segunda-feira, 4 de abril de 2011

A génese do Benfica

Nasceu em 1904 um clube. Um clube que sempre se baseou no povo, e como clube do povo que é e sempre foi, soube construir a sua história de forma humilde, com a sua força popular a superar toda e qualquer barreira que se colocava à frente. Foi assim, com as mãos do povo, que se construiu a nossa Velha Catedral na antiga Quinta de Carnide. Foi assim que o Benfica se tornou num gigante à escala mundial, sem vedetas e formando uma fantástica família da qual sempre sobressaía um nome: Sport Lisboa e Benfica. Era a cultura do E Pluribus Unum.
E foi assim que começámos a perder esta época, mesmo dando de barato todos os erros cometidos num planeamento de época inacreditável e o qual já dava a entender o que poderia vir daí para a frente. No seu primeiro jogo oficial da época, o Benfica abordou-o com uma sobranceria que nada tinha a ver com a sua história, com a sua personificação: a humildade. Muito pelo contrário, e contra o seu maior adversário, entrou logo a perder. Todo o elan ganho na época passada se perdeu nesse final de tarde em Aveiro.
O resto ? O resto foi o que se viu, e infelizmente teve o seu desfecho ontem, no nosso querido Estádio da Luz. Seja dentro, seja fora dele... Fora porque os adeptos não mais são protegidos pela sua direcção. Dentro, porque foi o que todos vimos, o reflexo de uma época mal preparada e o descer de nível para uma guerra que não é nossa.
Mas, e há sempre um mas, a época não acabou, e ainda há muito a ganhar! Se a Bwin Cup é algo que pouco me diz, mas é para ganhar pois foi ganhando competições do género que os de lá de cima foram consolidando a sua posição, relativamente à Taça de Portugal e à Liga Europa a conversa é muito diferente. São duas competições fantásticas onde temos muito a ganhar. Que o grupo de trabalho do Benfica tenha o orgulho ferido, que não teve ontem na sua globalidade, para fazer das tripas coração. A hipótese de entrarem na história de um Clube mais que centenário está nas mãos deles. E só depende deles, não há desculpas. Voltem às origens: sejam humildes, sejam trabalhadores, acreditem e sejam Benfica!

Eu acredito que é possível, e vocês que jogam no campo, também acreditam ? Se vocês não acreditarem, a nossa crença de nada servirá! Mas com o meu apoio podem sempre contar.

Os heróis são os que caem e se levantam para lutar. Os cobardes os que fogem para não tentar.



P.S. Para culminar o dia horribilis de ontem, a lesão de Nuno Gomes. Chegará aos 400 ? Uma lástima...


8 comentários:

ToElGordo disse...

Ontem, só o Fábio parece ter carregado o orgulho de uma nação. Vergonhosa atitude.

fundamentalismobenfiquista.blogspot.com

Anónimo disse...

Porque será que os Benfiquistas insistem em destratar o Luisão que claramente sente aquela camisola como poucos... Penso eu!

Anónimo disse...

Bastou perdermos contra o porto para todos os benfiquistas ficarem desanimados...sou daqueles que pensa que no jogo da taça vamos espetar dois ou três aos andrades. O jogo da taça será completamente diferente. Com a derrota de ontem a motivação dos jogadores do benfica será ainda maior. Além disso o resultado joga a nosso favor...serão eles que terão de procurar o golo desde o início da partid, e isso permitir-nos-á jogar em contra ataque e explorar as brechas que se abrirão na defesa do porto. Com gaitan, salvio e saviola, o nosso contra ataque vai ser letal. Animem-se benfiquistas! Além da taça de portugal, ainda temos a taça uefa e a taça da liga. Ontem os andrades tiveram a sorte do jogo...essa é que essa! Se aquela bola no poste tivesse entrado hoje os benfiquistas diriam que no nosso estáio nunca! Nunca seria possível os andrades fazerem a festa! Como não entrou, é só critícas... . Quero ver o que dirão esses benfiquistas de meio corpo quando passarmos à final da taça de portugal...aí já voltamos a ser os melhores, não é???
Tenham vergonha na cara e apoiem o clube. Há muitos anos que não via um benfica tão forte como nestes dois últimos anos. Só tenho dois reparos a fazer à gestão do Jesus: insistência estúpida na titularidade do Roberto; não utilizar mais vezes o Nuno Gomes (O milão vai ser muito provavelmente campeão com uma equipa constítuida por avôzinhos...no benfica um jogador de 34 anos, ainda que tenha imensa qualidade e um desempenho excelente, é considerado defunto).
Termino com o meu prognóstico para o jogo da taça de portugal:
Benfica -4 Andrades - 1

Anónimo disse...

NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE ONTEM O SR TREINADOR DO PORTO FALOU VÁRIAS VEZES EM VERDADE. MUITO BEM, RESPEITAMOS A VERDADE DELE, MAS TAMBEM TEMOS A NOSSA QUE É BEM DIFERENTE.

VAMOS AOS MOMENTOS CHAVE DO CAMPEONATO, AQUELES MOMENTOS QUE DECIDIRAM O TÍTULO.

1-PRIMEIRAS 4 JORNADAS
LANÇARAM EM DEFINITIVO AS EQUIPAS PARA O RESTO DO CAMPEONATO. TODO O POVO DESTE LADO QUE TAMBEM TEM INTELIGÊNCIA COMEÇOU A VER ERROS E ERROS EM INTERPRETAÇÕES DE LANCES E AMARELOS QUE ATRASARAM UNS E LANÇARAM OUTROS.
NAS PRIMEIRAS 4 JORNADAS O BENFICA PODIA TER VENCIDO TRÊS E EMPATADO UMA
VENCIDO, ACADÉMICA, SETUBAL E GUIMARÃES E EMPATADO NO NACIONAL. TERIA FEITO 10 PONTOS. MAS SÓ FEZ 3. TEVE UM PREJUIZO DE 7 PONTOS. NINGUEM TEM DÚVIDAS SOBRE ISTO. É DO DOMÍNIO PÚBLICO.
O CAMPEÃO NESSAS 4 JORNADAS SOMOU 12 PONTOS MAS PODIA TER SOMADO 6 PONTOS RESULTANTES DE EMPATES COM NAVAL, RIO AVE E BRAGA. OU SEJA, MAIS 6 PONTOS. DE 4 PONTOS DE ATRASO, PASSOU PARA 9 DE AVANÇO. CONVENHAMOS QUE É OBRA. NA NAVAL BENEFICIOU DE UM PENALTI QUE NÃO FOI E PODIA TER SOFRIDO UM . NO RIO AVE GOLO COM DUPLA FALTA ATACANTE E DUPLO PENALTI DE ALVARO PEREIRA. COM O BRAGA NO ULTIMO MINUTO PENALTI FEITO POR BELUCHI.
2-DA JORNADA 6 À JORNADA 21
O BENFICA TEM UMA PERFOMANCE FANTÁSTICA. EM 17 JOGOS. REPETIMOS. EM 17 JOGOS GANHA 16 E PERDE UM COM O CAMPEÃO. O BENFICA FOI DEMOLIDOR CARO TREINADOR CAMPEÃO. ESSA PERFOMANCE EM QUALQUER PARTE DO MUNDO OU DÁ TITULO OU COLA EQUIPAS. MAS EM PORTUGAL NÃO DEU. PORQUE POR 7 VEZES EXISTIRAM ERROS SALVADORES. VEJAMOS:
NO NACIONAL A JÁ FAMOSA MÃO DE ROLANDO
EM GUIMARÃES O FAMOSO PENALTI DE FUCILE SOBRE EDGAR
EM COIMBRA NO ULTIMO MINUTO UMA MÃO NA AREA DO CAMPEÃO
COM O SETÚBAL O FAMOSO MERGULHO DO FALCÃO
COM O SETUBAL A FAMOSA REPETIÇÃO DO PENALTI DO ULTIMO MINUTO
EM PAÇOS DE FERREIRA MAIS UMA MÃO DE ROLANDO
EM PAÇOS DE FERREIRA O JÁ FAMOSO PENALTI DA BOTA BOTILDE
EM AVEIRO O JÁ FAMOSO MERGULHO DO HULK
EM BRAGA A NÃO EXPULSÃO DE BELUCHI
E UM GOLO EM FORA DE JOGO
OU SEJA SE TUDO ISTO TEM SIDO CORRECTAMENTE DECIDIDO TERIAMOS NESTE LONGO PERCURSO DE 17 JOGOS OS SEGUINTES PONTOS PERDIDOS= 2 NO NACIONAL, 1 EM GUIMARÃES, 2 EM COIMBRA, 2 COM O SETUBAL, 2 COM O PAÇOS, 2 COM O BEIRA-MAR. ONZE PONTOS QUE DARIAM OUTRO CAMPEONATO BEM DIFERENTE. É CLARO QUE ISTO DESGASTA UM PERSEGUIDOR E ANIMA UM LÍDER
4 JORNADAS DECISIVAS
E 17 JOGOS TAMBEM DECISIVOS
E CONVEM AINDA LEMBRAR O XARIVARI QUE O TREINADOR CAMPEÃO FEZ EM GUIMARÃES À 7ª JORNADA. PORQUÊ ???? TERÁ SIDO PARA ESVAZIAR AS QUEIXAS (JUSTISSIMAS) DO BENFICA ???
GENÉRICAMENTE PARABENS PELA VITÓRIA, MAS
BAIXANDO À ESPECIALIDADE E AO DETALHE, AÍ AS COISAS SERIAM DIFERENTES
MUITO DIFERENTES

DUX_XXI disse...

Concordo contigo JNF. final do jogo de ontem foi desprestigiante, mas não me parece que esta direcção fique muito preocupada com estas coisas "menores" de honrar a história e fairplay, que como todos sabemos é um treta.

Anónimo disse...

40.433

Deste número 3500 eram do visitante. Ou seja, em números redondos, existem 37.000 benfiquistas de "tomates". Aqueles que podem ter orgulho de se levantar e dizer "Eu sou Benfica e isso me envaidesse!"

Dos outros que sobram para completar 6 milhões pouco tenho a dizer... Sendo simpatico, acredito que, vá lá, 5 milhões nada puderam fazer para estar no jogo... 1 milhão não chega para encher 60.000 lugares?

Benfiquistas de ocasião há muitos! Aposto que se o Benfica chegar à final da Liga Europa os "festeiros" lá estarão, enquanto que muitos dos que ontem deram a cara não terão essa possiblidade. É isto que me fode, mais nada.

Quanto ao jogo, pouco ou nada a dizer...

O Cardozo devia dar uma explicação sobre o que fez!

O Sidnei revelou-se melhor alternativa a DD que o Airton. Andou-se a massacrar o Maxi tanto tempo e uma solução eficaz ali mesmo. Enfim... Já admiti aqui que não sou grande fã do JJ, por isso não quero estar aqui a fazer chover no molhado.

Rui Costa e LFV, nem uma palavra. Nada!

Equipa: Todos eles no fim do jogo pareciam estar-se a cagar para a cena, nem um pingo de vergonha ou tristeza... A única excepção foi o Coentrão. Sabendo-se que é sportinguista ainda me deixa mais orgulhoso a maneira como ele sente a nossa camisola!

O Roberto... Nem vou dizer nada...

RGC

JNF disse...

DU_XXI(1) e Anónimo das 17:38(2):

1 - quem escreveu o post não fui eu, mas sim o Joga Bonito.

2 - por causa deste tipo de pensamento é que batemos no fundo. Foi outra vez a sorte, não foi? Claro que foi. Foi por falta de sorte que estamos a 16 pontos do FCP. Assim é impossível progredir.

DUX_XXI disse...

Obrigado JNF pela correcção, normalmente como és tu que escreves referi-me a ti. Mas o meu comentário vale o mesmo, seja quem for o autor. A já uma certa distância do que se passou estranho o silêncio ensurdecedor, não de LFV que sabemos que não prima pelos bons modos, mas de Rui Costa.

É uma lástima que este se arraste, ou se deixe arrastar, neste lamaçal sem uma única palavra a demarcar-se do que ocorreu. Não esperava isso de Rui Costa, até porque se dizia que era um senhor - e eu até fui dos que o defendeu quando o apelidaram de "Rui dos túneles".

Olha, queres ver que estava enganado?