terça-feira, 1 de março de 2011

Lapidar nº 32

"É uma opinião. No Dragão nunca se passou nem passa nada."

Jorge Jesus

As palavras têm a importância que lhes damos. Sempre que Pinto da Costa envia uma "boca" ao maior clube nacional, as palavras do presidente portista aparecem descritas como "fina ironia" na imprensa. É um indivíduo culto, inteligente, com peso conta e medida nas palavras. Villas-Boas, a grande cheerleader do Terceiro Anel da Luz, tal a quantidade de vezes que diz "Benfica, Benfica, Benfica!", também já mostrou ser fã de um bom bate-papo. E o jovem de 33 anos é visto como um mestre nos mind games, sendo igualmente culto, inteligente e perspicaz. Já Jesus é um bronco, labrego, atrasado mental. É assim que a imprensa o trata e é assim que é visto por muita gente.

O que é facto é que Jesus é o alvo predilecto da comunicação social. É dele que querem fazer gato-sapato. Já do ruivinho, nem se atrevem a fazer farinha. Não há questões difíceis, perguntas incómodas, nada. E é o que esta frase, não directamente nesse sentido, reflecte. Todos sabemos o que o túnel das Antas era, o que por lá se fazia, e o que se dizia. Hoje, não sendo a situação semelhante, continua a haver um proteccionismo por parte da imprensa a um clube que se assumiu de corrupto. Continua a "não se passar nada" por lá.

3 comentários:

DMC disse...

Sempre em cima do acontecimento JNF, aguardava por esta crónica.
De facto querem fazer do Jesus o labrego, e ele pode ser tudo o que querem fazer dele, menos parvo. Seja com palavras finas ou não, a mensagem está lá, nos momentos certos.
Para mim esta resposta tal como a dada no célebre comunicado onde referiamos de maneira curta e directa todos aqueles que foram ameaçados ou sofreram às mãos dos senhores da fruta, estão na linha do que desejo para o meu clube. Serenidade, e chapadas de luva branca. O resto é feito nos meios próprios, seja na (pouca)justiça, seja nos relvados (inclinados).

Este caminho das palavras, que começou com os maiores períodos de silêncio do nosso presidente e culminou (para mim) com o mea culpa do Jesus em relação à forma como as metas foram traçadas este ano, é a melhor direcção.

Para me fazerem completamente feliz, é voltarem (como no ano passado) a serem os últimos a recolherem ao balneário, afastarem-se de todas e quaisquer equipas adversárias e juntarem-se por 5minutos aos adeptos, e evitar algumas cenas onde por mais que sejamos provocados, não nos devemos exceder.

Rui, és um dos nossos mas sofrendo como nós, não o podes demonstrar dessa forma.

Mais do que criticas, é o meu desejo de continuar o nosso percurso de sermos cada vez melhores, não sobre A ou B, mas melhores do que nós mesmos.
É isso que nos difere, é isso ser o Benfica.

cumps,
DMC

Homem da Luz disse...

Bom post, mas sobretudo, excelente comentário do sr. DMC. Partilho em absoluto da sua visão do que é o Bnefica e ser benfiquista.
Qt ao Papa Fruta, acho que está mesmo com poucas capacidades mentais. No outro dia falou em "incendiários do futebol". Ele que um dia disse querer ver Lisboa a arder. Fogo!

João Vaz disse...

Excelente discrição do que eu penso.