sexta-feira, 27 de maio de 2011

Olho na Águia: Daniel Wass


Daniel Wass é um lateral direito dinamarquês de 21 anos que chega ao ao Benfica em fim de contrato com o seu anterior clube, o Brøndby IF, equipa onde fez a sua formação. A sua estreia como profissional surgiu em 2007, conquistando progressivamente o seu espaço no plantel e foi utilizado regulamente durante a temporada de 2007-2008. Contudo na época seguinte, teve o infortúnio de contraír uma grave lesão e assim no verão de 2009 foi emprestado ao Fredrikstad FK da Noruega, onde jogou pouco, cerca de 3 jogos, marcando 1 golo.

Depois de regressar à casa mãe, Daniel Wass que começou por ser um média ala, foi adaptado com sucesso à posição de lateral direito pelo então treinador Tom Kohlert, e a partir desse momento, o seu rendimento aumentou substancialmente e o seu futebol ganhou muito com o recuar de alguns metros no terreno. Um pouco à semelhança de Miguel, se bem que este era um extremo típico antes de Chalana apostar nele como lateral e Daniel Wass funcionava mais como um interior direito. Em boa hora isso aconteceu para o jogador dinamarquês.

Fruto da sua formação como médio, Wass tem um pendor ofensivo que não é de menosprezar, é um jogador que consegue ser acutilante no ataque pelo seu corredor, algo que é fundamental para o esquema de Jorge Jesus, onde os laterais funcionam muitas vezes como desiquilibradores e não se limitam apenas a defender posicionalmente. Daniel tem essa capacidade e por isso será grande a probabilidade de encaixar bem na forma como o Benfica costuma jogar e no habitual 4-1-3-2 que Jesus gosta de utilizar.

Comecei propositadamente por falar nas suas capacidades ofensivas, para poder contrabalançar com a forma como defende. Daniel Wass, é um jogador tacticamente muito rigoroso, ou não fossem assim quase todos os jogadores nórdicos, alguém que é forte na marcação e muito inteligente na forma como se dá a essa marcação, apostando sempre por ganhar os lances pela sua boa leitura de jogo e facilidade no desarme, quase sempre no momento certo. É um jogador com pique rápido, pelo que não se deixa bater facilmente em velocidade, o que aliado a sua inteligência na maneira como ocupa os espaços, torna a vida muito difícil para quem cair sob o seu flanco.

Tecnicamente é um futebolista com boas bases, ou seja, tem qualidade seja no passe, seja nas recepções e principalmente nos cruzamentos. Neste aspecto em particular costuma ser um jogador assertivo e capaz de asssitir os seus colegas com propriedade pois sabe definir bem os momentos entre o ficar na defesa e subir ao ataque.

Quais os seus pontos menos fortes? O seu jogo aéreo não é perfeito apesar de ter 1.81cm/84 kg, a forma como por vezes dobra os seus centrais não é ainda muito bem feita, não raras vezes chega atrasado a essas coberturas, embora tenha evoluído naturalmente nos últimos tempos. Será mesmo este o principal aspecto que a meu ver Jesus precisa aprimorar no seu jogo. Também acho que nos confrontos físicos podia impor-se mais, pois nem sempre o ser veloz chega para neutralizar o adversário. Mas tudo coisas que podem ser trabalhadas, pois é ainda um jogador muito jovem e com margem de progressão.

Veredicto: Aprovado.

8 comentários:

Anónimo disse...

confio plenamente em jesus enquanto formador de jogadores. salvio e prova disso.

wass tem a favor tambem a juventude e o facto de ser contratado para suplente de um grande lateral. fica a questao resolvida a meu ver, e em certos jogos maxi pode jogar no meio campo, coisa que este ano tinha dado muito jeito naqueles jogos fatidicos em que era preciso mais conssitencia defensiva e nao tinhamos opcoes.

Olho Gordo disse...

Far(away), aplaudo esta tua iniciativa e tenho seguido os teus posts com grande interesse.

Wass parece ter bom toque de bola, descernimento no passe, forte na marcação, bom posicionamento e demonstra excelente capacidade na protecção e posse do esférico. Até parece ter experiência na marcação de livres directos.

É, sem dúvida, um jogador que sabe fazer uso da velocidade. Mas, embora pareça trabalhar bem nas triangulações, ainda não lhe consegui ver um grande pendor ofensivo.

A ver vamos,... mas parece ser um bom reforço.

Saudações!

Carlos F. disse...

Boa alternativao ao Maxi. Vai ter a dificuldade da lingua com JJ, e por isso a sua adaptação a Portugalvai ser mais demorada os laterais são uma posição que e preciso que seja muito trabalhada para poderem desiquilibrar na frente e ao mesmo tempo nao descompensar a defesa atrás.

Mas sim esta Aprovadissimo.

Saudações Gloriosas

http://lusitanoencarnado.blogspot.com/

Anónimo disse...

Esperemos que esteja aprovado, até porque os nórdicos costumam dar garantias, pelo menos de empenho... mas vamos ver no que dá...

Pedroslb18 disse...

Esqueceste-te que também marca livres. Ah e da sua "veia goleadora". Se bem que são características de importância menor.

Muito bom como sempre.

John Wakefield disse...

Não conheço o jogador. Por aquilo que li, sei que foi chamado à selecção dinamarquesa, há alguns meses.
Mas não deve ser pior que o Luis Filipe, e inclusive, terá uma interessante margem de progressão pois tem apenas 21 anos!
Oxalá que seja uma alternativa decente... Far(away) tens aí o teu primeiro jogador nórdico.

Far(away) disse...

pedro o Fábio Faria também marca livres, hehehe, if you know what i mean...

Olho Gordo, obrigado pelas tuas considerações.

John, sim, o primeiro, vamos ver em quanto tempo.

Abraço.

Anónimo disse...

Parece-me um bom reforço e tem a seu favor estar habituado ao futebol europeu.

Na entrevista ao OJOGO o Wass afirmou que iria estar presente no euro de sub-21 em Junho, a ver se consigo ver alguns jogos da Dinamarca no europeu da categoria.

Já agora, aceitam uma troca de links?

Fica aqui o nosso: http://epluribusunum1904.blogspot.com/

Abraços!