sábado, 11 de dezembro de 2010

O Fim do Boicote

Chegou ao fim um boicote que nunca existiu. Em carta dirigida aos sócios do nosso clube, Vieira decreta o fim do boicote agradecendo aos sócios que nele participaram, mas também reforça a ideia de um Benfica onde não existe unanimidade mas diversidade e liberdade de expressão, dizendo ainda que os adeptos que se abstiveram de participar no boicote indo aos estádios dos adversários partilham da mesma esperança, vivem com a mesma intensidade e querem, tal como os outros, o melhor para o clube, algo que, infelizmente, não foi compreendido por muitos blogs, bloggers e comentadores da blogosfera. Aliás, o argumento usado pelos pró-boicote era "temos de fazer sentir a esses clubes que alimentam o sistema corrupto que devem morrer!!", argumento esse que cai rapidamente por terra pois Vieira refere no comunicado que o boicote não foi feito contra os clubes adversários.

Porquê retirar o apelo ao boicote? Parece-me simples. O boicote sentiu-se... na Luz e não fora. Por muita areia que tentem atirar para os olhos dos adeptos, os números não mentem: quando em comparação com a época passada, onde fizemos uma campanha a todos os níveis fantástica na Liga, a quantidade de adeptos fora de casa aumentou e na Luz diminui em, pasmem-se, quase 90 mil adeptos, com a agravante de números ridículos obtidos, inclusivamente, com o Schalke 04, com 23 mil espectadores, provavelmente record negativo na Liga dos Campeões para o nosso clube, número que só não foi inferior graças aos cerca de 5 mil alemães presentes na Luz. Se há estádio que por vezes nem chega à meia casa, esse estádio é a Luz. E é por isto que o boicote foi retirado, estava a verificar-se precisamente o oposto do pretendido.

De qualquer das maneira, ainda bem que esta patetice foi retirada, finalmente foi corrigido este absurdo que, como se previa, ia ter maiores efeitos na Luz que fora. Felizmente houve o bom senso de voltar atrás.

10 comentários:

Carlos Alberto disse...

Já tinha assistido a entendimentos transviados mas esse de que o boicote fez-se sentir foi em casa é um pouco elaborado demais, LOL

O boicote foi retirado porque era contra-natura. Não se consegue, com duas mãos, parar um rio.

JNF disse...

O boicote não se fez sentir em casa? Pois não, só se perderam 90 mil espectadores, fora isso tudo bem. Assistências inferiores a 30 mil com Olhanense e Schalke.

ratogoleador disse...

JNF, não concordo, aliás isso foi o mesmo discurso maldoso do Record.

O jogo do Schalke já não valia de nada, não houve nenhum boicote na luz apenas uma reacção normal ao resultado do dragão e a distancia do primeiro lugar.

Depois nos jogos fora disputados mesmo em anos com poucos resultados sempre levámos cerca de 30 mil pessoas ao estádio do Algarve este ano com o boicote tiveram apenas 15 mil, em Aveiro a mesma coisa, aliás agora com o levantamento do boicote será fácil verificar... quinze mil só em estádios que levem 12 mil.

É triste ver um bloguer que admiro cair na tentação de utilizar as criticas manhosas do Record, comparar jogos como o Olhanense num ano que faltava dois jogos para ser campeão e o deste ano num dia de semana com resultados menos positivos.

Sabes ao menos porque compararam os mesmos jogos e não o números de espectadores na mesma jornada?

Porque dava mais jeito à pala do jogo do Olhanense em vez de menos 50 mil tinham menos 90 mil se isto não é ser tendencioso não sei o que será.

JNF disse...

ratogoleador,

Ok, compreendo o teu ponto de vista, mas refuto-o com outras estatísticas:

1 - quando falas em encher o Estádio do Algarve não sei ao que ter referes. Jogámos por duas vezes apenas nesse estádio para o campeonato, uma com o Estoril em 2005 e outra com o Portimonense em 2010, com assistências de 29000 e 12500 espectadores, sensivelmente, se não me falha a memória. Quando dizes encher o Estádio do Algarve, referes-te a quê? Ao velhinho São Luís de Faro? É que se assim é, esqueces-te que esse estádio tinha uma capacidade de 12000 lugares, ou seja, mesmo com o Portimonense a jogar aí e mesmo com o boicote, o Benfica teria enchido esse estádio, logo, não se veriam efeitos práticos do boicote.

2 - Então esquece a comparação dos jogos da Olhanense. Mas diz-me, nos últimos 5 anos, um jogo do campeonato nacional em que o Benfica tenha apresentado menos de 26 mil espectadores em casa. Não me lembro de nenhum. E já jogámos em casa depois de levar 3 secos da Académica na Luz e de estar não a 8 mas a 20 pontos do Porto.

Por fim, queria registar com agrado o teu comentário. Já leio as tuas opiniões há algum tempo e respeito-as (muitas vezes concordo, mas desta vez já sabia o que ias dizer, li o que escreveste na Tertúlia sobre isto). Opiniões como a tua são muito bem-vindas, comenta mais vezes.

Obrigado.

DeVante disse...

Então agora "engole-se" o que o Rascord diz, sem mais nem menos?

Houve menos adeptos na Luz porque o Benfica está a jogar pessimamente, não por causa de nenhum boicote e penso que a Luz não voltará a encher apenas por ter sido declarado o fim deste boicote...

Estranho e contraditório. Você acha que os benfiquistas não vão em decretos presidenciais, porque não "engoliram" o boicote (bem, se calhar até engoliram, "boicotaram" a Luz), mas apoia o "decreto" que anula o boicote e acredita que o mal já foi corrigido e que agora sim os benfiquistas encherão à Luz?!

Em que ficamos?

Hoje é ganhar aos "descartados" da corrupção e mais nada!

Anónimo disse...

Agora,quando for a nova Gala do Benfica,no casino,convidem o vitor porko serpa para ir encher a mula outra vez à nossa conta e um cálice de 605 Forte,no fim como digestivo.

JNF disse...

De Vante,

eu não disse isso, se calhar fui eu que me expressei mal desta vez.

Em ponto nenhum eu disse que os adeptos boicotaram a Luz. Mas que onde o boicote se sentiu foi... na Luz. Não porque foi decretado mas efectivamente porque a equipa está a jogar mal e os resultados não surgem. O que eu digo no texto é que o boicote decretado não teve o efeito desejado, os estádios das equipas menores continuaram com as casa "normais" e o nosso perdeu adeptos, daí haver um reflexo na Luz.

Mas também diga-se outra coisa: apesar de estarmos a jogar mal, de virmos de algumas goleadas e de de a classificação não ser famosa, temos tido assistências praticamente tão baixas quanto na época de Quique ou Camacho, épocas essas em que estávamos bem pior.

Bimbosfera disse...

Caro JNF, não queria falar mais nisso, mas ao vir pelo blog a baixo vi novamente o tema... Então, mas o boicote não teve os efeitos pretendidos? Em que ficamos afinal, apoiou-se o boicote, mas ele não surtiu os efeitos, ou boicotou-se o boicote? Lamento só vir agora responder e comentar, mas tenho andado afastado, e por isso tem-me sido difícil vir aos blogs, mas porra... Se desde a primeira hora tal não foi apoiado como é que algo pode ter o efeito que se espera dele?

Depois, como é perceptível, e depois aceite, em casa o resultado foi a consequência das más exibições. Não tenho em mão dados para justificar assistências, mas uma coisa é certa, as comparações já foram bem escalpelizadas aí em cima, e os pressupostos foram mal lançados, a meu ver...

Para mim deveria ter sido apoiado, como um só, e depois sim se tiravam ilações, assim, somos só mais uns «cada um por si»... Atenção que eu respeito quem era a favor e quem era contra, mas acho, e disse-o mais acima, no primeiro post que comentei aqui hoje, que pelo menos durante a altura que havia uma posição institucional e nos queixávamos como deve ser, com comunicados, com «espectáculo», com TVs a verem, com contra-comunicados, o que fosse, durante algumas jornadas a roubalheira acalmou, e agora, meia-dúzia de jogos depois voltámos ao mesmo... É isto que queremos mesmo? Todos temos opinião e devemos dá-la, mas, qual é o mal em dá-la, mas seguirmos aquilo que a direcção nos pediu? Não sei aqui quantos são pais, mas todos são ou foram filhos, quantas vezes não é necessário mandar o nosso filho fazer alguma coisa, mesmo que ele não queira, porque lhe faz bem a longo prazo? É que isso foi o que mais me custou, a falta de apoio institucional à direcção eleita. Eleita com mais de 80 ou 90% dos votos. E não com alternativas à altura. Eu não voto ainda, não sou ainda sócio, mas porra, é democracia ou não? Ou aceita-se só as medidas que eles fazem sem a nossa autorização? Claro que há erros, e este pode ter sido um muito grande, mas para mim maior foi a falta de apoio, se bem que em Portugal isto é assim, é assim com a política, em que todos estão mal com os cortes de salários, com TGVs, com propinas, com o que for, mas no fim, apoiar uma medida séria, fazer uma greve, uma manifestação, nada... Por isso disse antes, não neste comentário, não dou mais para este peditório... Já teclei muito sobre isto e já me cansa...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera e Boas Festas a todos!

Bimbosfera.blogspot.com

JNF disse...

Caro Márcio,

os adeptos e sócios do Benfica não foram na conversa do boicote. Nem eles nem a direcção, dando mostras de uma coerência fabulosa, ou é preciso recordar que pediram bilhetes para o Dragão a meio do boicote?

Eu tenho os dados das assistências em casa e fora e posso dizer que o boicote foi um fracasso total. Fora demos 12000 ao Portimonense, 15 mil ao Beira-Mar e enchemos a lotação dos Barreiros que era pouca uma vezs que o estádio está em obras. Em casa, onde não era suposto haver boicote, vimos 26 mil com a Olhanense, 23 mil com o Braga e 23 mil com o Schalke, só a título de exemplo. Ou seja, os números em casa são anormalmente baixos para uma má época e os números fora são o normal numa época regular.

"Todos temos opinião e devemos dá-la, mas, qual é o mal em dá-la, mas seguirmos aquilo que a direcção nos pediu?" Ah! Isto é o ponto-chave que é importante perceber. Se eu não concordo não vou seguir. Se amanhã Vieira pedisse para os sócios se atirarem da ponte eu não o faria, apesar de haver uns que iam logo a correr. Mas isso sou eu. Sócrates também
e o primeiro-ministro eleito pela maioria e não vejo ninguém a pedir "olha, os salários vão diminuir, os impostos aumentar, as deduções fiscais diminuir mas temos de apoiá-lo mesmo não gostando". Também fazem isto?!

Abraço.

Bimbosfera disse...

Apesar da argumentação Sócrates ser muito forte, e percebê-la perfeitamente, no país a alternativa existe, e existem formas de votar noutros partidos. Ainda que para mim PS, PSD e CDS sejam tudo farinha do mesmo saco, as medidas que o Sócrates nos impõe, e atenção, EU DETESTO O SER, não podem ser contrariadas, ou seja, a única forma de o tirar de lá é em eleições ou através da sensibilização por greves e manifestações, que para eles é igual ao litro, mas independentemente disso, o que ele mandar acontecer, acontece, como reduções, etc., por isso é que ele nunca teve o meu voto, pois não concordo com as políticas dele. Sobre Vieira, foi eleito também de forma democrática e ele fez um pedido, não decretou uma ordem. São coisas diferentes, podemos escolher, e a maioria escolheu não fazer o que era pedido. Respeito, mas em relação ao Sócrates eu não posso optar boicotar o meu patrão (meu não, que estou desempregado) de não me pagar tudo, sobretudo se for da função pública, porque é decretado por lei. Ou seja, não é optativo da parte do destinatário, e o boicote era. Claro que se ele mandasse saltar a um poço muitos saltavam, e eu tenho a certeza que não saltaria, mas o que eu entendi das justificações dadas para o boicote serviram-me como justificativa para o fazer, ou seja, senti-me respondido nos porquês do boicote. Claro que se fosse só boicote por boicote não entenderia, mas houve uma linha de pensamento atrás dele. Se ele me mandasse saltar a um poço, mas eu lá dentro pudesse dar cabo do canastro ao PdC sem haver provas, provavelmente saltaria, e rebentava-lhe o canastro, mas às escondidas, ehehehhe... Isto é um gozo, claro, pois não sou amigo de violência, no entanto é uma hipótese do que nos foi dado a optar, e somos agora responsáveis pela escolha que fizemos. Eu fiz a minha mas compreendo perfeitamente as motivações e ponto de vista que defendes, a falar a sério, podia perfeitamente ser o meu, mas não é...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com