quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ataquem o mercado, mas com critério. Eu ajudo!

Analisando o actual plantel, parece-me evidente, sem contar com a saída de jogadores nucleares, e mantendo o actual sistema táctico, que precisamos de equilibrar o plantel em posições chave. Começando na baliza. Nenhum dos actuais guarda redes oferecem totais garantias, e o investimento ruinoso feito no Roberto, devia ser um exemplo de como não se deve abordar o mercado. Não só o preço foi completamente disparatado, como o perfil de jogador a contratar deveria ter sido outro. Não cometam por favor o mesmo erro com Artur Moraes... que pode chegar ao clube também após "brilhar" seis meses no Braga, como um dia Roberto "brilhou" no Zaragoza. Para memória futura.

Continuando, é fundamental renovar com Maxi, e é necessário também dar-lhe concorrência à altura. Fala-se que Daniel Wass, pode ser reforço, e pode realmente ser uma boa solução. O que não pode acontecer é termos apenas um jogador fíável para a lateral direita. Olhando para o centro da defesa, salta à vista a carência de um jogador que possa assumir-se como uma verdadeira mais valia ao lado de Luisão, já que Sidnei tarda a impor-se e Jardel parece-me ser uma alternativa directa ao «Patrão», e que não complementa-se como deveria com ele a titular. Alguns de vós podem pensar em Miguel Vitor, mas duvido que com Jesus tenha nova oportunidade de integrar o plantel e duvido também que ele se contente em ser segunda ou terceira opção.

No meio campo está a chave do nosso sucesso ou insucesso. É imperial a contratação de um jogador que possa fazer de interior a frente de Javi, equilibrando a equipa, para além de Amorim, coisa que deixámos de ter após a saída de Ramires. Não podemos atacar uma época e os jogos decisivos, sem jogadores para o «miolo» que sejam capazes de oferecer tracção àquela zona, pressionar seja no momento defensivo, seja no momento ofensivo. Esse foi um dos grandes défices do Benfica de 2010/2011. Para além disso, é preciso assegurar Salvio e fazer retornar Urreta e dessa forma as nossas alas em termos de capacidade de desequilíbrio ficam muito bem servidas quer em qualidade, quer em quantidade, ainda para mais é muito provável que Nolito, actual jogador do Barcelona B chegue ao clube.

No ataque, é fundamental assumir o facto de que Kardec não pode ser opção para substituir Cardozo, ou ser alternativa directa a ele, pelo que a entrada de pelo menos um jogador com essas características que dê reais garantias é urgente, mas não só. O eclipse de Saviola, deixou-me com muitas dúvidas sobre se não será prudente pensar em mais um jogador normalmente denominado de «avançado móvel», e acho que a possível entrada de Rodrigo Mora será pensando nisso mesmo, contando também com a afirmação de Franco Jara, que tem tudo para ser um grande jogador. Detectar os verdadeiros problemas da equipa, é o primeiro passo para poder melhorá-la e na época passada tal não foi feito. Esperemos que a história seja agora distinta.

22 comentários:

Pablo Aimar disse...

Neste momento também me parece que o Javi é um problema na equipa. Claramente muitos furos a baixo do ano passado, precisamos de uma nova alternativa ( Matic ?).
Miguel Vitor pode mesmo vir para titular, já deu provas disso !

Apostar nas camadas jovens, Nelson Oliveira, Oblak, David Simao também é preciso !

Unknown disse...

http://www.youtube.com/watch?v=zNJ_J-fpBTI

Ajudem a divulgar...

Carlos Alberto disse...

Como é que era aquele ditado?

Presunção e agua benta... era qualquer coisa assim!

Anónimo disse...

Para necessário contratar 6 jogadores de créditos firmados, na minha opinião o cardozo e para vender, se calhar não vamos arranjar um jogador que faça tantos golos, mas que joga mais para a equipa, alguém que leve a equipa para a frente.
-GR:
-Lateral-direito (wass)
-Defesa-Central (Dede)
-medio box-to-box (Rosicky,granero,gutierrez.witsel)
extremo-esquerdo(dzsudzsak, leto, guardado)
-2 avançados (Gilardino,Amauri,Gomis, Miccoli, Julio baptista, Martins);

Claro se vendermos o coentrão reforçar a lateral-esquerda com alguém capaz para entrar logo a titular. Penso se o Benfica fosse buscar algum dos jogadores que disse teríamos um plantel capaz de lutar em todas as frentes, e preciso ter algum dinheiro, mas com a venda do Cardozo somos capazes de fazer algum dinheiro. Dei varias opções existem mais.

John Wakefield disse...

Muito bom post, sr far(away).

Das posições mencionadas, as que ainda não têm um reforço futuro de nível assegurado, destaco sobretudo três:

GR- Espero estar engando até porque não conheço muito bem o Artur Moraes, mas não será mais 1 Moretto ou, no melhor dos casos, mais 1 Júlio César. O Roberto no Braga também era estrela. Para se jogar no Benfica, é necessário uma resistência psicológica elevada e daí a necessidade dum jogador com reputação. Kameni e Sergio Romero não me desagradavam.

DC- Sem dúvida que, Jardel e Sídnei ainda não cumprem os requisitos mínimos para serem titulares no Benfica. Servem para a segunda linha, mas são lentos e irregulares e por isso, pede-se alguém com maior qualidade. Não sei se Miguel Vitor ou até Leo podem ter uma palavra a dizer, mas estou algo céptico. Neste contexto, Garay, como já foi aqui referido, é um nome interessante.


MD- Duvido que Salvio permaneça pois os 15 milhoes são um enorme entrave. Matic (médio centro) e Nolito (ala direito), futuros reforços, são autenticas incógnitas. Talvez a pré-época seja decisiva para resolver esta questão.

PL - Cardozo deve estar perto do seu fim de ciclo. O Benfica procurará o retorno de algum do investimento efectuado após uma das contratações mais caras do clube. Kardec deve ser emprestado. Gostava de o ver num Guimarães para a próxima época. Para esta posição, tem-se falado de Miccoli (embora sendo móvel) e... Lisandro.

Existe ainda a possibilidade de se abrirem outras lacunas, visto que um ou outro jogador importante podem estar de saída. Parece que Coentrão se inclui neste lote...

Filipe Freitas disse...

Far que achas de Maxi Moralez está a fazer uma Libertadores muito boa, ainda ontem outro grande jogo e mais 2 golos. Sei que a sua passagem pela Europa não foi muito famosa, mas parece que amadureceu bastante. Não era mal pensado para alternativa a Saviola ou até mesmo a Aimar. Pode também desempenhar tarefas nas alas.

Anónimo disse...

Mesmo partindo do princípio de que se manterão os principais jogadores desta época, há necessidade de reforçar o meio-campo. Este ano a equipa sofreu muitos golos, porque o meio-campo não deu o apoio necessário à defesa. Em todo o caso, o problema do meio-campo é o de não ser suficientemente versátil para se adaptar a vários modelos de jogo. Jorge Jesus insistiu sempre em jogar em 4-4-2, nunca adaptando a equipa aos adversários e às contingências dos jogos. A não ser no jogo da final da Taça da Liga quando o meio-campo estava a fraquejar e ele decidiu colocar o Airton. Alguns adeptos podem não ter gostado, mas foi a partir daí que o Benfica voltou a controlar o jogo. Jorge Jesus devia ter feito isso no jogo da meia-final da Taça. Quem esteve no campo a ver o jogo, como sucedeu comigo, não era preciso perceber muito de futebol para ver que o meio-campo do Benfica só com Javi Garcia não conseguia dar conta do recado. E o Benfica precisa de uma alternativa forte para o lugar de Aimar, assim como para jogar à frente, como avançado, no sistema de 4-3-3 com dois alas rápidos. Depois na defesa, o Jardel pode a vir a ser um bom jogador, mas vai ser necessário comprar um bom jogador para o centro da defesa. É necessário rodar 3 centrais ao longo do ano. Não podem jogar sempre os mesmos dois centraias, porque o desgaste é muito, já que o Benfica tem de jogar, para ganhar, em várias frentes. Um dos problemas desta época foi precisamente esse, o Jorge Jesus não rodou suficientemente os jogadores e quando punha os jogadores de segunda linha, a equipa não rendia o suficiente. Enfim, há muito trabalho a fazer neste interregno.
MM

Mentiroso disse...

Guarda-redes: Artur Moraes, Moreira e Oblak
Defesas direitos: Maxi Pereira e Wass
Centrais: Luisão, Jardel, Sidnei e Miguel Vítor
Defesas esquerdos: Ansaldi e Carole
Médios Defensivos: Javi Garcia, Airton e Matic
Médios Direitos: Danilo e Ruben Amorim
Médios Esquerdos: Nolito e Urreta
Médios Ofensivos: Nico Gaitán, Bruno César, Axel Witsel e David Simão
Avançados: Rodrigo, Jara, Mora, Santiago García e Nélson Oliveira

Unknown disse...

Esquece o Salvio. Ele agora já quer lutar por um lugar no Atlético e sendo assim ele que volte porque só fazem falta os que estão no plantel e queiram verdadeiramente lá estar.

JNF disse...

Carlos Alberto,

o que aqui se diz acaba por ser provado, infelizmente. Enquanto eu estive toda a pré-época a alertar para os péssimos negócios, desastrosas tomadas de decisão e falta de reforços de qualidade para posições chave, muito benfiquista pimpão andava de barriga cheia a arrotar alarvidades como "vamos triturar tudo e todos", blá blá blá e mais um monte de disparates. É por isso que aqui temos a crónica "Eu bem avisei". Payback is a bitch, meu caro.

Presunção e água benta, cada um toma o que quer. Infelizmente, aqui acertámos no que fomos dizendo na pré-época. E era bom que, em vez de sonhos utópicos, os benfiquistas mais optimistas para os quais parece que nada se passou nesta época, avançassem com soluções e dessem a sua opinião sobre como deve o Benfica atacar a época de 2011/2012.

Anónimo disse...

Infelizmente parece-me que vocês não aprendem. Já estão a discutir jogadores e um sem fim de transferências empréstimos etc. Vocês não percebem que o Benfica tem um problema de estrutura no futebol?? No porto manda um e no benfica todos querem mandar. QUntos jogadores não deram nada no Benfica e no porto foram vedetas? Quantos jogadores o benfica recusou que foram parar ao adversário com grandes resultados? E pk? é do treinador? é dos joadores? é do relvado? é da cor vermelha? é a estrutura que não é hierárquica.

Far(away) disse...

Filipe F o Maxi Moralez até é um jogador que gosto, mas não penso que teria lugar actualmente no Benfica. Temos várias opções para o centro do terreno e para as alas, com o regresso de Urreta e a entrada de Nolito, juntando Gaitán, não vejo como ele poderia encaixar.

Pablo Aimar, o Javi não é problema algum, o problema está em ter de ser ele a apagar os fogos todos, comprem um "Ramires"...

Firehead, o Salvio através do seu facebook, veio dizer que as supostas declarações são falsas.

Carlos Alberto, o meu camarada JNF já disse tudo.

Abraço a todos.

Far(away) disse...

John Wakefield, com relação ao Nolito, tenho que dizer que é um jogador que me agrada muito, acho que a confirmar-se será uma excelente aquisição.

JNF disse...

O problema do Benfica é estrutural? Mas quantas vezes é que eu e os meus colegas de blog já dissemos isso? Para cima de 100.

DMC disse...

Falando das posições referidas tenho a dizer que o Déde é um grande jogador. Ontem fiquei a ver o Vasco Avai para as meias finais da taça do brasil e para saber como andam os nossos filipe bastos e éder luiz, e quem saltou à vista foi este central. Já tinha visto outros jogos mas agora ficou definitivamente. É jogador de canarinha em pouco tempo e um jogador do género de David Luiz.

Ora tendo lá o Éder, é negocio a ser feito e este, interessa a ambos. O èder tem um papel de rapaz solto, onde tanto aparece á esq ou à direita, correndo feito doido em dircção à baliza, muitas vezes sem descernimento. Mas a verdade é que é um grande catalizador do Vasco. É um jogador muito apreciado e consequentemente com mercado. Será muito dificil receber 5M€ mas não será assim tão dificil de conseguir uma troca mais qq coisa pelo Déde.
Ainda que o Éder seja um bom jogador, não tem caracteristicas para entrar na nossa equipa. Já o Bastos eu gostei. É o médio que está à frente da defesa e que equilibra a equipa. Não arrisca muito mas também não está so a defender. Acho-o algo parecido com o Amorim. Dos dois, é o unico que, até pela idade, ainda se pode pensar. Mas se for preciso oferecer os dois para ficar com o central e não pagar mais nada, fica negócio assente. E já que o nosso presidente andou a passear quando devia estar em Lisboa, para ser sócio honorário do clube, espero que tenha falado deste negócio e que o concretize.

Em relaçao ao meio campo, gosto muito do Witsel (o tal avançado :) ). Não sei se seria possivel averiguar algo do Lass, mas o salário suspeito que seja demasiado elevado.
O Dzudzak tambem seria um grande negocio para mim, mas julgo que é bem caro neste momento. Dos avançados gostaria de saber do Huntelaar..houve uma altura que começou a jogar menos no shalke..

cumps
DMC

John Wakefield disse...

Oxalá que tenhas razão far(away) em relação ao Nolito. Não duvido que tenha adquirido uma excelente formação no Barça, mas lá está, estou ansioso por vê-lo a jogar.

Cumps.

Carlos Alberto disse...

Antes de mais as minhas desculpas pois só vi o autor do post após ter comentado mas ainda bem que foi o JNF que respondeu porque assim dá para lhe responder também:

Acertaste este ano e falhaste o anterior... estás com a mesma capacidade de acertar do Jesus. 50% não é mau!

A questão da presunção tinha mais a ver com aquele "Eu ajudo" mas não sendo escrito pelo JNF deixa de ter algum significado! Mais uma vez as minhas desculpas ao autor.

JNF disse...

Pois é, pois é, eu e o Jesus estamos com 50%. O ditador está com 25%. Curioso, não é?

Infelizmente há uma confusão entre "presunção" e "razão". O que te pode parecer "presunção" é razão. E prepara-te que os "eu bem avisei" não vão ficar por aqui. E é uma pena eu não ter acesso às mensagens do fórum, que até te queria mostrar a minha 1ª mensagem. Ias gostar. Era eu a perguntar por que raio tínhamos ido buscar um coxo chamado Felipe Menezes em vez do Rúben Micael. Apareceste logo tu a dizer que o Menezes era um craque e eu um infiltrado. Payback is a bitch.

Far(away) disse...

Presunção porque dei a minha opinião, abordando aqueles que acho os pontos fracos da equipa?

Presunçosos são aqueles que assumem o erro, quando antes diseram que estava tudo bem, como foi o caso do nosso presidente na época passada.

Carlos Alberto disse...

Lamento muito que tenhas optado por seguir esse caminho JNF, porque te tinha como pessoa de bem e não imaginava que fosses inventar tal coisa!

Às vezes engana-mo-nos com as pessoas, afinal estás bem acompanhado.

JNF disse...

Queres especificar, ou ficas pelas acusações cobardes?

Carlos Alberto disse...

Que eu algum dia te tenha chamado infiltrado.