quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Lapidar nº29

«Os jogadores não têm vontade de lutar. Parece-me uma equipa triste e sem alma. É evidente que pode haver problemas, mas é preciso que haja uma reflexão por parte de quem deve tomar medidas. esta paragem permite que a façam, embora, por vezes, essas medidas não sejam fáceis de tomar. Jesus tem cometido vários erros embora a culpa não seja só dele. Não é tão mau como dizem agora, mas também não é tão bom como fizeram dele no ano passado.»

Ora aí está uma opinião sensata. Vem de um senhor de seu nome Gaspar Ramos, que foi apelidado por Vieira, em 2005, se bem se lembram, de "notável abutre". Geralmente é o que acontece a quem pensa por cabeça própria e pede o melhor para o Benfica, mesmo contra opinião de quem lidera. Também foi apelidado de "Gastar Vamos", apesar de eu não me recordar de ver esta figura ímpar gastar 30 milhões de euros para ficar em quarto lugar. É este o estado do nosso Benfica. É assim que se trata um homem que conseguiu vencer cinco campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal, duas Supertaças e ainda marcou presença em duas finais da Taça dos Campeões Europeus.

21 comentários:

alpha disse...

Gaspar Ramos.

Um nome que deveria fazer parte do futuro próximo da direcção. O único que soube arregaçar as mangas e meter a mão na merda, em prol do Benfica.

Anónimo disse...

A verdade de
Pedro Figueiredo
AOS VERDADEIROS BENFIQUISTAS! Já chega!Será que não há nenhum benfiquista que escreve neste forum e que vai aos orgãos de comunicação social que perceba no que se tornou o SLB?Qual o futuro do clube?Tem alguma estratégia definida?Qual o seu real património?Quais os seus reais activos?Qual é a percentagem dos passes do seus melhores jogadores que lhe pertencem?Qual o seu real passivo?500 milhões?400 Milhões?Para além de tudo isso o SLB é um clube sem prestígio internacional,que vive do passado tal como o Ajax ou o Anderlech.Isto são factos,basta olhar a última vez que conquistamos algo a nível internacional.Ganhamos 1 campeonato de 5 em 5 anos e fazemos uma festa como se tivesse acabado a fome no mundo.Vivemos escondidos atrás de sistemas,de apitos dourados,obcecados com o Pinto da Costa,quando na realidade sonhamos todos os dias para ter um Presidente que defenda realmente os interesses do Benfica como o Pinto da Costa defende os do FCP.Ninguém gosta de nós a nível interno,somos insultados em todos os estádios onde vamos jogar e não só no Dragão ou em Alvalade.Certamente não é por aquilo que ganhamos,visto não ganharmos quase nada á muitos anos,mas sim pelas atitudes patéticas e sem nexo que tem tido esta e outras direcções do clube,assim como alguns comentários de adeptos que já roçam a senilidade que vão á TV ou que escrevem nestes foruns,comentários esses completamente estúpidos tipo somos tão bons como o Barça ou o Jesus é um treinador de top ou ainda que o David Luiz vale 50 milhões ou o Cardozo 25 milhões.Temos que voltar a ser realmente grandes dentro e fora do campo,e para isso temos que mudar de atitude,encarar os nossos problemas de frente e deixar de pensar no FCP e no SCP.Ainda somos uma grande marca que pode ser recuperada,não com estes dirigentes nem com este tipo de adeptos,mas sim por verdadeiros benfiquistas tipo Fernando Martins ou Toni. Temos que fazer um reset e começar do zero.Restruturar o clube e po-lo novamente com identidade.

Jotas disse...

Julgo ser urgente uma reflexão interna, algo vai mal no reino da Luz, jogadores, equipa técnica e toda a restante estrutura, devem de uma vez por todas, fumar o cachimbo da paz, definir objectivos e os jogadores por si mesmo, tem de ser mais exigentes para consigo e uns profissionais pagos a peso de ouro mais responsáveis e briosos e o brio tem faltado a esta equipa.
Contudo, andar constantemente a pedir cabeças, serve apenas para zelar por interesses alheios e as coisas nao se resolvem assim, julgo mesmo, que so pedem cabeças aqueles que apenas apoiam o Benfica nos bons momentos e os bons encontram-se nos maus momentos, criticar soa diferente e tem consequencias diferentes de pedir cabeças, um sinal de mesquinnez e de vulgaridade mental.

JNF disse...

Por falar em apoiar o Benfica em bons e maus momentos, eu estive na Luz na passada 3ª feira. E tu?

DeVante disse...

Óh anónimo,

O Toni foi o que foi depois de Vilarinho ter despedido o Mourinho porque o Toni é que era "benfiquista"...

Give me a break com essa treta de "benfiquismo".
Se quiseres saber, eu preferia o José Veiga como Director Desportivo e ir ganhar no covil da corrupção do que ver "ilustres benfiquistas" à frente dos destinos do clube só porque são...benfiquistas!

Eu prefiro o Jesus como treinador, embora não sendo benfiquista do que o Toni...

Eu prefiro o LFV como presidente em vez do "benfiquíssimo" Damásio.
Aliás, se houve pessoas que cousou danos ao Benfica e que convenientemente é "esquecido" foi Manuel Damásio...

Mas isso sou eu...

lj disse...

GAspar Ramos faz parte do passado e assim deve continuar a ser. Teve o seu tempo.
Nao me esqueco que foi o pai de uma politica de terra queimada ruinosa para o Benfica - contratando varios jogadores dos quais nao tiramos proveito apenas para que nao fossem contratados pelos rivais.
Espero um futuro melhor, nao apenas menos mau.

Anónimo disse...

É preciso passar aos actos!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/

Anónimo disse...

Não foi este que deixou escapar o Jardel????

Anónimo disse...

eu tive!!!!

JNF disse...

Deixou escapar o Jardel sim senhor. Como outros eixaram escapar o Robinho, o Kalou, etc.

Gaspar Ramos é passado e continuará a sê-lo, ninguém está a pedir o seu regresso.

O GLORIOSO disse...

Estaremos também a falar do sr. que por truta e meia deixou escapar o Dito e Rui Águas para a Corrupção, que falou do caracter "reles" do Águas numa famosa entrevista para ano e meio depois ir busca-lo engolindo 1 milhão de sapos, que despediu Toni Campeão para ir buscar o Rei Arur, que apoiou o tal Rei Artur na dispensa de Mozer, Paneira, Isaias, Ailton, Yuran, Kulkov, entre outros, que ainda com Rei Artur foi buscar o Nelo, Tavares, Paulão, Clovis, Rui Esteves, Luiz Gustavo, Hassan, Marcelo, Paredão, Panduru, Iliev, entre muitos outros, que depois de patrocionar a tal "revolução" despede o Rei Arur á 3ª jornada, ou que depois de estar 1 ano caladinho, sem abrir a boca sobre os Campeões aparece agora como sempre a debitar os seus grandes ensinamentos?

P.S- O momento da verdade aproxima-se. Sempre defendi o Presidente mesmo com os muitos erros que tem cometido no futebol, mas se voltar ao mesmo de despedir treinadores para mim acabou, pois ou não aprende, ou não quer. Se despedir Jesus os meus 20 votos nunca mais os verá, nem qualquer outro patrocionado por ele.

Jotas disse...

Caro JNF, desta vez nao estive, apenas e so porque estou de muletas, a recuperar de uma cirurgia, caso contrario, como sempre estaria e digo-te, nunca estaria para assobiar a equipa ou qualquer jogador.
Inclusive, tenho o enorme prazer de colaborar com o nosso clube como prospector da formaçao, motivo pelo qual estou sempre a defender uma aposta mais efectiva nos nossos jovens atletas de valor que temos, em vez de se gastar milhoes em jaras e afins.
Eu tambem critico aquilo que acho que esta mal, tal deve ser denunciado, nao peço contudo a cabeça e ninguem ou revoluçoes, a calma e ponderaçao surge como melhor dos remedios nos periodos maus.
Felizmente nunca fui defensor de Damasios e Vales, e como esses sim, sao os grandes responsaveis pelos imensos problemas que esta direcçao herdou, nao quero que o meu clube volte a cair em tais maos, infelizmente, parece-me que muitos tem memoria curta.
O meu comentario anterior, nao foi uma critica pessoal, mas sim generalizada, pois ao ver a blogoesfera encarnada, chego a conclusao que ha gente que bate mais no benfica que portistas e lagartos e isso a mim entristece-me, pois pedir cabeças parece-me facil e rudimentar, complicado e apresentar soluçoes e isso pouco vejo.
Meu caro JNF, peço desculpa pela falta de acentuaçao, mas continuo a nao conseguir colocar assentos, um problema no teclado que nao consigo resolver.

JNF disse...

Caro Jotas, em primeiro lugar as melhoras. Compreendo perfeitamente que por motivos de saúde, familiares ou económicos alguém não possa ir ao jogo.

Um abraço e bom trabalho com a prospecção.

JNF disse...

Lá vem essa história do Dito e do Águas. E então? O Benfica vendeu-os depois de ter ficado 15 pontos atrás do Porto no campeonato. No ano a seguir com Águas e Dito no norte... fomos campeões! E então? Até podia ter deixado fugir o Eusébio desde que o Benfica fosse campeão!

Utilizar esses argumentos dos jogadores comprados e vendidos por Gaspar Ramos é absurdo, para não usar outro adjectivo pior. Porque se formos a pensar assim, Vieira trouxe Andrés Diaz, Everson, Paulo Almeida, Rodolfo Lima, Marco Ferreira entre dezenas de outros cepos, deixando sair Katsouranis, Karagounis, Petit, Léo, Geovanni e Assis por um magnífico total de 2 milhões de euros. É assim que vamos comparar?

A diferença entre Vieira e Gaspar Ramos é que um deles deu 5 campeonatos e 2 presenças nas finais da TCE e o outro deu 2 campeonatos e participações patéticas na Europa (quando fomos, porque houve anos em que nem fomos!).

Algarviu disse...

É esse exactamente o grande e real problema do Glorioso SLB!!!

Puseste o dedo na ferida, JNF!

É que chegamos ao ponto de termos que usar como comparação dois cromos do nível do Vieira e do Ramos! É isso mesmo, caro JNF!

O GLORIOSO disse...

Caro JNF o que referi foi diferente.
Gaspar Ramos foi muitos anos dirigente do clube com coisas boas mas muitas más independentemente dos titulos que ajudou a ganhar (em anos que ainda tinhamos alguma hegemonia no futebol pois os Corruptos estavam a começar o seu sistema). A verdade tem graça só o vejo nestas alturas de crise no futebol. Diga-me uma sua intervenção na epoca passada? Mas isso é que bem de servir o clube.
Olhe o Dito e Rui Águas na altura titularissimos da equipa vice-campeã da Europa não foram vendidos, foram de borla para o Antro da Corrupcção pois o sr. Gaspar Ramos não conseguio renovar com eles. Era o mesmo que hoje o Presidente Vieira não renovar com o David Luiz e o Cardozo e eles irem de borla lá para cima. Imagino o que aqui se diria, Vieira era "morto". É verdade até ficamos a ganhar (veio o Ricardo e Vata) e fomos campeões mas foi só um exemplo desse dirigente brilhante. Como não referiu a parte do Artur Jorge (ou não interessa) onde foi a parte principal do deserto de titulos que tivemos podia referir o que o sr. Gaspar Ramos fez ao ultimo treinador que fez a dobradinha o grande Mortimore. Foi simplesmente despedido para ir buscar um genio de nome Skovdahl. Tudo isto para referir que Gaspar Ramos para mim como exemplo de dirigente de futebol é sinceramente ridiculo. Se me fala-se do enorme Borges Coutinho, de Fernando Martins (pese não gostar da personagem) tudo bem, mas de Gaspar Ramos sinceramente. Para além disso tenho esta forma parva de não gostar de "notáveis" (notavel são os socios que fazem sacrificios para pagar quotas) brilhantes que aparecem quando a situação está dificil para criticar. Repito nunca o ouvi no ano passado, ou se calhar não dava jeito falar.
Já agora como Presidente Vieira nunca esteve fora da Europa, na altura era Vilarinho a comandar, como podia referir que algumas da participações pateticas (com Quique, ou seja 1 vez) poderia referir que 2 vezes chegou aos quartos-de-final, e mais 2 aos oitavos e mais uns quartos-de-final da Champions. Sei que é pouco, muito pouco, irrelevante perante a nossa história mas também acho que o caro devia ser correcto no que diz (e já me criticou por isso). Lembro-me de um post que até referiu Vieira como culpado do Manuel José, do Souness, do Mourinho, etc.
Nesta hora dificil mais do que criticar vamos unir-nos em volta da equipa que é agora que precisa do nosso apoio.
Sempre Viva o Benfica.

P.S- Sei que sou um dos apelidados de Vieiristas, de mau Benfiquista, de "carneiro", etc. Já o referi é para o lado que durmo melhor pois sou apenas pelo SPORT LISBOA E BENFICA e não por este ou aquele presidente. Independentemente de considerar bom o trabalho de Vieira nestes anos com erros no futebol o que escrevi no comentário anterior vai-se aplicar. Se voltar a cometer mais erros em despedir treinadores ainda mais no caso de Jesus o melhor dos ultimos 20 anos nunca mais verá o meu voto e apoio.

JNF disse...

"em anos que ainda tinhamos alguma hegemonia no futebol pois os Corruptos estavam a começar o seu sistema"

a começar? Eu li bem?! Em 1990 já eles tinham a rede montada há 10 anos, e em 1990 nós íamos a finais europeias! Com 10 anos de Sistema e nós ainda nas finais europeias.

"A verdade tem graça só o vejo nestas alturas de crise no futebol. Diga-me uma sua intervenção na epoca passada? Mas isso é que bem de servir o clube."

Sabe o que é que também tem graça? É que só vejo o Vieira a aparecer na televisão quando o Benfica ganha! Curioso, não é? Perdemos com o Schalke e quem é que sai da prateleira para falar? Rui Costa. Vieira nem coluna vertebral tem.

"Repito nunca o ouvi no ano passado, ou se calhar não dava jeito falar."

Sabe o que também tem graça? É de os benfiquistas mais velhos não se lembrarem da ver LFV nas AG's do clube. Nem naquela mítica de Março de 2000. Curioso.

"como Presidente Vieira nunca esteve fora da Europa, na altura era Vilarinho a comandar"

pois era, mas Gaspar Ramos nunca foi presidente e estamos a falar dele, não estamos?

"Lembro-me de um post que até referiu Vieira como culpado do Manuel José, do Souness, do Mourinho, etc."

percebeu mal, então. Comecei a falar dos treinadores da Era do Benfiquinha. Pode reler esse parágrafo bem como o texto todo novamente porque aperceber-se-á de que nesse trecho estou a falar da falta de mentalidade que se instalou no clube primeiro com o cavalo de Tróia chamado Artur Jorge e que teve continuação nos anos seguintes.

"Nesta hora dificil mais do que criticar vamos unir-nos em volta da equipa que é agora que precisa do nosso apoio.
Sempre Viva o Benfica."

Sempre ao lado da equipa, dos jogadores. Mas sem perder o sentido crítico. É isso que eu faço.

O GLORIOSO disse...

Caro JNF não quero prolongar a discussão até porque os seus pontos de vistas estão há muito esclarecidos.
Sabe quanto tempo teve Gaspar Ramos no clube? Ninguém poe em duvida o seu benfiquismo até por ser um antigo atleta (do Rugby).
Ele não chegou nos anos 90 esteve bem antes. Se calhar aquele despedimento do Mortimore foi o começo do fim da Mistica com a saída pouco depois do Carlos Manuel e 2 anos depois do Diamantino, do Sheu, ou seja o desmembrar de um elo que vinha há muitos anos no clube. É verdade que fomos a finais com grandes craques, com o dinheiro do Jorge de Brito e Gaspar Ramos como director do Futebol tem mérito como tem o sr. João Santos, mas repito o sr. Gaspar Ramos não é grande exemplo de um brilhante director do futebol. Se para si é tudo bem, é lá consigo.
Mais uma vez vamos todos apoiar a equipa, os jogadores, o treinador nestes momentos dificies.

P.S- "falta de mentalidade que se instalou no clube primeiro com o cavalo de Tróia chamado Artur Jorge e que teve continuação nos anos seguintes". Por falar em cavalo de Troia quem foi um dos grandes responsaveis pela vinda de tal personagem? Foi também o Vieira...

JNF disse...

Mas por que saíram Carlos Manuel, Diamantino e Shéu? Carlos Manuel por motivos disciplinares, Diamantino, ao que sei, foi dispensado por Eriksson no regresso de uma digressão e Shéu terminou a carreira. Que culpa teve Gaspar Ramos nisto? Parece-me que... zero.

O grande responsável pela vinda de Artur Jorge foi Damásio. Já o responsável por cavalos de Tróia que juram a pés juntos que a sua religião é o FC Porto ou que perdem processos no TAS por incompetência (ou algo pior) sei eu quem é.

O GLORIOSO disse...

Só para acabar pois isto não leva a nada.
Carlos Manuel (o meu idolo de sempre) foi mandado porta fora por outras razões, ou melhor 2 anos depois lá conseguiram maneira de o despachar pois desde Saltilho fizeram tudo para o ver pelas costas.
Mas tente saber quem lhe deu dinheiro em Julho de 88 para nem sequer pensar num regresso á sua casa. Por isso teve de ir para o WC.

Vermelhusco disse...

Bravo JNF por defenderes um grande benfiquista que foi dos que mais deu ao clube e não tem papas na língua.
És dos poucos que pensa pela própria cabeça e que tem espírito crítico!