quinta-feira, 9 de junho de 2011

Empréstimo de Airton é um erro

 

Ao que tudo indica, Airton está a caminho do Flamengo por empréstimo, voltando desta forma ao clube, de onde veio para o Benfica. Sinceramente, não consigo perceber esta decisão por parte do clube, visto que o brasileiro mostrou ser uma alternativa mais do que válida a Javi Garcia, nas várias oportunidades que foi tendo na equipa principal. Lembro-me da forma como jogou em Estugarda, demonstrando estar à altura do desafio, num momento em que o habitual titular estava fora das opções por castigo. E outras boas exibições teve, desde que chegou ao Benfica, portanto não foi um acaso, uma excepção à regra. É mesmo bom jogador.

Não lhe peçam claro para fazer de lateral direito, e colmatar lacunas do plantel que não devia ser ele a colmatar. Não lhe peçam para jogar apenas no meio de uma segunda equipa, como aconteceu algumas vezes no final da temporada passada e daí fazer o julgamento do que realmente vale. Estamos a criar um problema onde ele não existe, como se não bastasse já todos os outros que temos ainda para solucionar. Quem o vai substituir, Matic? Amorim? Já coloquei as minhas sérias reservas em relação ao sérvio para o lugar, pois falta-lhe intensidade e capacidade para pressionar a saída de bola do adversário, e Amorim, não é verdadeiramente um médio defensivo, seria apenas uma adaptação. Será Nuno Coelho, nome avançado por alguma imprensa como possível reforço do Benfica, uma boa alternativa, melhor que Airton? Não acredito.

E depois para quê um empréstimo ao Brasil? Não seria mais produtivo para o Benfica e para o próprio jogador, a ter que emprestar, que o colocassem numa equipa europeia? Vai voltar ao Brasil onde irá encontrar, quer queiramos, quer não, um tipo de futebol diferente do que se practica na europa. Não faria mais sentido, continuar no velho continente, criando uma melhor noção do jogo, amadurecendo tacticamente, estando cada vez mais rotinado às diversas formas de jogar, aos ritmos de jogo mais elevados practicados em Portugal, Espanha, França, Alemanha, só para dar alguns exemplos?

Por todas as razões e mais algumas sou contra este possível empréstimo. Airton devia continuar a fazer parte do plantel principal, tendo em vista a próxima época. Se é verdade que eventualmente o jogador quer jogar mais, também é verdade que nunca se sabe o que pode acontecer durante uma época. O Benfica por vezes, complica o que é simples, abre lacunas onde está bem servido.

25 comentários:

Anónimo disse...

Aparentemente, pouco se ganha com este empréstimo. A questão terá haver com o facto do Airton poder ficar mais uma época sem jogar e acontecer o mesmo que o Sidnei. Quando for preciso, não têm ritmo. Com o Javi, que raramente se lesiona, penso que isso iria acontecer.

Quanto a substitutos, o Matic e principalmente o Amorim podem tapar o buraco. Leia-se 1/2 jogos.

GNR

Johnny Rook disse...

500% de acordo.
Asneira enorme. Mexer no que está bem para quê?

Ricardo disse...

Tudo dito. Um erro bíblico.

Anónimo disse...

Chama-se a isto valorização de activos, isto é, desperdício de activos. Com esta política errática de contratação e com o passivo sempre a subir não sei se para o ano a solução passará por recorrer à troika. Quem viu e que vê este Benfica.

FS

Anónimo disse...

Isto mostra bem a incompetência de Vieira e companhia! Ele bem avisou que iria delegar menos... O resultado vai-se vendo e estará bem presente no decorrer e no final da próxima época.
O homem acha que sabe e vai fazendo asneira atrás de asneira e ninguém o consegue parar!
É um déspota louco como todos. E nós a ver e a calar.
Terça feira seria bom uma presença maciça para lhe fazermos ver o nosso descontentamento!
Vieira RUA!

Jaime disse...

A única explicação será as condições financeiras do empréstimo...

Anónimo disse...

Após 300 vendas e outras tantas compras, parece que dia 22 de Junho, vamos ter:

Javi; Ruben Amorim; Matic; Aimar; Carlos Martins; Gaitán; Jara; Nolito; Saviola; Cardozo;

Vamos preparar as eliminatórias da champions com todos os jogadores do meio campo para a frente.

O problema vai ser a defesa. Sem Maxi, Luisão e possivelmente, sem Coentrão. Vendo o lado positivo, vai chegar no fim de Julho já com boa rodagem para atacar a champions.

GNR

Far(away) disse...

Jaime, ou então algum problema fora de campo com o jogador, o que não acredito. É um erro esta decisão, estou para ver se Javi se lesiona, como vai ser. O Benfica em todas as épocas tapa alguns buracos, para abrir outros. Assim é mais difícil.

Anónimo disse...

Parece que devo ser dos poucos a concordar com esta decisão.. Reparem que Airton embora forte fisicamente e com relativa qualidade de passe, jamais será um jogador rápido a ocupar o seu espaço e consequentemente fazer o trabalho defensivo que Javi faz neste sistema.. Do meu ponto de vista, Airton, com este sistema táctico, não é uma alternativa, e daí concordar plenamente com o empréstimo, ou mesmo com a venda..

Saudações benfisquistas.
m7w

Miguel disse...

Far(away), este empréstimo é mais outro erro de palmatória. Subscrevo tudo o que dizes no teu post. Só vi o Airton jogar mal quando a brilhante cabecinha do Jesus o pôs a a lateral-direito, ou então quando foi atirado para aquela nossa segunda equipa. De resto, vi sempre um jogador seguro, forte no meio-campo, combativo, que jogava simples, era muito útil a defender e a atacar nas bolas paradas, e já estava adaptado ao futebol europeu e identificado com o Clube. Era o substituto natural do Javi. E que eu saiba não havia problemas disciplinares com ele, ao contrário do que acontece com tantos brasileiros. Discreto em campo e fora dele, duas grandes virtudes.

Para completar o ramalhete, parece que querem emprestar novamente o Miguel Vítor.

Anónimo disse...

(PENAJ) Acredito no princípio base de que um jogador sul americano deve rodar SEMPRE na Europa!

João Duarte disse...

Não há condições financeiras num empréstimo que pague a desvalorização do passe, a quebra na evolução do jogador e a ruptura nas alternativas do plantel.

E qual é o mal do jogador jogar pouco? antigamente era normal um jogador estar 1 ou 2 anos só a treinar até aparecer. Fazia parte da mística da equipa não haver "entradas directas"... o Porto ainda faz isso, veja-se o Lisandro, Belluschi, o Guarin ou o James.

É um disparate tremendo que não encontra qualquer justificação possivel.

Não vou poder estar na Assembleia Geral, mas era um dos temas q gostava q alguem abordasse.

Ás vezes até penso que faria melhor do que os que lá estão. Se calhar não faria grandes coisas, mas acho que não cometeria erros destes.

Anónimo disse...

o airton vai ser emprestado para abrir vaga no plantel para o matic, é simples.
e aqui o duplo erro, porque o airton é muito melhor que o matic e faz falta como alternativa ao javi garcia.
o matic para alem de ser um misto de cardozo com miguel veloso, nao tem lugar no Benfica, vai ser um jogador que lá pra janeiro vai ser emprestado, isto é se nao o for ja na pre epoca.
o negocio do david luiz foi um dos piores ja feitos, mais valia virem 2 ou 3 jogadores da equipa b do chelsea, jovens que no futuro podiam vir a ser muito uteis, do que este matic que vem agora e é praticamente um manco.
nao se iludam, o matic so fica porque foi incluido no negocio do david luiz e nao pela sua qualidade, se ele agora nao contasse para o JJ, era como estar a passar um atestado de incompetencia extrema aos negociadores e os socios iam aos arames com isto, pois isto é mandar dinheiro fora.
o JJ deveria ficar com os dois a fazer a pre epoca e só depois é que fazia as dispensas, o airton nao devia sair já sem se ter a certeza que o matic é competente, isto é basico.
mas por outro lado, o emprestimo do airton é so ate ao fim do ano, em janeiro ja aí está outra vez pois o campeonato brasileiro acaba em dezembro.

Anónimo disse...

Sinceramente acho que esta opçao de emprestimo devese ha uma limpeza de balneario, so isso pq en termos futbolisticos sempre que foi chamado cumpriu seu papel muito bem (exepto a lateral direito como e obvio), acho e mal ter sido emprestado ao brasil onde tudo o que aprendeu neste ano vai acabar por porder, o mais loguico era um emprestimo a uma equipa de 1ª liga. em relaçao ao substituto acho o Matic uma pesima opçao, o Rubem e optimo jogador mas nao me paresce ter as caracteristicas adequadas para jogar nessa posiçao (a jogar em 4-3-3 como nº 8), o Nuno Coelho se vier seria a melhor opçao, acho um jogador com raça muito semelhante ao Javi (claro nao ao mesmo nivel).

Far(away) disse...

Não se entende de facto. Aqueles que concordam com este empréstimo, eu pergunto, quem vai substituí-lo no plantel? Não vale falar em Matic ou Amorim,no post já exemplifiquei o porquê...

John Wakefield disse...

1- Empréstimo de Airton - um disparate que pode obrigar o Benfica a gastar dinheiro desnecessariamente num outro trinco

Excelente post, caro far(away). Revejo-me no que foi referido neste texto do far(away).
Airton sai quando era a única alternativa credível a Javi García, nos quadros do Benfica.
E ainda por cima vai rodar no Brasil em vez de jogar num clube europeu, de forma a adaptar-se ao futebol que é praticado no "velho continente".


2- Limpeza da Segunda Linha em curso

Saiu Sídnei (não censuro a saída do central brasileiro porque existem alternativas nos quadros - Miguel Vítor e Jardel servem para ocupar o lugar do brasileiro) e agora é a vez de Airton.
A verdade é esta - até os nomes mais credíveis da segunda linha estão a ser sacrificados. A revolução da segunda linha é radical - oxalá que a mesma situação não se verifique na equipa principal. A ver vamos...

lj disse...

O interesse principal deste Benfica nao e desportivo.

DeVante disse...

O Benfica foi campeão sem Airton e jogava melhor!!!

O mercado de transferências ainda não fechou...

Mas que raio!

Airton e Sidnei foram duas decisões acertadas...tiques de vedetismo sem provarem absolutamente nada...

Far(away) disse...

Devante onde Airton mostrou ter tiques de vedetismo?

Anónimo disse...

Um erro tão grande como o falado novo empréstimo do Miguel Vítor...

Anónimo disse...

Concordaria com a venda, Aírton prometeu mas nao convenceu, e na minha modesta opinião nao serve para o Benfica, mas empréstimo nunca, venda! Continuo sem entender a política de contratações do Benfica!!

Mentiroso disse...

Já o tinha dito, o Benfica tem uma vocação natural para complicar o que é fácil. Este empréstimo não faz qualquer sentido, a menos que esta acentuada rotatividade no plantel traga outro tipo de vantagens que não consigo vislumbrar.

Anónimo disse...

"DeVante disse...
O Benfica foi campeão sem Airton e jogava melhor!!!"

em que canal é que viste isso?

o airton foi campeão pelo Benfica, jogou e jogou muito bem que ate fez esquecer o javi garcia.

é estranho um benfiquista nao saber isto.

Anónimo disse...

E mais DeVante, substituí directamente o Javi e fez um óptimo jogo, até parecia que o espanhol, em campo, se tinha subitamente bronzeado!
Este empréstimo parece mais uma vez um erro.
A temporada do GLORIOSO está a ser planificada em cima do joelho... e mal, claro está!
Espero que a próxima temporada seja melhor

Sempre_BENFICA

Luis disse...

Boa tarde a todos,

O Airton é um excelente jogador, com potencial para chegar bem longe. Ainda é muito jovem, por isso vai aproveitar bem o empréstimo para jogar com mais regularidade e num ambiente óptimo para se concentrar ainda mais na sua evolução como jogador. É um regresso a casa para crescer ainda mais. Compreendo o argumento de alguns comentadores, de que seria mais lógico emprestá-lo a um clube europeu. Se por um lado moldar-se-ia ainda mais ao futebol europeu, por outro teria de passar um novo período de adaptação a um novo país, nova cultura, nova língua... E não esqueçamos que mesmo dentro da Europa o futebol é muito diverso, não podemos afirmar taxativamente que um empréstimo a um clube europeu poderia fazê-lo tornar-se um melhor jogador para o campeonato português.
Por outro lado, no Flamengo o Airton fez-se jogador, fez-se homem e mostrou valor para ser contratado pelo Benfica. Sem dúvida que vai ser ovacionado pelos adeptos dos Flamengo e vai assumir o meio-campo com uma responsabilidade muito superior se fosse um reforço num outro clube qualquer. Essa responsabilidade, essa maturidade é o que se pede a um jogador do Benfica, e o Airton terá no regresso ao Flamengo a oportunidade de assumir esse papel.
Concordo que Airton faz falta ao Benfica, como qualquer excelente jogador faz, no entanto, face à presença de um mais maduro Javi Garcia, Airton poderá evoluir ainda mais no Flamengo como jogador a nível mental e técnico. Oxalá não tenha problemas físicos e conduza novamente o Flamengo ao topo do futebol brasileiro. Seguramente que no seu regresso à Luz teriamos um jogador capaz de pegar na rédeas do jogo do Benfica.

Cumprimentos.