sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Gerir com a cabeça, não com o coração

A questão dos direitos televisivos tem sido levantada de forma muito pertinente por quase todos os benfiquistas. Mas há muita gente que se esquece que, numa altura destas, é preciso gerir com cabeça e não com o coração. E quando digo isto, não falo só dos adeptos.

Muitos adeptos querem ver a Sporttv pelas costas, algo que é totalmente compreensível dados os comentários proferidos nos jogos do Benfica, mas também devido ao dono desse canal. Anos e anos com um contrato miserável para o nosso clube também não ajuda a que os adeptos tenham estima pela Sporttv. Por outro lado, e apesar desta guerra de palavras que se instalou, é sobejamente conhecida a amizade entre o nosso presidente e Joaquim Oliveira, com quem se senta por várias vezes para assistir aos jogos do Benfica na Luz.

Por outro lado, apareceu, ou melhor, aparecerá brevemente um novo canal de televisão comandado por Emídio Rangel e Rui Pedro Soares, este último mais desconhecido, mas é um portista ferrenho e fanático assumido que (e agora vem a surpresa), recebeu um louvor especial do Benfica há uns anos por ter sido um dos ajudantes a que lançássemos a Benfica TV quando RPS pertencia aos quadros da PT. E este duo parece ter vontade de comprar os jogos do Benfica, adicionando-os à Liga Espanhola que já foi "roubada" à Sporttv. O Benfica vê aqui uma oportunidade para dar uma machadada na Sporttv, como é vontade dos seus adeptos, mas algo que pode não ser bem visto aos olhos de Vieira, que tem na Sporttv um grande amigo.

Onde quero chegar com isto? Esta questão dos direitos televisivos tem de ser gerida com muita inteligência e cabeça, não com o coração dos adeptos ou do presidente. E de preferência, o Benfica deverá posicionar-se de forma a observar a luta entre Rangel, Rui Pedro Soares e Joaquim Oliveira. Eles que se matem uns aos outros primeiro, e vence quem apresentar a melhor proposta pelos jogos do Benfica em casa, que não será, certamente, a rondar os ditos 40 milhões de euros que alguns benfiquistas queriam. Uma coisa é certa: temos um produto muito apetecível que nenhuma das partes quer perder. Se a dupla ER/RPS perder o "concurso", o sucesso do próprio canal poderá estar em risco. Se Joaquim Oliveira perder o Benfica na Luz depois da Liga Espanhola, serão seguramente muitos os milhares de portugueses que cancelarão a subscrição da Sporttv.

6 comentários:

Anónimo disse...

Rui Pedro Soares está mesmo a indicar com a personalidade do Vieira
Tal e qual
Ambos são o mesmo na Manobra

Carlos Alberto disse...

Meu caro JNF

Não posso estar mais de acordo contigo:
Pensar que se pode confiar no RPS e no berbequins é uma coisa que me arrepia quase tanto como imaginar o Oliveira a fumar o seu charuto enquanto olha para as audiências/subscrições que o Benfica lhe oferece.

Muita cabeça é precisa neste negócio e até aposto que o Oliveira vai subir as paradas todas.

Luis disse...

Subscrevo totalmente. Este mundo está pejado de jornaleiros avençados e dificilmente nos livraremos dos comentários lastimáveis nos jogos do Benfica, aliás, em todos os jogos... Quem pagar mais que leve o produto, mas NUNCA cometer o erro do passado com contratos de décadas...

lawrence disse...

Comigo a sporkostv não perde nem ganha nada, ganhe ou perca as transmissões!
Mas pronto, sou eu que sou assim!

Jotas disse...

Caro JNF, a minha abordagem a esse assunto, embora com a ignorância de quem não percebe muito do assunto, vai no mesmo sentido da tua.

Anónimo disse...

1- Em relação aos comentários, é para o lado que eu dormo melhor-

2- Em relação a quem fica com os direitos, também é irrelevante, seja a Sport TV, novo canal, ou como já houvi, a própria PT pode ter interesse em comprar os jogos+publicidade e transmitir os jogos na BenficaTV ou noutro canal do MEO.

3- Valores. A Sport TV fez contrato com o Sporting, 21Milhões/època(com publicidade incluida). Ao Benfica já ofereceu 25 Milhões, que foi rejeitada. Se paga 21 ao SCP, quanto vale o SLB? 30???40????

GNR