segunda-feira, 4 de abril de 2011

A génese do Benfica

Nasceu em 1904 um clube. Um clube que sempre se baseou no povo, e como clube do povo que é e sempre foi, soube construir a sua história de forma humilde, com a sua força popular a superar toda e qualquer barreira que se colocava à frente. Foi assim, com as mãos do povo, que se construiu a nossa Velha Catedral na antiga Quinta de Carnide. Foi assim que o Benfica se tornou num gigante à escala mundial, sem vedetas e formando uma fantástica família da qual sempre sobressaía um nome: Sport Lisboa e Benfica. Era a cultura do E Pluribus Unum.
E foi assim que começámos a perder esta época, mesmo dando de barato todos os erros cometidos num planeamento de época inacreditável e o qual já dava a entender o que poderia vir daí para a frente. No seu primeiro jogo oficial da época, o Benfica abordou-o com uma sobranceria que nada tinha a ver com a sua história, com a sua personificação: a humildade. Muito pelo contrário, e contra o seu maior adversário, entrou logo a perder. Todo o elan ganho na época passada se perdeu nesse final de tarde em Aveiro.
O resto ? O resto foi o que se viu, e infelizmente teve o seu desfecho ontem, no nosso querido Estádio da Luz. Seja dentro, seja fora dele... Fora porque os adeptos não mais são protegidos pela sua direcção. Dentro, porque foi o que todos vimos, o reflexo de uma época mal preparada e o descer de nível para uma guerra que não é nossa.
Mas, e há sempre um mas, a época não acabou, e ainda há muito a ganhar! Se a Bwin Cup é algo que pouco me diz, mas é para ganhar pois foi ganhando competições do género que os de lá de cima foram consolidando a sua posição, relativamente à Taça de Portugal e à Liga Europa a conversa é muito diferente. São duas competições fantásticas onde temos muito a ganhar. Que o grupo de trabalho do Benfica tenha o orgulho ferido, que não teve ontem na sua globalidade, para fazer das tripas coração. A hipótese de entrarem na história de um Clube mais que centenário está nas mãos deles. E só depende deles, não há desculpas. Voltem às origens: sejam humildes, sejam trabalhadores, acreditem e sejam Benfica!

Eu acredito que é possível, e vocês que jogam no campo, também acreditam ? Se vocês não acreditarem, a nossa crença de nada servirá! Mas com o meu apoio podem sempre contar.

Os heróis são os que caem e se levantam para lutar. Os cobardes os que fogem para não tentar.



P.S. Para culminar o dia horribilis de ontem, a lesão de Nuno Gomes. Chegará aos 400 ? Uma lástima...


8 comentários:

ToElGordo disse...

Ontem, só o Fábio parece ter carregado o orgulho de uma nação. Vergonhosa atitude.

fundamentalismobenfiquista.blogspot.com

Anónimo disse...

Porque será que os Benfiquistas insistem em destratar o Luisão que claramente sente aquela camisola como poucos... Penso eu!

Anónimo disse...

Bastou perdermos contra o porto para todos os benfiquistas ficarem desanimados...sou daqueles que pensa que no jogo da taça vamos espetar dois ou três aos andrades. O jogo da taça será completamente diferente. Com a derrota de ontem a motivação dos jogadores do benfica será ainda maior. Além disso o resultado joga a nosso favor...serão eles que terão de procurar o golo desde o início da partid, e isso permitir-nos-á jogar em contra ataque e explorar as brechas que se abrirão na defesa do porto. Com gaitan, salvio e saviola, o nosso contra ataque vai ser letal. Animem-se benfiquistas! Além da taça de portugal, ainda temos a taça uefa e a taça da liga. Ontem os andrades tiveram a sorte do jogo...essa é que essa! Se aquela bola no poste tivesse entrado hoje os benfiquistas diriam que no nosso estáio nunca! Nunca seria possível os andrades fazerem a festa! Como não entrou, é só critícas... . Quero ver o que dirão esses benfiquistas de meio corpo quando passarmos à final da taça de portugal...aí já voltamos a ser os melhores, não é???
Tenham vergonha na cara e apoiem o clube. Há muitos anos que não via um benfica tão forte como nestes dois últimos anos. Só tenho dois reparos a fazer à gestão do Jesus: insistência estúpida na titularidade do Roberto; não utilizar mais vezes o Nuno Gomes (O milão vai ser muito provavelmente campeão com uma equipa constítuida por avôzinhos...no benfica um jogador de 34 anos, ainda que tenha imensa qualidade e um desempenho excelente, é considerado defunto).
Termino com o meu prognóstico para o jogo da taça de portugal:
Benfica -4 Andrades - 1

Anónimo disse...

NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE ONTEM O SR TREINADOR DO PORTO FALOU VÁRIAS VEZES EM VERDADE. MUITO BEM, RESPEITAMOS A VERDADE DELE, MAS TAMBEM TEMOS A NOSSA QUE É BEM DIFERENTE.

VAMOS AOS MOMENTOS CHAVE DO CAMPEONATO, AQUELES MOMENTOS QUE DECIDIRAM O TÍTULO.

1-PRIMEIRAS 4 JORNADAS
LANÇARAM EM DEFINITIVO AS EQUIPAS PARA O RESTO DO CAMPEONATO. TODO O POVO DESTE LADO QUE TAMBEM TEM INTELIGÊNCIA COMEÇOU A VER ERROS E ERROS EM INTERPRETAÇÕES DE LANCES E AMARELOS QUE ATRASARAM UNS E LANÇARAM OUTROS.
NAS PRIMEIRAS 4 JORNADAS O BENFICA PODIA TER VENCIDO TRÊS E EMPATADO UMA
VENCIDO, ACADÉMICA, SETUBAL E GUIMARÃES E EMPATADO NO NACIONAL. TERIA FEITO 10 PONTOS. MAS SÓ FEZ 3. TEVE UM PREJUIZO DE 7 PONTOS. NINGUEM TEM DÚVIDAS SOBRE ISTO. É DO DOMÍNIO PÚBLICO.
O CAMPEÃO NESSAS 4 JORNADAS SOMOU 12 PONTOS MAS PODIA TER SOMADO 6 PONTOS RESULTANTES DE EMPATES COM NAVAL, RIO AVE E BRAGA. OU SEJA, MAIS 6 PONTOS. DE 4 PONTOS DE ATRASO, PASSOU PARA 9 DE AVANÇO. CONVENHAMOS QUE É OBRA. NA NAVAL BENEFICIOU DE UM PENALTI QUE NÃO FOI E PODIA TER SOFRIDO UM . NO RIO AVE GOLO COM DUPLA FALTA ATACANTE E DUPLO PENALTI DE ALVARO PEREIRA. COM O BRAGA NO ULTIMO MINUTO PENALTI FEITO POR BELUCHI.
2-DA JORNADA 6 À JORNADA 21
O BENFICA TEM UMA PERFOMANCE FANTÁSTICA. EM 17 JOGOS. REPETIMOS. EM 17 JOGOS GANHA 16 E PERDE UM COM O CAMPEÃO. O BENFICA FOI DEMOLIDOR CARO TREINADOR CAMPEÃO. ESSA PERFOMANCE EM QUALQUER PARTE DO MUNDO OU DÁ TITULO OU COLA EQUIPAS. MAS EM PORTUGAL NÃO DEU. PORQUE POR 7 VEZES EXISTIRAM ERROS SALVADORES. VEJAMOS:
NO NACIONAL A JÁ FAMOSA MÃO DE ROLANDO
EM GUIMARÃES O FAMOSO PENALTI DE FUCILE SOBRE EDGAR
EM COIMBRA NO ULTIMO MINUTO UMA MÃO NA AREA DO CAMPEÃO
COM O SETÚBAL O FAMOSO MERGULHO DO FALCÃO
COM O SETUBAL A FAMOSA REPETIÇÃO DO PENALTI DO ULTIMO MINUTO
EM PAÇOS DE FERREIRA MAIS UMA MÃO DE ROLANDO
EM PAÇOS DE FERREIRA O JÁ FAMOSO PENALTI DA BOTA BOTILDE
EM AVEIRO O JÁ FAMOSO MERGULHO DO HULK
EM BRAGA A NÃO EXPULSÃO DE BELUCHI
E UM GOLO EM FORA DE JOGO
OU SEJA SE TUDO ISTO TEM SIDO CORRECTAMENTE DECIDIDO TERIAMOS NESTE LONGO PERCURSO DE 17 JOGOS OS SEGUINTES PONTOS PERDIDOS= 2 NO NACIONAL, 1 EM GUIMARÃES, 2 EM COIMBRA, 2 COM O SETUBAL, 2 COM O PAÇOS, 2 COM O BEIRA-MAR. ONZE PONTOS QUE DARIAM OUTRO CAMPEONATO BEM DIFERENTE. É CLARO QUE ISTO DESGASTA UM PERSEGUIDOR E ANIMA UM LÍDER
4 JORNADAS DECISIVAS
E 17 JOGOS TAMBEM DECISIVOS
E CONVEM AINDA LEMBRAR O XARIVARI QUE O TREINADOR CAMPEÃO FEZ EM GUIMARÃES À 7ª JORNADA. PORQUÊ ???? TERÁ SIDO PARA ESVAZIAR AS QUEIXAS (JUSTISSIMAS) DO BENFICA ???
GENÉRICAMENTE PARABENS PELA VITÓRIA, MAS
BAIXANDO À ESPECIALIDADE E AO DETALHE, AÍ AS COISAS SERIAM DIFERENTES
MUITO DIFERENTES

Unknown disse...

Concordo contigo JNF. final do jogo de ontem foi desprestigiante, mas não me parece que esta direcção fique muito preocupada com estas coisas "menores" de honrar a história e fairplay, que como todos sabemos é um treta.

Anónimo disse...

40.433

Deste número 3500 eram do visitante. Ou seja, em números redondos, existem 37.000 benfiquistas de "tomates". Aqueles que podem ter orgulho de se levantar e dizer "Eu sou Benfica e isso me envaidesse!"

Dos outros que sobram para completar 6 milhões pouco tenho a dizer... Sendo simpatico, acredito que, vá lá, 5 milhões nada puderam fazer para estar no jogo... 1 milhão não chega para encher 60.000 lugares?

Benfiquistas de ocasião há muitos! Aposto que se o Benfica chegar à final da Liga Europa os "festeiros" lá estarão, enquanto que muitos dos que ontem deram a cara não terão essa possiblidade. É isto que me fode, mais nada.

Quanto ao jogo, pouco ou nada a dizer...

O Cardozo devia dar uma explicação sobre o que fez!

O Sidnei revelou-se melhor alternativa a DD que o Airton. Andou-se a massacrar o Maxi tanto tempo e uma solução eficaz ali mesmo. Enfim... Já admiti aqui que não sou grande fã do JJ, por isso não quero estar aqui a fazer chover no molhado.

Rui Costa e LFV, nem uma palavra. Nada!

Equipa: Todos eles no fim do jogo pareciam estar-se a cagar para a cena, nem um pingo de vergonha ou tristeza... A única excepção foi o Coentrão. Sabendo-se que é sportinguista ainda me deixa mais orgulhoso a maneira como ele sente a nossa camisola!

O Roberto... Nem vou dizer nada...

RGC

JNF disse...

DU_XXI(1) e Anónimo das 17:38(2):

1 - quem escreveu o post não fui eu, mas sim o Joga Bonito.

2 - por causa deste tipo de pensamento é que batemos no fundo. Foi outra vez a sorte, não foi? Claro que foi. Foi por falta de sorte que estamos a 16 pontos do FCP. Assim é impossível progredir.

Unknown disse...

Obrigado JNF pela correcção, normalmente como és tu que escreves referi-me a ti. Mas o meu comentário vale o mesmo, seja quem for o autor. A já uma certa distância do que se passou estranho o silêncio ensurdecedor, não de LFV que sabemos que não prima pelos bons modos, mas de Rui Costa.

É uma lástima que este se arraste, ou se deixe arrastar, neste lamaçal sem uma única palavra a demarcar-se do que ocorreu. Não esperava isso de Rui Costa, até porque se dizia que era um senhor - e eu até fui dos que o defendeu quando o apelidaram de "Rui dos túneles".

Olha, queres ver que estava enganado?