sexta-feira, 27 de maio de 2011

3 sugestões para o centro da defesa!

O Benfica tem um problema no centro da defesa. Sidnei, que seria à partida pelas suas características, o substituto ideal de David Luiz tarda em confirmar todo o seu potencial. Jardel contratado à Olhanense é um central muito ao estilo de Luisão, e por isso mesmo não acho que se complemente com o Patrão, embora possa ser uma boa alternativa a ele. Miguel Vitor não está nas boas graças de Jesus e quer regressar apenas se tiver a garantia de jogar com regularidade, o que não me parece que vá acontecer e Roderick mostra ainda que tem um longo caminho a percorrer, para poder ser uma opção fiável dentro da equipa, um empréstimo será o cenário mais provável para o seu futuro imediato, ou deveria ser.

Pelo que uma investida ao mercado em busca de um jogador que seja o parceiro ideal de Luisão torna-se mais ou menos urgente. Tomei a liberdade de pensar em três nomes, todos eles jovens, com margem de progressão e grande possibilidade de um dia mais tarde poderem dar retorno financeiro ao clube. Aparecem por ordem de preferência:

                 1º Dedé, jogador de 22 anos - Vasco da Gama


O meu preferido. Alto, veloz, com uma boa capacidade de desarme e de antecipação, é um central muito ao estilo de David Luiz. Tecnicamente evoluído, sabe sair bem a jogar com bola, mas prima sobretudo pela eficácia e pela maturidade com que joga, sempre com níveis de concentração elevados. Com as boas relações que o Benfica tem com o Vasco, seria uma contratação com pouca margem de risco, e em jeito de prognóstico refiro, que vai ser um futuro internacional brasileiro, não demorará muito. Para ontem!

                   2º Rafael Tolói, jogador de 20 anos - Goiás



Tolói, é um jogador semelhante a Dedé, mas ainda num patamar inferior. No entanto, apesar de competir num clube pequeno no Brasil, dá nas vistas pela sua serenidade na avaliação dos lances e pela boa capacidade que tem de ler as jogadas. Precisa evoluir na forma como por vezes tem alguns lapsos de concentração, mas tem todas as capacidades físicas e psicológicas para poder vingar, assim alguém acredite no seu valor.

3º Sebastián Coates, jogador de 20 anos - Nacional de Montevidéu



Coates é um pouco diferente dos jogadores anteriormente referidos. Para além da habitual virilidade dos jogadores uruguaios, não é um jogador tão rápido quanto Dedé ou Tolói, mas longe de ser lento. Chega à disputa dos lances de forma rápida fruto da sua passada longa e bom sentido posicional, e na conjugação destes dois factores torna-se um central difícil de bater. Não é alguém que se esconde do jogo, e dos três é aquele que tem mais perfil de líder, como mostra o facto de ter sido habitualmente capitão em todos os escalões jovens na sua selecção.

Claro que o Benfica pode estar em busca de um jogador com outro perfil, que seja mais experiente e que por isso possa mais facilmente adaptar-se ao clube e a nossa forma de jogar, e não sou contra esse tipo de jogador, desde que obviamente tenha qualidade. Mas as minhas apostas seriam estas, principalmente o zagueiro que actua no Vasco da Gama e que foi considerado o melhor central do brasileirão anterior. E não é que seja um jogador excessivamente caro...

23 comentários:

Anónimo disse...

Arranjo-te um melhor q esses 3...e com a vantagem de ja ser conhecedor do futebol tuga...e os valores de uma possivel compra n andaram mto longe destas 3 possibilidades...um central q transpira confiança e pura classe em campo...
Mas o JJ n vê jogos dos campeonatos europeus, por isso essa possibilidade nunca se irá concretizar...Ah, e o jogador, neste momento não se importaria de voltar a Portugal, apesar do interesse de variados clubes europeus, e diga-se grandes clubes...só p referir um nome, Barça!!!
e para terminar, esse jogador dá pelo nome de:
PEDRO GEROMEL

Abraço
Pedro Nunes

Anónimo disse...

Boas,

Acho uma boa análise, mas não há para ai nada com selo português?

Cumprimentos
João Rei

Constantino disse...

Caro Far,

Para mim o SLB deveria adquirir 2 centrais para a época que ai vem, que deeria juntar a Luisão, Miguel Vitor e Jardel. Passo a explicar:
- Luisão só por lesão não estara na Copa America que termina 3 dias antes da Pre Eliminatoria da Champions. Os adversarios nesta pre eliminatoria não são tão fracos como seria de pensar, pelo que o SLB não se pode dar ao luxo de disputar 2 jogos importantissimos com o Jardel e outro acabado de chegar (e aqui assumo ja as minhas serias duvidas na inclusao do Miguel vitor no plantel). Por outro lado, ir para jogos destes apenas com 3 centrais disponiveisé muito perigoso e se a opção passar por contratar 1 central e esse for Garay, que pode tambem ir à Copa America, o SLB ve-se com 2 centrais de categoria média para a disputa da pre eliminatoria. Se juntarmos a isto o facto do Maxi tambem estar possivelmente ausente e de termos guarda redes e defesa esquerdo novo (não acredito minimamente na permanencia do Coentrão) conclui-se que o reforço do centro da defesa deve ser muito bem estudado para evitar surpresas desagradaveis. Mais, o lateral direito disponivel (Wass) devera estar presente no europeu de sub 21, portanto com ferias encurtadissimas. Já sofremos o suficiente este ano por não termos acautelado as competições internacionais de selecções, não vale a pena metermos a pata na poça outra vez.

Abraço.

L. disse...

o jj ve muitos campeonatos europeus. a prova e que conhecia miuto bem o javi garcia quando todos nos estavamos desconfiados dele.

geromel e de facto mais interessante que o coates e ate que o toloi, mas o dede tambem me parece bom.

L. disse...

constantino desta vez o ruben amorim vai ter ferias e volta a 100% pelo que o lateral direito nao me preocupa. nao podemos ter 30 gajos no plantel...

Alexandre disse...

Boas,

Lista interessante. Parece que o Jesus gosta do Dedé e o Éder Luís poderia ajudar. Não conheço bem o jogador e até fiquei com mais curiosidade ao ler o teu texto.

Há um leitor que recomenda o desconhecido Geromel. Obviamente que é um jogador tremendo. Mas julgo que está fora das possibilidades do Benfica, pelo menos pelo que vejo dos clubes interessados. Mas se ele não se importa de jogar em Portugal, com jeitinho...

Saudações,

Alexandre

Anónimo disse...

Já não compraram o Leo?

Uma solução mais barata e com poucos riscos: Rodriguez;

Bons negócios: Wes Brown do Man United, qualquer 1 dos centrais do Marselha.

1 abraço

GNR

Constantino disse...

Caro L.,

Não podemos ter 30 gajos no plantel, mas este ano, se tudo correr bem, até pelo menos 31 de Agosto vamos ter que ter. É que, assi de repente, Luisão, Maxi, Gaitan e Cardozo estão praticamente garantidos na Copa America e Jara é, também, uma possibilidade. Para piorar, Roderick e Nelson Oliveira devem ir ao Mundial Sub 20. Basta uma ou outra lesão de pré epoca (normalissimas) ou um ou outro que leve mais tempo a recuperar a forma para ficarmos logo a patinar.

Repara, eu insisto muito na Copa America porque acho que é uma competição mais desgastante do que um Mundial ou Europeu, pois apanha as competições da america latina a meio o que obriga a um grande esforço dos jogadores a actuar na europa a fim de apanharem o "comboio fisico" dos que ainda estão nos clubes dos seus paises.

Abraço.

Anónimo disse...

Ao Alexandre...

Conheço pessoalmente o desconhecido Geromel, a sua passagem por Guimarães deixou saudades, e as suas vindas a Guimarães p matar saudades são motivo de boas conversas...
Alias, qd saiu de Guimarães, o Benfica,deixou-o fugir por burrice e azelhice dos dirigentes...mas é passado n vou mexer nesse assunto.
N conheço qto valerá o Coates, mas do Toloi ja ouvi falar em 6/7Milhoes e o Dede tambem por esses valores. E por incrivel q pareça o passe de Geromel anda entre os 7/9Milhoes...e quem já deu 5M por metade do passe de um central q está no plantel, bem, que pode dar por um central de classe mundial e titular em quase todos as equipas da europa...mas claro, n joga nos campeonatos sul americanos, n dá comissão, logo JJ nem sabe quem é este Geromel...

Ao L.
Javi Garcia indicaçao do JJ???nem vou alongar. Mais atenção, como dizia o outro, mais concentraçao no q se diz, é melhor estar concentradissimo em quem o JJ queria mesmo p trinco.

Pedro Nunes

Anónimo disse...

e p quem pensa q o salario do geromel é proibitivo, bem digo já que ganha um pouco menos q o melhor jogador do plantel do Benfica, e que joga tb na defesa descaido p o lado esquerdo...
Pedro Nunes

lj disse...

Luisao, Jardel, Miguel Vitor, Roderick, Fabio Faria, Sidnei, Leo Kanu, Joao Pereira

Conto 8 defesas centrais para um lugar onde jogam dois na equipa principal. Se estes nao servem e precisamos de contratar, terao que sair jogadores antes que se gaste mais dinheiro em reforcos.
Se estes nao servem, futuros reforcos nao devem ser escolhidos por quem escolheu estes, sob pena de para o ano andarmos atras de mais defesas centrais.

Far(away) disse...

Pedro Nunes eu gosto do Geromel, mas é um jogador nesta altura mais caro que qualquer um dos três que citei.

João Rei, centrais portugueses, neste momento não vejo quem possa ser uma mais valia, talvez o Neto do Varzim, mas seria sempre uma aposta arriscada.

Constantino, a copa américa acaba salvo erro a 24 de Junho, pelo que em último caso, e se as férias não forem muitas, os jogadores que por lá estiverem estarão disponíveis, mas percebo a tua preocupação, perfeitamente legítima.

Anónimo disse...

Que tal um novo Presidente, um que nunca tivesse sido socio do FCPorto e que nao mude estatutos que impeçam Benfiquistas de se candidatar à Presidência!

Anónimo disse...

A Copa América começa a 1 de Julho e acaba a 26 de Julho.

GNR

Constantino disse...

Caro Far,

Atenção que estas enganado, a Copa America começa a 1 de Julho e termina a 24 de Julho sendo que a pre eliminatoria é a 27 de Julho (se não me engano). Daí a minha insistencia.

Podes ver a data no site da Copa America: http://www.ca2011.com/

Abraço.

Anónimo disse...

e uma palavra sobre as investigações da PJ?

O que devem querer esses senhores da PJ? Cá pra mim é mais uma noticia para nos destabilizar :/

Abraço
Carlos Pinto

Far(away) disse...

Sim enganei-me no mês, queria dizer Julho e não Junho, mas o raciocínio mantém-se Costantino. Aliás relembro que o Porto o ano passado deu menos férias aos seus jogadores depois do mundial e por isso na supertaça puderam contar com eles, e nós sem podermos jogar com Maxi que teve umas férias mais prolongadas.

Também temos que saber fazer as coisas.

JJD disse...

Boas.

Parece que o Coates regeitou uma proposta milionaria do Benfica para jogar no S.Paulo.

http://www.futnet.com.br/futebol/noticias/?160721-coates-recusa-proposta-da-europa-para-atuar-no-sao-paulo

SLB4EVER Rumo****

Far(away) disse...

Parece que sim, ainda assim quem eu quero mesmo que venha está liberto, salvo seja, de seu nome Dedé.

Anónimo disse...

Ok, mas a solução já se encontra na equipa: Miguel Vítor. Porquê apostar num jogador vindo de um campeonato com um ritmo diferente do europeu?
Luisão, Miguel Vítor, Jardel e Fábio Faria que tb pode actuar como defesa lateral, chegam!

Mentiroso disse...

Dedé, sem qualquer dúvida. Garay e Geromel seriam igualmente excelentes alternativas desportivas mas o peso salarial destes dois ultrapassa as nossas possibilidades.

DMC disse...

Totalmente de acordo Far, o Dede é de todos o melhor central, e que central. Vai estar com toda a certeza mo Mundial de 2014. É um excelente jogador e que é tambem uma grande oportunidade de negócio. O Vasco precisa muito do Éder luiz para o esquema de jogo que usam, é fundamental, pelo que será um optimo negocio a troca de um pelo outro com algum dinheiro a caminho..

cumps
DMC

TheConQueR disse...

Coates ja assinou pelo Sao Paulo, Dede so por 10 milhoes ( podiam incluir E.Luis e F.Basttos ), ja o R.Toloi acho que chegam uns 5 milhoes!

A minha preferencia ia para Garay pela experiencia que ja tem!