quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Redefinir objectivos

Chegados a Dezembro numa situação com a qual não contávamos no início da época, é altura de haver ponderação por parte de quem dirige os destinos do Benfica. Sem grandes possibilidades de vencer o campeonato, com duas taças internas ainda por disputar e com uma prova europeia na qual a manutenção (ou subsistência) se avizinha difícil apesar das palavras de optimismo que têm saído para a imprensa, é tempo de redefinir objectivos. Quais serão?

Campeonato: a meu ver, o segundo lugar é o principal objectivo, o único realista. Até dia 6 de Fevereiro, o Benfica terá cinco jogos na Liga que deverá vencer. São eles Rio Ave (c), Leiria (f), Académica (f), Nacional (c) e Setúbal (f). Esperamos ganhar 15 pontos e só se houver deslizes na frente é que poderemos sonhar com algo mais que o segundo posto. Até essa data, já Guimarães e Sporting deverão ter ficado para trás, pois têm um calendário bastante mais complicado, nomeadamente o Sporting, com ida aos Barreiros e recepção ao Braga.

Taças Internas: a de Portugal deverá constituir objectivo claro. São já cinco anos sem ir ao Jamor, seis sem levantar o troféu. É demasiado tempo. Cada jogo é um jogo e o Benfica tem a obrigação de vencer este troféu. Com a Taça da Liga a situação é idêntica, grupo fácil com a maioria dos jogos em casa, meia-final em casa e assim a presença na final constitui um objectivo realista. Sabendo das dificuldades de sempre do Benfica, acho que é fundamental vencer, pelo menos, um destes troféus.

Liga Europa: não acalento esperanças. Falta estofo europeu, digo-o desde Outubro. Olhando para os potenciais adversários, diria que só com dois ou três é que o Benfica parte como favorito. Muito provavelmente ficar-se-á por esta fase, apesar de já ter ouvido por aí uns malucos dizerem que a final é obrigatória ou possível. Se nem no ano passado foi possível, quanto mais este ano.

Realisticamente acho que os objectivos do Benfica devem ser traçados da seguinte maneira: no campeonato fazer uma segunda volta tranquila, ficar no mínimo em segundo lugar com uma boa margem relativamente ao terceiro; nas Taças internas, vencer pelo menos uma, de preferência a de Portugal e chegar o mais longe possível na outra; na Europa, tudo o que vier é bónus, mas acima de tudo evitar uma humilhação como Vigo.

11 comentários:

Anónimo disse...

o atletico de madrid tb no ano passado fez uma péssima champions (fez 3 pts, entre os quais 2 empates com o Apoel do Chipre) e lá ganhou a liga europa. e o fulham... tb não era nada doutro mundo.

se tivermos sorte, até pode ser que possamos ir longe. mas é preciso atitude e interajuda. e acertar nas contratações de Janeiro.

Mas bem sabemos que será mto dificil.

Éter disse...

Como eu gostava de ir ao Jamor!

Anónimo disse...

visão realista... concordo a 100%

Anónimo disse...

Em termos nacionais, o 2º lugar é o minimo e o máximo que nos deixam, pois se com 8 pontos de vantagem, a roubalheira é o que é, então com 5/6.... Depois do roubo de Guimarães, ficámos a 9 pontos. Agora, estamos a 8 e já fomos á frutaria/campo de golfe. è ganhar todos os jogos até receber-mos o Porto, a ver vamos com que pontos de atraso.

Em relação ás taças internas,só há 1 objectivo: ganhar.

Em relação á liga europa, a situação é diferente do ano passado. Não estamos na frente do campeonato e se as coisas continuarem assim, podemos virar as nossas atenções para a prova. Quantos clubes têm melhor equipa que nós???

GNR

JNF disse...

Anónimo(1) e GNR(2):

1 - o que o Atlético fez acontece uma vez em cada 100. Mas mesmo assim eles tinham melhor equipa que nós.

2 - Quase todos os cabeças-de-série são mais fortes que nós. Quando ficar definido com quem poderemos jogar, direi.

Anónimo disse...

Das que veem da champions, tirando o Braga, temos o Twente, Spartak e Ajax. Da liga europa, tirando Porto e Sporting, temos com o 1º lugar garantido: Bayer, CSKA, Zenit, Estugarda, PSV e Liverpool.

Sinceramente, evitando as equipas russas, por questões logisticas, não vejo nimguem superior a nós, nem o Liverpool.

GNR

JNF disse...

Dessas todas só vejo o Estugarda como mais fraco. Todos os outros são mais fortes, alguns com possibilidade de nos humilharem.

Ricardo disse...

Visão realista, como diz o outro. Concordo com tudo. Deixo apenas uma semi-discordância: é verdade que, olhando para o momento actual, o Benfica não promete uma campanha europeua de grande qualidade. Mas, chama-me sonhador, acredito que podemos estabilizar até Fevereiro. Ou seja, agarrar o segundo lugar de forma conclusiva (Guimarães e Sporting perderão muitos pontos) e melhorar o rendimento da equipa. A partir daí, e sabendo nós que teremos um adversário complicado nos 16avos, tudo pode acontecer. É que qualidade não falta neste plantel. É dar-lhe uso. E, sim, se chegarmos fortes a Fevereiro, acho que podemos fazer uma boa campanha europeia. Não me viro logo para a conquista do troféu mas parece-me bastante possível chegar às meias-finais, por exemplo. Isto dentro do momento de evolução que espero e acredito ser possível acontecer. Se não acontecer, então provavelmente seremos ultrapassados no campeonato, perderemos nesta eliminatória e não ganharemos Taça alguma.

Mete-me confusão a forma como desperdiçámos todo o potencial vitorioso que tínhamos em Junho. É crime, mesmo.

Anónimo disse...

é verdade JNF. sou o anónimo do primeiro comentário. O Atletico tinha um ataque bem mais forte que o Benfica. Aguero, Forlan, Simão, de gea... mas de resto, a defesa n era melhor que a nossa. Perea e Pablo eram buracos. Uzfalusi vá lá que não vá. Os laterais (antonio lopez e alvaro dominguez) são maxis autênticos, isto é, bons jogadores sobretudo no apoio ao ataque mas na defesa, se não são bem acompanhados, são mto acessíveis.
Raul García e Camacho são 2 promessas do futebol espanhol, mas longe de serem tão bons como são no FM. Paulo Assunção tb n é melhor do que estes. são bons jogadores.

o atlético terminou em 9º no campeonato.

disse...

""

Tiraste-me as palavras da boca.


Saudações,

Xenrik

Anónimo disse...

Isso é pensar à PEQUENO, "acima de tudo evitar uma humilhação como Vigo" ... Comparas esta equipa àquela? Por amor da santa, discordo totalmente da visão sobre a Liga Europa...