sábado, 21 de maio de 2011

Olho na Águia: Artur Moraes


Artur Moraes, é um guarda redes de 30 anos contratado pelo Benfica ao Sporting Clube de Braga, clube onde chegou no início da temporada passada, proveniente da Roma de Itália. Não foi uma passagem com muito sucesso no clube da capital italiana como mostram os 12 jogos realizados entre 2008 e 2010. A concorrência foi sempre muito apertada, com os outros dois brasileiros, Doni e Júlio Sérgio.

Moraes começou a sua carreira como profissional no Cruzeiro de Belo Horizonte em 2003 e manteve-se sob contrato com o clube da Raposa até 2007, e não se pode dizer que tenha sido um indiscutível, já que em 3 épocas disputou 43 jogos. Aliás na época de 2006-2007 foi mesmo emprestado ao Coritiba, permanecendo na Coxa até expirar o seu vínculo com o Cruzeiro. Foi nessa altura que emigrou para Itália rumo ao Siena, sendo rapidamente emprestado ao Cesena e ali jogou a segunda metade da temporada de 2007-2008. Acabada essa temporada, atraiu a atenção da Roma que o contratou ao Siena, sem ele ter realizado um único jogo pelo clube. O resto é história.

A medida que ia escrevendo o parágrafo anterior, fui ficando cada vez mais preocupado, pois apercebi-me que a carreira de Artur Moraes até ao momento tem sido marcada pela indefinição, mais do que qualquer outra coisa. É preocupante olhar para ele, e entender que aos 30 anos de idade, não se conseguiu impor de forma categórica em nenhum clube e que tem vagueado de equipa para equipa. Chega ao Benfica depois de 6 meses de Braga, pelo que pergunto: Não estaremos aqui a cometer o mesmo erro que cometemos com Roberto quando o avaliamos por 6 meses em Zaragoza? A diferença é que Artur chega a "custo 0"...

Depois de Felipe ter ido para o Flamengo, Artur Moraes conquistou a titularidade no Minho, e há que o reconhecer realizou, boas exibições, constituindo-se como uma mais valia na equipa bracarense. Mostrou ter bons reflexos entre os postes, alguma serenidade nas horas de pressão, propensão para sair-se fora dos postes de forma mais ou menos assertiva e um bom jogo de pés. Chega para o Benfica? Não estou convicto disso, o que eu vi foi insuficiente para eu poder dizer sem dúvida alguma de que acertamos em cheio nesta contratação. Não o consigo afirmar e mais uma vez acho que falhamos no perfil de guarda redes a contratar.

Quando eu outras vezes referi que seria melhor chegar um guarda redes experiente, estava a presumir de que ele tivesse isso mesmo, muita experiência de jogo, e que a sua qualidade tivesse sido comprovada ao mais alto nível. É o caso de Artur Moraes? Não. É uma completa incógnita o que se poderá passar no futuro, e cada vez menos percebo o critério do Benfica no ataque ao mercado no que toca a esta posição específica. Percebe-se que depois do esbanjamento de dinheiro em Roberto, que era preciso face à sua intermitência, encontrar uma solução económica e fiável. Económica será, mas garantia de fiabilidade? Não há quem o possa garantir, se calhar nem o próprio jogador.

Veredicto: No fio da navalha.

26 comentários:

John Wakefield disse...

"Quando eu outras vezes referi que seria melhor chegar um guarda redes experiente, estava a presumir de que ele tivesse isso mesmo, muita experiência de jogo, e que a sua qualidade tivesse sido comprovada ao mais alto nível. É o caso de Artur Moraes? Não. É uma completa incógnita o que se poderá passar no futuro, e cada vez menos percebo o critério do Benfica no ataque ao mercado no que toca a esta posição específica"

Far(away), nem mais, nem mais...

O Artur Moraes pode vir, mas acho que o Benfica deveria contratar outro gr que seja mais experiente -já falei em Kameni ou Sergio Romero.

Sinceramente, está aqui uma verdadeira incógnita. Em termos económicos, não é uma transferencia arriscada, mas no plano desportivo (onde será o titular da equipa base), é...

Oxalá que consiga convencer-nos a todos de que é o gr que o Benfica precisa.

Constantino disse...

Caro Far (away),

É comum ver aparecer "grandes" redes em equipas pequenas. Os yannicks, os bracallis, os williams, etc. São os chamados "guarda redes de engate": em dias bons safam tudo, ate o renato seabra. Se a coisa começa a correr mal é o descalabro e nem um pinto da costa conseguem ilibar.
A verdade é que num clube grande, tão importante como as qualidades tecnicas ou saber aguentar o peso da camisola, é necessário ter capacidade de manter a concentração, mesmo em jogos em que nao se toca na bola. Para mim, essa era a melhor caracteristica de Quim. Tambem era umd esastre nos cruzamentos, defendia o defensavel, raramente agarrava à primeira, mas mantinha a concentração que lhe permitia não cometer erros grosseiros. E não cometer erros grosseiros é o principio para a auto confiança e para obter a confiança da equipa. Na capacidade de manter concentração estara o segredo do sucesso ou insucesso do Artur. Neste caso, prognosticos so no fim do jogo.

Mindfuck disse...

Outro erro é oferecer-lhe um contrato de 4 anos. Em quatro anos o "moço" tem 34 anos, estará velho de mais para estas andanças

Far(away) disse...

É uma contratação de grande risco. O Benfica devia reduzir este tipo de riscos quando se trata da baliza, isso faz-me confusão.

John Wakefield, gosto das tuas 2 sugestões, seriam opções mais seguras, mas ao mesmo tempo seria necessário algum investimento, que o clube não me parece estar na disposição de fazer.

Constantino, é verdade o que dizes, a capacidade de concentração no jogo, é um atributo fundamental para qualquer jogador, e o guarda redes não é excepção. Só não concordo com o exemplo do Quim, já que acho que ele tinha um défice evidente nesse aspecto.

João Vaz, o contrato de 4 anos é o normal nestas coisas, o Benfica decidiu avançar para a contratação de Moraes, agora que assuma o risco...

JNF disse...

Eu nuca fui à bola com guarda-redes africanos, conseguem alternar entre o maravilhoso e o desastroso com uma frequência assustadora que nem Roberto consegue. Romero é maluco e se há algo que um GR não deve ser é ser completamente tresloucado.

A meu ver, um guarda-redes deve ser avaliado não pelas defesas que faz mas pelos golos que sofre. E nesse aspecto, Artur Moraes acaba por sofrer alguns em que é mal batido. Assim de cabeça, nos Barreiros, em Aveiro e contra o Paços em casa. Vamos ver. Eu acredito que com estabilidade pode lutar pela titularidade com Júlio César.

Far(away) disse...

JNF, não penso que o lugar de Júlio Cesar no plantel esteja seguro.

Mindfuck disse...

A meu ver, o Redes ideal na actualidade seria Diego Benaglio.

JNF disse...

Eu sei, eu sei, Far. Infelizmente parece que sim.

Benaglio seria óptimo, tal como um conjunto de GR's que referi aqui no passado (Amelia, Jaaskelainen e Handanovic).

John Wakefield disse...

Também o Benaglio e Amelia eram boas opções.
Mas, como refere o far(away), para isso era necessário investimento por parte da SAD o que, infelizmente, não irá acontecer, depois de 8,5 milhoes recentemente dispendidos no Roberto.

JNF, em relação ao Romero, é verdade que ele realmente pode inventar um pouco. Mesmo assim, creio que é o gr titular da Argentina o que lhe confere um valor elevado. No que diz respeito ao Kameni, acho que é um dos guarda-redes que não se enquadra nesse típico perfil irregular dos gr africanos capazes do melhor e do pior. É bem mais eficiente que um Peter Rufai, um William...

Todavia concordo que o mercado argentino (Bonano, Burgos...) e sobretudo o africano (Rufai, William, Khadim...), não têm fornecido grandes talentos para a baliza.
Mas também o brasileiro não fica muito à frente, exceptuando talvez um dida, um rogério ceni e um júlio césar (inter) que se destacam pelo brilhantismo face a centenas de milhares guarda-redes brasileiros que por aí andam a tentar a sua sorte.

Estes mercados sul-americano e africano são mais talhados para fornecer jogadores de ataque, todavia podemos sempre encontrar alguns craques que se destacam nos sectores mais recuados.

Oxalá que Artur Moraes consiga ser bem sucedido senão vamos ter um problema muito sério. Eu não costumo dar muito crédito à CS, mas parece que todos apostam neste trio duvidoso - A. Moraes, Moreira e Oblak. Se o primeiro não triunfar, o segundo estará em condições plenas para assegurar o lugar ou será que nunca mais terá a confiança de nenhum treinador? É que Oblak, por muito promissor que seja, raramente terá uma oportunidade pois deve ser ainda muito verde.

DMC disse...

Amelia seria para mim o melhor nome.. é pena que se continue a dar tiros nos pés.Espero sinceramente andar enganado...
cumps

L. disse...

pois é. mas o roberto começou a falahr quando a 12 de julho, 12 DE JULHO!!! começarama chover artigos sobre se era problema ou solução.

agora vão tentar minar o arthur. temos que o defender agora que é nosso.

pelo que vi no braga, tem muita qualidade, e é sóbrio e sereno.

deviam deixar de esquadrinhar tudo com o objectivo de atirar abaixo um dos nossos.

Anónimo disse...

sergio romero? lol. o roberto mesmo com frangos é muito melhor.

benaglio? epá, comédia não. o artur é bem melhor.

JNF disse...

Oh L, tu acreditas mesmo que os desempenhos desastrosos do Roberto se deveram aos artigos escritos?

Far(away) disse...

L desculpa que te diga, mas esse tipo de mentalidade é justamente o precisa deixar de acontecer. O que eu fiz foi uma análise do Artur Moraes, queira Deus que ele corresponda. Mas não vou deixar de dizer o que penso dele, só porque x ou y não gostam. Tudo o que não sejam elogios, para alguns é deitar abaixo. Nada disso, estou simplesmente a dar o meu ponto de vista.

DMC, eu gosto do Amelia, o ano passado defendi a sua vinda para o Benfica antes de ir para o Milan e o Roberto para o Benfica, esse sim enquadra-se dentro do perfil que acho melhor para a baliza. Outro que gosto muito, apesar de mais jovem, é o Logan Bailly, guarda redes belga do Borussia Monchenglabach.

Anónimo às 00:58, Artur melhor que Benaglio? Vou presumir que estás a ser irónico...

Olho Gordo disse...

Para mim, qualquer um dos GR do Estugarda serviam... tanto Marc Ziegler como Ulreich seriam boas apostas.

John Wakefield disse...

Off topic -

Ultimamente, fala-se do interesse do Benfica em Edgar Pacheco do atlas.

Mas existe um outro jogador mexicano, mais experiente e de créditos firmados que estará de saída. Falo de Andrés Guardado. O valor exigido já não deverá rondar os 15 milhões, se tivermos em conta que o Deportivo desceu de divisão. Poderiamos ganhar um extremo esquerdo de raíz. Todavia, gostava de ouvir a vossa opinião.

Far(away) disse...

John eu gosto muito do Guardado, inclusive posso garantir-te que esteve nas opções do Benfica na época passada. Seria sem dúvida uma excelente contratação, mas interessados também não deve faltar.

Miguel Nunes disse...

ao contrario do B.César, este creio que não há a minima hipotese de falhar. É craque!

Anónimo disse...

O Roberto frangueiro é conversa de jornal. Tenho pena é que haja gente que acredite nisso.Falhou alguns lances, mas acertou em muitos mais.
Quanto a Artur parece um bom GR, alías o Braga bem pode agradecer a ele o chegar ao fim da Liga Europa.

Far(away) disse...

Engraçado PB que a minha expectativa é justamente a inversa da tua.

JNF disse...

É conversa de jornal, é conversa de jornal.

Fdx... não acordem para a vidinha, não.

Contra o Sion, contra o Guimarães (2), contra o Nacional, contra o Porto, contra o Sporting, contra o Braga e contra o Lyon deu frangos. Foi ainda mal batido contra o Sion, Académica, Olhanense, PSV, Braga outra vez, Groningen e outros que nem me lembro.

Querem ver que foi a imprensa que inventou tudo isto?!

Far(away) disse...

Eu já não tenho mais paciência para Roberto. Se ficar o que vai acontecer ao próximo erro, sim ele vai voltar a errar? É um risco enorme, e não me parece que a paciência dos adeptos seja a mesma. Muito os benfiquistas têm apoiado o guarda redes espanhol, face a tudo o que aconteceu.

Moraes terá que saber lidar com todo este cenário à volta da baliza.

Miguel Nunes disse...

Far, esperemos que eu me engane mt com o Bruno César (na verdade, se calhar só estou a ser preconceituoso em relação a ele) e que tu te enganes com o gr ;)

Empatamos nós e ganha o Benfica!

Far(away) disse...

Bem verdade amigo PB.

Otto disse...

Contratou-se o terceiro guarda-redes do Braga...enfim que seja feliz na Luz

Anónimo disse...

Pareceu-me sempre muito tranquilo e seguro. Boa aposta, mas é importante que o Slb tenha uma segunda escolha de qualidade (Moreira?)