quarta-feira, 29 de junho de 2011

Danilo é essencial?

 

É conhecido o forte interesse do Benfica em adquirir os serviços de Danilo, jogador do Santos. Um dos titulares da equipa santista que recentemente venceu a Taça Libertadores frente ao Peñarol do Uruguai. Reconheço em Danilo qualidades, alguém que pode muito bem ser o segundo médio de equilíbrios a frente de Javi Garcia e se necessário for, pode actuar como lateral direito, alías foi para essa posição que chegou para jogar no clube da Vila Belmiro. Contudo as suas prestações nessa posição específica não foram as melhores e foi no meio campo que atingiu maior regularidade exibicional, jogando normalmente como um interior descaído pela direita, papel que Muricy Ramalho entendeu servir melhor as suas características.

No entanto o Santos está intransigente nos valores que pede ao Benfica pelo jogador. Com a capacidade de cobrir qualquer proposta que possa aparecer por Danilo, o clube dos arredores de São Paulo continua a esticar a corda e fala-se agora que admitem libertar o jogador por um valor a rondar os 10 milhões de euros, pelo que pergunto? Faz sentido tamanho esforço por Danilo, quando possivelmente iremos ter um Enzo Pérez, mais um Ruben Amorim que se espera estar totalmente recuperado fisicamente? Para não falar em Miguel Rosa que está aí para demonstrar o seu valor? Na minha óptica não. Se é verdade que o jogador demonstra vontade em rumar à Luz, também é verdade que existem outras prioridades no que toca ao reforço da equipa. Contratar a todo o custo Danilo não faz qualquer sentido e certamente não vale o dinheiro que o Santos está a pedir por ele. Concentrem antes as energias num central para já...

19 comentários:

Miccoli_30 disse...

Também creio que não deve ser a prioridade nesta altura, à que contratar um central de qualidade urgentemente

Ricardo disse...

Um dos maiores erros da época passada foi o de não termos assegurado um médio mais posicional. Tínhamos Amorim, que se lesionou, e ficámos sem ninguém.
Se o sistema e modelo se mantiverem (e essa é uma forte possibilidade), há claramente uma necessidade de irmos ao mercado contratar um médio com estas características. Danilo poderia ser o tal médio, mas se as negociações se tornarem impossíveis espero que o Benfica não faça como no passado, desistindo da compra de um jogador essencial só porque o primeiro que quis não conseguiu contratar e pondo em risco toda a época. Se não for Danilo, tem de ser outro. Por mim, ia para o seu colega, o Arouca, que me parece muito melhor jogador e pode fazer de interior num esquema de 4132.

Volto a dizer: o Enzo Perez, para mim, nunca na vida servirá como médio de equilíbrio. Seria mau para ele, que é um jogador explosivo, ou ala ou mesmo no apoio ao ponta-de-lança, e acima de tudo será mau para nós, que ficaremos coxos, sem um médio estilo Ramires.

Anónimo disse...

Danilo é um jogador essencial. Pode formar uma dupla explosiva com o Maxi no lado direito, compensar a equipa jogando ao lado do J.Garcia, e fazer qq posição do lado direito caso haja alguma lesão ou demora na adaptação do E. Perez.

São estes jogadores que conferem uma qualidade extra às equipas quando as coisas se complicam no terreno de jogo.

Não nos podemos esquecer que Wass está para o Maxi como o Carole está para o F.Coentrão. Têm qualidade, têm futuro, mas não estão «prontos».

Danilo é tão essencial como os 3 que ainda faltam (na minha opinião): um defesa central de qualidade que emparelhe com Luisão, um defesa esquerdo afirmado e um avançado que puxe pelo melhor de Cardozo.

Sei bem que há muitos jogadores de qualidade e de futuro que terão de ser emprestados, mas é bom lembrar que nos momentos das decisões o plantel da época passada provu ser insuficiente.

Não podemos brincar nesta época.

Far(away) disse...

Se vier o Danilo, e com Enzo Pérez vai é aquecer o banco. Pérez insisto tem rotinas de interior e consegue ser desiquilibrante também.

John Wakefield disse...

Far(away), pelo que li na Imprensa, a clausula de rescisão de Danilo é de 6,6 Milhões de euros. Mas concordo que uma eventual contratação de danilo ou de salvio (embora jogadores com vocações distintas) para uma posição já bem reforçada como a de médio interior direito, seria uma jogada desnecessária e nunca seria uma aquisição cirúrgica.
Falta um central e um lateral esquerdo. E depois que se siga a lista de dispensas porque temos jogadores a mais!

Anónimo disse...

Eu, como não ligo ao dinheiro que se gasta em contratações, mas sim ao valor dos jogadores, preferia que o Danilo fosse contratado. Nunca são demais (boas) soluções.

Não tendo a ver com o Post, gostaria de chamar a atenção para as noticias diariamente colocadas no site do jornal A Marca, assinadas por um tal de .....Nuno Luz. A de hoje é que o Real Madrid só oferece 15M+1 jogador. Os jornalistas espanhóis estão á nora, mas pasme-se, temos o Nuno Luz com todas as informações. Eu preferia chamar-lhe Pombo Luz.

GNR

Anónimo disse...

Não pode haver vacas sagradas no plantel nem no onze titular. O Saviola arrastou-se no final da eépoca passada e isso não pode voltar a acontecer. Se o Aimar, por exemplo, não estiver no topo das suas qualidades deverá ir para o banco como qq outro jogador.
Todos os jogadores devem sentir que podem discutir a titularidade e os titulares têm de estar alerta para não perderem esse estatuto.
Ver um Cardozo ou um Saviola em sub-rendimento e ao mesmo tempo ter jogadores que ao longo da época se convenceram que nunca poderiam ganhar o lugar, e que por isso estavam impreparados, não pode voltar a acontecer.

Far(away) disse...

Concordo superaguia. Então em relação ao Saviola havia Jara para colocar, alternativa credível. Em relação ao Cardozo sempre se pode dizer e bem na minha opinião, que Kardec não dá garantias.

DeVante disse...

Concordo com o post...
Espero que Amorim esteja a 100% esta época.

A ser comprado Danilo por 10M, que juntemos mais 5M e fiquemos com o Sálvio que todos conhecemos a valia.

Aliás, fomos abaixo depois da lesão do Sálvio...

Anónimo disse...

A questão do Saviola/Jara foi também a lesão do Salvio e a falta de jogadores que cobrissem essa posição e a do Gaitán.

Até aprecio o Kardec, mas com a falta de ritmo que tinha é natural que não desse garantias e que tenha apagado a imagem que ele deixou na época anterior.

Por isso acho preferível emprestar jogadores do que os queimar, deixando-os sem competição, como temo que possa acontecer com o Roderick.

M disse...

precisamos acima de tudo de um central...despachámos (e bem) o sidnei e andamos sem definições acerca da frente da defesa...falamos deste jogador para uma zona que, não tendo opção indiscutível, poderá haver adaptações ou quiçá, acerto no mercado de inverno. ...espero que não tenha de dizer no futuro que despachamos (e mal) o sidnei...

Anónimo disse...

Danilo é essencial! É o Ramires que faltava. A posição dele é lateral direito. Apesar de ter actuado a médio defensivo. Vejo por aí muita gente mal informada, a comparar a Enzo. O Enzo é mais médio ofensivo/extremo.

NSC disse...

Só precisamos agora de um central. O resto são luxos.

Coentrão ainda não saiu. Se sair precisamos de um defesa esquerdo.

Não precisamos de mais avançados. O Nelson Oliveira, o Jara, o Mora e o Rodrigo chegam bem para ocupar o lugar do Cardoso e Saviola (sem esquecer que Nolito, Perez, Aimar e Bruno César podem ocupar o lugar de 2º avançado).

Para médio interior direito (que na verdade só será necessário com equipas grandes, em 15% dos jogos, pois de outra forma jogamos com um ala) temos o Amorim, o Almeida e até o Rosa, para não falar do Pérez e do Wass, que não desconhecem a posição.

Para central é que as coisas estão piores. É preciso comprar um e já.

Draco disse...

É essencialíssimo! digo mais, é fundamental para a conquista do título!
É o pulmão que equilibra a equipa como foi Ramires, que poderia ter sido Elias ou Wesley...ou alguém acredita que o JJ não vai jogar no 4-1-3-2?
Ou ele (Danilo) ou outro semelhante, porque infelizmente, acho que já não vem!

Alexandre disse...

Essencial não é, mas seria uma grande mais valia. Fria praticamente 4 posições no Benfica com elevada qualidade e tremenda margem de progressão. Andarmos perto dos 10M não me choca. Não me parece que seja entre o Danilo e um central.

Se a pergunta for: preferes ficar descalço de Danilo ou de central, prefiro que caia o Danilo. Mas num Benfica muito ambicioso o Danilo faz parte. Claro que é ingrato face à quantidade e qualidade já existente, mas se o treinador o quer acho que sim!

Saudações benfiquistas,

Alexandre

PS1: Há muito folclore acerca do número de jogadores no plantel. No entanto, onde a fartura é muito maior que os lugares disponíveis é no meio campo. Ai terão que ser tomadas decisões difíceis, tanto para o treinador como para os jogadores. E nesse sector vai haver "controvérsia". Vai-se concordar com uns e discordar de outros, o que só será sinal da qualidade existente. Ou seja, com ou sem Danilo é no meio campo que a gestão do Jesus vai ser mais difícil.

PS2: Mais difícil de encaixar, para mim, é o Sálvio. É um jogador que gosto muito (e espero que regresse), mas que tem características posicionais muito específicas que já têm grande concorrência interna e, como temos visto nos treinos, Miguel Rosa e Bruno César são também pensados como potenciais médios ala, isto para além do Gaitán, do Perez, do Nolito e do Urreta.

Far(away) disse...

Eu não sou contra a contratação de Danilo, acho é que não devemos entrar em loucuras por ele, quando existem outras prioridades.

JJD disse...

Eu estou é farto de tantas novelas todos os anos e todas a cair para o mesmo lado,espero estar enganado.
SLB4EVER Rumo****

Krak disse...

Para mim está longe mas muito mesmo de ser necessário.
E já o disse várias vezes, do que vi e acompanhei acho-o apenas um mediano jogador em excelente forma.

Anónimo disse...

mas é que ninguem anda a pensar num central experiente? precisamos de alguém que aumente a qualidade no centro da defesa, se for um DEDE (apesar de novo parece-me bom jogador) também seria uma boa solução,

ali os colegas de alvalade trouxeram para portugal o americano Onyewu, que é um excelente jogador e ainda estou surpreendido com quem eles conseguiram trazer, mas será que o benfica nao vai trazer assim um bom central? :X