quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como está a ser esta época?

É uma pergunta pertinente. A época começou de forma terrível para o Benfica, chegando a ter, em jogos oficiais, qualquer coisa como 10 vitórias e 8 derrotas em 18 jogos, se não me engano. Antes de Dezembro, o Benfica já tinha mais derrotas que em toda a época anterior. As contratações do mercado de verão tardavam em mostrar serviço, as saídas de Di María, Ramires e Quim não pareciam devidamente colmatadas, o Benfica estava cada vez mais longe dos "objectivos mais altos de sempre" a que se propôs em Agosto.

Hoje, a onze pontos do líder do campeonato, que na verdade são oito pontos virtuais uma vez que o Benfica tem menos um jogo, o campeonato parece perdido. É preciso que o Porto perca o dobro dos pontos que perdeu até agora em metade dos jogos. É de facto muito difícil. Mas, quando esperaríamos um pouco mais de luta dos dois "Sportings", um não soube aguentar a pressão e o outro continua no seu processo de auto-destruição, deixando caminho livre para o mais que provável, quase certo diria, segundo lugar do Benfica no campeonato, eventualmente com tantos pontos quantos os que fez na época passada (nesta altura temos apenas menos um ponto que em 2009/2010).

Nas Taças internas a nossa situação dificilmente poderia ser melhor. Na Taça da Liga jogamos a meia-final em casa, frente ao Sporting e na final, se lá chegarmos, já sabemos que não encontramos o Porto. Na Taça de Portugal recebemos o Porto, de quem já temos uma vantagem de 2 golos obtida no Dragão, e vamos encontrar na final, uma vez mais, se lá chegarmos, a Académica ou o Vitória de Guimarães.

Na Liga Europa o sorteio foi simpático para com o Benfica. Primeiro os alemães do Stuttgart, que se encontram abaixo da linha de água na Bundesliga. Depois, se os ultrapassarmos, os franceses do PSG, que eliminámos há uns anos com Fernando Santos. Se tudo correr bem, estaremos nos quartos-de-final, algo que, face às opções tomadas e ao que jogávamos, não acreditava ser possível há dois meses. Diga-se que a vitória no Dragão foi um tónico fundamental, nomeadamente no que diz respeito à constituição do meio-campo.

Posto isto, como está a ser a nossa época? Boa? Má? Acima do esperado? Aquém das expectativas? Será que se pode considerar que uma equipa campeã que está a 11 pontos da liderança do seu campeonato e que foi eliminada da forma que nos lembramos da Champions está a fazer uma boa época?

12 comentários:

DMC disse...

JNF, antes de mais, parabéns pelo bom texto bem como pela pertinência.

É de facto uma boa pergunta à qual não há uma resposta óbvia. Considerando a época passada e o único ponto de distância, não seria. Mas eu vou reformular o enquadramento.
O nosso campeonato está a mudar lentamente nos últimos 5 anos. Como referes, e bem, o Sporting está num processo de destruição do qual não sairá (nem com medidas certas) num mínimo de 3anos, o Braga está num bom patamar e vai continuar a evoluir mas é claramente um Valência. E aqui vou ao meu ponto. O nosso campeonato é cada vez mais um campeonato espanhol. Quero com isto dizer, que o mesmo se define entre duas equipas, e que se define nos pontos que estas duas equipas perdem com as equipas "mais pequenas" (Lamentavelmente o Sporting só não é pequeno quando joga connosco ou com o porto mais de vez enquando).

Neste ponto entra o aspecto importante de como se consegue ganhar os referidos pontos que dão esse afastamento. Durante muitos anos, o Porto ganhou com melhor futebol e incompetência da nossa equipa. Mas isso é algo que não se vê este ano. Se o nosso inicio foi mau, foi muito, mas o Porto há muito que perdeu o gás. (Cheguei aliás a comentar que toda aquela boa forma dos jogadores portistas iria ter consequências para janeiro/fevereiro). A questão é que o Porto já deveria ter perdido pontos que árbitros não deixaram e esta fase de quebra vai passar.
E o que mais me chateia é que a qualidade de jogo das duas equipas, somadas todas as jornadas não justifica a distância, nem esses pontos são "reais".
Aplicando uma metáfora à Barcelona, eles fizeram um pressing no jogo deles desde o primeiro minuto que lhes permite gerir o resto do jogo (leia-se campeonato). Acontece que a coisa correu mal, mas aí entre o sistema e os senhores que foram bem colocados em determinados lugares, imprensa, comentadores e outros.

Sendo assim, e voltando à tua pergunta, a boa época far-se-á tanto nas taças mas principalmente na Europa. Julgo que já tinha feito um comentário neste sentido aquando do sorteio e sinto-me agora mais confiante (confiança essa que começou naquelas declarações de Jesus sobre a equipa e o seu momento) para dizer que temos boas hipóteses. Com juízo, estudo, competência e acreditar seremos candidatos a passar uma etapa de cada vez. Como o Mourinho referiu muito do que mais interessante tem o jogo vem nesta estrutura de jogos a eliminar.

Mais do que te responder está a ser uma boa época vou-te afirmar com crença, acredito que vai ser uma boa época.

Cumps,
DMC

PS. Que bom ver um jogo com comentadores em condições na televisão pública. Neste país ou se ouve na rádio ou se vê a champions porque de resto..
Será possível o sr Júlio Magalhães ser menos ferrenho?Sai um dragão de ouro para a estação de queluz..

JD disse...

A questão q colocas é bastante dificil.

Se por um lado o campeonato é q nos dá a Alegria, temos q rapidamente somar titulos para q o fcp não nos ultrapasse em numeros de titulos totais no futebol. E corremos esse risco.

Assim:
- Nao ganhar nada é um fiasco. Péssimo.
- Ganhar uma das taças é mediocre.
- Ganhar as duas taças é razoavel
- Ganhar a "Euroliga" é bom.
- Ganhar o campeonato, recuperando a desvantagem, era BÁRBARO!!!

Fazerr agora o balanço da época é precoce, mas deixo um aviso, no principio da época não estavamos tão mal como nos pintaram, e agora não estamos tão bem como pensamos.
Olho vivo!

Vermelhusco disse...

O Benfica nao esta na lideranca do campeonato e foi eliminado de forma humilhante da Liga dos Campeoes. A epoca esta a ser ma.

As Tacas e uma boa campanha na Liga Europa sao apenas consolacao.

Pedro disse...

Como o DMC diz, não há resposta directa à pergunta em causa.

Estando a 8 pontos do primeiro classificado não pode ser uma boa época para quem acabou de ser campeão com tanta qualidade e categoria. Nesta fase a resposta não é possível de dar pois é preciso esperar pelo resultado práctido das competições em que estamos em disputa.

Se nos alhearmos dos títulos e classificações podemos assegurar que estamos a fazer uma boa época. Todas as equipas têm quebras de forma, nós tivemos uma na fase inicial que aliada a arbitragens danosas custou-nos um arranque péssimo mas depois conseguimos estabilizar e estamos, desde à vários meses, a ganhar consecutivamente e a jogar bem. Os jogadores contratados começam a dar provas de valor, a equipa mostra-se sólida e com alternativas, sem problemas internos que destabilizam, jogadores que suscitam interesse internacional ou mesmo vontade de renovação por parte dos nossos responsáveis.

Futebolísticamente falando estamos a fazer uma grande época. Mas no SLB isso não é suficiente, é preciso ganhar e isso só poderemos julgar no final da época.

Lutar até ao fim pelo campeonato, conquistar as duas Taças internas e fazer o melhor possível na Europa ( Quartos final será o limite de uma boa e má prestação) e teremos uma época razoável. Um brilharete na Europa e a época será fantástica. Recuperar o título seria a mais incrível época que assistiria nos meus 34 anos. Tudo junto seria um sonho de sempre!

Gisela Baptista disse...

A epoca vai a metade (um pouco mais de metade) e embora o 1º lugar esteja distante a verdade é que ainda é possivel se o Benfica não voltar a falhar, já neste fim de semana contra o Guimarães (que tem Manuel Machado como treinador e logo não querer perder pontos contra Jorge Jesus)..
De resto concordo consigo e que o nosso meio campo esteve muito instavel no incio da epoca e que agora começa a estar mais coeso e isso reflecte-se na equipa!!
Saudações

Anónimo disse...

Por questão de justiça, não qualifico a época que estamos a fazer. Pode vir a ser 1 descalabro, se não ganharmos nada, como ser uma época excelente, se ganharmos as 3 taças (liga, Portugal e europa). No fim fazemos as contas.

Quanto ao campeonato, ficou decidido á 4ª jornada. Jogámos mal, mas não era pretexto para sermos roubados.
Jogámos mal? sim
Jogámos pior que Académica ou Guimarães??Não, pelo contrário.

GNR

Carlos Alberto disse...

'Isto é como acaba' Jesus dixit

Descontos XL disse...

Como sempre, um óptimo texto do JNF. Esta época, apesar de não estar a ser como todos desejariamos, está a ser a época possível.

Tomara nós, fazer o que fizemos na época passada, ano sim-ano não. Desde que a política de gestão do clube se mantenha, vamos estar sempre lá em cima.

ESte ano ainda temos competições para ganhar e para o próximo, havemos de começar melhor.

força SLB!


ass: Marco Pires

ps- quem é que quer ganhar um ipad?

Unknown disse...

Para mim, uma eventual conquista da "Euroliga" é que seria verdadeiramente bárbaro. Nem precisaríamos de vencer mais nada esta época. Mas claro que, sendo o Benfica, só temos é de ganhar as competições em que ainda poderemos conquistar, no caso as 2 taças nacionais (o campeonato ficou decidido nas primeiras jornadas do mesmo) e, claro, a "Euroliga", competição de longe bem mais importante (apesar de muita gente a desprezar, vá-se lá saber porquê), na minha modesta opinião, que qualquer outro título - exceptuando, claro, a Liga dos Campeões (mas já lá não estamos). Só de me lembrar que na época passada a "Euroliga" foi preterida em detrimento do campeonato quando até tínhamos tudo para fazer história até me deixa indisposto...

Vermelhusco disse...

Se o Benfica ganhasse a Liga Europa de facto seria uma grande vitória. Mas vamos ver...
Agora meias-finais da Taça de Portugal e da Liga deviam ser norma todos os anos, tal como vencê-las. Por issose acabarmos a época só com essas duas Taças então foi uma época desapontante.

Ainda para mais porque permite aos Corruptos manterem o Sistema vivo mais uns anos.

Pedro disse...

O que é preciso fazer para ganhar o Ipad???
:)

Bimbosfera disse...

Balanço só no fim, se bem que até agora o balanço é mau, só se recompondo um pouco desde Dezembro, vá, desde o último jogo da Champions. O que os outros já deveriam ter perdido de pontos, ainda não perderam, daí que seja cada vez mais difícil apanhá-los. Conto que amanhã se estreiem nas derrotas, mas isso se calhar sou só eu. No entanto, como disse Jesus, «ainda há muita frango pra virar»! Espero para ver!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

P.s.- Para ganhar o iPad sigo o nick dele, abrindo-o numa janela nova, ou assim, e tem lá as instruções. É para divulgar o site por amigos... Muito trabalho! Abraço.