segunda-feira, 30 de maio de 2011

Olho na Águia: Rodrigo Mora


Rodrigo Nicanor Mora é um avançado uruguaio de 23 anos que chega ao Benfica, depois de terminar o seu contrato com o Defensor Sporting, equipa aliás de onde também chegou Maxi Pereira. Mora começou por dar nas vistas nas categorias inferiores do clube da sua terra, o Juventud de Las Piedras e cedo se percebeu que estava destinado a voos mais altos. Chegou ao Defensor em 2008 e deixou imediatamente a sua marca, como mostram os 14 golos em 36 jogos durante a época de 2008-2009, mas é na temporada seguinte aquando do seu empréstimo ao Cerro, que dá seriamente nas vistas.

No Torneio Clausura 2010 marcou 9 golos e na liga pré-libertadores outros 4 ajudando a sua modesta equipa a entrar na competição mais importante a nível de clubes na américa do sul. Foi natural o seu regresso ao Defensor, onde continuou na senda dos golos, como mostra o seu registo na copa sudamericana, 6 golos. O seu contrato estava prestes a expirar, e Mora resolveu não o renovar, abrindo caminho a que o Benfica o contratasse, o que provocou uma ruptura com o Defensor Sporting, que obrigou o jogador a ficar fora da equipa e a manter a sua forma física por outros caminhos.

Mora é um avançado explosivo, capaz de súbitas mudanças de velocidade, de mexer com o jogo através do seu repentismo, levando sempre a bola coladinha no pé direito, em busca de contornar os adversários. E fá-lo com uma astúcia que o seu físico à primeira vista não deixa adivinhar (171 cm/71 kg). É um jogador muito talentoso, tecnicamente evoluído, o que faz com que seja muito forte nos duelos individuais, pois possui uma capacidade de drible assinalável, mas sobretudo uma finta curta que ilude o seu marcador, escondendo a bola e a sua intenção real em cada lance. Mora é alguém que gosta de vir embalado de trás para a frente, penetrando as defesas, em movimentos oblíquos da faixa para o centro, sempre com a baliza nos olhos. Não é alguém que esteja reduzido a um determinado raio de acção, é um vagabundo na frente de ataque.

Quando olho para Rodrigo Mora vejo um jogador que pode ser determinante no actual sistema táctico, como segundo avançado, por detrás de um ponta de lança, no fundo fazendo o papel de Saviola. É certo que pode jogar descaído sob o flanco direito, mas colocá-lo nessa zona é desperdiçar o seu sentido de finalização e a forma como consegue aparecer na cara de golo de forma muito oportuna. O urugauio gosta de ter a bola nos pés, mas não tem a capacidade de pautar o jogo, de ser um organizador, a sua praia é outra. O seu ponte forte é partir para cima dos defesas, é ser um jogador de desequilíbrios, criar movimentos de ruptura e com a sua movimentação, abrir espaços. Juntando a tudo isto o facto de ser voluntarioso, torna-o uma autêntica carraça para as defesas contrárias.

Não existem jogadores perfeitos no entanto. Mora tem obviamente coisas a melhorar no seu jogo. Apesar de ter uma boa resistência física, a meu ver pode e deve e melhorar ainda mais a sua endurance, porque se o fizer, será capaz de impor mais vezes e por mais tempo, o ritmo diabólico que tanto gosta de colocar no jogo. Por outro lado, o jogo aéreo é algo onde precisa melhorar, apesar de normalmente os jogadores com a sua estatura não serem fortes nesse aspecto. Não é que não saiba usar a cabeça, sabe, mas se trabalhar a sua impulsão, o momento certo para saltar, antes de disputar esse tipo de lances, colherá muitos mais frutos, como por exemplo tão bem sabia fazer João Vieira Pinto. Não lhe faria mal algum também, em certos momentos do jogo, ser mais pragmático na definição dos lances, por vezes tenta florear cada jogada em demasia, o que motiva algumas perdas de bola. Algo para Jesus ter em atenção.

Algumas pessoas poderão por em causa a sua qualidade, olhando ao facto de não ser habitualmente chamado à sua selecção. A verdade é que o conflito com o Defensor, e o não poder competir nos últimos seis meses o prejudicou - é igualmente verdade que a concorrência no ataque do Uruguai é fortíssima. Dito isto não tenho dúvidas absolutamente nenhumas de que será uma questão de tempo até conquistar o seu espaço, quer no Benfica, quer na sua selecção, até porque é um jogador com características muito particulares, como anteriormente descrevi. Saiba o Benfica enquadrar devidamente o jogador, e o seu treinador obter do seu potencial o máximo rendimento possível, porque talento tem para dar e vender.

Veredicto: Aprovado.

26 comentários:

JNF disse...

Esta análise é sobre o Jara? Parece a descrição do camisola "11".

Não o conheço muito bem, mas lá está, é mais um sul-americano que vai pisar a Europa pela primeira vez, e não é com esse tipo de jogadores que se ganham títulos. Antevejo um 2011/2012 penoso.

Far(away) disse...

Mora é diferente de Jara, mais evoluído tecnicamente, mais poderoso no pique em velocidade. Com bola nos pés, é mais desiquilibrante.

71460_5/8 disse...

se o Cardozo sempre sair, espero que faça uma dupla no Benfica com o Jara, Saviola ou Bruno César ao género da dupla Yorke Cole do ManUtd. até gosto do Cardozo, mas o meu estilo preferido era aquela dupla ao género do ManUtd que infelizmente não durou muito por razões várias.

Anónimo disse...

jnf, essa antevisao mostra uma vontade de sofrer por antecipacao para poderes depois ter a gloria de dizer "eu avisei". e isso e apenas triste.

quanto ao mora, por acaso nao partilho o optimismo, mas nao porque nao acredite. primeiro, o jara e um belissimo jogador, ao contrario do que muitos quiseram dizer a meio da epoca. marcou 10 golos entre janeiro e maio, e muitas vezes a jogar fora do lugar dele.

o mora parece ser para o lugar do saviola. a minha duvida aqui e: o saviola fica? se calhar o racio salario rendimento dele nao e muito satisfatorio, mas ainda continua a ser superior a mora e jara.

vamos ver, vamos ver... o que me preocupa nao e substituir o saviola. jesus ja provou que "faz jogadores", veja-se o salvio como explodiu ao fim de um par de meses.

o que me preocupa e quem vem para o lugar das provaveis saidas coentrao e cardozo...

Miguel Nunes disse...

Não conheço, nunca vi. Não dava nada por ele, mas com tantas opiniões positivas, começo a acreditar. Mas duvido que por melhor q seja se consiga impor desde logo.

JNF disse...

Triste é andar contente com o rumo de merda que levamos. Isso é que é triste. E quem acredita que é com sul-americanos de 1º ano que se ganham campeonatos é ainda outra coisa. "Inconsciente", para não dizer mais.

Far(away) disse...

Tiago, Bruno César não é um avançado.

Alexandre disse...

Far,

Excelente texto, muito exaustivo. Não tenho opinião sobre o jogador. Perante o facto que é a sua contratação, só posso esperar o melhor.

Começo é a ficar preocupado com as tuas análises. Até agora - pelo menos desde o bruno césar - todos os jogadores estão aprovados. Estás a guardar os desaprovados para o fim? Entusiasmas-te facilmente com os jogadores? Ou pensas que há razões para optimismo? Epá, é que estava que pelo menos o mora ia levar com o selo desaprovado!

Abraço,

Alexandre

Carlos F. disse...

Confesso que não estou motivado com este tal Mora e o Matic tambem não.
Espero estar errado mas acho que não tem valor suficiente para jogar pelo S.L. Benfica.
Queria muito estar daqui a 6 meses a pedir desculpa e dizer que foram execelentes adições ao plantel.
Parece-me um Eder Luis mas a jogar pela zona central.

Abraço

www.lusitanoencarnado.blogspot.com

Anónimo disse...

Rumo de merda uma equipa que tem o melhor plantel desde que Artur Jorge fez a sua... Que esteve nas meias finais da liga europa. Que conseguiu quebrar o record de melhor marcador estrangeiro do clube. Uma equipa que voltou a ter grande internacionais pelo brasil, pela argentina. Se isto é um rumo de merda... pergunto-me que rumo poderia querer.

Far(away) disse...

Alexandre, nem todos foram aprovados, o Artur Moraes, está no fio da navalha. Eu faço uma análise exaustiva de cada jogador que comento, e até agora, tanto Bruno César, como Daniel Wass e por fim Mora, merecem a minha aprovação.

O Olho na Águia começou agora, mas se tivesse começado antes, tinha reprovado jogadores como Fábio Faria, Fernández ou Kardec, e quem conhece as minhas opiniões no forum serbenfiquista pode comprovar o que estou a dizer.

Pelo que e respondendo à tua pergunta, nos jogadores até agora contratados, estou optimista, com excepção do Matic, e aqui já estou a revelar-te qual o meu veredicto. Mas daqui por uns dias falarei mais sobre o sérvio, no seu Olho na Águia.

Anónimo disse...

Estive a ver dois jogos do Mora. No total acabo por o ver pouco tempo com a bola nos pés, algumas caracteristicas que o caro Far(away)ainda não pude ver, mas no pouco tempo que tem a bola parece quase sempre decidir bem, é interessante ver como toda a equipa lhe mete a bola para que decida, fazem cruzamento para ele mesmo quando podiam passar ao ponta de lança que tem 1,90. Faz as defesas contrárias tremer. Lembra-me um pouco o Liedson na raça. Sempre a disputar as bolas com os defesas, mesmo de cabeça, depois é vê-lo nos poucos toques, a fazer a diferença, seja num passe brutal, num livre directo que mete a bola na gaveta, ou num pontapé de bicicleta para fazer o golo.

A única questão que tenho e gostava se me pudessem esclarecer. Parece-me um 2º avançado e habituado a jogar ao lado de um PL de 1,90m. Será nessa posição que jogará no Benfica? É que como muitos vejo mais o Benfica num 4-3-3. Gaitan encaixa a meu ver melhor na direita e com menos preocupações defensivas, Nolito na direita, Urreta também joga mais pela esquerda sendo que poderia substituir Nolito sem qq alteração da forma de jogar. E na direita para substituir Gaitan talvez Rodrigo. Não usando um 4-3-3 muitos jogadores teriam de jogar fora do lugar a que estão habituados. Não faz sentido. Fazia sentido um 4-1-3-2 quando na equipa se tem um Cardozo e um Saviola. Ambos têm de ser titulares. Mas colocando a hipotese de um ou os dois sairem...

Que acham? Onde pode encaixar Mora?

Anónimo disse...

Far tens jogos do twente para ver o Matic? Não vejo como pode ficar na equipa especialmente no 4-1-3-2.

E também não me parece fácil fazer uma equipa com 8 portugueses e 19 estrangeiros. A contratação (suposta) do Nuno Coelho da académica que tanta gente questiona (JNF, questionas este? é portugues, conhece o futebol europeu) deve ter a ver com a necessidade de ter 8 jogadores portugueses.

Abraços Benfiquistas.

JNF disse...

"uma equipa que tem o melhor plantel desde que Artur Jorge fez a sua"

Não é verdade. Os plantéis das épocas 2006/2007 e 2009/2010 eram bem superiores ao actual.

"Que conseguiu quebrar o record de melhor marcador estrangeiro do clube."

Mas isso é algum título? Ganhámos um campeonato por batermos um record?! Eu quero lá saber dos records, eu quero ganhar campeonatos!

"Uma equipa que voltou a ter grande internacionais pelo brasil, pela argentina."

Outro... isto também dá títulos?

"pergunto-me que rumo poderia querer."

Fácil, ganhar campeonatos, taças de Portugal e não fazer figura de urso na Champions.

Anónimo disse...

Ganhamos o campeonato o ano passado.
Este ano, bem, o Porto esteve muito forte. Temos que admitir isso daí termos sido humilhados. Também não se pode ganhar sempre. Deixe ver o que vai acontecer este ano, depois vemos se o rumo tomado foi errado.
Uma coisa me parece. O Benfica vai gastar menos este ano. Os jogadores que estão a ser contratados parecem bons. A entrada de jogadores da formação no plantel parece-me boa. Vamos ver.

Ah e no meu texto eu queria dizer Nolito na esquerda (onde tem jogado) e não na direita. Enganei-me.

Direita
Gaitan
Rodrigo
(eventualmente Mora podia fazer este lugar tb)

Esquerda
Nolito
Urreta

Isto claro pensando que Urreta e Rodrigo vêm para ficar. O que devia acontecer se se gastou dinheiro neles tem de se apostar neles.

Far(away) disse...

Anónimo à 00:15, eu já respondi ao que perguntas no post, para mim Mora é perfeito para jogar na actual posição que Saviola ocupa.

Anónimo à 00:20, tive acesso a alguns jogos do matic através de um conhecido meu, já agora não é do Twente mas do Vitesse, em breve eu o meu colega de blog Edu diremos qualquer coisa sobre o assunto.

P.S. Por favor identifiquem-se, é que responder a anónimos é sempre estranho.

Abraço.

DMC disse...

Eu acho que as aquisições tem sido boas, acho que são jogadores que poderão não fazer a diferença na primeira jornada mas que o irão fazer depois, e neste caso, são nossos e não pagámos milhões por eles. Assim, aliando á qualidade futebolistica que têm, não vejo como não serem aprovados ou porque discutir a crónica olhos na águia, que diga-se, está a ser muito bem feita.

Podemos é discutir se para além destes precisamos de um Witsel ou outro de valor e qualidade semelhante, e aqui eu acho que sim.

cumps
DMC

ps antecipando o Matic, parece ser bom jogador, a questão mais uma vez não é saber se é bom jogador mas se é o jogador que se mete num negócio onde se vende um dos melhores centrais (moveis) do mundo. A reposta é claramente não.

Anónimo disse...

É mais uma contratação que não faz a diferença, nem tem potencial para isso... até agora, a única boa contratação foi o Artur.

Far(away) disse...

Isso é ser demasiado pessimista. O Benfica até está a mexer-se bem no mercado, falta no entanto colmatar algumas lacunas.

DMC, sem dúvida de que precisamos de um Witsel, sendo que este muito dificilmente virá. Um médio interior com categoria inegável é urgente.

John Wakefield disse...

Boa análise em relação ao jogador em questão. Mas eu pergunto - Se já temos Saviola e Jara, porque é que vamos contratar outro avançado móvel (ainda por cima terá que adaptar-se)?
Independentemente do valor ou não do Mora (conheço muito pouco), o meu veredicto seria sempre negativo porque simplesmente não é uma contratação cirúrgica. Ainda por cima, teremos possivelmente o Rodrigo que estará de regresso... 4 avançados móveis - é demasiado!

Saudações

JNF disse...

Tanta coisa com a descrição dos jogadores quando bastava dizeres que são como os melões.

Anónimo disse...

Mais uma boa análise, Far(away).
Dos reforços certos para a próxima temporada o Mora era uma das minhas incógnitas. Ao ler o post deu-me a entender que é um jogador de qualidade, com uma boa margem de progressão e sendo a custo zero não me parece ter sido uma má contratação, apesar de ter o contra de estar a pisar pela primeira vez a Europa..

Já agora, se o Jesus meter a equipa a jogar num 4x3x3 em que posição é que achas que o Mora se enquadrava mais? No centro ou numa das alas?

Anónimo disse...

Pessimista nada. Até agora, a única boa contratação foi o Artur porque é um guarda-redes seguro e capaz de alinhar na equipa titular. Quanto aos restantes, diria o Nolito, mas a jogar na direita? A avançado?
Na esquerda, com o Nico na direita?
Desculpem-me, mas ficamos com dois extremos sem poder de arranque, sem velocidade... essa era precisamente a característica forte do slb do jesus na 1a época. Um médio interior de contenção como o Ramires (até agora quem?) e um extremo veloz (até agora quem?) como o Di Maria. Repito, tirando o Artur, não vejo nenhuma contratação com capacidade para se impor na equipa titular a curto/médio prazo. Está visto que a tal exigência que o presidente falou só é bonita para fazer manchete nos jornais...

Far(away) disse...

Trimble, num 4-3-3 tanto pode jogar sob a direita, como no centro, mas repito que no uruguai nunca jogou nesse sistema.

Anónimo disse...

espero para ver, que seja tão bom como dizes Far
Ass:
berbeju do ananan

Anónimo disse...

mas ainda ninguem percebeu o que o Benfica precisa? nós nao precisamos de jogadores para crescer no clube para o futuro, precisamos de jogadores feitos!!! 2 ou 3 jogadores nos seus 26-27 que tenham dado provas noutros campeonatos, e que realmente se adaptem logo ao futebol, genero aimar saviola ou um simao. Jogadores jovens não nos dão campeonatos!!!!! o problema parece-me estar aqui, não é preciso andar a pensar muito