olharem para nós e a fazerem o relato do que vêm na TV. Não. Os jogos dos escalões de formação e das modalidades são a grande mais valia do canal. É isso que permite que os benfiquistas, nomeadamente os que habitam mais longe de Lisboa, se sintam mais próximos de clube, é ver os nossos jogadores a jogar e, de preferência, a ganhar. Isto aproxima as pessoas de um clube. Bem como o brilhante "Vitórias e Património", provavelmente o melhor de sempre na BTV.

10 comentários:

Constantino disse...

Caro JNF,

Sinceramente levei algum tempo a "dar um desconto" à BTV. Sem dúvida que os jogos de escalões mais novos e das modalidades são um património incalculável que a BTV transmite aos telespectadores. Mas a programação da BTV sempre foi muito... "poucochinha" (não me entendam mal). Muita conversa, muito debate, muito tempo de antena perdido com o Apito Dourado porto e sporting. Tudo isto levou-me a pensar que a BTV era uma causa perdida, não era aquilo que eu queria para canal do SLB. Actualmente considero que realmente fui demasiado exigente, pois a BTV é feita com trocos que vão sobrando da gestão do clube. Mas acima de tudo, o que mais me faz ter esperança num grande canal do SLB é mesmo o programa "Vitorias e Património". Tenho fé que este funcione como o clique que marque a viragem. Até porque isto de ser benfiquista, basicamente é fé e acreditar.... muito.

Abraço

Águia Preocupada disse...

Efectivamente, a BenficaTV evoluiu positivamente na sua generalidade.
Foi um bem criado, pena é que um dos principais objectivos seja constantemente subvertido. Refiro-me obviamente ao elogio e endeusamento daquele que é o presidente do clube o que seria dispensável.
O canal é do clube e para o clube e não de pessoas ou defesa e propaganda delas.
"É um canal pró clube"! Assim deveria ser. Só que na maioria dos casos transforma-se em canal pró Vieira tal a bajulação e ênfase que é dado a tudo o que vem deste senhor...
Outro senão é o facto de alguns dos seus colaboradores militarem ou terem preferências por outras cores... como é o caso do seu director... Não se compreende nem é admissível. Assim como ainda se tratar o canal como se duma tasca se tratasse... Quando até Jorge Máximo tem lá assento em programa de opinião, não há mais nada a dizer... è tasca e da mais ordinária que possa existir...
Contudo, é positiva a sua nascença e só tenho que dar os parabens e desejar um crescimento e evolução que esteja de acordo com os pergaminhos e necessidades do Sport Lisboa e Benfica!

JNF disse...

Constantino´(1) e Águia Preocupada(2):

1 - Os canais dos clubes não são nem de perto nem de longe o que são os chamados canais generalistas. Nem em termos de conteúdo nem de profissionalismo. Nem se pode comparar. Um canal de um clube é faccioso, seja de que clube for. E não se pode exigir muito mais. Quanto à "conversa", de facto é verdade, mas analisando bem as coisas, se não estivessem à conversa estariam a passar uma vez mais os jogos que repetem. É a chamada faca de dois legumes, de Jaime Pacheco.

2 - É verdade, o conceito da BTV é bom, mas o bajulamento feito ao presidente também só se assiste por dois cromos em especial. Paciência. Não são eles que fazem o canal, apesar de, infelizmente, aparecerem a toda a hora em quase todos os programas, quais lapas. Quanto ao Palacin, ele é benfiquista. É-o seguramente. Se estás a falar daquela vez em que apresentou o Biqueirada com a camisola dos 7-1, fê-lo porque ele tinha de usar aquilo por causa do Cão Azul e porque, acho eu, perdeu uma aposta. Mas nesse programa fez questão de referir que lhe custava muito usar aquilo.

Anónimo disse...

Acho a Benfica TV um espectáculo pois eu vivo nos Açores(mais propriamente em Santa Maria) e posso seguir o jogos da formação, modalidade e outro programas, mas quando se trata dos jogos dos seniores tenho que mudar para a Sportv.

Força SLB

Águia Preocupada disse...

Caro JNF!
Se fossem só dois os bajuladores... Mas aquilo saiu uma fornada deles pelo menos para estes dois anos...
Não são só os Guerras e os Colaços! E os quatro da vida airada da "Tertúlia?" Para estes até parece que o Benfica é deles e do seu (deles) presidente!
Enfim, apesar de tudo, sempre é melhor ter que não ter BenficaTV!

O GLORIOSO disse...

É incrivel até foi uma das promessas eleitorais do malvado do Vieira.
Que orgulho tenho na nossa TV a melhor de todas, aquela que vejo sistemáticamente.
Quanto ao facto de defenderem o clube, os seus jogadores, o treinador, o presidente era engraçado o proprio canal do clube atacar os seus. Era de um Benfiquismo atrós. Era genial, enfim... Apenas digo não gostam, não vejam, eu adoro e estou sempre a ver.

P.S- Ou é impressão minha ou há aqui uma dor de cotovelo por causa do programa brilhante e com maiores audiências dos amigos Tertulianos? São todos fantásticos, Benfiquistas de eleição que me revejo em todos eles. Juntamente com o "Vitorias e Património" e o genial "Em defesa do Benfica" com o grande António Melo e Migueis são os melhores programas do canal.

P.S 2- Também não me revejo no Máximo, mas o programa é divertido e diz verdades incomodas para muita gente. Faz o seu papel defendo o Benfica.

John Wakefield disse...

Eu concordo com o JNF.

1- A Benfica TV deixa algo a desejar embora tenha crescido positivamente. No entanto, de facto perde-se muito tempo de antena com os apitos dourados que não nos valerá de nada pois a justiça e Portugal são duas palavras que não se conjugam bem.

2- A Benfica TV não transmite o essencial que são os jogos dos séniores do nosso clube. É uma aberração ver a sport tv ou a tvi a reproduzirem os jogos do Benfica, contando nas suas fileiras com determinados comentadores (se é que lhe podemos chamar assim, alguns mais parecem inquiridores) que em nada simpatizam com o nosso clube.

3- Mas lá está, o canal está nos seus primeiros tempos de existência. E se não estivesse a ser um sucesso, não teríamos o outro rival de lisboa a querer enveredar pelo mesmo caminho.

JNF disse...

E fez muito bem Vieira neste capítulo, prometeu algo que não era fácil de concretizar e fê-lo sem grandes perdas financeiras. Nisso está de parabéns.

Quanto à Tertúlia não tenho muito a dizer, acho que falam demasiado do Porto e do Sporting, só isso. Melo e Miguéis idem. Máximo tem um freak show onde pode dizer a porcaria que quiser, inclusivé escarrar em Mozer e Veloso, mas o grande benfiquismo de alguns adeptos permite isto, fabuloso.

Águia Preocupada disse...

Há muitas maneiras de dizer verdades incómodas! E para as dizer tem que haver elegância, astúcia e incisão! Se há alguém que considera Jorge Máximo a figura ideal para colocar em prática esse desiderato... está tudo dito! Bateu-se mesmo no fundo!
Divirto-me com pesar e tristeza com os Colaços e Guerras desta vida a "confraternizarem" com um Máximo, a quem por certo, fora daquele espaço, nem conhecem... Mas Máximo gosta e alimenta o seu ego!
Mas verdade seja dita, que para ele todos os presidentes são bons... É haver uma eleição e lá está esle a deitar-se no chão para servir de capacho...
Mas isto sim, é que é ser grande benfiquista!

Bimbosfera disse...

Como vejo pouco, parabéns à BenficaTV!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera e Boas Festas a todos!

Bimbosfera.blogspot.com