quinta-feira, 21 de abril de 2011

Agora nós

Arrebita a crista o galo vaidoso,
có-có-ró-có-có canta refilão
e todo emproado com ar majestoso
é o comandante deste batalhão.

Caro Jorge,

vamos directos ao assunto, como tu gostas: a derrota contra o Porto deve-se em grande parte às tuas péssimas decisões. Ainda no domingo tínhamos visto o Jara rubricar uma exibição miserável numa posição que não é a dele e tu foste logo insistir naquilo. Num jogo em que o Benfica precisava de queimar tempo e ter posse de bola, deixaste no banco o único jogador do plantel nos pés do qual a bola não queima. Voltaste a deixar o Javi sozinho, sem Martins nem Peixoto a acompanhar. O que querias? Estava mais que visto que ia dar barraca. E o mais grave de tudo é que esta é a quarta vez este ano que perdemos com o Porto, a maioria das vezes por erros teus.

Não duvido que és o treinador certo para o nosso clube e demitir-te seria uma irresponsabilidade. E sabes por que és o treinador certo? Porque conheces a nossa Liga, sabes como jogam os adversários, gostas de ter bola e pressionas alto. Isto é o que basta para ganhar os jogos às equipas pequenas em Portugal. O problema é o resto. As tuas equipas não sabem descansar com a bola nos pés, ou seja, não sabem ter bola sem estarem a atacar à maluca. E é por isso que perdes os jogos. É por manteres essa atitude autista de jogar em ataque continuado, rápido e com as linhas subidas que perdemos muitos dos jogos decisivos. E alguns não perdemos por milagre (vide Eindhoven). Baixa a crista, assume os erros e repensa a tua estratégia para nosso bem. Defender não é sinal de fraqueza, mas sim de inteligência. Por alguma razão Trapattoni foi dos treinadores europeus que mais títulos conquistou no passado. E no presente assistimos às conquistas de outro treinador de características defensivas, José Mourinho.

Mas eu também me lembro do que era e como estava o Benfica num passado não muito longínquo. Lembro de ver o nosso presidente atrasar-se a construir o plantel em 2005, arrasá-lo em 2007 e semi-destruílo agora em 2010/2011. Lembro-me de ver o desfile de quatro directores desportivos, nove treinadores e mais de uma centena de jogadores, com muitos milhões de euros desbaratados em negociatas obscuras para agradar aos bolsos de alguns. E é por não ter memória curta que sei que o verdadeiro problema do Benfica é estrutural e de mentalidade, indo desde o presidente aos adeptos. Depois desta gente toda ter passado no clube, muitos saíram pela porta pequena, a maioria. Só não saiu quem mandava neles.

Sei que, para onde fores, terás muito sucesso apesar de todos os teus defeitos. E até sou capaz de adivinhar para onde irás. No dia em que o ruivinho sair para um grande europeu, as portas do Dragão abrir-se-ão para ti. E sei que nesse dia não voltarás a dizer não. E triunfarás uma vez mais, porque nesse local há organização e mentalidade vencedora, ao contrário do que temos por cá.

15 comentários:

Edu disse...

Jara tinha que jogar, pois era o único que poderia dar profundidade e velocidade. É verdade que é uma adaptação, é verdade que não é a posição onde joga melhor, mas sem Gaitán e sem Salvio, era o único que poderia fazer tais tarefas. Entendam isso, por favor.

O resto, subscrevo.

JNF disse...

Mais valia ter colocado Peixoto a DE, que NUNCA deu barraca com Hulk pela frente e Coentrão no meio-campo.

Mas a minha escolha teria sido aquela que andou aí a circular pelos blogs: Martins de um lado, Peixoto do outro.

Edu disse...

Uma equipa constrói-se de trás para a frente. Abdicar neste jogo do Coentrão, ainda por mais pondo o Peixoto a lateral, seria um erro tão grande ou igual ao colocar o David Luiz, a defesa esquerdo.

O Hulk teria gostado, JNF. É a minha perspectiva, eu acho que fez bem em não ter mexido no sector defensivo. Já não concordo que não tenha posto o Aimar, por exemplo, ainda que o Martins tenha sido dos melhorzinhos.

O problema fora ter tardado nas substituições. De resto, lamento, mas nem vejo assim tantas falhas no Jesus. Vejo antes algo que me apoquenta muito mais.
O Benfica contra o porto entra a medo e não tem atitude. Já eles comem a relva e se for preciso, morrem em campo.

Outro exemplo é que em tantos jogos realizados e perdidos este ano, se por um lado encontras semelhanças nas atitudes das equipas que referi à pouco, por outro lado, também verificas que existiram diferentes sistemas tácticos e jogaste com Amorim, com Aimar, sem Cardozo, com Martins, enfim, de todas as maneiras e feitios. Os resultados estão à vista e são dolorosos.

O problema é estrutural. Desenganem-se aqueles que pensam que isso não mexe com os jogadores. Pois mexe. Volto a dizer.
Enquanto eles já entram a vencer, nós entramos sempre a medo. Compreender isto é um passo importante.

O Mourinho já mudou essa mentalidade aos jogadores do Real.

Edu disse...

Enquanto nós não temos sono nem conseguimos pensar em mais nada, muito provavelmente os responsáveis dormem descansados, oh JNF?

DMC disse...

Concordo contigo Edu,
o problema é muito mais estrutural do que outra coisa qualquer..
O critica que faço ao Jesus foi o modo como entrou em campo, e tinha de ser com o trio do meio campo colado e compacto e o ataque móve com saviola para um lado jara para o outro e cardozo ao meio.
Nao concordo com jogar com Jara, porque pela juventude estupidez ou sei lá o quê, o rapaz perde bolas feito tolo, e estando a jogar mais à frente tem menos adversários e te menos possibilidade de fazer cagada.

Só gostava que a nossa estrutura tivesse uma melhor liderança, que o Rui pudesse aparecer mais..
cumps

Seismilhoesum disse...

Concordo com o autor cdeste blog em praticamente tudo. Só não concordo em que JJ deva continuar. Então se ele não é treinador para grandes momentos e é teimosos e mantém sempre o mesmo esquema .... de que adianta?

Anónimo disse...

organização e mentalidade vencedora... lá está o rapaz a cair na esparrela dourada.

com benefícios em 8 jogos do campeonato e prejuiz apenas num, tambem o benfica a tinha, tambem a nossa equipa respirava confianca.

e a amarelinha este ano foi aperfeiçoada.

Papoila calmante disse...

Talvez das crónicas melhores escritas em tempo de «cabeças quentes» esta que assina o JNF.

Claramente não és «caneta de aluguer» nem com crónicas destas arranjas colocação ou tempo de antena na Benfica TV.

Só me resta dar-te os parabéns pelos pontos nos "is" que colocaste na perfeição, e por teres a noção do desenrolar do filme que se segue lá para os lados da LUZ.

Um abraço do Papoila Calmante

JNF disse...

Eles também não conseguem dormir, Edu. Aposto que os altos quadros ficaram acordados até às 3 da manhã, mas era para ver se a capa d' A Vieira tinha ficado bem feita.

Batata disse...

Mais do que óbvio, JNF, Peixoto na esquerda, Martins na direita e Aimar (COMO É QUE NÃO JOGOU????) a 10. Mas o Jesus revela uma falta de noção táctica enorme. Principalmente em jogos importantes (Porto 4 vezes e Hapoel são os jogos que merecem destaque).

O que é que aconteceu ao Urreta? Porque é que não está neste plantel? Fez um óptimo jogo contra o Porto na Luz o ano passado e provou ser uma opção válida, seria um bom substituto para o Salvio.

Tenho muita pena pelo que escreves no último parágrafo, especialmente na parte em que diz que o Porto tem mentalidade vencedora e organização, porque sinto que o mesmo não se passa com o Benfica. Nem percebo como chegámos a este ponto...

um abraço e bom post + uma vez

Simplesmente EU disse...

Mesmo quando perde o Benfica é o Benfica
Como disse um dia Cosme Damião...
"O nosso lema é um por todos e todos por um, pelo Benfica, sempre pelo Benfica"


Foi tema ao longo dos últimos dias - quase transcendendo uma época tão especial como é a Páscoa - e para alegria de uns quantos e tristeza de muitos, pela perda de um jogo que levou ao fim do sonho da conquista da taça de Portugal.

Sim, foi um tema sempre presente nestes dias e por isso dedico algumas palavras.

O Benfica é o meu clube do coração; é e será porque ser do benfica não é uma moda. Sente-se, vibra-se, faz parte de cada um de nós. As alegrias das vitórias, as tristezas das derrotas são sentidas - e de que maneira... - mas é especial fazer parte do universo daqueles que que tem este clube no coração.

Podem alimentar vezes e vezes sem conta a fustração das derrotas do nosso clube mas haverá algo que não conseguem destruir...o Amor a este clube.

O Benfica continuará a ser o mesmo clube de sempre, mesmo nestas circunstâncias - os seus adeptos é que fazem o clube, não as circunstâncias das vitórias do momento.

Por isso continua vivo o lema:
"...um por todos e todos por um, pelo Benfica, sempre pelo Benfica"

pge disse...

Fala-se da ida do Jesus para o Porto como se isso fosse a grande ambição dele.
Custa assim tanto perceber que ele não está lá porque não quis? Custa assim tanto dizer que ele recusou 2 vezes ir para lá e encher-se de massa? Custa assim tanto dizer que o ruivinho tá lá porque Jesus recusou?
De resto concordo...e se calhar á terceira é de vez.

JNF disse...

pge,

assim que ele perceber que dificilmente volta a ganhar cá, por causa da nossa ridícula estrutura e das arbitragens, muda-se lá para cima. Já sabemos e já aqui dissemos que rejeitou o Porto antes de vir e poucos dias depois da conquista do campeonato nacional, mas Jesus quer ganhar e vai para onde lhe oferecerem essas condições. Quem o diz é quem o conhece.

Pedro disse...

O problema foi a gestão da segunda parte mas acima de tudo é um problema estrutural de uma época inteira. O SLB foi-se abaixo com o golo sofrido e isso não se percebe numa equipa que é campeã, q já ganhou tranquilamente àquele adversário.

É essa mentalidade q falta ao Glorioso. Tacticamente Jesus tinha q ter preparado melhor a equipa na segunda parte pois era evidente q os corruptos íam entrar com tudo...não o fez. Pq? Tenho as minhas suspeitas...

pge disse...

JNF, eu não acho que Jesus tenha feito juras de amor eterno ao Benfica, também acho que é ambicioso e muito e não vejo problema nenhum nisso, antes pelo contrário.

Antes de vir para o Benfica ele conhecia as arbitragens e a nossa estrutura e mesmo assim decidiu vir e decidiu ficar.

As condições que eu acho que ele não aguentará é a ingratidão e esta ser a causa de se criar tal clima para ele que se tornará insuportável trabalhar cá.

E depois quando muitos levianamente pedem a sua cabeça era bom que pensassem quem o irá substitiur e ser melhor do que ele...Pois aqui é que é o car****...É que português e com presumivel competência só vejo um...o do risco ao meio. De resto não estou mesmo a ver.