sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

É a loucura! E depois da loucura?!

Um estudo da empresa de consultoria e auditoria Deloitte, uma das mais reputadas e prestigiadas do mundo, coloca o Benfica como 26º clube que mais facturou em 2009/2010 (98,2 M), sendo que ao nível de receitas comerciais ficámos em 17º lugar (41,2 M)e no que a receitas de bilheteira diz respeito ficámos no 11º posto (40,2 M).

Todos estes números são extremamente positivos, não só pela sua grandeza mas também porque num país pequeno e periférico como Portugal, gerar receitas não é fácil. Os benfiquistas estão contentíssimos. Óptimo. Mas e o depois?

Estes números não caíram do céu aos trambolhões, nem foram obtidos por termos gestores brilhantes. Não. Estes números surgem como consequência do campeonato ganho pelo Benfica. E para continuarmos a ver estes números altos, temos de continuar a ganhar. Porque no final do próximo ano, quem irá obter estes números, ou próximo deles, será o próximo campeão português, que, muito sinceramente, não me parece que vá ser o Benfica. Querem ver estes números? Então interrompam o ciclo de mediocridade que nós mesmos instalámos, quando ficámos satisfeitos e repimpados no verão a olhar para o passado em vez de preparar o futuro.

"Ah, mas não estás contente com estes números?" Claro que estou. Mas não é preciso ser um vidente para perceber que estes números não se repetirão no final de 2010. Enquanto uns ficam contentes com o presente e estão despreocupados com o futuro, há quem questione e se preocupe com o que aí vem. Em Portugal somos uma força gigante, somos seis milhões de adeptos, é assim tão difícil conseguir meter mais gente no estádio?

14 comentários:

Anacleto disse...

É, é sim muito difícil meter pessoas dentro do estádio, porquanto: Os jogos, por norma, iniciam-se a horas impróprias para as pessoas que residem longe do estádio (ex: Alentejo). De quem será a culpa? Dos Oli(b)veirinhas? Penso que não. Então de quem será?

Berrante De Encarnado disse...

CONCORDO E DISCORDO:

Percebo onde queres chegar e obviamente concordo que é importante manter a dinâmica ganhadora, para assim atrair não só os adeptos, como todo o mundo/negócio do futebol por essa Europa fora. É um facto que só com um Benfica em alta, como o do ano passado, se podem pelo menos manter estes números. Mas Afinal de contas o Benfica nem está assim tão mal. Penso que o jogo com o Guimarães em casa pode ser uma boa resposta quanto a isso por parte dos nossos adeptos, assim espero. Só não concordo é quando falas em "... Olhar para o passado sem preparar o futuro". O Benfica preparou o futuro, mas nem sempre as coisas correm logo como se quer, existem muitos factores neste desporto capaz de fazer dele imprevisível. Vender o Di Maria foi preparar o futuro, não tenho duvidas. Vender Ramires é preparar o futuro! O Benfica fez mais do que isso e comprou também bons jogadores para preparar o futuro da equipa. Nem sempre os jogadores rendem no primeiro dia em que chegam - Di Maria demorou três anos. Houve também erros próprios, com alguns maus jogos e outros menos esforçados, que também devemos admitir. Mas sinceramente não me parece, de todo, que o Benfica tenha ficado a olhar para o passado... Pelo contrario.

OS NÚMEROS:

Fazendo fé na tua previsão (que tem boas probabilidades de estar certa), não conseguisse a Liga, mas conseguisse pelo menos ganhar duas competições (já nem digo três), acredito que os números não fossem inferiores, quem sabe até fossem iguais ou superiores. Vai ser difícil, eu sei, mas... "Deixem-me sonhar" - Já dizia o grande Torres, que Deus o tenha.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

JNF disse...

O problema é que já se sabia que os jogadores iam precisar de tempo de adaptação. E quem quer ganhar ano sim ano sim, não pode sujeitar-se a introduzir elementos estranhos na equipa sem lhes proporcionar um crescimento numa estrutura que já se conheça a si mesma. Esse é o problema. O tipo de jogadores que contratamos, neste momento, precisa deste crescimento, e é difícil darem-nos títulos no 1º ano. Ou mesmo no 2º. E eu não quero ganhar apenas uma vez em cada três.

Ricardo disse...

Domingo o jogo é às 18 horas. Conto com um Estádio com pelo menos 50.000 benfiquistas.

Quanto ao teor do post, diria que está na altura de o Benfica potenciar ao máximo a força que tem. Quando analisamos as percentagens que os grandes clubes europeus recebem pelas transmissões televisivas, vemos valores a rondar os 40 por cento do todo que recebem. O Benfica, dos 100 milhões recebe... 9. É ridículo e só tem de ter uma e uma só resposta: a não vinculação à SportTv quando este contrato acabar.

Depois de ler hoje Soares Oliveira dizer precisamente o mesmo, queixando-se da fraca entrada de capital pelos direitos televisivos, não espero outra coisa por parte desta Direcção que não seja a venda a outra empresa e por valores substancialmente superiores.

E, já agora, se não for pedir muito: que Joaquim Oliveira não tenha a honra de se sentar na tribuna presidencial do Estádio da Luz. Se queremos ser um baluarte da defesa da verdade desportiva, talvez seja importante começar por não sentar corruptos lado a lado com o nosso Presidente. Mas isso são contas antigas que nem vale a pena comentar.

Amigo ou não de corruptos, Vieira tem de defender os interesses do Benfica. É que a diferença entre receber o que recebemos agora ou receber aquilo a que temos direito (e podemos pedir, por sermos a maior força desportiva em Portugal) pode ganhar campeonatos.

Uma nota em relação ao post anterior e a algumas respostas dadas: não entendo a desvalorização que grande parte dos benfiquistas faz em relação à conquista de uma prova europeia. Para mim, será sempre um objectivo claro e sequencial da história do clube: e se for conseguido, uma das maiores páginas de sucesso do Benfica. Trocaria o campeonato, a Taça da Liga e a Taça de Portugal pela vitória na Liga Europa. É que parecendo que não já lá vão 49 anos que o Benfica não inscreve o seu nome na lista dos campeões europeus.

Homem da Luz disse...

muito, muito difícil pôr pessoas no estádio,
ponham os jogos do Glorioso sempre às 16h, e nem com Benquerenças nem Cosmes os porto-frutados lá chegarão.

Anónimo disse...

para fazeres esse dinheiro foi preciso de facto ganhar o campeonato.

mas os gestores tiveram muito merito nisso em varios pontos.

primeiro, foram os gestores actuais que recuperaram o benfica e a sua capacidade de investir. ramires, di maria, e outros so vieram depois dessa recuperacao. nao foram nada baratos!

e tb merito de quem soube contratar jesus, que esteve com um pe no scp e esteve apalavrado para ir para o porto mas a ultima hora pintinho quis ficar com jesualdo mais um ano.

Jotas disse...

Estes números não podem nem devem ser desvalorizados, até porque neles não entram o valor das vendas e no futuro entrarão valores da transmissão dos jogos do Benfica por uma verba muito superior.
Ingrato é não saber reconhecer méritos, ingrato é haver grande dificuldade em elogiar quando tem de se elogiar, depois de tanto se bater e perceber que afinal não era bem assim.

Dogus disse...

Já alguém aqui deixou uma das razões (certamente não a única, claro): os horário dos jogos.

Eu sou de Évora e até vou com alguma frequência à Luz (já tenho bilhete para amanhã e 5f). É complicado ver jogos às 21h15 como já fui ver, pois depois temos sempre a viagem de volta, mas eu até faço esse esforço (mesmo quando no dia a seguir há trabalho). Mas o meu filho de 3 anos ADORA ir à Luz e a ele é impossível ir a essas horas... E como o meu caso, há vários certamente. O meu filho é só um, mas juntando a muitos outros...

Amanhã o jogo é às 18h15 e o meu pequeno vai comigo, pois claro... (e só não vai 5f porque tem creche...).

JNF disse...

Mas alguém está a desvalorizar os números, Jotas?

Não quero é atirar areia para os olhos das pessoas. Por que é que estes resultados surgiram? É porque temos gestores brilhantes?

CAP CRÉUS disse...

Queremos gente no estádio?
Simples! Jogos a partir das 13 e até às 18 e preços simpáticos!
Deixem-se de merdas de jogos às 18.15, às 21.15.
Haja respeito!

Jotas disse...

Caro JNF, não sei se é por termos gestores brilhantes, o que sei é que o valor do merchandising não é de ignorar e que outros com gestores brilhantes, nem com idas frequentes à champions, conseguem tamanhas receitas e portanto, o facto é que somos a única equipa fora dos principais 4 ligas europeias, a figurar no lote dos melhores.
Mesmo noutras épocas, com outras direcções, não sei se com brilhantes gestores, se conseguiram receitas deste calibre.

JNF disse...

Não temos gestores brilhantes. Temos é mais do triplo de adeptos do que qualquer outro clube. E acabas por dar a resposta no teu comentário. Também não sei se com "brilhantes gestores" conseguiríamos resultados destes em anos de menor sucesso, o que sei é que estes resultados se devem ao sucesso desportivo e não à capacidade matemática de Domingos Soares Oliveira e Luís Filipe Vieira, como já ouvi e li por aí. Aliás, se fossem assim tão bons, não teríamos de vender o DL à pressa para poder pagar uma dívida que tinha de ser paga até final de Janeiro.

Bimbosfera disse...

Penso que há mérito na actual direcção, particularmente em LFVieira e DSOliveira. Depois, há o mérito inerente da vitória no campeonato. O certo é que há 4 ou 5 anos houve também ecos de números muito bons após a vitória no campeonato, mas, se não me falha a memória, só uma época ou mais depois da vitória, tipo, resultado da época de Koeman, em que o título foi recuperado pelo Porto, e por aí, em que se discutiram as presenças do Benfica nestas contas. Não tenho isso certo, mas era curioso de ver, já agora. Temos, também, não digo o triplo, mas muitos mais adeptos que qualquer outro clube, e isso só tem é que ser potenciado. Esta balização, este intervalar do valor de cada um na engrenagem é que me parece errado. Não temos melhores gestores do que o Sporting? A mim parece-me claro que sim. Sempre fiquei com essa ideia. Não digo que os lagartoides sejam maus, digo é que os nossos são melhores. Tal como acho que os dos corruptos também são bons. Têm que ser, para, neste país, conseguirmos fazer este tipo de receitas.
Claro que se a isto ajudarmos com o título com maior frequência, óptimo. Vamos ver os do ano que vem, para aí sim fazermos uma crítica mais atemporal e ser mais próxima da realidade, sobretudo se não ganharmos este campeonato!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Pedro disse...

JNF, estás enganado. O clube corrupto é "campeão" durante anos e anos e nunca conseguiu chegar perto deste nível de receitas. Apenas o SLB tem este potencial de marca, mais ninguem. Repara que à uns anos atrás tínhamos ultrapassado a fasquia dos 100 milhões de receitas e sem títulos. A marca Benfica é única e sem rival em Portugal.

É claro que os títulos ajudam a exponenciar as receitas. E não podemos esquecer que se vendermos o Coentrão (como deverá acontecer) faremos mais de 100 milhões de receitas extraordinárias no espaço de um ano... E com outros jogadores na calha para renderam boas quantias.

As receitas não me preocupam. O q me preocupa é a forma como são gastas!